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Natal: descubra como combinar diferentes tipos de panetone com cerveja

Cada sabor de panetone pode ser ressaltado e melhor saboreado se estiver sendo apreciado junto com a cerveja certa

Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, foram vendidas 49,7 mil toneladas de panetone no Brasil, de acordo com um levantamento da Worldpanel by Numerator, encomendado pela Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados). De fato, a iguaria deixou de ser algo exclusivo para ser consumido apenas no Natal e hoje é comum ver ao longo do ano nas gôndolas de supermercados diversas versões de panetone.

Porém, no mês de dezembro, período onde é celebrado o Natal, é que esse pão doce de origem italiana se torna ainda mais onipresente nas mesas dos brasileiros. Hoje em dia é possível encontrar diferentes recheios de panetone, desde os mais tradicionais até aqueles mais inusitados. Sendo assim, a possibilidade de consumir essa iguaria é bastante ampla, podendo ser harmonizada com café, sobremesas e até mesmo cerveja.

Sim, a bebida inclusive é conhecida como “pão líquido”, e assim como o panetone, possui diferentes tipos e estilos. Cada sabor de panetone pode ser ressaltado e melhor saboreado se estiver sendo apreciado junto com a cerveja certa. “No caso do panetone tradicional, aquele com frutas cristalizadas, ele pode ser harmonizado com uma cerveja Weiss, a famosa cerveja de trigo, que apresenta notas de cravo e banana que combinam perfeitamente com a massa do pão doce”, explica Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da Ashby.

Outro panetone que é bastante popular é aquele feito com gotas de chocolate. É possível encontrar diferentes variações dessa versão, como por exemplo, com chocolate ao leite, amargo, branco ou com outras sobremesas como sorvete. “A cerveja mais indicada para ser saboreada junto com o panetone de chocolate é a Porter, que possui aroma de notas de chocolate, creme e café e sabor com notas de chocolate e caramelo, ou seja, uma harmonização por semelhança”, ressalta Vaz.

Frutas cítricas também são utilizadas na produção de panetones, sendo que o limão siciliano é visto com frequência nas receitas do pão doce, seja na versão tradicional ou até mesmo como mousse. “O panetone com limão é uma ótima opção refrescante que combina com o verão e harmoniza com uma fruit beer de laranja, que possui notas bem destacadas e adocicadas de laranja, em uma textura macia com leve acidez cítrica”, diz o mestre cervejeiro.

Nos últimos tempos, uma semente com textura levemente oleosa de coloração verde passou a ser vista com frequência em sobremesas e diferentes pratos por todo o país. Estamos falando do pistache, que também passou a ser utilizado na produção de panetones. “O pistache combina com cervejas mais leves, que não vão ofuscar o sabor do fruto seco, como é o caso da pilsen. O malte de cevada traz um sabor levemente adocicado – que é equilibrado com o amargor dos lúpulos alemães e o aroma dos lúpulos americanos. Ou seja, não é uma cerveja doce, muito menos amarga. É na medida”, finaliza Vaz.

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

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5 motivos para investir ou morar no primeiro edifício-árvore do Brasil

Tomar banho de chuveiro com água potável de alta qualidade, respirar ar monitorado e filtrado em tempo real em meio a sucessivas ondas de gripe e vírus respiratórios, treinar em um rooftop com vista para o mar dentro de um edifício que se comporta como um organismo vivo. Essa é a proposta do Auris Residenze, pré-lançamento do Fischer Group em Balneário Camboriú (SC), que inaugura no país o conceito de “edifício-árvore” com foco radical na saúde do morador.

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Crédito: Divulgação

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Dezembro, 2025 – Com projeto assinado pelo escritório italiano Archea Associati, de Marco Casamonti, o empreendimento rompe com a lógica dos superedifícios de Balneário Camboriú: em vez de disputar metros de altura, concentra tecnologia, biofilia e eficiência energética em apenas 26 unidades, uma por andar, com densidade inteligente, ventilação cruzada real e três pavimentos de lazer voltados ao bem-estar. O Auris foi concebido segundo as diretrizes das certificações WELL, voltada à saúde e ao bem-estar das pessoas dentro dos edifícios, e LEED, referência global em sustentabilidade ambiental, com soluções que possibilitam reduzir em até 42% o uso de ar-condicionado, melhorar em 16% o conforto térmico, economizar 26% de energia e até 52% de água por meio de reaproveitamento de águas cinzas e da chuva.

Para Cláudio Fischer, CEO do Fischer Group, o Auris marca uma virada na forma de pensar o alto padrão em Balneário Camboriú. “Inovar, para nós, nunca foi apenas lançar a próxima torre mais alta. É entender o tempo em que vivemos e o que realmente importa para as pessoas. Hoje, com tantas preocupações ligadas à saúde e à qualidade do ar e da água, fazia sentido criar um edifício que cuidasse disso todos os dias, na rotina da família”, afirma. “A parceria com a Archea Associati nos permitiu ir além do desenho bonito. O Auris nasce como um edifício-árvore que une a sofisticação da arquitetura italiana, a inteligência dos prédios sustentáveis e a tradição construtiva do Fischer Group em um produto pensado para durar.”

A seguir, cinco motivos que ajudam a entender por que o primeiro edifício-árvore do país dialoga com o que há de mais atual em moradia de luxo e saúde urbana.

  1. Saúde em primeiro lugar: ar mais puro e água de alta qualidade
    No Auris, o luxo começa pela saúde: sistemas dedicados elevam a qualidade da água de chuveiros e torneiras e monitoram o ar em tempo real. Sensores indicam quando renovar o ambiente ou ajustar climatização, reduzindo riscos ligados a alergias e doenças respiratórias. Em um cenário de sucessivas ondas de gripe e vírus, morar em um prédio que cuida disso todo dia vira decisão de proteção à família, não apenas um diferencial.
  2. Eficiência que aparece na conta de luz e no conforto
    A fachada com brises, o “twist” da torre e a ventilação cruzada foram pensados para a performance, não só para a estética. Estudos indicam potencial de redução de até 42% no uso de ar-condicionado, melhora de 16% no conforto térmico, economia de 26% de energia e até 52% de água com reaproveitamento. Isso significa menos impacto ambiental, condomínio mais eficiente e conforto diário que o morador sente no bolso e na rotina.
  3. Valorização acima da média em um mercado competitivo
    Na Europa, imóveis saudáveis e sustentáveis já são negociados com prêmio em relação aos prédios convencionais. O Auris traz essa lógica para Balneário Camboriú ao combinar endereço disputado, baixa densidade (26 unidades, uma por andar) e tecnologia rara no Brasil. À medida que regulamentações e compradores passem a exigir desempenho, tende a registrar valorização acima da média dos empreendimentos focados apenas em fachada e altura.
  4. Exclusividade real: menos unidades, mais bem-estar
    Com apenas 26 apartamentos, todos com ventilação cruzada real e pé-direito de 3,10 metros, o Auris privilegia privacidade e qualidade do ar. A planta tem poucos elementos estruturais internos, permitindo alto nível de personalização, inclusive com consultoria do escritório italiano. Nos três pavimentos de lazer, cerca de 930 m² reúnem espaços de convivência, bem-estar, horta, pet place e rooftop com piscina voltada para o mar, pensados para uso intenso pelos moradores.
  5. Longevidade sustentável e proteção contra obsolescência
    Nos mercados europeus de alto padrão, já está consolidado que imóveis sustentáveis preservam e ampliam valor no longo prazo. No Brasil, essa cultura ainda é nova, o que faz do Auris uma antecipação: estrutura preparada para a maresia, uso de pedra e madeira em vez de acabamentos descartáveis e diretrizes WELL e LEED criam um ativo difícil de envelhecer. Daqui a 10 anos, enquanto prédios convencionais podem parecer datados, o Auris tende a continuar atual, competitivo e desejado justamente por entregar o que o mercado ainda está aprendendo a cobrar.

Sobre o Fischer Group

Focado em projetos ousados e visão empreendedora marcada por gerações, a história do Fischer Group tem relação direta com o desenvolvimento da cidade catarinense de Balneário Camboriú, e iniciou na década de 50 com a inauguração do primeiro hotel de luxo da cidade, o Hotel Fischer, um marco para hotelaria local e nacional na época e que recebeu grandes personalidades públicas e celebridades. A marca Fischer seguiu em renovação e, por meio de especializações e estudos intensos no Brasil e no exterior, trouxe na terceira e na quarta geração, a missão de propagar o “novo luxo” diretamente relacionado à qualidade de vida.  Por meio de parcerias com grandes marcas da construção civil, executou empreendimentos diferenciados e de alto padrão como o Terraço Boa Vista e o Fischer Dreams, que está sendo erguido no mesmo local do antigo hotel, além de estar desenvolvendo projetos como o Casa Cubo e o Casa Estaleiro. Auris Residenze entra no mercado como uma  “obra-prima da arquitetura viva” e consolida ainda mais o Fischer Group no mercado de empreendimentos ao estilo “boutique”.

https://aurisresidenze.com/
https://www.fischergroup.com.br/

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Camarões Potiguar inaugura brinquedoteca com proposta lúdica, acolhedora e focada no bem-estar das crianças

O restaurante Camarões acaba de ampliar sua experiência de acolhimento e bem-estar com a inauguração de uma brinquedoteca na unidade Camarões Potiguar, na rua Pedro Fonseca Filho, em Ponta Negra, na capital. O novo espaço tem 150 m², é climatizado e foi cuidadosamente desenvolvido para proporcionar momentos de interação e criatividade, permitindo que famílias desfrutem suas refeições com ainda mais tranquilidade. A construção possibilitou também a ampliação dos salões. No piso superior, foi inaugurada uma área com 50 lugares e vista privilegiada para o mar, com vocação para receber eventos familiares ou de negócios.

O desejo de criar um espaço que verdadeiramente captasse os anseios da empresa fez com que o projeto fosse amadurecido ao longo do tempo. “A criação da brinquedoteca é resultado de um desejo antigo, construído a partir de inúmeros comentários, sugestões e pedidos feitos pelos próprios clientes ao longo dos anos”, revelou a sócia-diretora do Camarões, Clara Bezerra.

O conceito da brinquedoteca nasceu de uma visão muito pessoal de Clara, que é mãe e formada em Psicologia. A partir de sua experiência e de seu particular interesse pela psicologia infantil, ela idealizou um espaço que resgatasse o brincar de forma profunda e significativa. “Queríamos um ambiente onde o brincar fosse levado a sério, mas de maneira leve, lúdica e cheia de possibilidades”, explica. O objetivo nunca foi criar uma brinquedoteca tradicional, mas, sim, um ambiente que favorecesse a calma, a imaginação, as trocas e o faz de conta, respeitando o tempo e o interesse de cada criança. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Raiane Calistrato, com execução da construtora Econtec.

A segurança – das crianças e das famílias que frequentam o Camarões – sempre foi o pilar central. Cada decisão, desde os materiais até a ideia de espaços internos segmentados, foi tomada com extrema atenção ao conforto, ao bem-estar emocional e à criação de um ambiente não estressante. A escolha de tons claros e pastéis, aliada à música calma e à divisão do espaço em múltiplos ambientes menores, ajuda a promover equilíbrio sensorial, acolhimento e tranquilidade.

Espaço baby e ambientes temáticos

Um dos destaques do projeto é o Espaço Baby, totalmente acolchoado, destinado a bebês a partir dos seis meses. O ambiente conta com quase sete metros de painéis sensoriais, que estimulam a curiosidade de forma segura e delicada, permitindo que bebês explorem texturas, formas e cores em um ritmo confortável.

Para as crianças maiores, a brinquedoteca oferece ambientes temáticos que estimulam a imaginação e a interação social, como minimercado, oficina, cozinha, espaço de leitura e desenho, área de montagem de blocos, casinha de boneca, pista de carrinhos com quatro metros e brinquedão estruturado.

Sobre o Camarões

De sua fundação, em 5 de julho de 1989, com apenas 12 mesas, o Camarões tornou-se uma das marcas gastronômicas mais reconhecidas do Nordeste. Hoje, recebe quase 4 mil clientes por dia, que consomem cerca de 3 mil pratos diariamente em suas unidades.

O Camarões conta com cinco unidades operacionais em Natal: Camarões Restaurante (Roberto Freire); Camarões Potiguar (Pedro Fonseca Filho); Camarões Midway; Camarões Natal Shopping e Camarões Delivery. Além delas, o grupo mantém uma holding de serviços compartilhados e também opera uma unidade em São Paulo.

O Camarões construiu uma trajetória que o tornou um símbolo de afeto, especialmente entre os natalenses, que ao longo das décadas criaram uma forte conexão emocional com a experiência oferecida pelo restaurante.

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Golpes digitais crescem no fim do ano: como se proteger em compras on-line e redes públicas

Com o aumento das compras de Natal, reservas de viagens e uso de aplicativos no fim do ano, também cresce a atuação de criminosos virtuais em busca de dados pessoais e financeiros. Falsos links de promoções, sites de e-commerce clonados, Wi-Fi público sem proteção e golpes com cartões se tornam mais frequentes e exigem atenção redobrada dos usuários. Especialistas da Unetvale reforçam a importância de adotar boas práticas de segurança digital e de priorizar conexões seguras para evitar prejuízos.

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Dezembro, 2025. Fim de ano costuma ser sinônimo de aumento nas compras on-line, buscas por passagens aéreas, reservas de hospedagem e trocas de mensagens em diferentes aplicativos. Ao mesmo tempo em que a vida digital se intensifica, cresce também a atuação de criminosos virtuais, que se aproveitam da pressa, do volume de promoções e da distração dos usuários para aplicar golpes e roubar dados pessoais e bancários.

Somente no ano passado, mais de 40 milhões de brasileiros perderam dinheiro em função de algum crime cibernético, segundo pesquisa DataSenado. Entre as fraudes mais comuns da temporada estão os links falsos de promoções enviados por e-mail, aplicativos de mensagem e redes sociais, muitas vezes imitando marcas conhecidas ou grandes varejistas. Ao clicar, o usuário é levado para páginas fraudulentas que pedem CPF, senhas e dados do cartão de crédito ou instalam malwares no dispositivo – programas criados para roubar informações ou assumir o controle do aparelho sem autorização. Também crescem os anúncios enganosos nas redes, com produtos muito abaixo do preço médio ou condições “imperdíveis” que simplesmente não se confirmam após o pagamento. 

Outro ponto de atenção é o uso de redes Wi-Fi públicas, como as disponíveis em shoppings, aeroportos, hotéis, restaurantes e praças. Conexões abertas ou pouco protegidas facilitam a interceptação de dados por terceiros, especialmente quando o usuário acessa internet banking, carteiras digitais, e-commerces ou envia documentos sensíveis. Sem saber, muitas pessoas digitam senhas e confirmam transações em ambientes virtuais inseguros, o que amplia o risco de roubo de informações e de clonagem de cartões.

“É essencial conferir o endereço do site, pesquisar o nome da loja e desconfiar de descontos muito acima da média. Nunca informe dados pessoais em páginas com erros de português, visual amador ou endereços estranhos. Também vale priorizar conexões de confiança, usar a rede móvel ou o Wi-Fi de casa sempre que possível, evitar acessar contas bancárias em redes abertas e desativar a conexão automática a pontos públicos”, orienta Marcelo Letti, diretor técnico da Unetvale, um dos principais provedores de internet de Santa Catarina, presente em 11 cidades.

Marcelo reforça que a proteção começa em hábitos simples de segurança digital. Manter senhas fortes e diferentes para cada serviço, ativar a autenticação em duas etapas, atualizar sistemas e aplicativos com frequência e conferir se o site exibe o cadeado de segurança no navegador ajuda a criar uma barreira extra contra golpes. Em caso de suspeita, o ideal é encerrar a conexão, não finalizar a compra, contatar a empresa pelos canais oficiais e acompanhar extratos bancários e faturas do cartão.

“A internet faz parte da rotina, mas isso não significa navegar no automático. Ter uma conexão segura, desconfiar de ofertas fáceis e adotar boas práticas de segurança digital é a forma mais eficiente de reduzir riscos. Assim, as pessoas conseguem comprar, viajar e se comunicar com tranquilidade, sem transformar o fim de ano em dor de cabeça”, afirma Marcelo Letti, diretor técnico da Unetvale.

Sobre a Unetvale

Fundada em 1997, a Unetvale é um dos principais provedores de Santa Catarina, com 28 anos de atuação e presença consolidada em 11 cidades do estado. A empresa atende atualmente 32 mil clientes e se destaca por oferecer uma das redes de fibra óptica mais robustas da região, com foco em qualidade, estabilidade e suporte humanizado. À frente da operação estão a CEO e sócia Jucilene Serpa e o diretor técnico e sócio Marcelo Letti, que conduzem a empresa com base em inovação tecnológica, proximidade com os clientes e compromisso em entregar a melhor experiência de conexão. Com cerca de 200 colaboradores diretos e indiretos, a Unetvale segue em expansão, investindo em infraestrutura, novas soluções em telecomunicações e projetos que reforçam seu papel como referência no setor.

https://www.unetvale.com.br/
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Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º país mais afetado no mundo

FIRSTLAB

 

Especialista alerta que, embora os sintomas serem silenciosos, o descontrole pode causar complicações

“Eu pensei que os exames alterados eram um erro, justamente porque não tinha sintomas”, conta Nayara Dantas sobre o diagnóstico de diabetes. O relato sobre os sintomas — silenciosos — da médica veterinária é parecido com o de muitos pacientes quando descobrem a doença. Cerca de 589 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos convivem com a condição no mundo, sendo que mais de 16 milhões são no Brasil, o que coloca o país em 6º no ranking mundial, de acordo com o atlas global da doença, publicado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês).

Nos últimos quatro anos, o país teve uma alta de quase 6% no número de pessoas que desenvolveram a doença. Segundo o Dr. Humberto Guedes, especialista em saúde metabólica, um dos principais desafios da diabetes no Brasil é a negligência com a própria saúde e a falta de prevenção. “O brasileiro não tem o costume de realizar exames preventivos e deixa a saúde em segundo plano, indo ao médico apenas quando realmente se sente doente. E a diabetes, principalmente a tipo 2, não possui sintomas até maiores complicações”.

Existem alguns tipos de diabetes, sendo que as mais comuns são a tipo 1, considerada uma doença autoimune em que o pâncreas não produz insulina o suficiente, portanto, não há formas de prevenir; já a tipo 2 é comumente relacionada ao estilo de vida e genética, sendo possível de preveni-lá. “A diabetes tipo 2 precisa de acompanhamento e de mudança dos hábitos alimentares e de vida. Sabemos que o sedentarismo e a má alimentação estão muito presentes e as pessoas não estão dispostas a mudar. A população anda cada vez mais estressada e dormindo cada vez menos e com pior qualidade. Cessar o tabagismo e ter controle do consumo de álcool são alguns dos fatores primordiais quando falamos de prevenção da diabetes”, explica o médico.

Descontrole resulta em casos mais graves

A melhoria nos hábitos de vida não é apenas uma forma de prevenir, mas também de controlar a doença quando ela de fato é diagnosticada. Apesar de não ter cura, é possível uma remissão na diabetes tipo 2, até mesmo para sair das medicações. Mas quando o estilo de vida não muda, as complicações aumentam, como a demora na cicatrização de feridas e lesões, o que leva a infecções, visão turva, fadiga e cansaço extremo. “Eu já tive crise de ansiedade, fiquei em coma e quase perdi a visão de um olho por conta de uma retinopatia, uma complicação causada pelo descontrole da doença”, alerta Nayara.

A médica veterinária conta que, por conta dos cuidados com o seu filho, deixou a atividade física de lado, mas afirma que a diabetes é sinônimo de controle, tanto da alimentação, quanto do emocional e nos hábitos. “É muito difícil, porque a gente não sente dor e só percebe algum problema quando a doença realmente está descontrolada, como no caso da hipoglicemia, ou quando ela está alta por muito tempo. A mensagem que eu deixo é cuidem e controle, porque os problemas da diabetes você vê com o passar do tempo”.

De acordo com Humberto, alguns pacientes que possuem a doença perdem a sensibilidade dos membros, pois a diabetes afeta as terminações nervosas, o que resulta em feridas e lesões com difícil cicatrização. “A diabetes afeta a vida das pessoas e muitas não entendem o impacto negativo. Quanto mais cedo entender e tratar, menores serão as complicações e o impacto psicológico e físico, além de um melhor prognóstico econômico e social”. O médico ainda afirma que os gastos para mudar os hábitos de vida são menores do que os custos com possíveis internações e medicamentos.

Tratamento e diagnóstico

Atualmente, as medicações que tratam a doença visam diminuir a resistência à insulina. “O corpo de uma pessoa diabética começa a ter resistência à insulina, ou seja, ela tem que ser cada vez mais alta para que o seu organismo absorva o excesso de açúcar no seu sangue”, explica Humberto. Como parte do tratamento, também está a mudança de hábitos, que auxilia na remissão.

Além dos fármacos, existe a necessidade de monitoramento da glicose. A frequência depende do tipo e do plano de tratamento. Nayara utiliza um sensor colado na pele, que indica os níveis de glicose, eliminando a necessidade de picadas no dedo e facilitando o controle. Além disso, seu tratamento consiste na aplicação de insulina basal todos os dias. Para facilitar esse processo, a FirstLab, referência na fabricação de produtos para análises clínicas, oferece seringas descartáveis com agulhas fixas para insulina, garantindo qualidade e segurança no uso.

As seringas são equipadas com agulhas ultrafinas que minimizam a dor e o desconforto durante a aplicação. As agulhas com o calibre 29G são indicadas para pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 25, enquanto as agulhas 30G são recomendadas para pacientes com IMC abaixo de 25. Esses produtos são desenvolvidos para atender tanto às necessidades dos profissionais de saúde quanto dos portadores de diabetes, proporcionando uma aplicação de insulina eficiente e segura.

Sobre a FirstLab

A FirstLab faz parte de um grupo sólido de empresas que trabalham pela vida, com mais de 25 anos de atuação e grande conhecimento no mercado da saúde. Desenvolve e fabrica produtos e equipamentos para Laboratórios de Análises Clínicas, promovendo segurança, inovação e tecnologia nas rotinas laboratoriais sempre pensando na sustentabilidade e atuando com responsabilidade. Mais informações: https://firstlab.ind.br/

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Mais que números, comida na mesa: campanha Natal Sem Fome entrega 100 toneladas de alimentos e leva dignidade à famílias do RN

Mais de 40 mil potiguares serão alcançados com as cestas básicas até o Natal

A urgência da fome encontrou resposta na força da solidariedade. Nesta quarta-feira (17), o Armazém da Caridade e a Ação da Cidadania do Rio Grande do Norte realizaram a entrega de 100 toneladas de alimentos, resultado direto da Campanha Natal Sem Fome 2025 e das arrecadações feitas nos últimos meses em parcerias com a sociedade civil e eventos de grande porte, como o Carnatal.

A sede do Armazém da Caridade tornou-se ponto de encontro de voluntários, amigos, representantes de instituições e parceiros que, juntos, deram forma a uma grande ação de enfrentamento à fome no estado. Ao todo, 300 instituições sociais foram beneficiadas, garantindo a distribuição de 10 mil cestas básicas para comunidades terapêuticas, creches, abrigos, escolas, Ongs, quilombos e organizações que atuam diretamente junto às populações mais vulneráveis, mais de 40 mil pessoas alcançadas. “Hoje é um dia de profunda gratidão, mas também de responsabilidade. Cada cesta entregue aqui representa vidas que não podem mais esperar. A fome no Rio Grande do Norte é real, é diária e ainda atinge mais de um milhão de pessoas. Celebramos a solidariedade, mas não podemos naturalizar esse cenário. Precisamos manter esse tema vivo, urgente e no centro das decisões. A fome não pode ser invisível”, pontuou Cacá Barros, coordenadora estadual da Ação da Cidadania.  

A entrega foi além da logística e dos números expressivos. Representou um ato de cuidado coletivo, uma resposta concreta à urgência de milhares de famílias que convivem diariamente com a insegurança alimentar. Cada cesta entregue simbolizou mais do que comida: significou dignidade, acolhimento e a certeza de que ninguém precisa enfrentar a fome sozinho. “Nada disso seria possível sem a força das parcerias. Nosso agradecimento é profundo a cada empresa, instituição, voluntário e cidadão que acreditou e acredita nesta causa. Em especial, agradecemos à Clap Entretenimento, que desde o início entendeu que grandes eventos também podem ser grandes instrumentos de transformação social. Quando o setor privado caminha junto com o social, quem ganha é a população mais vulnerável”, expressou o presidente executivo do Armazém da Caridade, Edgar Smith

Para Fred Queiroz, da Clap Entretenimento, participar de uma ação como essa é entender que o impacto de um evento vai muito além do entretenimento. “É sobre compromisso com as pessoas. Acreditamos que somente com o engajamento da população, das empresas e das instituições é possível transformar realidades. Fazer parte dessa mobilização nos lembra que solidariedade também se constrói em parceria”, comenta.

Apesar de avanços pontuais em nível nacional, o cenário potiguar segue preocupante. Mais de 1 milhão de pessoas no estado vivem em situação de insegurança alimentar ou fome extrema, um quadro agravado pelos impactos da crise climática, pela seca e pelo avanço da desertificação, especialmente nas regiões do sertão. “Essa cesta chega numa hora que a gente mais precisa. Às vezes, estamos com as despensas vazias, sem nada a oferecer aos nossos assistidos. Hoje, toda a equipe volta com esperança, com comida e com a certeza de que não estamos sozinhos. Que Deus abençoe cada pessoa que ajudou, porque essa doação faz toda a diferença”, falou emocionado, o dirigente da Deus É Fiel, de Extremoz, Cláudio.

Natal Sem Fome 2025

Realizada em sua 23ª edição no Rio Grande do Norte, a Campanha Natal Sem Fome reafirmou o legado histórico iniciado em 1993, tornando-se um dos maiores movimentos de solidariedade do país. Com o lema “Ilumine o Natal de quem precisa”, a campanha mobilizou empresas, voluntários, parceiros e cidadãos comuns, mostrando que a união da sociedade ainda é uma das ferramentas mais eficazes no combate à fome.

A união entre a Ação da Cidadania, com 33 anos de atuação, e o Armazém da Caridade, que há três décadas transforma doações em alimento na mesa de quem precisa, consolidou mais uma grande ação solidária do RN. A entrega das 100 toneladas de alimentos coroou um trabalho contínuo que acontece durante todo o ano e ganha ainda mais força no período natalino, reafirmando que combater a fome é um compromisso permanente.

Doe o ano todo

Telefone institucional: (84) 99227-8509
Ponto fixo de doações: Armazém da Caridade — Av. Lima e Silva, 968, Natal/RN
Pix (CNPJ): 01.930.520/0001-66 — Armazém da Caridade
Recebemos todos os tipos de donativosAcompanhe e apoie: @acaodacidadania.rn | @armazemdacaridade

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Número de provedores atuando no Brasil se estabiliza, mas com maior diversificação e foco na qualidade dos serviços, revela pesquisa

NIC.br

Lançada nesta quarta-feira (17) pelo Cetic.br | NIC.br, TIC Provedores 2024 traz novos dados sobre conectividade em áreas rurais e em atividade do setor agropecuário

São Paulo, 17 de dezembro de 2025 – O número de empresas provedoras de Internet atuando no Brasil se estabilizou, mas o setor apresenta maior qualificação e diversificação dos serviços oferecidos. É o que revela a TIC Provedores 2024, lançada nesta quarta-feira (17) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A pesquisa, que está em sua 6ª edição, é conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Realizado entre setembro de 2024 e abril de 2025, o levantamento estimou a existência de 11.853 provedores de acesso à Internet em atividade no país, resultado que sofreu pouca variação em relação a 2022 (11.630). A pesquisa identificou ainda um aumento significativo na oferta de outros serviços por parte dessas empresas. Destacam-se a telefonia sobre IP (VoIP), oferecida por 35% dos provedores (ante 23% em 2022); a transmissão de TV via protocolo IP (IPTV), que saltou de 20% para 32%, e os serviços de segurança digital, cuja proporção cresceu de 24% para 32%.

A busca por aprimoramento também impulsionou a adoção de tecnologias essenciais para a infraestrutura da Internet. A oferta de IPv6 aos clientes cresceu, sendo disponibilizada por 72% dos provedores em 2024 – um avanço frente aos 64% de 2022 e aos 40% de 2020. A participação no IX.br (Brasil Internet Exchange), maior conjunto de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTT) do mundo, foi informada por 34% das empresas, que apontaram a melhora da qualidade dos serviços de Internet (34%) e o acesso a redes de distribuição de conteúdo (28%) como principais motivos para a adesão.

“A pesquisa identificou que o cenário de expansão acelerada do número de empresas deu lugar a um aumento na competição por qualidade e na agregação de valor. Se antes o foco estava principalmente em ampliar a base de clientes, agora atuação dos provedores se orienta pela diferenciação e pela capacidade de oferecer melhores serviços aos usuários”, analisa Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Leonardo Melo Lins, coordenador da TIC Provedores, acrescenta“O mercado chegou a um patamar em que apenas uma oferta de conexão deixou de ser suficiente. As empresas agora buscam prover uma melhor experiência ao usuário, o que impulsiona a diversificação dos serviços e investimentos em infraestruturas mais robustas, como a adoção do IPv6 e a participação no IX.br, projeto do NIC.br que tem ajudado a aprimorar velocidade, eficiência, resiliência da Internet e a reduzir custos para provedores e usuários.”

Conectividade em áreas rurais

Pela primeira vez, a pesquisa TIC Provedores investigou o atendimento a clientes em áreas rurais. Os dados revelam que dois terços (66%) dos provedores brasileiros já atendem a este público, com predominância na região Sul (80%), e entre médias (76%) e grandes empresas (76%). O levantamento também mostra que 4.278 provedores (36%) atendem a empresas do setor agropecuário, com destaque para as regiões Centro-Oeste (77%) e Sul (73%).

“Este recorte do estudo sinaliza a importância da conectividade para o agronegócio e outras atividades econômicas fora dos centros urbanos, o que também pode representar uma oportunidade para as empresas de menor porte”, afirma Barbosa.

Segurança digital e proteção de dados

Segundo a TIC Provedores 2024, 42% dos provedores possuíam uma área, ou pessoa dedicada, à proteção de dados (em 2022, a proporção era de 40%, o que indica estabilidade). O recurso é mais presente nas grandes empresas (85%) do que entre as micro (37%%) e pequenas empresas (42%), indicando um desafio de conformidade para organizações de menor porte.

Em 2024 também houve um aumento na percepção sobre ataques de negação de serviço (DDoS), que foram mencionados por 30% das empresas em 2024 contra 23% em 2022. A elevação foi especialmente notada na região Nordeste, onde as declarações de ataques sofridos avançaram de 14% para 25% na comparação entre os dois anos.

“Os dados evidenciam que, à medida em que o mercado amadurece, a sofisticação das ameaças aumenta. É fundamental que, especialmente as micro e pequenas empresas, invistam em estruturas de segurança, de proteção de dados e na capacitação de suas equipes para proteger suas redes e clientes”, ressalta o coordenador do estudo.

Sobre a pesquisa

Realizada desde 2011, a TIC Provedores tem o objetivo de mapear o setor de provimento de Internet no Brasil para subsidiar estratégias voltadas à expansão e melhoria da qualidade da conectividade no país. O levantamento caracteriza as empresas do segmento em termos de serviços oferecidos, atuação no mercado e adoção de tecnologias.

Os dados da 6ª edição foram coletados entre setembro de 2024 e abril de 2025 com 1.719 empresas. Para conferir a pesquisa na íntegra, acesse: https://cetic.br/pt/pesquisa/provedores/indicadores/.

Para rever o lançamento da TIC Provedores 2024, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=7J0WdcSRaxw.

Sobre o Cetic.br  

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br | NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completa 20 anos de atuação em 2025. Mais informações em https://cetic.br/.   

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br   

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).   

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br  

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.  

Coluna Versátil News

Piracanjuba lança a linha Seleção para um Natal de sabores inesquecíveis 

Portfólio reúne ingredientes de alta performance para elevar sabor, textura e experiência à mesa

Goiânia, 19 de dezembro de 2025 – O fim de ano desperta uma das tradições mais afetivas das famílias brasileiras: cozinhar para celebrar, reunir pessoas queridas e criar lembranças que atravessam gerações. Pensando nesse período em que cada receita ganha significado especial, a Piracanjuba apresenta a linha Piracanjuba Seleção, desenvolvida para quem valoriza intensidade de sabor, textura impecável e resultados sofisticados e profissionais na cozinha.

Os produtos chegam ao varejo em dezembro, com um mix que promete performance avançada: Leite Condensado Integral (8% de gordura), Creme de Leite (30% de gordura), Bate Chantilly (35% de gordura), Manteiga com Flor de Sal, Queijo Parmesão (cilindro) e Queijo do Reino. São opções que entregam cremosidade, estrutura e equilíbrio nas mais variadas receitas.

“Sabemos que o fim de ano inspira o preparo de pratos marcantes. Piracanjuba Seleção nasceu justamente para isso: oferecer ingredientes capazes de elevar qualquer receita, do clássico ao elaborado, e acompanhar momentos que unem pessoas e ficam guardados na memória”, afirma a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos.

Sabores intensos para uma cozinha de celebração

Criada para quem busca receitas impecáveis e cheias de sofisticação, Piracanjuba Seleção reúne ingredientes encorpados e versáteis que facilitam o preparo e entregam resultado técnico superior. São produtos que ajudam as receitas a atingirem o ponto perfeito com mais rapidez, oferecendo textura, brilho e equilíbrio para pratos que impressionam à primeira colherada.

  • Leite Condensado Integral (8% de gordura)

Mais denso e cremoso, proporciona ponto perfeito para brigadeiros gourmet, pavês, tortas geladas, recheios estruturados e sobremesas que exigem textura firme e brilho.

  • Creme de Leite – teor de gordura superior (30%)

Ideal para risotos, estrogonofes, molhos especiais, sobremesas sofisticadas e preparações que pedem corpo e estabilidade térmica.

  • Bate Chantilly – teor de gordura superior (35%)

Desenvolvido para confeitaria fina: mousses, tortas, bolos, verrines, cafés especiais e decorações que exigem leveza e firmeza ao mesmo tempo.

  • Manteiga com Flor de Sal

Perfeita para finalizações elegantes: massas, carnes, legumes salteados e frutos do mar. Também harmoniza com pães artesanais e entradas especiais.

  • Queijo Parmesão (cilindro)

Com sabor intenso e maturação equilibrada, realça fondues, massas longas, risotos, sopas, bruschettas e tábuas de charcutaria.

  • Queijo do Reino 

Clássico das festas de fim de ano, combina com pães especiais, sanduíches, compotas, castanhas e harmonizações com vinhos tintos encorpados.

“Quando um produto entrega mais do que o esperado, seja cremosidade, textura ou sabor, ele transforma a receita e, principalmente, o momento vivido em torno dela. É isso que buscamos com Piracanjuba Seleção: ajudar as pessoas a criarem experiências inesquecíveis à mesa”, completa Lisiane Campos.

Sobre o Grupo Piracanjuba   

Com raízes no interior de Goiás, o Grupo Piracanjuba faz parte do dia a dia das famílias brasileiras e é reconhecido como um excelente lugar para trabalhar, conforme certificação GPTW 2025, que também conferiu à companhia o selo de Saúde Mental (Great People Mental Health) com duas estrelas, pelo índice de bem-estar emocional acima da média. Reunimos marcas que levam qualidade e inovação à mesa: Piracanjuba, Emana, LeitBom e as licenciadas Almond Breeze (bebidas à base de amêndoas), Ninho e Molico (leite longa vida). No total, são mais de 200 produtos em nosso portfólio. Nosso time conta com mais de 4 mil colaboradores, que atuam em oito unidades fabris e 16 postos de recepção de leite, garantindo uma capacidade de processamento de até 6 milhões de litros de leite por dia. Além disso, investimos em sustentabilidade, com fazendas de eucalipto, e incentivamos o desenvolvimento contínuo por meio de programas de educação.

Coluna Versátil News

Instagramável e delicioso, WeLov Bistrô inaugura no Natal Shopping

Natal Shopping

Restaurante já tem unidades em Maceió e Recife e aporta na capital potiguar com espaço de 607m² na zona Sul da cidade

Com pratos que unem o sabor da gastronomia com apresentações criativas e coloridas, o We Lov Bistrô está de portas no Natal Shopping. O restaurante inaugurou nesta terça-feira (16) e ocupa uma área de 607m² com capacidade para 120 pessoas, e cardápio que contempla da culinária contemporânea à confeitaria.

A marca já possui unidades em Recife e Maceió e promete conquistar quem busca experiências diferenciadas em um ambiente instagramável e acolhedor. “Aqui, o natalense pode esperar uma vivência gastronômica sensacional, nunca antes vista na cidade. Trazemos no nosso bistrô carros chefes como a nossa lasanha de camarão e o filé à parmegiana, a parte do café e o nosso diferencial, que é a nossa patisserie”, adianta o gerente executivo do restaurante, João Paulo Paulino.

O cardápio do bistrô contempla pratos principais com carnes vermelhas, frutos do mar, massas e saladas. Já o café traz salgados, sanduíches, itens da viennoiserie francesa como croissant, pain au chocolat e o NY Roll feitos com massa folhada; acompanhados de tortas, entremets, bolos, verrines e tarteletes que adoçam o paladar. Para finalizar, drinks alcoólicos, uma seleção de bebidas com cafés e refrescos acompanham uma seleção de sobremesas. 

Para Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping, a adição do WeLov Bistrô ao mix de lojas do empreendimento renova os ares e atrai os clientes que apreciam boas preparações. “Buscamos constantemente marcas que agreguem qualidade e identidade ao shopping, e o WeLov chega para fortalecer essa proposta e despertar novos motivos para o cliente nos visitar e permanecer”, acrescenta.

Além do menu, a decoração do restaurante é uma atração à parte. “Em toda a unidade a gente coloca um tema. O de Maceió é  um balão mágico, dentro do restaurante em Campina Grande é uma concha e aqui em Natal a gente trouxe um tom mais maduro, não só para o público infantil, que vai ser muito bem atendido na nossa brinquedoteca, mas para toda família aproveitar”, completa João Paulo.

SERVIÇO – Abertura do WeLov Bistrô
Onde: Piso L2, Natal Shopping
Funcionamento: das 10h às 22h, de domingo a domingo

Coluna Versátil News

Energia que Transforma, projeto do SENAI-RN, vai levar capacitação gratuita a 300 jovens de Serra do Mel

Por meio da iniciativa, serão oferecidos cursos de Eletricista instalador predial e Eletricista instalador industrial no município, para pessoas com idades entre 16 e 18 anos

O projeto “Energia que Transforma”, do SENAI-RN, foi selecionado no 2° Edital de Projetos Incentivados 2025 – Leis de Incentivo Federal, da Transportadora Associada de Gás (TAG), e vai levar capacitação profissional gratuita, em 2026, a jovens de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte.

Por meio da iniciativa, serão oferecidos cursos de Eletricista instalador predial e Eletricista instalador industrial no município, com duração de 160 horas, cada – o equivalente a dois meses de estudos. 

O projeto vai beneficiar 300 pessoas, com idades entre 16 e 18 anos. A previsão é a formação de 12 turmas, com 25 alunos cada. 

De acordo com a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Amora Vieira, “o diferencial da iniciativa é a entrega da formação localmente, com a oferta, pela primeira vez, desses cursos no município”.

O processo seletivo será iniciado em março e o começo das atividades está programado para abril. O objetivo, segundo a proposta aprovada no edital, é desenvolver competências técnicas, socioemocionais e empreendedoras nos participantes, ampliando as perspectivas de inserção futura no mercado de trabalho.

Oportunidades

“O SENAI-RN tem trabalhado para ampliar a presença em locais de interesse da indústria, nas cidades do interior. É uma estratégia importante da nossa atuação, levar o conhecimento para campo, para que as pessoas possam acessar com mais facilidade as oportunidades em qualificação profissional de qualidade”, diz Amora Vieira.

“Com essa estratégia e com a atuação da TAG investindo na formação dessas pessoas localmente e de forma gratuita para os alunos, temos uma união de esforços para transformar vidas nas cidades elegíveis para essa iniciativa”, acrescenta.

As aulas serão presenciais, com conteúdos teóricos e práticos e vão abordar desde normas técnicas, até questões relacionadas à segurança, cidadania e ética profissional. 

Por meio do edital, serão destinados aproximadamente R$ 1,37 milhão como patrocínio da TAG às atividades do projeto. Os recursos são oriundos do Fundo para a Infância e Adolescência – FIA, autorizado pela Lei Federal 8.069/1990 e criado em 1991 pela Lei nº 8.242. O projeto terá duração de 18 meses. 

A quantia integra os R$ 57,85 milhões previstos no edital da empresa para apoio a iniciativas em diferentes áreas, provenientes de benefícios fiscais oferecidos por leis federais de incentivo. O objetivo, de acordo com informações divulgadas pela TAG, foi selecionar projetos que contribuam para o desenvolvimento cultural, ambiental, econômico e social, com foco na democratização e descentralização do investimento, nas áreas de influência das atividades da empresa.

O projeto “Energia que Transforma”, do SENAI, foi enquadrado na Lei de Incentivo aos Direitos da Criança e do Adolescente, que contempla iniciativas que contribuam para a inclusão social de crianças e adolescentes, que promovam a garantia do direito à vida e saúde, educação, liberdade e à convivência familiar e comunitária desse público.

Ao todo, 73 projetos foram aprovados no Brasil. O processo de avaliação contou com três fases, incluindo análise de documentos, avaliação qualitativa dos projetos e seleção pela Comissão Avaliadora, além de avaliação de due diligence ética realizada conforme critérios previstos em normativo interno da TAG.

SAIBA MAIS – Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente

O Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente – que será fonte de recursos para o projeto Energia que Transforma – financia ações voltadas a crianças e adolescentes em todo o país. Os recursos vêm, por exemplo, de deduções do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas (ou seja, de parte do imposto de renda de pessoas físicas ou jurídicas), de verbas do orçamento da União e contribuições nacionais e internacionais.

A gestão é feita pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), com cadastro junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Empresas podem destinar até 1% do Imposto de Renda devido aos Fundos da Infância e Adolescência ou ao Fundo do Idoso, em âmbito municipal, estadual ou nacional.

Fontes: Governo Federal | Conselho Federal de Contabilidade

SOBRE A TAG

A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás do país, com mais de 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de dez estados brasileiros. São cerca de 3.700 km na região costeira do Brasil – nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro –, e outros aproximados 800 km no Amazonas.

A Companhia tem como acionistas a ENGIE, com 50% de participação, importante player na transição energética global, com o propósito de acelerar a transição para uma economia neutra em carbono e que, no Brasil, é líder em energia 100% renovável, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Os demais 50% pertencem ao CDPQ, grupo de investimentos global com forte atuação no Brasil.

SOBRE O SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria, em Mossoró); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para formação profissional em hidrogênio verde, em parceria com a Alemanha.

A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&D) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG) e da FAETI (Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais).

Primeiro do Brasil a se tornar signatário do Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU), o SENAI do Rio Grande do Norte tem a atuação alinhada a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam, de forma geral, acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.

Em 2024, a instituição recebeu o “Selo ODS Educação”- um reconhecimento nacional público pela formação das primeiras mulheres especialistas do Rio Grande do Norte em operação e manutenção de parques eólicos. No mesmo ano, foi homenageada pelo Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, pela importância dada às atividades educacionais para proteção da camada de ozônio. Em 2025, seus Centros de Educação e Tecnologias em Natal e Mossoró tiveram 14 projetos selecionados para reconhecimento com o Selo ODS Educação.

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