Coluna Versátil News

Sesc e Senac estão entre as cinco melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Norte, segundo GPTW

 
Pesquisa independente segue metodologia internacional para aferir o clima organizacional
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RN), entidades do Sistema Fecomércio, estão entre as cinco melhores empresas para se trabalhar no estado, segundo a certificação internacional Great Place to Work 2025 (GPTW), publicada nesta sexta-feira, 27.
A pesquisa aconteceu em 2024, celebrando sua 7ª edição e desta vez analisou 40 empresas potiguares de médio e grande porte, reconhecendo 15 delas e classificando o Sesc e o Senac, em 4º e 5º lugar, respectivamente.
Para Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN, o selo GPTW é resultado de um esforço genuíno da gestão de pessoas das entidades e o reconhecimento por parte dos colaboradores, o que resulta em um ambiente de trabalho saudável. “Isso é motivo de grande orgulho para todos do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac RN. Esse reconhecimento reflete o compromisso contínuo das instituições com a valorização das pessoas, o bem-estar no ambiente de trabalho e a construção de uma cultura organizacional sólida, pautada em ética, respeito e excelência. Isso impacta nos serviços de qualidade de oferecemos à sociedade”, afirmou.
O resultado dos índices de favorabilidade foram de 88 e 82 pontos, para Sesc e Senac, respectivamente. Isso significa a forma como os colaboradores enxergam o ambiente de trabalho, segundo a pesquisa de clima, que é totalmente independente.
 
Sesc RN
O Serviço Social do Comércio do RN atua com a missão de levar qualidade de vida e bem-estar à sociedade norte-rio-grandense. Atualmente, conta com 10 unidades físicas em seis cidades (Natal, Macaíba, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Mossoró e Caicó) e quatro unidades móveis (Saúde Mulher, Bibliosesc, Odontosesc e Sesc Saúde do Trabalhador).
Em 2026, o Sesc completará 80 anos de atuação nacional, sendo 79 deles exclusivos no RN. Atualmente, beneficia mais de 2 milhões de pessoas e desenvolve ações e projetos em cinco programas: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.
 
Senac RN
Há mais de 75 anos a instituição oferece cursos de excelência, atuando em oito unidades fixas no estado, localizadas nos municípios de Natal, Caicó, Assú e Mossoró, além do Hotel Escola Senac Barreira Roxa, e conta com três unidades móveis nas áreas de Turismo e Hospitalidade, Beleza e Gestão e Informática.
Em 2024, o Senac capacitou mais de 33 mil pessoas em 141 municípios do Rio Grande do Norte. Do total de matrículas, mais de 10 mil foram oriundas pelo Programa Senac de Gratuidade.
Coluna Versátil News

Instituto Fecomércio RN mapeia perfil e impacto econômico das festas em Natal, Mossoró, Assú e Ceará-Mirim

 
IFC RN já vem realizando esse trabalho de monitoramento dos grandes eventos juninos desde 2017
O Instituto Fecomércio RN (IFC) está realizando um trabalho abrangente de monitoramento e pesquisa em quatro dos principais polos juninos do Rio Grande do Norte em 2025: Natal, Mossoró, Assú e Ceará-Mirim. O objetivo é levantar dados que permitam medir o impacto econômico das festas de São João, entender o perfil dos participantes e oferecer aos organizadores e ao setor produtivo informações estratégicas para o desenvolvimento futuro desses eventos.
Ao longo deste período Junino, as equipes do IFC estão aplicando questionários junto ao público visitante, comerciantes, ambulantes e empresários envolvidos nas festas. O instituto já vem realizando esse trabalho de monitoramento dos grandes eventos juninos desde 2017.
“A ideia é gerar um diagnóstico mais amplo sobre as festas de São João, avaliando o quanto esses eventos movimentam em termos de consumo, hospedagem, alimentação, transporte, e também o grau de satisfação do público com a organização e as atrações”, explica o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Esse trabalho faz parte da missão do Sistema Fecomércio RN, que atua para fortalecer o comércio, o turismo e os serviços em todo o Rio Grande do Norte.
Os resultados consolidados das pesquisas serão apresentados ao final do ciclo junino, oferecendo dados valiosos tanto para os gestores públicos quanto para o setor privado.
Coluna Versátil News

Sistema Fecomércio RN promove São João Solidário com a entrega de 300 refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade

 
Alunos da Escola Senac Barreira Roxa são os responsáveis pela produção dos alimentos a serem distribuídos em parceria com entidades filantrópicas
 
Dentro da programação do São João do Comércio 2025, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, realiza nesta quarta-feira (18) e na sexta-feira (20) o São João Solidário, uma ação que vai beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social nos bairros do Alecrim, Cidade Alta e Tirol, em Natal.
Ao todo, serão distribuídas 300 refeições com cardápio típico junino, preparadas pela equipe de instrutores e alunos dos cursos de Gastronomia da Escola Senac Barreira Roxa. Entre os pratos, destaque para o tradicional cuscuz com legumes e frango, reforçando o espírito de solidariedade e valorizando a cultura regional.
A primeira etapa da entrega acontece na quarta-feira (18), em parceria com a instituição Anjos da Madrugada, que fará a distribuição das quentinhas em diversos pontos da Cidade Alta e do Tirol. Já na sexta-feira (20), a ação contará com o apoio de voluntários da Abrairo, entidade localizada no Alecrim, que será responsável pela entrega das refeições na região.
“Esta é mais uma iniciativa do Sistema Fecomércio RN que reforça o compromisso com o social e destaca o papel transformador da educação profissional na vida das pessoas”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
São João do Comércio
Iniciado no último dia 11, o São João do Comércio segue até 21 de junho com uma programação diversificada que leva arte, cultura e gastronomia aos bairros do Alecrim e da Cidade Alta, reforçando o potencial econômico e cultural dessas regiões tradicionais de Natal.
Entre as atrações diárias, destaque para o Quinteto do Forró – formado por um trio musical e um casal junino – que percorre as lojas dos dois polos comerciais, espalhando música, simpatia e o clima típico do São João. Outra atração que vem chamando a atenção é o Ônibus do Forró, todo decorado e acompanhado por uma equipe de recreadores, que circula entre o Centro e o Alecrim levando alegria e interatividade ao público.
Uma das novidades desta edição é a ação “Segue o Passeio”, que convida clientes e comerciantes a formarem uma quadrilha improvisada pelas calçadas, levando animação para o meio do povo, como manda a tradição nordestina.
Até o dia 20 de junho, o público também pode aproveitar o Festival Gastronômico Junino, com pratos criados especialmente por restaurantes e bares do Beco da Lama, inspirados nos sabores típicos desta época do ano. As receitas estão participando de um concurso que irá eleger os melhores pratos do festival.
Entre os dias 13 e 14, a praça de alimentação do Shopping 10, no Alecrim, recebeu aulas-shows promovidas pela equipe de instrutores dos cursos de Gastronomia da Escola Senac Barreira Roxa.
Foram ensinados ao público presente três receitas juninas com toque gastronômico diferenciado: Arroz Doce aos Quatro Leites, Bolo de Milho Canjicado e uma Quirera (canjiquinha) Junina.
O São João do Comércio é uma realização do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc e Senac, com apoio da Associação Viva o Centro e da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA).
Coluna Versátil News

Presidente da Fecomércio RN é homenageado pela Academia Norte-Rio-Grandense de Letras na Coleção Mecenato Potiguar

Homenagem reconhece o apoio e o trabalho de personalidades que impulsionam a cultura no RN. Sob a liderança de Marcelo Queiroz, o Sesc RN investiu mais de R$ 68 milhões e impactou mais de 11 milhões de pessoas entre 2017 e 2024
A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL) realizou na terça-feira (10) o lançamento do segundo volume da coleção “Mecenato Potiguar”, iniciativa que reconhece e eterniza o legado de grandes incentivadores da cultura no estado. Desta vez, a obra destaca as ações do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, por sua atuação como mecenas: personalidade que apoia as ações da cultura.
Durante seu discurso, o presidente Marcelo Queiroz ressaltou o papel transformador do mecenato na sociedade. “O que nos move é a certeza de que investir em cultura é investir em educação, cidadania e desenvolvimento. O Sesc RN tem orgulho de construir essa história ao lado dos potiguares, valorizando a identidade e o talento do nosso povo”, afirmou destacando ainda o caráter coletivo da conquista: “Sinto que, mais do que uma honra pessoal, este momento simboliza o reconhecimento de uma trajetória construída a muitas mãos, mentes e corações — em prol da cultura do nosso Rio Grande do Norte”.
O presidente do Sistema Fecomércio RN também destacou resultados concretos do Programa Cultura Sesc RN, que recebeu investimentos superiores a R$ 68 milhões entre 2017 e 2024 e beneficiou mais de 11 milhões de potiguares por meio de bibliotecas itinerantes, festivais literários e editais de incentivo à leitura e às artes.
Durante a solenidade, o presidente da ANRL, Diógenes da Cunha Lima lembrou ainda que “reconhecer aqueles que fazem da cultura uma prioridade não é apenas um gesto de cortesia — é um compromisso com o presente e, sobretudo, com o futuro da identidade potiguar”.
Coleção Mecenato Potiguar
A coleção “Mecenato Potiguar” é uma iniciativa da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras que dedica espaço para homenagear os mecenas potiguares agraciados com o Troféu Mecenas Potiguar. Em 2025, foi lançado o primeiro volume, dedicado às ações do mecenas Robson Maia Lins, e o terceiro volume já anuncia o próximo homenageado, Antônio Gentil de Souza.
Nas edições seguintes, também terão destaque personalidades como Eduardo Vila, Álvaro Dias, Flávio Rocha, João Claudino (natural da Paraíba, que exerceu mecenato em todo o Nordeste), Marcelo Alecrim, Pedro Alcântara e Paulo Vasconcelos de Paula.
Coluna Versátil News

São João do Comércio 2025 abre programação com cortejo de quadrilha na Rua João Pessoa

 
Iniciativa do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac leva cultura, gastronomia e solidariedade às ruas do Alecrim e Cidade Alta de 11 a 21 de junho
A segunda edição do São João do Comércio será oficialmente aberta nesta quarta-feira (11), a partir das 16h, com o cortejo e apresentação da Quadrilha Zé Matuto, da Zona Norte, animando a Rua João Pessoa, no Centro da Cidade.  Promovido pelo Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, o projeto ocupará, de 11 a 21 de junho, os corredores comerciais do Alecrim e da Cidade Alta com intervenções artísticas, ações solidárias e atrações, reforçando o potencial cultural e econômico desses bairros.
A festa começa cedo, a partir das 11h30, com o Quinteto do Forró — trio musical acompanhado por um casal junino — que percorrerá as lojas do Centro levando música, simpatia e o clima típico do São João. No fim da tarde, a animação ganha ainda mais força com o colorido e a alegria da Zé Matuto, que chega em cortejo com muito forró, conectando tradição, cultura e oportunidades.
Na segunda-feira (16), será a vez da Quadrilha Rei do Baião, de Cidade da Esperança, levar seu espetáculo para as ruas do Alecrim, na Praça Gentil Ferreira, também a partir das 16h. Neste ano, uma novidade agitará ainda mais a programação com o Quinteto e o Ônibus se juntando para a ativação “Segue o Passeio”, quando os clientes e comerciantes serão convidados a entrarem em uma quadrilha improvisada surpresa pelas calçadas.
As apresentações seguem entre os dois bairros até o dia 21 de junho, mantendo o ritmo na região com o Ônibus do Forró – todo decorado e equipado com equipe de recreação – fazendo trajeto ida e volta entre esses polos comerciais, levando arrasta-pé às vitrines e calçadas, porque as ativações não param.
Arte, Culinária e Responsabilidade Social
 
Nos dias 13 e 14 de junho, das 14h às 16h, haverá aulas-show promovidas pela equipe do curso de Gastronomia do Senac RN, levando receitas juninas com inovações como é o caso do Arroz Doce aos Quatro Leites, Bolo de Milho Canjicado e uma Quirera Junina. Os preparos e receitas serão ensinados na Praça de Alimentação do Shopping 10, no Alecrim, ao público presente.
E para valorizar ainda mais a culinária nordestina, entre 16 e 21 de junho, ocorrerá o Festival Gastronômico, no Centro da Cidade, com delicias juninas preparadas nos bares e restaurantes do Beco da Lama, em um concurso que renderá premiação aos primeiros colocados.
“O São João do Comércio é mais do que uma festa: é uma ação integrada para valorizar nosso comércio de rua, gerar fluxo de clientes e levar solidariedade a quem mais precisa”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Além de fomentar o comércio nestes polos comerciais e de levar cultura e diversão aos potiguares, o São João do Comércio também reforça seu compromisso com a responsabilidade social. Nos dias 18 e 20 de junho, será realizada mais uma edição do São João Solidário, promovido pelo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, com o preparo e a entrega de refeições a instituições filantrópicas localizadas nesses dois bairros.
Serviço:
São João do Comércio 2025 | Abertura e apresentação de quadrilha junina
– Data: 11 de junho de 2025
– Horário: 16h
– Local: Rua João Pessoa, Cidade Alta – Natal (RN)
– Programação completa: 11 a 21 de junho, Alecrim e Cidade Alta.
Rolar para cima