Coluna Versátil News

Movimentação recorde nos portos brasileiros intensifica a busca por eficiência logística

Dados da ANTAQ apontam que os portos brasileiros movimentaram 653,7 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre deste ano, maior volume já registrado desde o início da série histórica. O avanço reforça a necessidade de modernizar operações e soluções mais robustas e sustentáveis tem tido maior adesão no setor, como empilhadeiras movidas a lítio, que unem eficiência, redução de custos e menor impacto ambiental.

——-
FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1XF8sbBoXeLpgUdwg4I-ZqxBWzmPEnEWg?usp=sharing
——-

Outubro, 2025 – O setor aquaviário bateu recorde de movimentação de cargas no primeiro semestre deste ano, conforme dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Foram movimentadas 653,7 milhões de toneladas, crescimento de 1,02% em relação ao mesmo período do ano passado e o maior volume já registrado desde o início da série histórica. A alta foi puxada principalmente pelas movimentações de contêineres e granéis sólidos, que também atingiram o maior patamar desde 2010. Somente as cargas conteinerizadas registraram 78,1 milhões de toneladas de janeiro a junho, um aumento de 6,17%.

O ritmo intenso dessa movimentação tem imposto um desafio extra aos portos brasileiros, o de garantir eficiência logística com segurança em meio a volumes crescentes de carga. Por isso, novas tecnologias capazes de transformar a operação portuária têm tido cada vez mais adesão do setor. A Heli Brasil, unidade do Grupo KMR e líder em vendas de empilhadeiras no país, apresentou recentemente ao mercado a primeira Reach Stacker elétrica movida a lítio do Brasil, voltada para operações de alto desempenho nos terminais. O equipamento alia potência equivalente a 420 cv de um motor a diesel com zero emissões de poluentes e resultados expressivos de redução de custos: diminuição de 76% no consumo de combustível e de 42% na manutenção.

A CEO da Heli Brasil, Débora Bettoni, destaca a relevância estratégica da inovação. “Nosso compromisso é entregar soluções que combinem eficiência com responsabilidade ambiental. A Reach Stacker elétrica reforça esse propósito ao oferecer uma alternativa sustentável, zero emissões, para operações de grande porte, sem abrir mão da alta performance. É uma tecnologia pensada para o presente e o futuro da logística portuária”, afirma.

Entre os diferenciais do equipamento estão o carregamento ultrarrápido, capaz de recarregar 100% da bateria em até 90 minutos de acordo com a infraestrutura do local, sistemas inteligentes de segurança e travamento automático de contêineres, cabine com visibilidade 360° e assento ergonômico de alto desempenho. A tecnologia de reaproveitamento de energia na frenagem e a manutenção simplificada completam a lista de atributos.

“A Reach Stacker elétrica da Heli entrega a robustez necessária para suportar a demanda atual dos portos brasileiros, mas com um custo operacional muito mais competitivo. Além da potência, que garante eficiência no empilhamento e movimentação de contêineres de até 45 toneladas, o equipamento oferece operação silenciosa, maior ergonomia para o operador e autonomia de até oito horas, diferenciais que garantem maior produtividade e estão adaptados ao ritmo intenso dos terminais”, explica Débora Bettoni CEO da Heli Brasil.

O ponto central do equipamento é o ganho em sustentabilidade, uma tendência cada vez mais presente nas operações. A empilhadeira proporciona redução de até 30% na geração de resíduos perigosos, como óleos, filtros e graxas, a cada 2 mil horas de operação. Além disso, o sistema hidráulico com dois motores elétricos PARKER garante precisão no controle de força e velocidade, aliado a uma alta eficiência energética que otimiza o consumo mesmo sob grandes cargas. Outro diferencial são menos paradas corretivas, que significam mais disponibilidade para operação e menos impacto ambiental.

Sobre o Grupo KMR

O Grupo KMR é responsável pela divisão de empilhadeiras da marca Heli no Brasil e pelo fortalecimento da marca no mercado. Com uma rede de mais de 150 distribuidores de venda de máquinas, peças e pós-vendas e cobertura em todo o território nacional. O grupo garante capilaridade de atendimento e pós-vendas estruturado, com o maior estoque de peças do segmento. A fábrica Anhui Forklift Group está entre as sete maiores do mundo, com produção anual superior a 330 mil equipamentos e presença em mais de 180 países. No Brasil, a divisão de empilhadeiras da marca Heli é uma unidade de negócio do Grupo KMR, se consolidou como líder em empilhadeiras elétricas e pioneira em soluções sustentáveis, oferecendo mais de 1.700 modelos entre equipamentos elétricos, a combustão e rebocadores.

Mais informações: https://helibrasil.com/

Coluna Versátil News

Building With Nature: empreendimento em SC batiza áreas de lazer com nomes de árvores

Assinado pelos renomados escritórios de arquitetura franco-brasileiros Triptyque e Architects Office, o Infinitá Treehouse, em Itajaí, litoral norte de Santa Catarina, traduz a filosofia ‘Building With Nature’ ao integrar natureza, arte e tecnologia. A área de lazer reúne ambientes como o Magnólia Gourmet, Carvalho Work, Acácia Pub, Cedro Kids, Sapuva Pool, Sequoia Square, Baobá Fit, Freijó Spa e Jacarandá Relax. Além destes ambientes, o edifício terá hall concebido como galeria de arte, salão gourmet com consultoria de chef, academia com equipamento que permite centenas de exercícios e garagens automatizadas.

————————————

FOTOS PARA DOWNLOAD

Link: https://drive.google.com/drive/folders/17piSCTLLPH5d4czxA9aRtAYq4EB11Eej?usp=sharing

Créditos: Créditos Triptyque/Architects Office

————————————

Outubro, 2025 – Em Santa Catarina, um empreendimento inova ao apresentar uma área de lazer onde cada ambiente foi batizado com o nome de grandes árvores reconhecidas mundialmente, como Magnólia, Carvalho, Acácia, Sequoia e Baobá. A proposta conecta a simbologia da força vital das árvores à filosofia Building With Nature, da Blue Heaven Empreendimentos, traduzindo em design e experiência o equilíbrio entre natureza e sofisticação. Com unidades a partir de R$ 9 milhões e poucas disponíveis para venda, o edifício tem assinatura dos renomados escritórios de arquitetura franco-brasileiro Triptyque e Architects Office.

“Quando escolhemos nomes de árvores para os espaços de lazer, não é apenas uma homenagem simbólica. É a materialização da ideia de que morar bem significa estar conectado com a essência da vida. Nosso compromisso é entregar um projeto que vá além da arquitetura, criando experiências que se tornarão parte da história de cada família”, afirma Fabrício Bellini, CEO da Blue Heaven Empreendimentos.

Os espaços foram concebidos como verdadeiros cenários de convivência e bem-estar, indo além de sua função prática. Surgem, assim, o Magnólia Gourmet (salão de festas), Carvalho Work (workplace), Acácia Pub (sala de jogos e pub), Cedro Kids (espaço para crianças), Sapuva Pool (piscinas adulto e infantil), Sequoia Square (fireplace), Baobá Fit (academia), Freijó Spa (spa) e Jacarandá Relax (sauna). Cada ambiente carrega um nome que transmite valores como longevidade, solidez e vitalidade, que traduzem a proposta de criar espaços que acompanham os diferentes ciclos da vida.

O Magnólia Gourmet, por exemplo, foi projetado com consultoria do chef churrasqueiro Rossano Mendonça, que avaliou desde o posicionamento da lixeira no ambiente até a escolha das portas para garantir funcionalidade e estética. No espaço, haverá ainda ‘filtrador de fumaça’ de alta performance, capaz de captar a fumaça dos grelhados, reter impurezas e odores por meio de sistemas de filtragem e devolver o ar limpo ao ambiente, garantindo conforto e praticidade durante o uso.

Outros itens confirmados são cadeiras assinadas por Jader Almeida, mesa da Pettrustone e eletrodomésticos da Tecno e Bertazzoni. Já a academia Baobá Fit será equipada com aparelhos Technogym, incluindo o Kinesis, com tecnologia FullGravity™, que permite centenas de exercícios com total liberdade de movimentos.

Entre outros destaques, estão o hall de entrada concebido como galeria de arte, que terá peças assinadas e obras de artistas, ainda em seleção, e uma pedra Vulcano Blue de sete toneladas em tom terroso, símbolo da solidez do projeto. A sauna do empreendimento será integrada à piscina com mobiliário da Tora Brasil; o pub com mesa de pebolim da Mula Preta, marca brasileira de design, e o espaço kids, uma verdadeira ‘casa na árvore’, com papel de parede assinado. Nas garagens, a automação Savant permitirá programar cenários de iluminação, som ambiente e até o controle de acesso via aplicativo ou QR Code.

“O Infinitá é a expressão da nossa filosofia Building With Nature. Mais do que construir, buscamos criar cenários onde o ser humano e a natureza convivem em harmonia. Os espaços traduzem exatamente esse propósito de oferecer aos moradores ambientes que dialogam com a força da vida, o acolhimento e a beleza natural, sem abrir mão do conforto e da inovação”, conclui Bellini.

O empreendimento é reconhecido internacionalmente, com projeto premiado no Global Architecture & Design Awards 2023 e no People’s Choice Award no LOOP Design Awards 2024, que prestigiam obras excepcionais que promovem a reflexão do futuro por meio da arquitetura e do design. Todos os apartamentos serão entregues com piscinas de vidro e pisos em pedras vulcânicas, além de soluções personalizadas de alta tecnologia para os moradores. Também conta com jardim suspenso de 65 metros de altura, na lateral do edifício, que contribui para o conforto térmico, sistema de reaproveitamento de água pluvial com potencial de redução de até 60% no consumo e infraestrutura para carregamento de veículos elétricos. Com apartamentos entre 350m² e 805m², o edifício se destaca pela integração entre luxo, inovação e sustentabilidade no mercado imobiliário de alto padrão.

Sobre a Blue Heaven Empreendimentos 

Comandada pelo especialista em mercado imobiliário Fabricio Bellini, com mais de 20 anos de experiência, a Blue Heaven Empreendimentos tem a missão de oferecer um jeito de morar inovador e de alto conforto em harmonia ao meio ambiente. Com a filosofia “Building With Nature”, a empresa coloca sua inteligência construtiva e tecnologia a serviço do equilíbrio da vida. Seus projetos exclusivos são expressões da colaboração entre renomados arquitetos, inovações em materiais construtivos, acabamentos, mobiliário e a busca incessante pela conexão entre o ser humano e natureza, contribuindo com o valor de sustentabilidade em sua essência, além de trazer arte às regiões que estão inseridos.

https://blueheaven.com.br/

Coluna Versátil News

Movimentação recorde nos portos brasileiros intensifica a busca por eficiência logística

Dados da ANTAQ apontam que os portos brasileiros movimentaram 653,7 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre deste ano, maior volume já registrado desde o início da série histórica. O avanço reforça a necessidade de modernizar operações e soluções mais robustas e sustentáveis tem tido maior adesão no setor, como empilhadeiras movidas a lítio, que unem eficiência, redução de custos e menor impacto ambiental.

——-
FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1XF8sbBoXeLpgUdwg4I-ZqxBWzmPEnEWg?usp=sharing
——-

Outubro, 2025 – O setor aquaviário bateu recorde de movimentação de cargas no primeiro semestre deste ano, conforme dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Foram movimentadas 653,7 milhões de toneladas, crescimento de 1,02% em relação ao mesmo período do ano passado e o maior volume já registrado desde o início da série histórica. A alta foi puxada principalmente pelas movimentações de contêineres e granéis sólidos, que também atingiram o maior patamar desde 2010. Somente as cargas conteinerizadas registraram 78,1 milhões de toneladas de janeiro a junho, um aumento de 6,17%.

O ritmo intenso dessa movimentação tem imposto um desafio extra aos portos brasileiros, o de garantir eficiência logística com segurança em meio a volumes crescentes de carga. Por isso, novas tecnologias capazes de transformar a operação portuária têm tido cada vez mais adesão do setor. A Heli Brasil, unidade do Grupo KMR e líder em vendas de empilhadeiras no país, apresentou recentemente ao mercado a primeira Reach Stacker elétrica movida a lítio do Brasil, voltada para operações de alto desempenho nos terminais. O equipamento alia potência equivalente a 420 cv de um motor a diesel com zero emissões de poluentes e resultados expressivos de redução de custos: diminuição de 76% no consumo de combustível e de 42% na manutenção.

A CEO da Heli Brasil, Débora Bettoni, destaca a relevância estratégica da inovação. “Nosso compromisso é entregar soluções que combinem eficiência com responsabilidade ambiental. A Reach Stacker elétrica reforça esse propósito ao oferecer uma alternativa sustentável, zero emissões, para operações de grande porte, sem abrir mão da alta performance. É uma tecnologia pensada para o presente e o futuro da logística portuária”, afirma.

Entre os diferenciais do equipamento estão o carregamento ultrarrápido, capaz de recarregar 100% da bateria em até 90 minutos de acordo com a infraestrutura do local, sistemas inteligentes de segurança e travamento automático de contêineres, cabine com visibilidade 360° e assento ergonômico de alto desempenho. A tecnologia de reaproveitamento de energia na frenagem e a manutenção simplificada completam a lista de atributos.

“A Reach Stacker elétrica da Heli entrega a robustez necessária para suportar a demanda atual dos portos brasileiros, mas com um custo operacional muito mais competitivo. Além da potência, que garante eficiência no empilhamento e movimentação de contêineres de até 45 toneladas, o equipamento oferece operação silenciosa, maior ergonomia para o operador e autonomia de até oito horas, diferenciais que garantem maior produtividade e estão adaptados ao ritmo intenso dos terminais”, explica Débora Bettoni CEO da Heli Brasil.

O ponto central do equipamento é o ganho em sustentabilidade, uma tendência cada vez mais presente nas operações. A empilhadeira proporciona redução de até 30% na geração de resíduos perigosos, como óleos, filtros e graxas, a cada 2 mil horas de operação. Além disso, o sistema hidráulico com dois motores elétricos PARKER garante precisão no controle de força e velocidade, aliado a uma alta eficiência energética que otimiza o consumo mesmo sob grandes cargas. Outro diferencial são menos paradas corretivas, que significam mais disponibilidade para operação e menos impacto ambiental.

Sobre o Grupo KMR

O Grupo KMR é responsável pela divisão de empilhadeiras da marca Heli no Brasil e pelo fortalecimento da marca no mercado. Com uma rede de mais de 150 distribuidores de venda de máquinas, peças e pós-vendas e cobertura em todo o território nacional. O grupo garante capilaridade de atendimento e pós-vendas estruturado, com o maior estoque de peças do segmento. A fábrica Anhui Forklift Group está entre as sete maiores do mundo, com produção anual superior a 330 mil equipamentos e presença em mais de 180 países. No Brasil, a divisão de empilhadeiras da marca Heli é uma unidade de negócio do Grupo KMR, se consolidou como líder em empilhadeiras elétricas e pioneira em soluções sustentáveis, oferecendo mais de 1.700 modelos entre equipamentos elétricos, a combustão e rebocadores.

Mais informações: https://helibrasil.com/

Coluna Versátil News

Maior residencial de médio padrão do litoral de SC tem quase 60% das unidades vendidas em 15 dias

Projeto assinado pela construtora Lotisa em Itajaí, maior economia do estado e uma das cidades mais valorizadas do país, com déficit em alternativas de médio padrão, o Portovelas terá 780 unidades, home club de 8,5 mil m² e é alternativa para sair do aluguel e adquirir a casa própria, inclusive, via Minha Casa, Minha Vida. Lançamento está sendo apresentado na Marejada, maior festa do pescado do Brasil, que segue até 19 de outubro.

——-
FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1jMuF_bTupty6YEI2j3bYtdKjoYNF639N?usp=sharing
——-

Outubro, 2025 — Maior residencial de médio padrão do litoral norte de Santa Catarina, o Portovelas teve 455 unidades vendidas, quase 60% do total disponível, em apenas 15 dias de lançamento e comercialização. Assinado pela construtora Lotisa, uma das maiores do estado, o empreendimento chega na cidade catarinense de Itajaí, que registra crescimento acelerado e tem um dos metros quadrados mais elevados do país, para atender uma alta demanda em busca de condições especiais para adquirir a casa própria e fugir do aluguel, além de investidores. O empreendimento terá 780 apartamentos, parte deles enquadrado na faixa IV do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com um home club de 8,5 mil m².

O sucesso de vendas do Portovelas comprova a carência por empreendimentos de médio padrão em Itajaí, que aliem moradia de qualidade e localização estratégica a poucos minutos da área central. Segundo pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, apenas 10% dos lançamentos recentes no município são voltados para esse segmento e há quatro anos não havia projetos para o MCMV.

“O empreendimento entrega moradias de alto padrão construtivo, com excelente custo-benefício e localização privilegiada — a menos de cinco minutos do centro da cidade, no bairro São João, que vem se destacando pela valorização nos últimos anos. As condições de pagamento facilitadas ampliam o acesso, atraindo tanto casais em busca do primeiro imóvel quanto investidores interessados em oportunidades de renda passiva, como a locação.”, afirma a diretora comercial e marketing da Lotisa Empreendimentos, Scheila Michaelsen.

Com VGV de R$ 450 milhões, o Portovelas oferece apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios, com plantas que variam entre 34 m² e 66 m² e valores a partir de R$ 309 mil, além de condições acessíveis de pagamento, como entrada a partir de 5% e parcelamento em até 62 vezes. O projeto está sendo apresentado na Marejada, uma das maiores festas populares de Itajaí, que acontece até 19 de outubro, no Centreventos da cidade.

O empreendimento se destaca por sua ampla área de lazer e deve se consolidar como um dos maiores home club de Itajaí. Com 8,5 mil m², o espaço oferece piscina semiolímpica, piscina aquecida coberta, academia com mais de 350 m², nove salões de festas, quadras poliesportivas, pista de corrida, brinquedoteca, playground, pista de skate, pet place e ainda espaços culturais, como uma biblioteca, coworking e ateliê de artes. “O projeto das áreas de lazer foi pensado para atender a todas as faixas etárias, com ambientes bem resolvidos e infraestrutura completa, garantindo que o cliente tenha uma excelente qualidade de vida”, destaca Scheila Michaelsen.

O Portovelas conta ainda com fachada ativa e nove salas comerciais, que ampliarão a oferta de serviços na região e fortalecem a atratividade do residencial, que tem previsão de entrega para março de 2031.

Sobre a Lotisa Empreendimentos

Sob a liderança de seu fundador, Fábio Inthurn, a Lotisa Empreendimentos consolidou-se como uma das principais incorporadoras de Itajaí e da Praia Brava, no litoral norte catarinense. Em duas décadas de atuação, a empresa já entregou mais de 25 empreendimentos e 1.600 imóveis, com cerca de 1.000 unidades em construção atualmente. Com uma trajetória de excelência e reconhecimento no mercado local, a Lotisa agora se prepara para sua entrada estratégica em Balneário Camboriú, reforçando seu compromisso com a inovação, a qualidade construtiva e a valorização de seus projetos.

Mais informações: http://www.lotisa.com.br

Coluna Versátil News

GIANA lança parceria explosiva com L7NNON e apresenta seu álbum de estreia

GIANA lança parceria explosiva com L7NNON e apresenta seu álbum de estreia, FELÍDIA
Com lançamento marcado para 18 de novembro, o projeto apresenta 12 faixas que refletem diferentes fases da artista e traz colaborações especiais.

A potência pop GIANA dá mais um passo decisivo em sua trajetória com o lançamento de uma inédita parceria com L7NNON, um dos maiores nomes do rap nacional. A faixa chega acompanhada de uma produção marcante e abre caminho para um momento histórico em sua carreira: o lançamento de seu aguardado álbum de estreia, FELÍDIA.

A nova música reforça a versatilidade de GIANA e sua capacidade de transitar por universos sonoros distintos sem perder identidade. A colaboração com L7NNON amplifica essa força, unindo duas gerações e dois estilos que dialogam com naturalidade no refrão, nas rimas e na estética da faixa.

O disco FELÍDIA apresenta um equilíbrio entre faixas mais animadas e dançantes e outras mais intimistas, que valorizam o vocal expressivo de GIANA e a riqueza instrumental que ela faz questão de imprimir em suas composições. “Esse álbum une um pouco de tudo o que fez parte da minha vida musical. Tem as sonoridades que eu cresci ouvindo, os estilos que sempre me inspiraram, e muito daquilo que vivi também. Eu já sofri muito por amor (risos), e tem faixas que falam exatamente sobre isso — sobre frustração, saudade, decepção. Mas também sou muito festeira, amo uma festa, então não podia deixar de fora esse meu lado mais leve e divertido, que vem nas músicas com uma pegada diva pop, bem anos 2000”, completa.

“Esse álbum é a minha nova era. Um retrato do momento que eu tô vivendo. Fiz com o coração e espero que as pessoas ouçam com o mesmo carinho que eu coloquei em cada música”, finaliza.

Coluna Versátil News

Indústria náutica brasileira teve representação de peso em um dos maiores eventos globais do setor, na Flórida

Reconhecido pela qualidade construtiva e pelo design de suas embarcações, com layouts que maximizam os espaços e pelo alto nível de personalização, a fabricante brasileira Triton Yachts registrou sucesso de público e de negócios em sua participação, pela quinta vez, no Fort Lauderdale International Boat Show, que encerrou neste domingo na Flórida, nos EUA. Por meio da linha internacional Hanover, a marca levou modelos de sucesso: Hanover 305, Hanover 347, Hanover 387 e Hanover 447.

Link para download de fotos
https://drive.google.com/drive/folders/114P3UcPQmhYQmUGIB3Qw3FDaF6Z_H2L_?usp=sharing
Créditos: Divulgação

Novembro, 2025 –  O selo de qualidade “Made in Brazil” conquistou público de diversas partes do mundo com a participação, pela quinta vez, da fabricante Triton Yachts, uma das poucas marcas brasileiras presentes, na 66ª edição do Fort Lauderdale International Boat Show (FLIBS), que encerrou neste domingo. O evento, um dos maiores do mundo no setor, que recebe em torno de 100 mil visitantes de 52 países, também reforçou o lazer náutico como uma tendência crescente de consumo voltado ao bem estar e à qualidade de vida.

A vitrine global foi palco para a fabricante brasileira Triton Yachts, por meio de sua linha internacional Hanover, para representar a força e a inovação da indústria brasileira. As embarcações expostas registraram ótima visitação e negócios, especialmente por parte do público norte-americano, que busca por lanchas com layouts que maximizem os espaços, qualidade em acabamentos e alto nível de personalização.

“O Fort Lauderdale Boat Show é uma vitrine de alto nível, que reúne as principais marcas e profissionais do setor náutico mundial. Participar desse evento é sempre uma oportunidade de mostrar o que o Brasil tem de melhor em design, tecnologia e construção. A cada edição, percebemos um público mais qualificado e interessado nas nossas embarcações, e é muito gratificante ver o quanto a marca vem sendo reconhecida, não apenas na região da Flórida, mas também em outras partes dos Estados Unidos, onde já temos barcos navegando em diferentes estados. Este ano, o grande destaque foi a Hanover 447, que fez sua estreia em um evento norte-americano e encantou o público. O projeto foi desenvolvido com base nas preferências do consumidor americano, mas sem perder a essência do design europeu e a versatilidade que o brasileiro valoriza. Ver essa receptividade e o reconhecimento crescente da Triton Yachts fora do Brasil reforça que estamos no caminho certo”, destacou Allan Cechelero, diretor da Triton Yachts.

Durante o evento, o estaleiro apresentou quatro modelos da linha Hanover, todos fabricados no Brasil. A Hanover 305, de 30 pés, reforçou o portfólio como opção esportiva e versátil para o dia a dia, enquanto a Hanover 347, de 34 pés, encantou pelo equilíbrio entre conforto, design e amplitude de áreas externas. A Hanover 387, de 38 pés, chamou atenção pela plataforma lateral com abertura elétrica, que transforma a popa em um verdadeiro beach club. Já a Hanover 447 (Triton Flyer 44) foi o grande destaque da mostra. Sua primeira aparição em um evento nos EUA já conquistou o público pela imponência e pelo projeto refinado.

Sobre Triton Yachts

A Triton Yachts é uma consagrada linha de barcos projetada e construída pelo estaleiro paranaense Way Brasil, com 40 anos de mercado. A marca é referência no segmento de lanchas de passeio e conta com modelos que variam de 23 a 52 pés, reconhecidos pela segurança, qualidade construtiva, suporte aos clientes e inovação constante em design e materiais. Nos Estados Unidos, os modelos são comercializados sob a marca Hanover, que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional.

https://www.tritonboats.com.br/

 

Coluna Versátil News

Black Friday: Fecomércio aponta que consumidor potiguar aposta em planejamento e busca descontos vantajosos em 2025 

Projeção do Instituto Fecomércio RN aponta movimentação de R$ 947,4 milhões no estado para o período de promoções de novembro
O consumidor potiguar chega à Black Friday 2025 mais preparado e confiante. É o que revela pesquisa do Instituto Fecomércio RN (IFC) sobre o comportamento de compra para o período em Natal e Mossoró. No total, a expectativa é de uma movimentação de R$ 947,4 milhões no estado, o que representa um crescimento de 2,8% em relação ao ano passado. Em valores nominais, a movimentação esperada é de R$ 340,7 milhões na capital potiguar (+2,4%) e R$ 75,9 milhões no cenário mossoroense (+3,4%).
Apesar do otimismo, o levantamento aponta desafios: o crédito mais restritivo e a sensibilidade do consumidor ao preço seguem exigindo transparência e descontos reais do varejo. Ou seja, se por um lado, o varejo potiguar entra na Black Friday com vento a favor, as lojas precisarão unir estratégia e credibilidade para transformar intenção em resultado.
Em Natal, 63,1% dos consumidores afirmam que pretendem aproveitar as promoções – o quarto ano seguido de alta na intenção de compra. O destaque fica para os eletrodomésticos (33,9%), seguidos de roupas (24,5%) e eletrônicos (19%). O levantamento mostra ainda uma mudança no comportamento financeiro: 47,8% dos natalenses devem pagar à vista, o maior percentual da série histórica. Já metade dos entrevistados (50,6%) pretende antecipar as compras para a semana anterior ao evento, consolidando a tendência de planejamento.
O cenário mossoroense também é positivo, com 52,9% dos consumidores dispostos a comprar – alta em relação ao ano passado. As roupas lideram as preferências (34%), seguidas dos eletrodomésticos (27,2%) e dos eletrônicos (18,9%). A pesquisa mostra a força do comércio de rua (42,1%) e do parcelamento, que será o caminho escolhido por 69,4% dos consumidores.
De acordo com a pesquisa do IFC, as duas maiores cidades do estado mostram comportamentos distintos, mas complementares. “Natal pede o combo de preço à vista e entrega rápida, enquanto Mossoró recompensa o bom parcelamento e a presença forte do comércio local, sem abrir mão do digital”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Os dados indicam ainda que o ciclo positivo de renda e emprego no Rio Grande do Norte tem contribuído para o aumento da confiança do consumidor. A antecipação das compras amplia o período de promoções, e o avanço dos pagamentos à vista em Natal deve impulsionar a conversão de vendas.
Rolar para cima