Coluna Versátil News

Carnatal 2025 potencial econômico e movimenta R$ 155 milhões, aponta Instituto Fecomércio RN

Pesquisa mostra crescimento expressivo do evento, alta aprovação do público e impacto positivo sobre Comércio, Serviços e Turismo na capital potiguar

O Carnatal 2025 confirmou sua força como um dos principais eventos do calendário econômico e cultural do Rio Grande do Norte. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio RN, a edição movimentou R$ 155 milhões na economia, registrando crescimento de quase 38% em relação ao ano anterior e reforçando o impacto positivo sobre comércio, serviços e turismo em Natal. A divulgação dos dados ocorreu na quinta-feira (18), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, para a diretoria da Clap Entretenimento, organizadora do evento, e imprensa.

A avaliação do público foi consistente: a nota média do evento ficou em patamar elevado de 9,14, e mais de 90% dos participantes disseram pretender voltar na próxima edição, mostrando a fidelidade que reforça a relevância da festa para o calendário turístico-local. A pesquisa envolveu 705 entrevistados entre frequentadores e 200 empresários, com nível de confiança de 95% e margem de erro próxima a 3 pontos.

Do lado do comércio, a percepção também foi de ganho e crescimento. Muitos estabelecimentos ampliaram investimentos para atender ao fluxo do evento: houve aumento médio de faturamento e crescimento no investimento por porte, com destaque para microempreendedores (MEI), que registraram ganhos relevantes no faturamento diário durante a micareta. Para empresários, a avaliação sobre o movimento foi majoritariamente positiva, uma vez que a maior parte considerou o período “bom” ou “muito bom” para negócios.

“O Carnatal se consolida, mais uma vez, como um grande impulsionador da economia local, movimentando o comércio, os serviços e fortalecendo o turismo em Natal. O que a nossa pesquisa mostra é que há um movimento em diversos segmentos, desde o informal, passando pelos microempreendedores, pequenas e grandes empresas. No turismo, por exemplo, tivemos a nossa rede hoteleira lotada para o evento”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Queiroz também destaca o movimento de solidariedade que envolveu o Carnatal. Durante os três dias do evento, foram arrecadadas 100 toneladas de alimentos, das quais 21,4 foram doadas para o Sesc Mesa Brasil. As doações somaram um número recorde e foram entregues a instituições filantrópicas cadastradas no programa, beneficiando quase 6 mil famílias.

O diretor do Carnatal e da Clap Entretenimento, Felinto Filho, comemorou os resultados apresentados pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), que indicam que a festa mais que dobrou sua movimentação econômica nos últimos dois anos. Ele também ressaltou as metas para a próxima edição do evento, de ampliar ainda mais a atração de visitantes e turistas para a capital potiguar, fortalecendo o impacto econômico e a projeção de Natal no cenário nacional.

“O Carnatal tinha como foco alcançar 42% no que diz respeito a participação de turistas nessa edição. Nós batemos esse número, fomos para 44,5%. Quanto mais nacionalizado for a percepção de marca, maior e mais vigoroso será o evento e, de igual forma, também será mais motivador para quem aqui reside, consome e gosta do Carnatal. Podemos destacar outros pontos como a regionalização do evento e a noção de pertencimento dos diversos setores da economia, que ficaram nítidos neste levantamento”, declara.

A pesquisa completa está disponível em fecomerciorn.com.br/pesquisas.

Coluna Versátil News

Brasil ganha primeiro painel público de indicadores da saúde digital com parceria inédita entre Saúde Digital Brasil (SDB) e Serasa Experian

Saúde Digital Brasil - SDB

 

Número de atendimentos remotos cresceu 15 vezes, saltando de 200 mil em 2020 para mais de 3,1 milhões em 2025

O Brasil passa a ter, pela primeira vez, um retrato oficial e transparente do uso da telemedicina no país. A Saúde Digital Brasil (SDB) e a Serasa Experian lançam o Painel de Indicadores da Saúde Digital, a primeira base nacional com dados consolidados de atendimentos digitais entre 2020 e 2025.

De acordo com os primeiros resultados do painel, o número de atendimentos remotos saltou de 200 mil em 2020 para mais de 3,1 milhões em 2025, totalizando quase 8 milhões de consultas digitais realizadas no período. O painel também revela que 98% dos atendimentos aconteceram por vídeo, consolidando a telemedicina como uma prática segura, humana e acessível.

Além disso, os dados do novo indicador também revelaram que 72% das consultas são resolvidas e finalizadas no ambiente digital, fator que evidencia toda a eficácia da medicina à distância. Ainda nesse recorte, 36% dos atendimentos geram solicitações de exame aos pacientes, 26% são capazes de emitir atestados quando necessário, 15% prescrevem medicações controladas e apenas 6% terminam com encaminhamento para outra especialidade ou médico presencial.

“A criação desse painel é um marco histórico de maturidade e credibilidade para o mercado de saúde digital no país. Tem como objetivo fornecer dados inéditos do setor e o Brasil passa a ter acesso a uma fotografia clara, validada e segura sobre o comportamento e os resultados dos atendimentos médicos digitais, que vai munir iniciativas pública e privada com informações essenciais que podem dar embasamento para priorização de investimento, desenvolvimento e governança de projetos voltados à saúde, um setor que cresceu exponencialmente nos últimos cinco anos e para o qual informação de qualidade e tecnologia são fundamentais para sustentar esse crescimento”, afirma Carlos Pedrotti, presidente da Saúde Digital Brasil.

 Transparência inédita para o ecossistema da saúde

Desenvolvido pela Serasa Experian, o painel foi criado a partir do processamento e padronização técnica de bases de dados enviadas por empresas privadas que oferecem serviços de saúde digital, incluindo serviços prestados à saúde privada e pública via SUS. Todos os dados anonimizados foram validados pela datatech e tratados em ambiente seguro, sem coleta de informações sensíveis de pacientes, médicos ou instituições.

Para Valdemir Bertolo, CEO da Serasa Experian, a criação do painel inaugura uma nova etapa de governança e transparência no uso de dados no setor de saúde: “A digitalização da saúde se tornou um pilar fundamental para garantir acesso, eficiência e qualidade no cuidado, principalmente em contextos que necessitam do acesso rápido aos profissionais e da ampliação da oferta em regiões com menor capilaridade presencial. Como uma datatech, que atua com dados, tecnologia e inteligência analítica para otimizar a tomada de decisão, trabalhamos no desenvolvimento desse painel a fim de embasar análises do setor de saúde que podem indicar tendências de comportamento e usabilidade. Esse tipo de aplicação tecnológica, que transforma insights em movimentações relevantes dentro do segmento, é o que nos move no sentido da inovação, da democratização da saúde no Brasil e da construção de um futuro melhor para todos”.

A telemedicina segue em expansão por todo o Brasil, se consolidando como uma das principais ferramentas para ampliar o acesso e a continuidade do cuidado em saúde. O relatório idealizado pela SDB e desenvolvido pela Serasa Experian também revela dados demográficos sobre a ferramenta proporcionais à população de cada Estado frente ao número de habitantes.

Veja abaixo as TOP5 regiões que mais realizaram consultas digitais ao longo dos últimos anos:

Como o painel ajuda a transformar a saúde no Brasil

O Painel de Indicadores da Saúde Digital consolida diretrizes sobre ética, segurança da informação, interoperabilidade e humanização no cuidado digital. Ele permitirá compreender quem utiliza a telemedicina, em que regiões, quais especialidades são mais demandadas, o tempo de atendimento e os desfechos clínicos, criando um retrato robusto e tecnicamente validado do setor.

Ainda de acordo com o painel, algumas das especialidades médicas mais buscadas pelos brasileiros são a de Clínico geral, Clínica Médica (médico especializado em diagnósticos e medicações mais completas) e Psiquiatria. A Medicina da Família, a Ginecologia e a Pediatria, entre outros, também têm forte procura.

Confira no gráfico a seguir as 10 principais especialidades de consultas realizadas:

Evento de lançamento

O Painel de Indicadores da Saúde Digital será apresentado oficialmente ao mercado em um evento exclusivo no dia 3 de dezembro, na sede da Serasa Experian, em São Paulo, e que contará com a presença de autoridades do setor, representantes de empresas de tecnologia e saúde, além de lideranças governamentais e acadêmicas, em um debate sobre o futuro da telessaúde e a importância dos dados para políticas públicas baseadas em dados.

Metodologia

Os dados desta primeira edição abrangem o período de 2020 a 2025 e foram enviados em remessa única e anonimizada pelas empresas participantes, seguindo etapas de upload em plataforma segura pela Serasa Experian. A SDB não recebeu e nem manipulou as bases individualizadas. A Serasa Experian conduziu o processamento, a validação técnica e a padronização dos dados. Nenhum dado sensível foi coletado e não há identificação de empresas, pacientes ou profissionais.

Sobre a Saúde Digital Brasil

Criada em 2020, a Saúde Digital Brasil (SDB) é a entidade que representa o setor empresarial de saúde digital no país. Reúne empresas que desenvolvem tecnologias e prestam serviços em telessaúde, atuando para que a inovação no cuidado em saúde avance com segurança, ética, qualidade e inclusão, sempre orientada ao interesse público e à responsabilidade social.

A SDB conecta sociedade civil, governo e mercado em torno de um propósito comum: ampliar o acesso a uma saúde digital responsável e centrada no paciente, contribuindo para que a transformação digital da saúde seja sustentável e baseada em evidências.

Com legitimidade institucional e protagonismo técnico, a SDB fortalece o ecossistema por meio de promoção de boas práticas, grupos de trabalho ativos, produção de conhecimento de referência, articulação regulatória e iniciativas de impacto, como o Painel de Indicadores Setoriais, que dá visibilidade aos dados reais do setor, impulsiona boas práticas e apoia decisões mais efetivas na gestão da saúde no Brasil.

Guiada pelos valores de inovação, qualidade assistencial, colaboração, ética, segurança e privacidade, a SDB representa empresas que estão moldando o presente e o futuro da assistência em saúde no país.

Seu compromisso é promover uma saúde mais moderna, eficiente e humana, assegurando que a transformação digital beneficie toda a população brasileira.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Coluna Versátil News

UnP fortalece parceria com o Hospital Memorial para Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia

A Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, celebra um termo de aditamento com o Hospital Memorial São Francisco, em Natal, reforçando a parceria institucional no Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A novidade vai beneficiar egressos do curso de Medicina da UnP, integrante da Inspirali, Ecossistema que atua na gestão de 15 escolas médicas em diversas regiões do Brasil, e de outras instituições de ensino.

A UnP figura como instituição parceira, ao lado da Liga Contra o Câncer e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap RN). Com o novo termo, a Universidade Potiguar ampliará sua contribuição nas ações conjuntas voltadas ao ensino, à formação médica especializada e à qualificação profissional, seguindo as diretrizes que regem o Programa de Residência Médica no país.

“Ao unir esforços com instituições de referência, fortalecemos a integração ensino-serviço e ampliamos oportunidades de aprendizagem que impactam diretamente a qualidade da assistência à saúde no nosso estado”, pontua a reitora da UnP, Bárbara Azevedo.

A parceria fortalece o compromisso da universidade com a formação de especialistas e com a integração ensino-serviço, essencial para o desenvolvimento da saúde e da prática clínica qualificada. Dessa forma, a UnP contribui oferecendo seu know-how em biblioteca virtual, com acesso às principais bases indexadas voltadas à Medicina, potencializando o aprendizado e a formação de profissionais altamente qualificados.

“O programa de residência em ortopedia do HMSF reforça a capacidade técnica de nosso corpo clínico e a nossa vocação para a formação médica. A parceria com as outras instituições foram fundamentais para que conseguíssemos a aprovação pelo MEC”, revela o diretor médico do Hospital Memorial São Francisco, doutor Ivan Cardoso.

Contrapartida

Além disso, a UnP também assume uma contrapartida institucional voltada às melhorias estruturais e operacionais da unidade. A iniciativa reafirma o papel da universidade como parceira estratégica na consolidação de programas formativos que impactam diretamente a qualidade da assistência e o fortalecimento do sistema de saúde do Rio Grande do Norte.

“Essa parceria representa uma nova porta de entrada para os nossos egressos do curso de Medicina, que agora passam a contar com mais uma oportunidade de formação especializada em um serviço de excelência. A Residência em Ortopedia e Traumatologia fortalece o percurso formativo dos nossos profissionais e reafirma o compromisso da UnP com a oferta de caminhos sólidos para o desenvolvimento da carreira médica”, comemora a Líder de Práticas e Links Externos, Maísa Suares.

As inscrições para o Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia seguem abertas até 31 de dezembro. Mais informações no link:
forms.gle/kr7gtg1GxyAiGTpt7.

Coluna Versátil News

Com evento inédito, Marina Itajaí reúne ‘ecossistema do mar’ em dezembro

O 1º Conexão Marina Itajaí, evento de seminovos, de 4 a 7 e de 11 a 14 de dezembro, terá barcos, serviços como escola náutica, despachante e test drives. O evento, com visitação gratuita, promete desmistificar a navegação e simplificar a vida de quem quer comprar, habilitar ou equipar a sua embarcação para a alta temporada.

———————————

LINK PARA DOWNLOAD DE FOTOS:

https://drive.google.com/drive/folders/1YfNMPG3NBD0we1_sNGCz4gz_Umz7ZGeH?usp=sharing

Créditos: Divulgação.

———————————

Dezembro, 2025 – Para quem sonha em navegar ou já tem uma embarcação e precisa prepará-la para o verão, o caminho ficou mais simples. Itajaí, no litoral catarinense, o principal polo náutico do Brasil, sediará em dezembro a primeira edição do Conexão Marina Itajaí, um evento que reunirá todo o “ecossistema do mar” em um só complexo. O evento acontecerá em dois finais de semana (de 4 a 7 e de 11 a 14 de dezembro), tem entrada gratuita, e vai oferecer uma experiência completa de lazer e serviços, mesmo para quem nunca subiu em um barco.

Do sonho à habilitação: O Conexão Marina Itajaí foi desenhado para eliminar a burocracia do universo náutico e trazer opções de alta qualidade para variados perfis. O visitante pode ir dos píeres a um restaurante internacional, enquanto resolve questões essenciais:

Para comprar: Expositores de peso estarão com lanchas seminovas de 25 a 60 pés expostas, abertas para visitação e com possibilidade de test drive em alguns modelos. Os amantes dos esportes náuticos também encontrarão jets, scooters aquáticas e modelos para a prática de wake surf e wakeboarding.

Para habilitar: A Bravo Zulu Escola Náutica estará presente para orientar sobre cursos de habilitação (Arrais e Motonauta) e a regularização de documentos junto à Marinha.

Para equipar e customizar: O evento reunirá empresas especializadas em equipamentos e motores como: Mastermarine, HSU/Yanmar, Prime/Volvo Penta;  design de interiores (Almare Design Náutico), e serviços de manutenção (Carioca Fibras, Anchor Serviços, JRG Corp e Multinox) para deixar o barco pronto para a temporada.

“Nosso objetivo com o Conexão Marina Itajaí é reunir todo o ecossistema náutico em um só lugar e, além disso, todas as empresas que apresentam seus produtos no evento já atuam aqui, mais uma referência e segurança na hora da compra. Isso facilita a jornada do visitante, que consegue comparar modelos, consultar especialistas, resolver documentação e planejar a próxima temporada em poucas horas,” afirma Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

A proposta do evento é transformar a visita técnica em um passeio em família. A Marina Itajaí complementa com sua estrutura, paisagens e gastronomia de alto padrão O público pode circular pelos píeres e, na mesma programação, almoçar ou jantar em restaurantes como o Zebuino Parrilla e Fogo e o Zephyr Seafood & Nikkei, que oferecem vistas privilegiadas para a baía.

SERVIÇO

O que: Conexão Marina Itajaí

Quando:  04 a 07 de dezembro e de 11 a 14 de dezembro (de quinta a domingo)

Onde: Marina Itajaí – Av. Carlos Ely Castro, 100 – Centro, Itajaí/SC

Horários: Quinta e domingo das 11h às 17h, sexta e sábado das 11h às 20h

Entrada: Gratuita.

Sobre a Marina Itajaí

Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Zebuino Parrilla e Fogo, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.

Mais informações: https://www.marinaitajai.com/

Coluna Versátil News

Plástico recolhido em mutirão vira brinquedo de Natal para crianças de projetos sociais em Itajaí

A Marina Itajaí vai destinar cerca de 130 brinquedos educativos feitos com plástico reciclado às crianças atendidas pelo Parque Dom Bosco e pela Casa Biel, referências no atendimento social infantil em Itajaí. O material foi coletado no mutirão Baía Limpa, que reuniu mais de 100 voluntários durante a 6ª Semana Lixo Zero, em iniciativa contínua de conscientização em parceria com a ONG Eco Local.

——————————————

LINK PARA DOWNLOAD DE FOTOS

https://drive.google.com/drive/folders/1TemV0c1sxg-2do9VouARGo5Vxv8VQq9T?usp=sharing

Créditos: Descrito nos arquivos.

——————————————

Dezembro, 2025 – A Marina Itajaí vai encerrar o ano com uma ação que integra solidariedade e cuidado com o meio ambiente. Cerca de 130 brinquedos de Natal produzidos com plástico reutilizado serão destinados às crianças atendidas pelo Parque Dom Bosco, obra social que há mais de 60 anos atende crianças e adolescentes no contraturno escolar, e pela Casa Biel, instituição que acolhe crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e suas famílias, em Itajaí. O material usado na fabricação dos brinquedos, incluindo 1,3 quilo de tampinhas de garrafa PET, é fruto do mutirão de limpeza “Baía Limpa”, realizado em outubro no entorno da marina e em áreas próximas ao rio Itajaí-Açu. A transformação dos resíduos em brinquedos é feita em parceria com a ONG Eco Local, que há três anos desenvolve ações conjuntas com o complexo náutico.

A iniciativa mobilizou mais de 100 colaboradores, parceiros e voluntários na coleta de resíduos plásticos descartados de forma irregular na região da Marina Itajaí, em ação que integrou a 6ª Semana Lixo Zero de Itajaí. Após triagem, o material foi enviado para reciclagem e transformado em brinquedos educativos, como carrinhos e baldinhos. Para o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira, o grande diferencial do projeto é transformar resíduo em benefício direto para a comunidade:

“Quando tiramos plástico do rio e devolvemos esse material para a sociedade em forma de brinquedos, criamos um ciclo positivo. Reduzimos o impacto ambiental, estimulamos a conscientização e, ao mesmo tempo, levamos alegria para crianças da região, afirma o diretor da Marina Itajaí. Segundo ele, envolver entidades sociais da cidade é uma forma de aproximar ainda mais o complexo náutico da comunidade.

O projeto terá continuidade nos próximos anos, com novos mutirões de limpeza e desdobramentos em educação ambiental, inspirando outras organizações a adotar práticas mais conscientes e responsáveis.

Sobre a Marina Itajaí

Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Zebuino Parrilla e Fogo, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.

Mais informações: https://www.marinaitajai.com/

Coluna Versátil News

Vai viajar para os EUA? Confira 6 perguntas da imigração que vale a pena treinar em inglês

Para muitos brasileiros, a entrevista de imigração nos Estados Unidos é um dos pontos de maior tensão da viagem, sobretudo pelo receio de não entender o agente ou travar na hora de falar inglês. Normalmente, a conversa é uma checagem direta sobre o motivo da viagem, tempo de estadia, hospedagem, ocupação e recursos financeiros. Especialista explica como treinar respostas simples e objetivas em inglês pode reduzir o nervosismo e tornar a passagem pela imigração mais segura.

LINK PARA DOWNLOAD DE FOTOS:

https://drive.google.com/drive/folders/1G8fbgpWFSdCZjF9g8prFq4QBLbSJaJHs?usp=sharing

Créditos: Descrito nos arquivos.

Dezembro, 2025 – A entrevista de imigração nos Estados Unidos não é uma prova de vocabulário sofisticado, e sim uma checagem rápida de informações básicas: motivo da viagem, tempo de permanência, onde o viajante vai se hospedar e como pretende se sustentar durante o período no país. Em geral, as perguntas feitas pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), seguem um roteiro parecido, com frases simples e diretas.

“O agente precisa entender quem é você, por que entrou no país e se sua situação está de acordo com o visto. Quando o passageiro conhece o tipo de pergunta que costuma aparecer e ensaia respostas objetivas em inglês, a conversa fica mais natural e o nervosismo diminui”, afirma Reginaldo Kaeneêne, CEO e fundador da KNN Idiomas. Segundo ele, o treino prévio ajuda o viajante a focar no conteúdo, e não apenas na tradução mental de cada palavra.

Confira seis perguntas frequentes na imigração dos EUA, com exemplos de resposta e dicas de vocabulário para responder com mais segurança, segundo o especialista.

  1. “What is the purpose of your trip?” – Qual é o motivo da sua viagem?

É, quase sempre, a primeira pergunta. O agente quer saber se a viagem é de turismo, negócios, estudo ou visita a familiares.

Sugestões de resposta:

  • “I’m here for tourism.” (Estou aqui a turismo.)
  • “I’m here on vacation with my family.” (Estou de férias com a minha família.)
  • “I’m here for a business conference.” (Vim para uma conferência de negócios.)

Dica: use palavras claras, sem explicações longas. Termos como tourism, vacation, business trip, conference, family visit resolvem a maioria dos casos.

  1. “How long will you stay in the United States?” – Por quanto tempo você vai ficar nos Estados Unidos?

Aqui, o agente confere se o tempo de estadia combina com o tipo de visto e com a passagem de volta.

Sugestões de resposta:

  • “I will stay for ten days.” (Vou ficar dez dias.)
  • “I will stay for two weeks.” (Vou ficar duas semanas.)
  • “I will stay for one month.” (Vou ficar um mês.)

Leve anotado o período exato da viagem e treine números, dias e meses em inglês para responder com firmeza.

  1. “Where will you be staying?” – Onde você vai se hospedar?

O agente verifica se o viajante tem hospedagem definida. Pode ser hotel, casa de amigos ou aluguel de temporada.

Sugestões de resposta:

  • “I’ll be staying at a hotel in Orlando.” (Vou ficar em um hotel em Orlando.)
  • “I’ll be staying at an Airbnb in Miami.” (Vou ficar em um Airbnb em Miami.)
  • “I’ll be staying at my cousin’s house in New York.” (Vou ficar na casa do meu primo em Nova York.)

Dica prática: tenha o endereço em papel ou no celular e, se possível, saiba pronunciar o nome da cidade. Caso não entenda a pergunta, você pode mostrar a confirmação da reserva.

  1. “Do you have a return ticket?” – Você tem passagem de volta?

A pergunta verifica se o visitante planeja sair do país dentro do prazo permitido.

Sugestões de resposta:

  • “Yes, my return flight is on January tenth.” (Sim, meu voo de volta é em 10 de janeiro.)
  • “Yes, I’m returning to Brazil on the thirtieth.” (Sim, volto ao Brasil no dia 30.)

Deixe a data gravada em inglês e, se o agente pedir, mostre o bilhete no celular.

  1. “What do you do for a living?” – O que você faz profissionalmente?

Nesse momento, o agente checa o vínculo do viajante com o país de origem: emprego, negócio próprio, estudos.

Sugestões de resposta:

  • “I’m a teacher.” (Sou professor.)
  • “I’m a student.” (Sou estudante.)
  • “I run my own business.” (Tenho meu próprio negócio.)
  1. “How much money are you carrying?” – Quanto dinheiro você está trazendo?

A pergunta pode incluir não só dinheiro em espécie, mas também cartões de crédito e pré-pagos.

Sugestões de resposta:

  • “I have about one thousand dollars in cash and a credit card.” (Tenho cerca de mil dólares em espécie e um cartão de crédito.)
  • “I have a travel card and some cash.” (Tenho um cartão de viagem e um pouco de dinheiro.)

Não é necessário informar valores exatos, mas a resposta precisa ser compatível com o tempo de estadia e o tipo de viagem.

“Em uma viagem internacional, falar inglês deixa de ser um diferencial e passa a ser condição básica de autonomia. Não é decorar frases prontas, é entender o que está sendo perguntado e ter segurança para responder. Quando o viajante consegue se comunicar em situações como a imigração, transporte ou imprevistos do dia a dia, toda a experiência muda de patamar, porque ele ganha independência e tranquilidade para resolver o que for preciso”, afirma Reginaldo Knn.

Sobre a KNN Idiomas

Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.

Mais informações: www.knnidiomas.com.br

Coluna Versátil News

Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio registra 462 atendimentos gratuitos em 2025

Estácio

 

Direito de Família concentra a maior parte das demandas analisadas pelos estudantes com supervisão dos docentes; novas vagas abrem em março de 2026

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio em Natal encerrou o ano letivo de 2025 com um novo balanço de atendimentos gratuitos realizados pela equipe formada por alunos do curso de Direito e professores orientadores. De fevereiro a novembro, foram contabilizados 462 atendimentos, envolvendo 711 pessoas beneficiadas pelo serviço.

De acordo com o coordenador do NPJ, João Victor Alencar, a maior parte das demandas recebidas no período esteve relacionada ao Direito de Família, especialmente questões envolvendo pensão alimentícia, guarda, regulamentação de visitas e ações de divórcio. “Os atendimentos reforçam o papel do Núcleo como espaço formativo e de cidadania. A comunidade encontra orientação jurídica qualificada e os nossos alunos vivenciam, na prática, desafios e responsabilidades da advocacia”, afirma.

Os atendimentos contam com a supervisão direta de docentes e advogados orientadores, garantindo segurança jurídica aos assistidos e proporcionando aos estudantes contato com diferentes situações reais. A estrutura do NPJ inclui salas individuais de atendimento, espaço de triagem, sala de conciliação e ambientes destinados às simulações de audiência, que auxiliam na formação profissional dos acadêmicos.

Novas vagas a partir de 2026

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio em Natal, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, abre novas vagas para cadastro de assistidos a partir de março de 2026, com calendário divulgado pela instituição.

Para participar da triagem, o interessado deve residir em Natal e comprovar renda mensal de até dois salários-mínimos.

SERVIÇO
O quê: Atendimentos gratuitos do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Natal
Onde: Estácio Natal – Av. Almirante Alexandrino de Alencar, 708, Natal/RN
Quando: Inscrições abertas a partir de março de 2025
Contato: (84) 99689-3573 (WhatsApp) | npj.alexandrino@estacio.br

Coluna Versátil News

Lista de Ano Novo 2026: cuidar da saúde, aprender inglês e organizar as finanças estão no topo

No Réveillon muitos brasileiros aproveitam o simbolismo do recomeço para revisar prioridades e definir metas que possam ser cultivadas ao longo de 2026. A lista costuma incluir objetivos ligados ao bem-estar físico, ao equilíbrio financeiro, ao desenvolvimento profissional e ao aprendizado de novas habilidades.

———————————

LINK PARA DOWNLOAD DE FOTOS:

https://drive.google.com/drive/folders/18aURt6dfmGoKQ7zeFsdpGxGeDuXx32N7?usp=sharing

Créditos: Divulgação.

———————————

Dezembro, 2025 – Todo fim de ano carrega o mesmo ritual: olhar para trás, fazer balanços e projetar o que se deseja mudar. As promessas de Ano Novo já fazem parte da cultura brasileira e revelam desejos reais de transformação na saúde, na vida financeira, na carreira e no desenvolvimento pessoal. A chegada de janeiro costuma representar uma chance simbólica de recomeço e, para muitos, é o momento de organizar metas e estabelecer planos ao longo dos meses seguintes.

Entre os principais desejos de Ano Novo estão cuidar melhor da saúde, manter uma rotina de exercícios, colocar as finanças em ordem e iniciar o estudo de um novo idioma, em especial aprender inglês. Muitos desejam destravar a conversação, entender filmes e séries sem legenda ou conquistar certificações que ampliem as chances na carreira.

“No início do ano, sempre percebemos um aumento expressivo na procura por cursos de inglês. Muitas pessoas começam a tirar do papel o desejo de aprender um novo idioma, movidas por esse sentimento de recomeço que o réveillon desperta. Janeiro simboliza novas oportunidades, e o aprendizado de inglês costuma aparecer como uma das metas mais estratégicas, porque abre portas reais na carreira, amplia a autonomia em viagens e fortalece a confiança nas relações do dia a dia. Quando o aluno entende que fluência não é apenas um diferencial, mas uma ferramenta para transformar projetos em conquistas, ele começa o ano com outro nível de motivação”, afirma Reginaldo Kaeneêne, CEO e fundador da KNN Idiomas.

Confira as metas mais comuns na lista de Ano Novo

  • Cuidar mais da saúde

Inclui desde começar a praticar exercícios, melhorar a alimentação, fazer check-ups, ajustar o sono e reduzir hábitos prejudiciais. É a meta tradicional que reflete o desejo por mais qualidade de vida.

  • Organizar a vida financeira

Planejar gastos, pagar dívidas, montar uma reserva de emergência ou guardar dinheiro para projetos específicos. Ferramentas de controle e educação financeira tendem a ganhar força nesse período.

  • Aprender um novo idioma

Entre os objetivos mais citados estão: fazer um curso de inglês, destravar a conversação, ganhar fluência para reuniões de trabalho, melhorar o currículo ou aproveitar melhor filmes, séries e músicas.

  • Crescer profissionalmente

Buscar promoção, mudar de emprego, fazer cursos na área, investir em networking ou desenvolver novas competências. A busca por atualização acompanha o ritmo acelerado do mercado de trabalho.

  • Viajar mais

Muitos brasileiros colocam “viajar” no topo da lista. A meta inclui desde conhecer novos países até explorar destinos nacionais. “Para quem sonha com viagens internacionais, aprender inglês costuma ser um passo estratégico, porque facilita os deslocamentos, amplia a autonomia e enriquece todas as experiências culturais”, afirma Reginaldo Knn.

Sobre a KNN Idiomas

Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.
Mais informações: www.knnidiomas.com.br

Coluna Versátil News

Atestados médicos, compliance e integridade: como a Resolução CFM 2.381/24 redefine responsabilidades e combate à fraude

Patricia Punder

 

Por Patricia Punder, advogada e CEO da Punder Advogados

Poucos documentos têm tanto peso social e econômico quanto um atestado médico, ele garante ao trabalhador o direito de se afastar sem prejuízo salarial, viabiliza benefícios previdenciários e influencia decisões de seguradoras, hospitais e planos de saúde. Mas quando mal utilizado, pode se transformar em porta de entrada para fraudes bilionárias que sobrecarregam empresas, distorcem o sistema previdenciário e minam a confiança na relação médico-paciente.

O Brasil convive há anos com um cenário onde falsificações e usos indevidos de atestados prejudicam o equilíbrio financeiro do setor público e privado, aumentam custos de planos e alimentam um ciclo de insegurança jurídica.

Os números sobre fraude em atestados no país são alarmantes, ainda que muitas vezes subnotificados. Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), afastamentos fraudulentos e uso indevido de benefícios por incapacidade custam bilhões de reais anualmente. O Tribunal de Contas da União já apontou fragilidades na concessão de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez baseadas em documentos frágeis ou manipulados.

A publicação da Resolução CFM nº 2.381/2024 marca um ponto de virada

Até então, as regras que orientavam a emissão de atestados e outros documentos médicos eram baseadas em uma norma de 2002, que não acompanhava a realidade da saúde digital, da telemedicina e das exigências modernas de privacidade e integridade.

A nova norma exige que o médico identifique o paciente com documento oficial com foto e CPF, reforçando a segurança do processo. Também determina que documentos digitais sejam assinados com certificado qualificado, garantindo validade jurídica e dificultando falsificações. Define informações mínimas que devem constar nos documentos, como nome e CRM do médico, contatos profissionais, endereço e data, e reforça que esses registros gozam de presunção de veracidade, mas responsabilizam civil, penal e eticamente o profissional que emitir declarações falsas ou sem a devida fundamentação.

A norma também exige uma reflexão sobre privacidade e integridade

Ao restringir o uso indiscriminado da Classificação Internacional de Doenças (CID), ela protege dados sensíveis e está em sintonia com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que considera informações de saúde altamente delicadas. Isso impõe às instituições de saúde e aos departamentos de RH a necessidade de criar protocolos claros de compartilhamento e armazenamento seguro de informações médicas, equilibrando o dever de proteger o paciente com a obrigação de manter processos confiáveis e auditáveis.

Essas mudanças não são mera burocracia. Elas dialogam diretamente com temas como compliance, governança clínica e prevenção à fraude, e criam uma camada adicional de segurança para médicos, hospitais, planos de saúde, cooperativas médicas e empregadores.

Fraudes ligadas a afastamentos custam caro e quem paga a conta é toda a sociedade. O Ministério da Previdência estima que irregularidades em benefícios por incapacidade, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, superam R$ 10 bilhões ao ano. Grande parte desses casos começa com um atestado questionável que abre caminho para licenças indevidas.

Para as empresas privadas, o impacto vem em várias frentes. Além de bancar os primeiros 15 dias de afastamento, companhias enfrentam aumento de absenteísmo, queda de produtividade e despesas com contratação temporária ou horas extras. Estudos de associações empresariais apontam que o absenteísmo pode representar de 2% a 5% da folha anual em determinados setores e parte relevante está ligada a afastamentos médicos controversos.

Na saúde suplementar, fraudes documentais afetam o equilíbrio atuarial. Planos de saúde e cooperativas médicas relatam aumento de custos com procedimentos desnecessários ou licenças ampliadas indevidamente. Isso se reflete em reajustes mais altos para clientes e em margens de lucro mais estreitas para operadoras. Cada fraude não combatida acaba diluída no preço pago por todos os usuários.

A publicação da Resolução 2.381/24 inaugura uma nova era para a documentação médica no Brasil

Ao exigir rigor técnico, identidade verificada e assinatura qualificada, o Conselho Federal de Medicina (CFM) responde a um cenário onde fraudes comprometem a sustentabilidade de empresas, planos de saúde e do próprio INSS. Ao mesmo tempo, a norma valoriza a ética médica e reforça a privacidade do paciente, alinhando a prática à LGPD e às expectativas contemporâneas de governança.

Para hospitais, cooperativas médicas e planos de saúde, adotar compliance robusto deixou de ser diferencial e passou a ser requisito de sobrevivência. Quem modernizar fluxos, treinar equipes e investir em tecnologia reduzirá riscos jurídicos, protegerá seu corpo clínico e ganhará reputação de confiabilidade. Para médicos, seguir as regras é também uma forma de blindar a própria carreira. Para empresas e RHs, significa reduzir passivos e melhorar previsibilidade de custos. Para a sociedade, representa um sistema mais justo e economicamente sustentável.

Em um país onde a integridade ainda é desafiada diariamente, usar normas como a Resolução CFM 2.381/24 para construir processos sólidos é visão estratégica. Saúde e economia agradecem quando ética e compliance caminham juntos.

Sobre Patricia Punder

Partner e fundadora do escritório Punder Advogados no modelo de negócios “Boutique”, une excelência técnica, visão estratégica e integridade inegociável na advocaciawww.punder.adv.br

– Advogada, com 17 anos dedicados ao Compliance;

– Atuação nacional, América Latina e mercados emergentes;

– Reconhecida como referência em Compliance, LGPD e ESG;

– Artigos publicados, entrevistas e citação em matérias de veículos renomados, como Carta Capital, Estadão, Revista Veja, Exame, Estado de Minas, entre outros, tanto nacionais quanto setorizados;

– Nomeada como perita judicial no caso Americanas;

– Professora na FIA/USP, UFSCAR, LEC e Tecnológico de Monterrey;

– Certificações internacionais em compliance (George Whashington Law University, Fordham University e ECOA);

– Coautora de quatro livros de referência em compliance e governança;

– Autora da obra “Compliance, LGPD, Gestão de Crises e ESG – Tudo junto e misturado – 2023, Arraeseditora.

 

Patricia Punder, advogada e CEO da Punder Advogados Como a Resolução CFM 2.381/24 redefine responsabilidades e combate à fraude

Coluna Versátil News

Conheça a cidade de Santa Catarina que desponta em oportunidades imobiliárias; e também fica no litoral

Localizada a poucos quilômetros das cidades que lideram o valor do metro quadrado no país (FipeZAP), Tijucas é apontada por especialistas como área de destaque para oportunidades em investimentos imobiliários em SC, e trará já no início de 2026 lançamento de bairro planejado de alto padrão com um diferencial a mais para rentabilidade superior: a sua localização e estrutura à beira das águas.

——-
FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1tqnzWKeI8omdlU6zGWmuj6jRvYgFmv0W?usp=sharing
——

Dezembro, 2025 – A poucos quilômetros de alguns dos metros quadrados mais caros do Brasil, Tijucas, no litoral de Santa Catarina, começa a despontar como uma das novas fronteiras de valorização imobiliária. Enquanto cidades vizinhas como Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis já figuram entre as líderes do índice FipeZap, o município, com evolução em sua infraestrutura e projetos sustentáveis para empreendimentos de alto padrão, passa a ser apontado por especialistas como alternativa viável à saturação desses mercados consolidados e com alto potencial de rentabilidade futura. Segundo levantamento do portal Proprietário Direto, o metro quadrado residencial médio em Tijucas está em R$ 7.375. Na prática, isso significa que investidores conseguem acessar uma região em rota de crescimento com valores ainda competitivos em relação aos mercados vizinhos já maduros – mas que estão prestes a mudar com a ascensão do município.

Para especialistas, o potencial de valorização, aliado à localização estratégica na costa catarinense e às margens da BR-101, e à proximidade com importantes centros urbanos e polos econômicos, coloca o município em posição privilegiada na nova onda de expansão do litoral catarinense. “Tijucas reúne hoje uma combinação rara de atributos: conta com natureza preservada, belos redutos naturais e está no eixo mais dinâmico de SC. Por isso, ainda tem espaço para crescer com planejamento e oferece um metro quadrado muito competitivo, inclusive em regiões historicamente mais nobres, como as que estão na beira de praias ou de rios e baías. Esse é o tipo de cenário que costuma anteceder ciclos consistentes de valorização”, afirma Ricardo Laus, diretor da Novo Ambiente Urbanismo e especialista em mercado imobiliário.

Entre os projetos de destaque está o Rio Parque, primeiro bairro-parque de Tijucas na localização considerada a mais nobre da região, à beira-rio. Com 460 mil metros quadrados e 700 terrenos previstos (entre residenciais, comerciais e áreas para incorporação), o empreendimento tem lançamento previsto para o início de 2026 e investimento inicial estimado em R$ 50 milhões.

Estudo elaborado pela Cia Inteligência aponta que bairros planejados em Tijucas tiveram uma valorização média de 30% ao ano. Inspirado em referências internacionais, o bairro planejado desenvolvido pela Novo Ambiente Urbanismo integrará moradias, comércio, serviços, áreas de lazer, marina e um parque linear de dois quilômetros ao longo dos rios Tijucas e Oliveira, com estrutura e drenagem de alto nível que garante, inclusive, resistência a intempéries, em casos, por exemplo, de enchentes. O projeto prevê ainda cabeamento subterrâneo, ruas arborizadas e uma forte integração com a natureza do entorno. A implantação será feita em duas etapas, com conclusão total prevista até meados de 2030.

“O Rio Parque foi pensado como um bairro-parque que respeita a geografia dos rios, valoriza as áreas verdes e prevê infraestrutura de alto padrão desde o primeiro traço de projeto. Nosso objetivo é atrair moradores, empreendedores e investidores que enxerguem Tijucas como o futuro do mercado imobiliário em Santa Catarina, com qualidade de vida, segurança e valorização no longo prazo”, completa Ricardo Laus.

Sobre a Novo Ambiente Urbanismo

A Novo Ambiente Urbanismo foi idealizada por Ricardo Laus, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor e participação em projetos que somam mais de 4 mil lotes entre lançados e entregues. Ao lado de Jaqueline de Souza Laus, responsável pelas áreas de marketing e relações institucionais, a empresa atua no desenvolvimento de bairros planejados com foco em qualidade de vida, integração com a natureza e alto potencial de valorização. Naturais de Tijucas (SC), os fundadores acompanham de perto a evolução da cidade e têm como missão contribuir para um crescimento urbano sustentável e bem estruturado.

www.novoambienteurbanismo.com

Rolar para cima