prefeitura de Parnamirim: Sesap, SMS Natal e UFRN disponibilizam cartilha sobre Violência Contra Mulher

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão disponibilizando a cartilha “O SUS e a Violência Contra Mulher”. 

Destinada às mulheres, acadêmicos, profissionais de saúde e sociedade civil, a cartilha tem o objetivo de informar e evidenciar a base legal e as formas de identificação, combate, acolhimento, atendimento e notificação a fim de cada vez menos mulheres sejam vítimas de violência no estado do Rio Grande do Norte.

Em “O SUS e a Violência Contra Mulher” é possível informações sobre as formas de prevenção e enfretamento à violência; acolhimento, notificação e os canais de denúncia; orientações, encaminhamentos e protocolos; bem como, a rede de atendimento no Rio Grande do Norte. 

A violência contra mulher é qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado. A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta o serviço de escuta e acolhimento qualificado às mulheres em situação de violência é possível realizar denúncias de violência contra mulher. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A cartilha “O SUS e a Violência Contra Mulher” foi produzida de forma colaborativa pelo Grupo de Trabalho Saúde da Mulher, inserido no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – Saúde Interprofissionalidades UFRN);  SMS Natal; Sesap, por meio das áreas técnicas da Saúde da Mulher, Núcleo de Prevenção à Violência, Promoção da Saúde e Cultura de Paz / Vigilância de Causas Externas, GT Cultura de Paz, Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde (DPIPS), Assessoria de Comunicação; e, Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH); através de uma perspectiva de trabalho interprofissional no cuidado à mulher em situação de violência

TV Câmara e Semdes promovem ciclo de debates sobre o Agosto Lilás

Divulgação

Uma parceria entre a TV Câmara Natal e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) evidenciará o Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, através de um ciclo de debates focado na temática. Com mediação da secretária Sheila Freitas e participação de personalidades empenhadas na luta por direitos para as mulheres, a iniciativa será transmitida pela TV Câmara e suas redes sociais.  

O primeiro programa discutirá “O papel do legislativo sobre as leis criadas a favor da mulher”, no dia 05 de agosto, às 14h. As atividades seguem nos dias 12 e 19 de agosto, às 14h, com os temas “O fortalecimento jurisdicional do Agosto Lilás” e “Pioneirismo e proteção da mulher”, respectivamente. Por fim, o grupo discutirá “O papel da Patrulha Maria da Penha na proteção da mulher”, no dia 25, às 21h.

“Importante esse espaço que a TV Câmara nos cedeu para trabalharmos o Agosto Lilás com todas as mulheres potiguares. É preciso que todas saibam que existe uma rede de proteção capaz de prestar a assistência que elas precisam para se defender de violências. Dito isso, a expectativa é de construirmos conhecimentos de forma coletiva para alcançarmos mais direitos para as mulheres”, avaliou a secretária Sheila Freitas. 

De acordo com o diretor da TV Câmara, Rodrigues Neto, o Legislativo natalense cumpre sua missão de promover debates acerca de assuntos de interesse público. “A violência sexual, física, moral e psicológica contra a mulher é um tema atualmente em evidência na mídia. E o primeiro canal legislativo do Norte/Nordeste não poderia ficar de fora deste contexto. Com enorme satisfação daremos a nossa contribuição para uma questão social tão relevante”.

Instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, a campanha Agosto Lilás tem o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Pessoas de 29 anos podem se vacinar em Natal a partir desta terça

Pessoas de 29 anos podem se vacinar em Natal a partir desta terça 

Pessoas de 29 anos podem se vacinar em Natal a partir desta terça 

Alex Régis/Secom

Nesta terça-feira (03), a Prefeitura de Natal amplia a vacinação para a população a partir de 29 anos sem comorbidades. Os trabalhadores da indústria, considerados integrantes do grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização, estão na faixa etária de 18 anos, completando a inclusão de vacinação de todos os segmentos prioritários do PNI. Este público deve se dirigir exclusivamente ao Sesi. 


No site vacina.natal.rn.gov.br, constam todas as informações oficiais sobre os grupos em vacinação, locais de aplicação, filas nos drives, documentação necessária para se vacinar e dúvidas frequentes. 


O prefeito de Natal, Álvaro Dias, lembra que a pandemia ainda não acabou, apesar da diminuição no número de internações pela Covid-19, e convoca a população a se vacinar. “É necessário que a população faça sua parte e vá se vacinar, com a primeira e a segunda dose”, afirma Álvaro Dias. 

Para se vacinar, basta se dirigir a um dos cinco drives ou 35 Unidades Básicas de Saúde levando um documento com foto, comprovante de residência de Natal e o cartão de vacina. Caso a pessoa não tenha o cartão de vacinação é feito na hora. 


SEGUNDA DOSE
A SMS Natal está disponibilizando a segunda dose em todos os pontos de imunização Covid-19 sendo necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 10 de maio, ou 85 dias.

Coronavac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose. 

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

 
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose, poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

CPI da Covid: instalação e membros serão anunciados na próxima quarta-feira

Divulgação

A eleição dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) – que irá investigar informações, contratos e atos do período de pandemia da Covid – será na próxima quarta, 4 de agosto na sala das comissões da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A definição e regras da CPI da Covid serão detalhadas em coletiva que acontecerá também na próxima quarta, 4 de agosto.

A coletiva para a imprensa será transmitida ao vivo pela Tv Assembleia, canal 10.3 e nas redes sociais (@assembleiarn) logo após a primeira reunião da comissão, onde serão apresentados procedimentos administrativos num manual com as regras da CPI; horários e datas de funcionamento da comissão e detalhes de como serão encaminhadas as pautas, relatórios e atas da CPI.

Na primeira reunião da CPI será instalada a comissão e eleitos para as funções de membro e do presidente, vice e designação do relator entre os cinco deputados titulares. A composição da CPI da Covid foi feita de acordo com o cálculo de representação proporcional das bancadas formadas na Assembleia.

A previsão de atuação da CPI da Covid é de 120 dias a contar da data da instalação.

Prefeitura de Parnamirim: Sancionada lei que autoriza a contratação de professores temporários

Divulgação

O prefeito Rosano Taveira sancionou na última semana uma lei que deve resolver um problema estrutural da educação municipal, a falta de professores. Publicada no final do mês de julho, a Lei Complementar n° 189/2021 estabelece que, para atender à necessidade temporária, a Secretaria Municipal de Educação poderá efetuar a contratação de profissionais do magistério por tempo determinado, em substituição aos professores em licença.

Uma das situações previstas para a contratação dos temporários é para suprir as vacâncias decorrentes do gozo de licenças, como prêmio, tratamento de saúde e maternidade. A contratação será por processo seletivo e deve se dar de forma rápida, não deixando a vaga em aberto por muito tempo.

A lei autoriza a contratação de até 250 professores substitutos, com vínculo de 6 meses, podendo ser renovado por mais 3 vezes, sem ultrapassar 2 anos. Os contratados receberão o piso salarial para a categoria e farão jus a décimo terceiro e férias acrescidas de um terço.

Para a secretária de Educação, Justina Iva, a sanção da lei representa uma avanço imenso para Parnamirim. “Com a aprovação desta lei, vamos garantir que não falte professor em nossas salas de aula”, disse. O próximo passo é a implementação de um novo processo seletivo para a contratação dos profissionais de magistério.

Prefeitura de Parnamirim: Agentes da Guarda Municipal iniciam treinamento e instrução de tiro nesta segunda-feira, 2

Divulgação

Entregue à população há pouco mais de um ano e meio, a Guarda Municipal de Parnamirim caminha a passos largos para o trabalho com o uso de armas letais e não letais. Na semana passada os agentes foram devidamente apresentados e treinados para fazer o uso de armas não letais e, já nesta segunda-feira (2), foi iniciado o curso de instrução de tiro, que é o primeiro passo para a capacitação dos agentes para a posterior atuação nas ruas com armas de fogo.

O efetivo da Guarda Municipal será capacitado em duas turmas, com foco em teoria e prática. Estiveram presentes na apresentação do curso o secretário de Segurança de Parnamirim, Coronel Marcondes Pinheiro, o representante do legislativo municipal, vereador Vavá Azevedo e o comandante da Guarda, Capitão Torres.

Ao anunciar o início dos trabalhos, o secretário Marcondes disse que a luta e suor derramados para que o início do curso chegasse são conhecidos por todos. “Desejo que os agentes aproveitem o curso e que todos sejam aprovados. Nossa população anseia pelo trabalho de qualidade da Guarda Municipal”, disse.

Convidado pelo secretário da Sesdem, o edil Vavá Azevedo disse que o curso é de suma importância para a cidade. “Os agentes de nossa Guarda já são excelentes e têm seu trabalho reconhecido pela casa legislativa de Parnamirim. Esse curso contribui demais para a nossa segurança pública”, lembrou.

O comandante da Guarda, Capitão Torres, disse que a duração do curso é de 100h e será ministrado para duas turmas com 33 agentes cada. Ao final, uma avaliação técnica de caráter eliminatório será aplicada. “Finalizado o curso, firmaremos um termo de cooperação com a Polícia Federal para a concessão do porte de armas aos nossos agentes”, acrescentou.

Com menos de dois anos de funcionamento, a Guarda Municipal de Parnamirim vem mostrando seu valor. Com atuação em diversas ocorrências diariamente, o órgão municipal representa um importante braço da segurança pública em Parnamirim. Os elogios vêm inclusive das próprias forças de segurança, como a Polícia Militar. No evento que marcou os 25 anos do Batalhão de Parnamirim, os agentes enalteceram em diversas oportunidades o trabalho da Guarda.

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Prazo para o segundo processo seletivo de 2021 termina no dia 6

Divulgação

Estudantes de todo o país que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que pretendem estudar em uma universidade pública podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta terça-feira (3).

Desenvolvido e administrado pelo Ministério da Educação, o sistema é usado para selecionar os candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior a partir das notas obtidas no Enem.

O prazo de inscrições para o segundo processo seletivo de 2021 se encerra na próxima sexta-feira (6). Para participar da seleção, os interessados devem ter obtido nota maior que zero na redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro.

Na página do sistema é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando por cidades, cursos e instituições. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso. Será possível alterar as opções durante o período das inscrições.

Conforme o cronograma divulgado pelo ministério, o resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto. As matrículas serão abertas no dia 11, se estendendo até o dia 16 de agosto. De 10 a 16 de agosto, estarão abertas as inscrições para a lista de espera por vagas remanescentes, cujos contemplados serão anunciados no dia 18.

fonte: agência Brasil

Governo do RN: Programa de rádio leva educação a jovens e adultos no Seridó

Divulgação

Em visita à Décima Diretoria Regional de Educação (Direc) no município de Caicó, nesta segunda-feira, 02, a governadora professora Fátima Bezerra participou do ato de descerramento da placa da “Rádio Educacional Lucinete Costa”. A rádio foi criada na atual gestão em função das necessidades impostas pela pandemia da Covid-19 quando os professores se depararam com o desafio de atender de forma não presencial a educação de jovens e adultos.

“Fico feliz e comovida por ver a dedicação de vocês dando demonstração de amor e zelo ao serviço público e à coletividade. Sou servidora pública como vocês, hoje na condição de governadora, e estamos reconhecendo o valor da professora Lucinete na educação de jovens e adultos”, afirmou Fátima Bezerra.

A governadora pontuou que a rádio tem função na pandemia, mas tem também a função de expandir a educação e chegar a jovens e adultos. “Lucinete é da minha geração e construímos o movimento pelo fortalecimento da educação e por esta causa continuamos lutando até hoje. O governo zela pela educação inclusive lançamos o PNEP que vai investir R$ 400 milhões, o maior programa da história da educação potiguar. Lucinete deixa legado da educação com inclusão. Rádio é o meio de comunicação mais popular e democrático”, declarou.

Fabíola Dantas, assessora pedagógica da Educação de Jovens e Adultos da 10ª Direc, motivada pela Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Sueja) da Seec, sugeriu um programa de rádio, que não precisasse de internet para beneficiar maior número de alunos. A proposta foi encaminhada à Sueja e feito contato com a Rádio Rural de Caicó, que tem trabalho voltado à educação desde a época do MEB – Movimento de Educação de Base (1970-1980) – e é vinculada à Fundação Educacional Santana, emissora de educação rural de Caicó.

A pandemia da covid-19 reativou a experiência da educação pelo rádio, como precursora da educação à distância, e como mais uma ferramenta didática e tecnológica. As aulas começaram com programa diário, às 19h, na Rádio Rural de Caicó, seguindo a proposta paulofreiriana de educação.

Lucinete Costa, que já tinha experiência com o MEB, era coordenadora pedagógica do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Senador Guerra, instituição de Educação de Jovens e Adultos em Caicó, participou da criação do programa durante a pandemia e conseguiu levá-lo para as escolas e para o sistema prisional, que passaram a fazer parte do “Programa EJA em Ação”. Lucinete faleceu vitimada por infarto, em 23 de dezembro de 2020, aos 62 anos de idade.

Para fazer o programa, os educadores tinham que gravar na Rádio Rural de Caicó. Devido ao agravamento da pandemia, perceberam a necessidade de montar um estúdio dentro da 10ª Direc. O programa é gravado no estúdio da Direc e é transmitido pela Rádio Rural.

A rádio da Direc agora é denominada Rádio Educacional Lucinete Costa. As aulas são transmitidas às segundas, terças e quintas-feiras. Com a volta às aulas presenciais, no sistema híbrido, está em processo de avaliação, junto aos alunos, se continuam com o “Programa EJA em Ação”;

EXPOSIÇÃO

Na ocasião do descerramento da placa da rádio, o Setor de Arte e Cultura da 10ª DIREC apresentou a exposição “Vivências gráficas na escola”, uma mostra didática do estudante Deyvid Abdon, da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim. Aluno do professor de artes Valentin dos Santos, na época do Ensino Fundamental, Deyvid fez a exposição para a sala de Arte e Cultura. 0 professor Valentin é diretor de Arte e Cultura da 10ª Direc, criada na atual gestão estadual.

A Décima Direc também disponibiliza o “Cantinho da Saudade” – local para cuidar do emocional, necessidade constatada na pandemia. No local os nomes das vítimas da Covid-19, familiares dos profissionais da Direc, estão escritos no plural: “Nêgas, Antônias…” etc.

O ato na Direc de Caicó também ressaltou a importância da Lei 10.915, de 02 de junho de 2021, de autoria do deputado Francisco do PT, que estabeleceu a prioridade aos profissionais da rede pública e privada da educação em efetivo exercício da atividade na vacinação contra a Covid-19, no Rio Grande do Norte. A cantora Cocota, que também é a merendeira/copeira da Direc, cantou músicas regionais.

Na Regional de Educação em Caicó, a governadora esteve acompanhada da secretária adjunta da Educação, Márcia Gurgel, secretários Fernando Mineiro (Segri) e coordenador do programa Governo Cidadão, Gustavo Coelho (Sin), Guilherme Saldanha (Sape), João Maria Cavalcanti (Semarh), assessora da Potigás, Samanda Alves. Vereador em Caicó, Andinho Duarte. O deputado Francisco do PT representou a Assembleia Legislativa

Deputado Kelps Lima solicita reforma da Casa do Estudante de Caicó

Divulgação

Fundada no ano de 1960, a Casa do Estudante de Caicó vem apoiando por décadas os alunos da região Seridó e até de outros Estados que se deslocam para estudar neste município polo. Necessitando de reforma urgente, o pleito foi apresentado pelo deputado Kelps Lima (SDD), que enviou requerimento ao governo estadual, através da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).

“O imóvel está em situação crítica. Telhas quebradas, portão sem fechadura, infestação de cupins, infiltração nas paredes e risco de desabamento, são alguns dos problemas verificados”, justifica o parlamentar.

São duas casas, uma feminina e outra masculina. De acordo com o deputado, as duas unidades necessitam de reforma urgente,mas, principalmente, a masculina que está prestes a desabar. “A importância da Casa do Estudante é singular para o futuro dos estudantes e de acordo com o presidente da entidade, João Batista Félix, desde o ano de 1995 não foi feita uma reforma estruturante, apenas reparos e pintura”, reforça Kelps.

Atualmente são 65 alunos que estão lá instalados, sendo 22 alunos de cidades do RN, quatro alunos de cidades da Paraíba  e três alunos do Ceará.Fundada em 20 de novembro de 1960, está localizada no antigo casarão de Dr. Pires Ferreira, no centro histórico de Caicó, construído há mais de 204 anos, antes mesmo que a cidade de Caicó fosse emancipada politicamente

Fecomércio: ITA Linhas Aéreas chega em solo potiguar

Fruto da articulação do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), a primeira aeronave da mais nova companhia aérea brasileira, ITA Linhas Aéreas, pousou em solo potiguar na madrugada de hoje (02) às 2h30. Essa é mais uma ação para fomentar a retomada do turismo do Rio Grande do Norte. A ITA Linhas Aéreas amplia a oferta de voos para o RN, iniciando com voos do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e ainda neste mês, iniciará novas operações partindo do Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro. Dois importantes polos emissores de turistas para o Rio Grande do Norte.

Para celebrar o voo inaugural, durante o embarque em São Paulo os passageiros receberam brindes promocionais do destino, Visite Rio Grande do Norte (@visiteriograndedonorte), e no decorrer do voo foram sorteados passeios turísticos. A secretária de turismo, Aninha Costa e  o presidente da Emprotur, Bruno Reis, prestigiaram o voo inaugural. “O governo da professora Fátima Bezerra reconhece o turismo como uma das principais atividades econômicas e nós temos trabalhado firmes como foco na retomada, por isso estamos entre as primeiras localidades a compor a malha da ITA, resultado do diálogo constante que mantivemos com a diretoria da empresa, sempre colocando o Estado como parceiro”, destacou a titular do turismo.

Na chegada ao RN, ocorreu ainda o tradicional batismo da aeronave em solo e uma recepção especial no Aeroporto Internacional Aluízio Alves feita pela equipe da Emprotur para os passageiros e tripulação do voo. Participaram da ação os representantes do Governo do RN; o CEO da ITA, Adalberto Bogsan; o vice-presidente metro-ferroviário da ITA, Jean Pejo; o diretor comercial da ITA, Fabiano Oliveira; o secretário de turismo do município de Natal, Fernando Fernandes;  o presidente da ABIH/RN, Abdon Gosson; gerente executiva da ABIH/RN, Gabriela Duarte; a presidente da ABAV/RN, Michelle Pereira, além de jornalistas e criadores de conteúdo convidados.