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Whindersson Nunes retorna a Natal com o espetáculo “Isso Definitivamente Não é um Culto”

 

Após o sucesso de “Isso Não é um Culto”, que percorreu o Brasil em 2023, Whindersson Nunes está de volta aos palcos com um novo espetáculo que promete ainda mais humor, reflexão e irreverência. O comediante apresenta em Natal o especial inédito “Isso Definitivamente Não é um Culto”, nos dias 31 de outubro (sexta-feira), às 21h, e 1º de novembro (sábado), às 18h e 21h, no Teatro Riachuelo. A abertura da casa acontecerá uma hora antes de cada apresentação.

Os ingressos estão disponíveis no site uhuu.com e também na bilheteria do Teatro Riachuelo, que funciona de terça a sábado, das 14h às 20h, exceto feriados. Com ironia e sagacidade, Whindersson aborda no espetáculo temas como o fim do mundo, religião, redes sociais, atualidades e dilemas existenciais, sempre de forma bem-humorada e instigante. O show tem classificação indicativa de 16 anos, sendo necessária a presença de pais ou responsável legal para menores de idade.

Além da meia-entrada prevista em lei para estudantes, professores, idosos e pessoas com deficiência, o espetáculo também oferece condições especiais de acesso ao público. Clientes Unimed Natal têm direito a 50% de desconto em um ingresso, o mesmo benefício é válido para clientes CashMais e colaboradores da RedeMais, nesse caso exclusivamente na bilheteria. Já os titulares do Cartão Riachuelo podem adquirir até dois ingressos por CPF com 30% de desconto. Todos os descontos são limitados, pessoais e não cumulativos.

Com realização da Non Stop Produções e Art Rec Produções e produção local da Viva Entretenimento, “Isso Definitivamente Não é um Culto” promete ser uma experiência única para quem gosta de humor com identidade, trazendo de volta Whindersson Nunes aos palcos potiguares em duas noites que vão unir risadas, reflexões afiadas e a espontaneidade que transformou o artista em um dos maiores nomes da comédia no Brasil.

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Dr. Márcio Rêgo representa Unimed Natal no Congresso Internacional das Cooperativas em Belo Horizonte/MG

Evento reúne lideranças de todo o mundo para debater gestão, inovação e os rumos do cooperativismo global

A Unimed Natal está presente no World Coop Management 2025, maior congresso de liderança e estratégia do cooperativismo no Brasil, realizado em Belo Horizonte/MG. A cooperativa é representada pelo diretor-presidente, Dr. Márcio Rêgo, que também exerce a função de representante do Ramo Saúde na OCERN, integrando a comitiva potiguar formada por representantes de 32 cooperativas de diversos ramos do Rio Grande do Norte, além da equipe técnica da organização.

O evento reúne lideranças do cooperativismo mundial para dois dias de debates sobre gestão, intercooperação, tecnologia, inteligência artificial e os rumos do setor no cenário global.

Para Dr. Márcio Rêgo, a participação no congresso reforça o compromisso da Unimed Natal em acompanhar as transformações do cooperativismo e ampliar sua atuação no estado. “Estar em um evento como este é fundamental para ampliarmos nosso olhar sobre os desafios e oportunidades do cooperativismo. É um espaço de troca de experiências que nos inspira a levar novas ideias para nossas cooperativas e para a sociedade que atendemos”, afirmou.

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Colégio Teresa celebra Dia Internacional da Paz com abraço coletivo e atividades de reflexão

 

O Colégio Teresa realizou uma grande celebração pelo Dia Internacional da Paz, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e orientada pela UNESCO a ser vivenciada pelas escolas associadas – entre elas, a instituição de ensino potiguar.

A programação contou com a participação de todos os alunos e da comunidade educativa, reforçando o compromisso do colégio com a cultura da paz e estimulando práticas de convivência harmoniosa no ambiente escolar e na sociedade.

O momento foi marcado por atividades de reflexão, partilha e um gesto simbólico emocionante: o abraço coletivo à escola, acompanhado por balões e lenços brancos, representando a unidade, a esperança e o desejo por um mundo mais fraterno.

Segundo a diretora pedagógica Maria Ferreira, a iniciativa buscou ir além da data comemorativa, promovendo uma vivência de sensibilização e engajamento que reafirma os valores cultivados diariamente na prática pedagógica.

“Acreditamos que a educação é um instrumento fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica. Essa celebração reforça a importância de cultivar, desde cedo, atitudes de respeito, diálogo e solidariedade”, destacou Maria Ferreira.

A ação fez parte do calendário institucional e reforça o compromisso do Colégio Teresa em alinhar sua atuação às diretrizes internacionais de promoção da paz e da cidadania.

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Educação de idiomas resiste às crises e cresce acima da média do franchising

Investir em uma escola de inglês tem se mostrado uma decisão segura mesmo em cenários de instabilidade. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de educação avançou 7,8% nos últimos 12 meses, acima da média do franchising nacional. Entre as redes de destaque está a KNN, que já atendeu mais de 1 milhão de alunos em todo o país e oferece não apenas cursos de inglês, mas também espanhol, francês, alemão e italiano, o que amplia a base de alunos e o potencial de receita para cada franqueado.

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Créditos: Descrito nos arquivos.

Setembro, 2025 – Em um cenário de juros altos (15% a.a.), inflação acumulada de 5,23% e queda na confiança do consumidor, o setor de franquias segue aquecido no Brasil. O último relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que o franchising faturou R$ 278,4 bilhões nos últimos 12 meses, um avanço de 11,2% em relação ao período anterior. Entre os segmentos, a educação desponta com crescimento de 7,8%, acima da média da economia brasileira e consolidando-se como um dos setores mais resilientes do franchising.

A alta reflete a procura constante por cursos de inglês, que permanecem como prioridade mesmo em períodos de instabilidade. Apenas 1% dos brasileiros é considerado fluente em inglês, segundo estudo internacional, o que evidencia o tamanho do mercado potencial. Por conta disto, redes como a KNN Idiomas ganham destaque ao oferecer um modelo de negócio estruturado, com suporte contínuo e ticket médio elevado, o que garante a previsibilidade e a margem atrativa para franqueados.

“Investir em franquias de educação, especialmente em idiomas, é apostar em um setor que se mantém relevante em qualquer cenário econômico. O inglês continua sendo um passaporte para melhores oportunidades profissionais e acadêmicas, o que sustenta a demanda e dá segurança ao franqueado”, afirma Reginaldo Kaeneêne Santos, CEO da KNN Idiomas.

Casos de franqueados que expandiram suas operações em meio à instabilidade confirmam a força do modelo. Além do inglês, a rede oferece também espanhol, francês, alemão e italiano, o que amplia as possibilidades de atendimento a diferentes perfis de alunos e garante novas fontes de receita para o franqueado. O resultado é uma equação que combina resiliência, escalabilidade e alto potencial de retorno, características valorizadas por investidores que buscam estabilidade no franchising.

Sobre a KNN Idiomas

Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.

Mais informações: www.knnidiomas.com.br

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Plataforma de captação e governança social nascida no Nordeste já distribuiu mais de R$ 4 milhões a projetos sociais

REAPP

Jovemar Júnior

Aplicativo está disponível para as organizações sociais que tiverem interesse em aumentar a captação de recursos e se conectar com empresas e doadores

Uma social tech criada no Maranhão conecta organizações sociais a empresas e doadores. A Reapp Mobi, uma plataforma de captação de recursos e governança comunitária, nasceu a partir da experiência do publicitário Jovemar Júnior, que após atuar no setor privado, decidiu direcionar sua carreira ao fortalecimento do terceiro setor.

O ponto de virada veio em 2016, quando o publicitário conheceu o trabalho de uma escola comunitária em seu bairro de infância, em São Luís (MA). A experiência o inspirou a criar a primeira agência de comunicação da região dedicada exclusivamente a organizações da sociedade civil (OSCs). Com a pandemia de Covid-19, em 2020, o financiamento de projetos sociais foi fortemente impactado, já que a maior parte dos recursos se concentrou na ajuda humanitária. Diante disso, Jovemar passou a buscar alternativas, como as leis de incentivo à cidadania fiscal, até chegar à ideia de desenvolver uma solução capaz de aproximar organizações sociais, doadores e empresas.

“A Reapp nasceu para diminuir a lacuna de comunicação entre as ONGs e os analistas de projetos. Muitas instituições têm dificuldade em apresentar seus dados de forma corporativa, e isso limita o acesso a financiamento. A nossa plataforma organiza essas informações e entrega dashboards personalizados que facilitam a análise e agilizam a tomada de decisão, aumentando a produtividade e a distribuição de recursos para quem mais precisa”, afirma o diretor-executivo da Reapp Mobi.

Lançado em 2025, o aplicativo da Reapp Mobi foi resultado de um processo de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade de Lancaster, no Reino Unido, dentro do programa Digital Good Network. Foi a única iniciativa do nordeste a integrar este programa. A plataforma foi construída de forma colaborativa com 18 instituições de São Luís, garantindo que a interface atendesse às demandas reais das organizações sociais. Hoje, o aplicativo reúne 110 instituições de 12 estados em sua comunidade no WhatsApp e trabalha para expandir sua presença. A meta até o fim deste ano é alcançar 450 organizações cadastradas, 2.500 usuários doadores e três empresas contratando seus serviços.

Com interface inspirada nas redes sociais, a Reapp Mobi já teve mais de 25 projetos incentivados e distribuiu mais de R$ 4 milhões para organizações sociais, conectando 110 instituições de diferentes regiões do Brasil e impactando mais de 2.600 famílias pelos projetos apoiados. A social tech atua no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, que tem o propósito de fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Como funciona

O uso do aplicativo é simples. As organizações interessadas em ampliar sua captação de recursos podem baixar o aplicativo pelo Google Play ou Apple Store, cadastrar seus projetos e passar por um processo de aprovação. Assim que aprovadas, passam a captar recursos financeiros, materiais e humanos. Para empresas e doadores, a plataforma disponibiliza relatórios em tempo real e monitoramento detalhado do impacto social. “Atualmente, a Reapp retém 30% dos recursos captados pelas ONGs, mas a meta é tornar essa funcionalidade gratuita por meio do financiamento de empresas, que pagarão uma taxa mensal para monitorar as atividades das instituições em seu ecossistema”, complementa Jovemar.

Além da proposta tecnológica, o Reapp adota um modelo de gestão diferenciado e se posiciona como um negócio de impacto decolonial, voltado à desconcentração de poder e recursos. Embora tenha operações em São Paulo, a sede permanece no Maranhão, o que Jovemar considera um simbolismo importante por estar fora dos grandes centros. “Nossa ideia é trabalhar todas as posições de forma horizontal. Todo mundo tem a mesma importância e o mesmo poder de decisão na hora de realizar o trabalho de gestão”, comenta o fundador da Reapp Mobi. 

Organizações beneficiadas

Integrante da plataforma desde 2023, para Ana Lucia Amstalden, do Instituto Céu Azul, de Piracicaba (SP), a inovação e a experiência da equipe foram decisivas para sua aproximação à iniciativa. A parceria envolveu troca de expertise e colaboração na etapa de concepção e criação do Instituto. “O que me faz estar ao lado da Reapp é essa inovação e o conhecimento. Há muito tempo ele (Jovemar) já transita em parcerias e trabalhos, com esse olhar atento em relação às necessidades, às fragilidades e também à potência das instituições. Esse olhar inovador e tecnológico, buscando trazer o que tem de mais moderno para o terceiro setor, é algo que nos aproxima. Eu também acredito que seja porque o app tem um propósito e quer deixar um legado, e isso vem de encontro com aquilo que nós fazemos no Instituto Céu Azul”, destaca.

Em Piracicaba, outra parceria de destaque é com a Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apaspi). Para a presidente Silvia Sampaio José, a colaboração com a Reapp abriu novas frentes na captação de recursos e trouxe resultados significativos. “Nos ajudou muito nos últimos anos com a nossa caminhada para um fortalecimento financeiro e melhorias em nossos atendimentos e ambientes para os assistidos”, comenta.

No Nordeste, em São Luís, o Instituto Santa Clara também se beneficiou da atuação da Reapp. A gestora Raimunda Silva relatou como a parceria contribuiu para a organização e fortalecimento da instituição. “Conhecemos a Reapp em um momento muito difícil da nossa instituição, em que estávamos em busca e construção de uma identidade forte, mas sem condições financeiras para dar continuidade às ações. A captação de recursos foi fundamental. Conseguimos organizar a instituição internamente, participando de reuniões e workshops, e isso nos deu uma nova visão de como estruturar uma OSC com várias ações”.

Raimunda acrescenta que a iniciativa “fortalece pequenas organizações, promove diálogos e forma redes de apoio, abraçando todas as instituições, independentemente do tempo de atuação ou condições financeiras”. Mais informações podem ser acessadas em @reappmobi e no site oficial reappmobi.org.

 

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Marcella Freire é coroada Miss RN 2025 em noite histórica em São Miguel do Gostoso

 

O litoral potiguar viveu uma noite inesquecível na última sexta-feira (19), quando a praia da Xêpa, em São Miguel do Gostoso, se transformou em passarela para sediar, pela primeira vez, o Miss RN em um cenário paradisíaco e aberto ao público.

Diante de um espetáculo que uniu beleza, cultura e turismo, a jovem Marcella Freire, representante de São José do Campestre, brilhou intensamente e conquistou o título de Miss RN 2025, entre 19 concorrentes que desfilaram graça, elegância e carisma. Agora, Marcella carrega o sonho potiguar rumo ao Miss Brasil Beleza Internacional, que acontecerá no próximo dia 8 de outubro.

O evento — uma realização do Sistema Metropolitano de Comunicação, com apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso e coordenação do jornalista Rannier Lira — impressionou pela grandiosidade. Uma verdadeira estrutura foi montada sobre a areia da praia, trazendo sofisticação e encantamento a uma das cidades turísticas mais charmosas do Rio Grande do Norte.

Experiências que foram além da passarela

Muito antes do desfile final, as candidatas viveram dias de experiências transformadoras. Elas participaram da ação “Um Sorriso do Tamanho do Brasil”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em parceria com a Colgate, reforçando o compromisso social do concurso.

Também mergulharam nas tradições do nosso estado ao visitar o Reduto das Labirinteiras, espaço que preserva o bordado em labirinto, uma joia artesanal potiguar passada de geração em geração.

Para completar, viveram momentos de glamour em um jantar de gala no restaurante Nanii, que uniu a alta gastronomia ao acolhimento típico de Gostoso.

Um concurso que é identidade potiguar

Para o coordenador Rannier Lira, a edição 2025 marca um novo capítulo na história do Miss RN: “O Miss RN é mais do que um concurso. É uma plataforma que valoriza a cultura potiguar, dá voz às mulheres e projeta o Rio Grande do Norte no cenário nacional. Realizar essa edição em São Miguel do Gostoso é unir beleza, turismo e identidade em um só espetáculo.”

A vitória de Marcella Freire não é apenas a realização de um sonho individual, mas também a celebração da força e do encanto da mulher potiguar — que, de São José do Campestre ao mundo, agora se prepara para brilhar em mais um palco de dimensões nacionais.

MARCELA FREIRE

 

Marcella Freire, tem anos, 1,75m de altura, e é natural de São José do Campestre.

Formada em Serviço Social pela UFRN, Marcella foi premiada em 2023 com a melhor monografia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, com o tema “As determinações sociais do adoecimento mental das mulheres”.

Também possui diploma Latino-Americano em Alienação Parental e Trabalho Social pela Universidade Simón Bolívar e é pós-graduanda em Psicanálise e Análise do Contemporâneo pela PUC-RS.

Além de miss, Marcella é vegana e atua na defesa do veganismo ético, dos direitos dos animais e da sociedade. Aprovada em concurso público, é analista judiciária do TJ/RN e agora se prepara para levar o nome do Rio Grande do Norte ao cenário nacional da beleza.

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Viva Promoções lança programa de estágio que conecta educação e prática profissional

A Viva Promoções, produtora de eventos com mais de 20 anos de atuação no mercado, anuncia o lançamento do VivaProd, um projeto inovador de estágio que une formação acadêmica e experiência prática. Criado como forma de celebrar as duas décadas de trajetória da empresa, o programa tem como objetivo preparar jovens talentos e conectá-los diretamente ao universo dos eventos.

Em sua primeira edição, o VivaProd deve impactar cerca de 70 alunos universitários de diferentes áreas do conhecimento, como publicidade, audiovisual, jornalismo, design gráfico, design de moda e arquitetura. A proposta é oferecer uma vivência imersiva dentro do processo de criação, planejamento, operação, execução e finalização dos mais de 30 eventos anuais realizados pela Viva Promoções.

“O VivaProd é a chance de formar uma nova geração de profissionais que entendem, na prática, como funciona o universo dos eventos. Para nós, é motivo de enorme satisfação compartilhar o que aprendemos nesses 20 anos de trajetória e devolver à sociedade em forma de conhecimento e oportunidade”, destaca Fellipe Fernando, CEO da Viva Promoções.

O programa foi desenvolvido em parceria com a Agência Escola da UNP, reconhecida por promover projetos que aproximam o ambiente acadêmico das demandas reais do mercado de trabalho. A união garante ao VivaProd uma base educacional sólida, aliada a um olhar pedagógico que transforma cada atividade em aprendizado efetivo.

A experiência proporcionada aos estudantes pretende não apenas ampliar suas competências técnicas, mas também estimular a criatividade e preparar uma nova geração de profissionais para os desafios da indústria criativa no Rio Grande do Norte e no Brasil.

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Seminário Nacional sobre Neurodiversidade: Tecnologia REAC®️ e Políticas Públicas para TEA, TDAH e Outras Condições

 

O Seminário tem como proposta promover um debate multiprofissional sobre a atenção integral às pessoas neurodivergentes — em especial aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — e os desafios vividos pelas chamadas famílias atípicas. O evento será realizado no próximo dia 29 de setembro de 2025, das 19h às 21h, no Salão de Eventos do Hotel Praiamar Arena, em Natal/RN.

A palestra Magna Internacional será o ponto alto da programação com a palestra do médico, Salvatore Rinaldi, neurofisiopatologista italiano que há mais de 30 anos dedica-se à investigação científica dos efeitos das alterações epigenéticas – estudo das mudanças na expressão gênica que não alteram a sequência de DNA – no corpo humano. Fundador do Instituto Rinaldi Fontani, em Florença, na Itália, Rinaldi é o idealizador da Tecnologia REAC®️ (Radio Electric Asymmetric Conveyer), um método pioneiro de neuromodulação e biomodulação.

De acordo com o pesquisador “O maior desafio da ciência atual não é apenas tratar sintomas, mas ajudar o corpo a reencontrar sua capacidade natural de autorregulação. A Tecnologia REAC®️ nasce justamente dessa busca: reorganizar funções comprometidas e abrir caminhos para uma melhor qualidade de vida.” Explica Dr. Salvatore Rinaldi.

Para o Brasil trata-se de um evento inédito em território nacional, reunindo especialistas e profissionais de diferentes áreas para discutir, de forma integrada, ciência, saúde e políticas públicas voltadas à neurodiversidade. A expectativa é que o encontro não apenas apresente novas perspectivas terapêuticas, mas também fortaleça o debate sobre inclusão, autonomia e cidadania de pessoas neurodivergentes.

O seminário é voltado a pediatras, psiquiatras, neurologistas, psicólogos e neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e estudantes das áreas de saúde e educação. O evento contará com tradução simultânea do italiano para o português.

Inscrições
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas e podem se esgotar rapidamente, conforme a demanda será realizada pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/seminario-nacional-sobre-neurodiversidade/3124956?referrer=www.google.com

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Mulheres trocam CLT pelo próprio negócio em busca da autonomia financeira e tempo livre

Muitas brasileiras optam por deixar a estabilidade da CLT para empreender, em um movimento crescente e respaldado por números. Segundo pesquisa da Mastercard e da Opinium Research, divulgada em 2025, revela que 80% das mulheres, no Brasil, já consideraram abrir ou administrar um negócio próprio, mas 53% ainda não conseguiram dar o primeiro passo, sendo a falta de financiamento citada como principal barreira por 37% delas.

A quebra de estereótipos na sociedade brasileira é relevante. Dados do Sebrae apontam que o Brasil atingiu 10,3 milhões de mulheres donas de negócios em 2022, o que representa um crescimento de 30% em relação a 2021 e recorde desde 2016. Ainda de acordo com o GEM, mulheres representam 46% dos empreendedores iniciais no país, sendo que 40% planejam criar de uma a cinco vagas de trabalho, mostrando seu potencial gerador de renda e impacto econômico. O panorama mostra uma transição para um protagonismo na economia real.

Mesmo diante desse avanço, muitas desigualdades persistem. Uma das maiores disparidades está no rendimento delas. Dados do Sebrae, com base na PNAD Contínua, revelam que o rendimento médio das empreendedoras no 4º trimestre de 2024 foi de R$ 2.867, ou seja, 24,4% inferior ao dos homens empreendedores. Essa diferença salarial aponta para desafios estruturais, que afetam principalmente as mulheres após a maternidade, somado à sobrecarga doméstica até a menor visibilidade de acesso a investimentos.

No entanto, mulheres como Jeane Seixas, sócia-diretora da Clínica Day Fono, exemplificam como foi possível contornar essas barreiras com uma visão clara de impacto profissional. Antes de se tornar uma empreendedora de sucesso, ela investiu em uma carreira sólida no mercado financeiro, no qual atuou por 15 anos e conquistou certificações de destaque, como CPA-10, CPA-20 e ANCOR, emitidas pela ANBIMA, além de se especializar em Auditoria em Serviços e Sistemas de Saúde.

Ela ressalta que, após deixar o setor financeiro, direcionou sua experiência para a saúde com uma visão estratégica voltada ao cuidado clínico. Sua decisão também esteve ligada à gestão de tempo, pois, como mãe, escolheu valorizar momentos preciosos ao lado dos filhos, acompanhando de perto cada etapa do crescimento deles, um privilégio que não teria na condição de CLT. Essa escolha revela não apenas coragem, mas também sensibilidade em alinhar carreira e maternidade. Jeane conquistou ainda certificações em metodologias terapêuticas e instrumentos de intervenção reconhecidos internacionalmente, como ABA, Denver (ESDM), VB-MAPP, Integração Sensorial e Seletividade Alimentar.

Muito mais do que histórias individuais, a conquista de mulheres empreendedoras representa relevância econômica e social. Segundo o GEM 2023, entre os 47,7 milhões de potenciais empreendedores até 2026, 54,6% são mulheres, maior participação proporcional registrada, invertendo o domínio masculino de anos anteriores. O cenário reforça que a independência profissional desafia normas, mas cria novas dinâmicas de crescimento, inovação e inclusão.

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Turnê “Trilhas de Cinema” da Filarmônica UFRN leva emoção das telonas a São Miguel do Gostoso

Concerto gratuito acontece dia 26 de setembro, com trilhas de sucessos como Star Wars, O Rei Leão e Game of Thrones – projeto inclui oficinas formativas para músicos locais.

Com sua atmosfera rústica, praias paradisíacas e céus de pôr do sol inesquecíveis, São Miguel do Gostoso não é apenas destino turístico, mas também porto de chegada para iniciativas culturais transformadoras. No próximo dia 26 de setembro, às 19h, o Ginásio Poliesportivo João Guardiano Bezerra Júnior vai exalar musicalidade e cinema . O município recebe o espetáculo “Trilhas de Cinema”, da Filarmônica UFRN, que transforma temas de grandes filmes em uma envolvente experiência sinfônica. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir de 1 hora antes da apresentação, no local.

No repertório, obras icônicas que marcaram gerações nas telas do cinema e da televisão, como Star Wars, O Rei Leão, Game of Thrones, Piratas do Caribe e Indiana Jones, prometem emocionar o público e transformar a noite em um verdadeiro espetáculo de som e imagem.

“Nosso trabalho vai além do palco, ele tem um caráter educativo. A música atua como uma conexão, um caminho direto para o que há de mais humano e transformador em cada pessoa. Levamos arte, mas também descobrimos histórias e revelamos talentos pelos lugares por onde passamos”, destaca o maestro André Muniz, regente da Filarmônica UFRN.

Oficinas “Sons Interiores” fortalecem formação musical no interior

A turnê “Trilhas de Cinema” carrega consigo uma proposta social e educativa: as oficinas gratuitas “Sons Interiores”, que integram a programação em cada cidade visitada. Em São Miguel do Gostoso, haverá concertos didáticos que acontecem nos dias 24 e 25 de setembro, nas escolas municipais Cel. Zuza Torres e Prof. Ana Ribeiro Barbosa – nos turnos matutinos e vespertinos em cada escola.

A produtora da Filarmônica, Fernanda Ferreira, comenta sobre os impactos socioeducativos de ações como essas. “Criar novos públicos, ouvintes da música de concerto é democratizar o acesso à cultura, que fomenta o desenvolvimento humano, mas também criar mercados para os músicos que são formados em nossa Orquestra e que alimentam as estruturas da  Economia Criativa”.

Com apoio do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT-RN), que destinou R$ 316,7 mil ao projeto, as oficinas oferecem capacitação técnica, masterclasses com músicos da orquestra e intercâmbio artístico com instituições locais, como bandas e escolas de música. A iniciativa visa qualificar talentos e gerar oportunidades reais de trabalho no setor musical, especialmente em comunidades com pouco acesso à formação especializada.

Música, inclusão e interiorização cultural

A Filarmônica UFRN, vinculada à Escola de Música da universidade, é reconhecida como uma das orquestras mais atuantes do Nordeste. Como projeto de extensão, alia a excelência artística ao compromisso com a formação prática de estudantes e com o impacto social.

Além de São Miguel do Gostoso, a turnê segue para outras cidades do Rio Grande do Norte: Mossoró – 02 de outubro;  Luís Gomes – 03 de outubro e Caicó – 09 de novembro.
Em cada parada, a proposta se repete: levar a música sinfônica a novos públicos e fortalecer a cultura como vetor de desenvolvimento humano e profissional.

SERVIÇO
Trilhas de Cinema – Filarmônica UFRN
Data: 26 de setembro (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Ginásio Poliesportivo João Guardiano Bezerra Júnior – São Miguel do Gostoso/RN
Entrada: Gratuita (retirada 1h antes no local)
Classificação: Livre

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