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Setor de Serviços no RN registra alta de 3,7% em maio e mantém trajetória de expansão

Análise do Instituto Fecomércio RN destaca desempenho acima da média nacional e perspectivas positivas para 2025
O setor de Serviços do Rio Grande do Norte avançou 3,7% em maio de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, marcando o 14º resultado positivo consecutivo e posicionando-se praticamente no mesmo patamar da média nacional (+3,6%). Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, e reforçam a recuperação contínua do segmento potiguar, segundo o Instituto Fecomércio RN (IFC).
O dinamismo do segmento no RN supera até mesmo o observado em estados vizinhos, como o Ceará (+2,4%). Considerando o acumulado de janeiro a maio, o RN soma alta de 5,9%, revertendo o recuo de 0,8% observado no mesmo período de 2024 e superando com folga a média nacional de 2,5%.
Já no acumulado dos últimos 12 meses até maio, o crescimento chega a 7,5%, mais que o dobro do Brasil (+3,0%) e reforçando o Rio Grande do Norte entre os destaques do país.
Série histórica mostra crescimento sustentado
Com base nos indicadores da Pesquisa Mensal de Serviços, o Instituto Fecomércio RN identifica uma evolução do setor de serviços no RN nos últimos cinco anos, revertendo a forte retração na pandemia (2020), com recuperação forte em 2021 e crescimento sustentado entre 2022 e 2024.
Já em 2025 quando tomamos os 12 meses até maio, o crescimento é bem mais elevado e, mesmo quando tomamos o acumulado do ano até maio, a alta já fica acima do registrado em 2024.
“A retomada em 2025 sinaliza um novo ciclo de crescimento. O turismo do RN, por exemplo, também cresceu acima de 5% no acumulado do ano até maio. Até aqui, o setor de Serviços potiguar tem uma das altas mais robustas do país, refletindo uma economia local mais resiliente e diversificada”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Ele detalha que a continuidade desse ritmo dependerá da manutenção da confiança do consumidor, da retração das taxas de inflação e juros, e da capacidade do estado em ampliar sua vocação em serviços relacionados ao turismo, tecnologia e logística.
Considerando a sazonalidade favorável no segundo semestre (turismo, eventos, consumo natalino), o Instituto Fecomércio RN projeta um crescimento de entre 6,5% e 8% no acumulado de 2025 para o setor de serviços do RN, superando com folga a média nacional esperada, estimada entre 2,5% e 3,5%.
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Sistema Fecomércio RN promove ações gratuitas durante Natal Capital da Educação

Sesc oferece oficina de educação ambiental e Senac, palestras sobre oratória, Inteligência Artificial e inclusão
O Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc e do Senac, participa ativamente do projeto “Natal Capital da Educação”, promovendo capacitações gratuitas, oficinas ambientais e ações voltadas à valorização do educador. A iniciativa teve início na quinta-feira (17)  e se estende até o sábado (26), em diversos polos da cidade, com o objetivo de transformar Natal em referência nacional em práticas pedagógicas e contribuir para a elevação dos indicadores do ensino básico no estado.
“Acreditamos que cada etapa da formação – do letramento até o ato de empreender – é essencial para construir um futuro sólido para o Rio Grande do Norte. Por meio das ações do Senac e do Sesc, criamos oportunidades concretas de capacitação e desenvolvimento humano, que fortalecem o ensino e valorizam nossos educadores”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Oficina no Parque das Dunas ensinará a estimular contato com a natureza
A programação do Sistema Fecomércio no evento começa neste sábado (19), com a atuação do Sesc RN no Parque das Dunas. Das 9h às 11h, o Sesc realiza a oficina gratuita “Projeto Tinis: Terra das Crianças, um Legado de Experiências”, em formato de roda de conversa, aberta ao público de todas as idades, com capacidade para 40 pessoas, por ordem de chegada. A iniciativa foca no estímulo à conexão das crianças e da comunidade com a natureza, por meio da criação de espaços educativos sustentáveis, reforçando valores como o respeito ao meio ambiente e o protagonismo na aprendizagem.
O Projeto Tinis foi idealizado pela professora do Sesc Macaíba, Josefa Lucila, e surgiu do desejo de incorporar a natureza ao cotidiano escolar, conectando educação ambiental a práticas pedagógicas inovadoras dentro da programação da cidade, que por uma semana se transformou em verdadeiro polo de conhecimento.
Oratória, uso de IA e inclusão serão temas de palestras no Senac
Na próxima quarta-feira (23), o Senac RN assume a programação na Escola Técnica, localizada na Cidade Alta, das 8h às 16h30, com oficinas e palestras voltadas a profissionais em geral, educadores, estudantes de pedagogia e líderes educacionais.
Serão abordados temas como oratória, uso de Inteligência Artificial para produtividade e criação de imagens, inclusão escolar e formação docente. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas acessando a página Ecossistema Educação Inovadora, que estará disponível na home do Senac: www.rn.senac.br.
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São João de Natal movimentou R$ 188,6 milhões em 2025, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio RN

 
Público chegou a 938,5 mil pessoas, quatro vezes maior que em 2023 superando expectativa dos organizadores
 
A edição 2025 do São João de Natal impulsionou fortemente a economia da capital potiguar, segundo levantamento apresentado pelo Instituto Fecomércio RN (IFC RN) na quinta-feira (17), no Hotel-Escola Barreira Roxa. Em junho, o evento reuniu 938,5 mil pessoas –  um crescimento de mais de quatro vezes em relação a 2023, último ano em que foi realizado levantando pela entidade –  e movimentou R$ 188,6 milhões na economia local. Em 2023, o total havia sido de R$ 34,4 milhões.
A pesquisa mostrou que a maior parte do público foi formada por moradores de Natal (64,4%), enquanto turistas e visitantes representaram 35,6% dos presentes. Entre os visitantes, o gasto médio diário chegou a R$ 272,24, enquanto os residentes desembolsaram, em média, R$ 161,57 por dia. A renda média mensal dos entrevistados ficou em R$ 5.161,20. A festa agradou os participantes, cuja maioria foi atraída pelas festas gratuitas e programação. A nota média geral foi de 9,29 e mais de 95% do público ouvido diz que pretende voltar ao evento em 2026.
Evento movimentou segmentos de Comércio e Serviços
Para os empreendedores do Comércio e de Serviços, o impacto foi expressivo. Entre os empresários entrevistados, 76,6% avaliaram positivamente os efeitos dos festejos juninos nos negócios. O faturamento médio diário registrado durante o período foi de R$ 3.718,47, valor 46,6% superior ao apurado em 2023.
Além disso, 36% dos entrevistados afirmaram que precisaram contratar funcionários extras para dar conta da demanda, índice que no ano passado era de 22,1%. Para se preparar, 80,6% ampliaram seus estoques e 36,9% contrataram funcionários.
Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, os números comprovam o peso do evento para o desenvolvimento econômico e a valorização da cultura local. “O São João de Natal reafirma sua força como tradição que une pessoas, movimenta o turismo, gera oportunidades de trabalho e renda e fortalece a economia da nossa cidade”, destacou.
“É uma alegria receber esses números do São João e constatar que o que vivenciamos nas ruas se confirma nos resultados da pesquisa. Antes de tudo, meu agradecimento a todas as mãos que fizeram o São João de Natal acontecer – secretários, equipes técnicas das secretarias envolvidas, Polícia Militar do RN e Corpo de Bombeiros. Saber que o São João de Natal se consolidou como um evento de grande importância para a cidade, impulsionando o turismo, que é uma das molas propulsoras da nossa economia, nos enche de orgulho. E já estamos com o planejamento do Carnaval e São João 2026 em andamento”, afirmou Paulinho Freire, destacando ainda os milhares de alimentos e latas de leite arrecadados para distribuição para pessoas em vulnerabilidade, demonstrando um lado ainda mais social do evento.
Os principais dados da pesquisa estão disponíveis em: fecomerciorn.com.br/pesquisas
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Fecomércio RN lança página com orientações sobre a NR-1 voltadas às empresas do comércio

 
Conteúdo orienta empresas sobre as exigências legais e mostra como o Sesc RN contribui para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho
 
Com o objetivo de apoiar as empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no cumprimento da legislação trabalhista, a Fecomércio RN colocou no ar, nesta sexta-feira (11) uma landing page exclusiva com orientações sobre a nova versão da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), atualizada pelo Ministério do Trabalho.
A NR-1 estabelece as diretrizes gerais sobre saúde e segurança no trabalho, exigindo das empresas a identificação e o gerenciamento de riscos psicossociais — como assédio moral, metas abusivas, sobrecarga de trabalho e falta de suporte emocional. O conteúdo, disponível em fecomerciorn.com.br, apresenta de forma didática e prática as principais mudanças da norma e o impacto direto na rotina dos negócios.
“Além de explicar as exigências legais, a página também destaca como o Sesc RN, por meio de seus programas de saúde e bem-estar, tem apoiado as empresas no cumprimento da norma, promovendo ambientes de trabalho mais saudáveis, produtivos e alinhados à legislação”, pontuou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
A iniciativa integra o compromisso do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac com o fortalecimento do setor terciário e a valorização das boas práticas de gestão nas empresas potiguares. Com a nova NR-1, o cuidado com a saúde mental passa a ser uma responsabilidade legal. “O Sistema está e estará sempre ao lado dos empresários para garantir a informação e o suporte necessários”, concluiu Queiroz.
 
NR-1 é tema do Conexão Fecomércio RN
Também abordando os impactos da NR-1, foi ao ar nesta quinta-feira (10) um novo episódio do Podcast Conexão Fecomércio RN, disponível nas plataformas de streaming e no YouTube da Federação, além de ser veiculado pela Jovem Pan News. A convidada desta edição é Camila Nóbrega, diretora de Programas Sociais do Sesc RN, que detalha como a instituição tem apoiado empresas do setor no processo de implementação das exigências da norma, especialmente no que diz respeito ao cuidado com a saúde mental e à prevenção de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
A entrevista ainda apresenta uma visão ampliada sobre o papel do Sesc como braço social do Sistema Fecomércio RN, destacando ações práticas que contribuem para ambientes corporativos mais saudáveis, produtivos e em conformidade com a legislação trabalhista. Confira entrevista completa AQUI.
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Saiba como manter uma rotina de alimentação saudável durante as férias escolares

Nutricionista dá dicas práticas para lanches saudáveis, viagens e o envolvimento das crianças na cozinha

Durante as férias escolares, é comum que a rotina alimentar das crianças sofra alterações. Mesmo sem horários fixos, é possível manter uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Segundo a nutricionista Mayara Martins, professora da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, o período pode ser oportuno para apresentar novos alimentos e criar uma relação mais positiva com a comida. “Sem a correria do dia a dia, os pais ou responsáveis podem cozinhar com mais calma e envolver os filhos nesse processo, o que aumenta o interesse por alimentos saudáveis e naturais”, destaca.

Mayara orienta que além dos lanches mais práticos do dia a dia, a família pode usar a criatividade para chamar a atenção das crianças. “Na hora de montar os lanches, vale apostar em combinações simples que unam energia e proteína, como pão com ovo ou fruta com iogurte. Cortadores em forma de bichinhos, estrelas ou corações podem transformar frutas e legumes em opções mais atrativas para os pequenos”, diz.

Sobre o consumo de doces, a nutricionista recomenda alternativas caseiras e mais nutritivas. “Existem várias opções de guloseimas saudáveis que podem substituir os doces industrializados de forma muito mais nutritiva e segura para o dia a dia das crianças, sem o excesso de açúcar, corantes e conservantes, como bolos caseiros, sorvete de fruta congelada e cookies”, cita.

E para quem planeja realizar passeios ou viagens, a professora Mayara orienta também lembrar da alimentação. “Levar opções saudáveis de casa, manter a hidratação e, quando for necessário comer fora, fazer escolhas conscientes. Em longas viagens ou dias de passeio, estabelecer pausas para refeições e lanches. Isso evita fome excessiva e escolhas por impulso, como fast food ou doces em excesso”, reforça.

Em casa, a especialista diz que cozinhar com as crianças é uma ótima opção para inserir novos alimentos e também fortalecer vínculos. “Cozinhar pode ainda ser um momento de brincadeira, onde a criança explora formas, cores e texturas, despertando o interesse por novas combinações e sabores. Além disso, preparar alimentos juntos é uma excelente forma de criar memórias afetivas e de associar a alimentação saudável a momentos prazerosos em família”, recomenda.

E para finalizar, a nutricionista e docente da UnP dá a dica de uma receita para ser feita em família. “Uma boa sugestão para preparar com as crianças é o muffin de banana com aveia. Nutritivo e fácil de fazer, pode ser servido no lanche da manhã ou da tarde”, finaliza Mayara Martins.

Ingredientes:

  • 2 bananas maduras amassadas

  • 2 ovos

  • 1 xícara de aveia em flocos

  • 1/2 xícara de leite (ou bebida vegetal)

  • 2 colheres de sopa de óleo (ou manteiga derretida)

  • 1 colher de chá de fermento

  • Canela a gosto

  • Gotas de chocolate 70% cacau, uvas passas ou frutas picadas

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, distribua em forminhas e leve ao forno preaquecido a 180  °C por cerca de 20 a 25 minutos.

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Luto Pet: especialista destaca importância da nova proposta de lei aprovada em Natal

Empresa Vila

 

Projeto aprovado garante folga a servidores municipais em caso de morte de cães ou gatos e reforça a legitimidade do sofrimento emocional pela perda de um animal

A Câmara Municipal de Natal aprovou, recentemente, um projeto de lei que autoriza servidores públicos do Município a se ausentar do trabalho em caso de falecimento de seus animais de estimação – cães ou gatos. O texto, que agora segue para sanção do prefeito, tem repercutido positivamente e lança luz sobre um tema ainda pouco discutido, mas de profunda relevância emocional: o luto pet.

Para a psicóloga Anna Cláudia Abdon, especialista em luto e integrante da equipe multidisciplinar da Empresa Vila, esse reconhecimento é um passo importante para a saúde mental da população. “Animais de estimação fazem parte da família. A dor sentida com a perda de um pet pode ser tão intensa quanto a perda de um ente querido. Validar esse sofrimento é uma forma de acolher emocionalmente essas pessoas e de permitir que vivenciem o luto com dignidade”, destaca a profissional.

“O luto é sempre sobre o vínculo. E quando esse vínculo é profundo, como costuma ser entre humanos e seus animais, ele merece atenção, apoio e rituais de despedida”, complementa Anna Cláudia.

De acordo com o autor da proposta, vereador Robson Carvalho, “a proposição se coaduna com uma série de ações da sociedade, assim como do campo legislativo, na perspectiva de reconhecer os animais de estimação como sujeitos afetivos”. A fala reflete o crescente movimento social que reconhece os laços emocionais entre humanos e pets e a necessidade de políticas públicas que acolham esse tipo de relação.

Alta na demanda por rituais e serviços voltados ao luto pet

O crescimento desse debate no campo legislativo reflete uma tendência que também vem se manifestando no comportamento social. Cada vez mais pessoas têm buscado formas de homenagear e se despedir de seus pets de maneira respeitosa e personalizada, o que tem impulsionado o surgimento e fortalecimento de serviços voltados para este fim, como o Vila Pet, da Empresa Vila, referência em serviços funerários no RN.

Segundo Bruno Gondim, gestor de marketing da companhia, esse movimento acompanha uma mudança de percepção social sobre os animais. “Nos últimos anos, notamos um aumento expressivo na busca por serviços voltados à despedida dos pets. Isso mostra o quanto os vínculos afetivos com os animais estão sendo reconhecidos e valorizados. O luto pet deixou de ser um tabu e passou a ser entendido como uma vivência legítima, que merece espaço e cuidado”, finaliza.

Sobre a Empresa Vila

Com uma história de 76 anos marcada pelo bem servir, a Empresa Vila acolhe milhares de famílias potiguares e paraibanas em um dos momentos mais delicados da vida, que é a perda de um ente querido. A Empresa Vila possui unidades no Rio Grande do Norte e Paraíba, como a Sempre de Assistência Familiar, Crematório e Central de Velórios São José, Cemitério e Crematório Sempre Zona Norte, Vila Pet em Natal-RN, Cemitério Sempre Caicó, e Cemitério Sempre Mossoró.

Sinônimo de tradição, credibilidade, inovação, respeito aos clientes, parceiros e colaboradores, oferece serviços reconhecidos em âmbito nacional e internacional. Recentemente, a marca recebeu o Pursuit of Excellence Award 2024, prêmio internacional em reconhecimento à sua excelência na prestação de serviços. Além disso, em âmbito nacional, a Empresa Vila ganhou duas categorias do Prêmio Qualidade e Excelência ACEMBRA/SINCEP 2024.

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Expofruit 2025 abre inscrições para submissão de trabalhos científicos

A Expofruit 2025 – Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada anuncia a abertura do período de submissão de trabalhos científicos para sua próxima edição, que será realizada de 20 a 22 de agosto de 2025, em Mossoró.

Reconhecida como um dos principais eventos da fruticultura no Brasil e na América Latina, a Expofruit reúne pesquisadores, profissionais, empresas e instituições do setor em um ambiente de inovação e networking.

Os trabalhos serão publicados em formato de resumo expandido que tem um modelo disponível neste link no site da Expofruit e apresentados na forma de pôster durante a programação oficial da feira. O prazo para submissão vai de 14 a 25 de julho de 2025, através do link https://forms.gle/XHzj5G7AUeud6VK96.

A chamada é direcionada a estudantes, pesquisadores, professores, extensionistas e profissionais ligados à cadeia produtiva da fruticultura, que poderão compartilhar estudos, experiências e inovações tecnológicas.

Entre as áreas temáticas contempladas estão: Biotecnologia/Genética; Melhoramento Vegetal; Botânica e Fisiologia; Colheita e Pós-Colheita; Defesa Sanitária; Economia/Estatística; Fitotecnia; Irrigação; Processamento (Química e Bioquímica); Propagação Vegetal / Sementes, Solos e Nutrição de Plantas, entre outras.

A Expofruit 2025 reforça seu compromisso em estimular a pesquisa e o desenvolvimento científico na fruticultura, consolidando-se como vitrine de tecnologias, tendências e soluções para o setor.

Mais informações e orientações sobre a submissão estão disponíveis no edital disponível no site oficial do evento ou através do e-mail renataramayanet@gmail.com.

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Setor náutico participa de rodadas internacionais inéditas da ApexBrasil com compradores de quatro continentes

Reuniões de negócios ocorrerão, pela primeira vez, durante o Marina Itajaí Boat Show, maior evento do segmento no Sul do país, realizado de 03 a 06 de julho, em Itajaí (SC). O objetivo é gerar negócios e abrir novos mercados para as empresas brasileiras de diversos segmentos, fortalecendo a cadeia produtiva e ampliando seu alcance global.

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FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1WULUmb7IRu6bBzvESJDavEWXOiiffnP6?usp=sharing
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Julho, 2025 – Pela primeira vez, a indústria náutica brasileira será protagonista de rodadas internacionais de negócios com compradores estrangeiros. A iniciativa inédita, coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ocorrerá durante o Marina Itajaí Boat Show, maior evento náutico do Sul do país, realizado de 03 a 06 de julho em Itajaí (SC). A ação colocará frente a frente 15 empresas brasileiras e importadores de quatro continentes, em reuniões presenciais previamente agendadas com foco em exportações. A iniciativa busca gerar novas oportunidades comerciais e abrir mercados para fabricantes brasileiros de embarcações, motores, equipamentos, acessórios, tecnologias embarcadas e serviços especializados.

“Trata-se de um movimento histórico para a indústria náutica nacional. Pela primeira vez, teremos o setor integrado a um programa de estímulo às exportações dentro de um Boat Show. Essa parceria com a ApexBrasil fortalece toda a cadeia produtiva, posiciona o Brasil como exportador competitivo e insere nossas marcas no radar de mercados estratégicos”, afirma Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.

As rodadas ocorrerão nos dias 4 e 5 de julho, em espaço reservado dentro do Marina Itajaí Boat Show, reforçando o evento como um ambiente estratégico para novos acordos comerciais globais e também de demonstração dos produtos. A participação das empresas brasileiras foi definida a partir de um processo seletivo conduzido pela ApexBrasil, com base em critérios técnicos, como perfil exportador, potencial de oferta internacional e aderência à demanda dos compradores convidados. A seleção contempla empresas de diferentes segmentos e demonstra a diversidade e a força da indústria náutica brasileira.

A seleção dos compradores internacionais também seguiu critérios rigorosos e priorizou tomadores de decisão com histórico de importações, capacidade de compra e interesse real no setor náutico brasileiro. Estão confirmados representantes da China e também de países da Oriente Médio, África e Eurásia.

A iniciativa integra o programa Exporta Mais Brasil, braço do programa da ApexBrasil voltado à promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior. Lançado em 2023, o programa já viabilizou mais de seis mil reuniões entre empresários brasileiros e compradores de 65 países, totalizando R$ 553 milhões em negócios gerados. O diferencial desta edição náutica está no foco em produtos de alto valor agregado e soluções customizadas, além da curadoria especializada de compradores internacionais.

“A expectativa é que a ação gere novas oportunidades comerciais, fortaleça a presença internacional das empresas brasileiras e posicione o Brasil como um fornecedor relevante no mercado náutico global. As rodadas criam um ambiente propício para apresentação de portfólio, networking e prospecção de negócios”, comenta José Mendes, especialista de competitividade da ApexBrasil.

A ação conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem parceria da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), além de marcar um avanço importante na agenda de internacionalização do setor. Ao levar as rodadas de negócios para dentro da programação oficial do Marina Itajaí Boat Show, os organizadores buscam ampliar o alcance global da indústria náutica nacional e fomentar conexões estratégicas que contribuam com o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva.

SERVIÇO:
O que: Marina Itajaí Boat Show 2025
Quando: de 3 a 6 de julho
Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100 – Centro, Itajaí, Santa Catarina)
Horários: Quinta e sexta das 14h às 21h; sábado e domingo das 11h às 21h (no último dia, o evento finaliza às 20h.)
Mais informações e ingressos: https://itajaiboatshow.com.br/
Cobertura completa: www.nautica.com.br

Confira o calendário dos próximos Boat Shows no Brasil em 2025:

Brasília Boat Show: de 13 a 17 de agosto
São Paulo Boat Show: de 18 a 23 de setembro
Salvador Boat Show: de 30 de outubro a 2 de novembro
Foz Internacional Boat Show: de 27 a 30 de novembro

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; e a JAQ Apoio Marítimo, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país. https://www.gruponautica.com.br/

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44% dos jovens preferem imóveis compactos e bem localizados, aponta pesquisa

O novo lar das gerações Millennial e Z, entre 18 e 44 anos, tem menos metros quadrados e mais funcionalidades. Estudo recente apontou que esse público tem optado por residências menores e que se adaptem ao estilo de vida moderno, com espaço para home office, layouts integrados e áreas comuns voltadas ao lazer e bem-estar. Essas mudanças resultaram em expansão de negócios no setor da construção civil. É o caso da Construtora CK, empresa catarinense focada em projetos modernos e inovadores, que prepara dois lançamentos de compactos para 2025.

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FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://docs.google.com/document/d/1_FWb9upuCYE52A1FYrRCLMLoD0149Yhw/edit?pli=1
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Junho, 2025 – A casa, antes vista como espaço para descanso, se transformou. Com as mudanças tecnológicas e comportamentais, a consolidação do home office e do modelo híbrido de trabalho, especialmente após a pandemia, as novas gerações passaram a encarar o lar como um ambiente multifuncional: escritório, sala de aula, academia, área de lazer e refúgio. Essa ressignificação tem impactado diretamente o mercado imobiliário, com uma crescente valorização por imóveis compactos, funcionais, bem localizados e adaptados a esse novo estilo de vida.

Com hábitos mais urbanos e práticos, as gerações Millennial e Z transformaram o perfil do imóvel ideal. De acordo com a pesquisa internacional 2025 “Gen Z and Millennial Homebuyer”, conduzida pela National MI em parceria com a FirstHome IQ, com mais de 1.000 participantes entre 18 e 44 anos, 44% dos entrevistados disseram preferir imóveis menores, porém bem localizados e com layouts funcionais, o que evidencia uma mudança de foco: o tamanho cede lugar à inteligência no uso do espaço. A tendência é especialmente forte entre os Millennials mais jovens, que priorizam a proximidade com centros urbanos, infraestrutura de serviços e deslocamento facilitado.

A consolidação do trabalho remoto ou híbrido também tem influenciado as escolhas residenciais: segundo a pesquisa, 34% dos entrevistados buscam imóveis com espaço para home office. Além disso, layouts integrados, varandas ou pequenos quintais e áreas comuns voltadas ao lazer e bem-estar são outros critérios observados pelas novas gerações. Essa mudança no perfil do comprador tem levado construtoras a segmentarem seus produtos e expandirem negócios. É o caso da CK, empresa com quase 15 anos de experiência e destaque no mercado da construção civil de Santa Catarina, que além de empreendimentos modernos, imóveis amplos e de alto conforto, passou a olhar atentamente para os novos hábitos de consumo. A partir disso, investiu em pesquisa e desenvolvimento para trazer ao mercado uma proposta de imóveis compactos alinhada às demandas contemporâneas. “Identificamos esse comportamento e começamos a desenvolver projetos que aliam metragem menor a uma experiência de moradia sofisticada, com design assinado, serviços e localização premium”, afirma Charles Kan, diretor da empresa.

Reconhecida por desenvolver empreendimentos icônicos em parceria com grandes marcas e arquitetos brasileiros, a CK prepara dois lançamentos de compactos em Itajaí, no litoral catarinense, em bairros que despontam no quesito valorização imobiliária, com m² que pode chegar a mais de R$ 40 mil, valor bem acima da média da cidade. Um dos destaques será o Levels Praia Brava, com studios e apartamentos de 34 m² a 89 m² com mobiliário assinado, arquitetura contemporânea, concierge, governança e sistema de gestão de locação — modelo inspirado no conceito internacional de smart living e adaptado ao estilo de vida catarinense.

O segundo lançamento, localizado no bairro Fazenda, o qual junto com a Praia Brava, registra um dos mais altos índices de valorização do país, será voltado a quem busca conveniência e qualidade de vida próximas à área central de Itajaí, com acesso facilitado a escolas, restaurantes, mercados e serviços. Os dois empreendimentos serão apresentados ainda este ano, com o objetivo de atender à crescente demanda por moradias funcionais, com melhor custo-benefício e adaptadas às transformações da vida urbana, além de atender investidores que buscam por rentabilidade, liquidez e segurança. “Com essa nova linha de produtos, buscamos unir o conceito de moradia inteligente, os chamados smart living apartments, à sofisticação que já é marca da nossa atuação. São projetos que valorizam os detalhes, o uso funcional dos espaços, serviços agregados e estrutura completa para quem quer morar bem ou investir com segurança. Esses projetos traduzem perfeitamente esse novo jeito de viver”, afirma Charles Kan.

Sobre a Construtora CK

Sob direção de Charles Kan, a Construtora CK se destaca no mercado catarinense desde 2010. A empresa se consolidou como uma referência no setor devido ao seu sólido landbank e à sua atuação estratégica em três cidades do litoral norte catarinense: Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú. Com quase 15 anos de experiência, entregou até o momento 15 empreendimentos, totalizando 957 unidades habitacionais e 170 mil metros quadrados construídos. Atualmente, possui 3 obras em andamento, ambas em Itajaí: Artefacto Towers by CK, Urbe Residence e Habitah Praia Brava.

Mais informações: https://www.construtorack.com.br/.