Coluna Versátil News

Com mais de 535 mil vagas temporárias até o fim do ano, inglês é diferencial para efetivação

Com a projeção de 7,5% de crescimento nas contratações temporárias para Black Friday e início do verão, o domínio de um segundo idioma pode aumentar as chances de efetivação e elevar o potencial salarial em até 61%.

——-
FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1pJPHcZP41jSymLN18-tiAf6zsS2vxVro?usp=sharing
Crédito: Divulgação Freepik
——-

Novembro, 2025 – A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima estabelecer cerca de 535 mil contratos temporários até dezembro, um crescimento de 7,5% em relação a 2024. Esse volume, puxado pelas vendas de Natal, Black Friday e pelo início da alta temporada turística também reflete no aumento da procura por profissionais bilíngues.

O domínio do inglês para atuação temporário se torna cada vez mais essencial em cidades turísticas e centros urbanos, com o aumento expressivo de visitantes internacionais em centros urbanos e turísticos, como para cargos de atendimento e vendas. Além disso, o domínio do idioma pode aumentar as chances de efetivação, já que muitas empresas buscam colaboradores capazes de atender com qualidade clientes internacionais. De acordo com executivos  da rede KNN Idiomas, uma das maiores escolas de idiomas do país, os cursos intensivos são uma excelente alternativa para quem precisa desenvolver a comunicação de forma prática e rápida.

“O fim do ano representa uma porta de entrada para muitos brasileiros. É quando surgem oportunidades que podem se tornar efetivas e promissoras, e o inglês tem sido decisivo nesse processo. Saber se comunicar com turistas, interpretar informações e entender instruções em outro idioma são habilidades que fazem diferença na hora da contratação”, afirma Reginaldo Kaeneêne, CEO e fundador da KNN Idiomas. “Nosso método foi criado para quem fala português e quer falar inglês de forma natural, com foco total na conversação desde as primeiras aulas”, complementa Reginaldo KNN.

Segundo pesquisas recentes de empresas de RH, o domínio do inglês pode garantir um aumento salarial de até 61% em cargos de nível superior e ampliar em até 35% as chances de efetivação após o período de experiência.

Com cursos presenciais e digitais, a KNN oferece o KNN Express, um programa intensivo para quem deseja evoluir rapidamente no idioma e alcançar um novo nível de inglês. Os interessados podem participar de uma aula gratuita de duas horas, sem compromisso financeiro, e ainda receber um certificado de participação.

“Criamos o KNN Express para atender quem precisa de resultados rápidos sem abrir mão da qualidade do aprendizado. Em poucas semanas, o aluno já consegue se comunicar em situações reais, seja em uma entrevista de emprego, atendimento ao público ou viagem internacional. Nosso foco é desenvolver a confiança para falar inglês com naturalidade, de forma prática e eficaz”, destaca o empresário.

Sobre a KNN Idiomas

Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.

Mais informações: www.knnidiomas.com.br

Coluna Versátil News

A.C.Camargo Cancer Center contribui com formação nacional para profissionais do SUS em parceria com o CONASEMS e o Ministério da Saúde

A.C.Camargo Cancer Center contribui com formação nacional para profissionais do SUS em parceria com o CONASEMS e o Ministério da Saúde

A instituição é responsável pelo módulo de Oncologia do projeto que visa aprimorar a coordenação do cuidado na Atenção Primária à Saúde, beneficiando mais de 113 mil equipes pelo país

São Paulo, outubro de 2025 – O A.C.Camargo Cancer Center, referência em assistência, ensino e pesquisa oncológica, firmou uma parceria inédita com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Ministério da Saúde para a realização do módulo de Oncologia dentro do projeto nacional “Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde”. A iniciativa tem como objetivo qualificar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) com informações estratégicas que fortaleçam o papel da APS como coordenadora do cuidado e promovam maior integração entre os diferentes níveis de atenção.

Entre os dias 15 e 30 de novembro, os secretários municipais de saúde poderão realizar a adesão ao projeto. Somente após essa etapa, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios aderentes poderão efetuar suas inscrições gratuitas, que estarão abertas entre 10 e 29 de dezembro, na plataforma digital e auto-instrucional do CONASEMS.

Com 15 módulos temáticos, o A.C.Camargo Cancer Center será responsável pelo conteúdo técnico sobre o manejo do paciente oncológico, contribuindo diretamente para a qualificação de mais de 113 mil equipes de atenção primária em todo o país. O módulo de Oncologia abordará temas como epidemiologia do câncer, prevenção e rastreamento dos principais tipos da doença (mama, colo do útero, próstata e colorretal), além de coordenação do cuidado, navegação do paciente, protocolos de alta suspeição e cuidados paliativos na APS.

“Capacitar pessoas sempre fez parte da nossa história. Participar desse projeto tem um significado especial, porque acreditamos no poder transformador da atenção primária. Quando compartilhamos conhecimento e damos autonomia aos profissionais que estão na linha de frente, eles se tornam agentes capazes de identificar precocemente situações que exigem um olhar especializado. A incidência de câncer vem aumentando, por isso é fundamental termos profissionais preparados para reconhecer sinais e sintomas, orientar bons hábitos, atuar na prevenção de fatores de risco e coordenar, com segurança, a jornada desse paciente dentro do sistema de saúde”, comenta Victor Piana, CEO do A.C.Camargo Cancer Center.

Como parte complementar da iniciativa, o Cancer Center também desenvolverá o projeto “Coordena-APS: Apoio à prática profissional na coordenação do cuidado a partir da APS”, com foco em transformar o conhecimento teórico em prática assistencial. Para isso, a instituição contratará profissionais multidisciplinares que atuarão como tutores e avaliadores remotos, auxiliando os participantes na construção de planos de cuidado baseados em casos clínicos reais.

Entre os temas abordados em cada módulo estão: O SUS e Integralidade do Cuidado; O Cuidado multiprofissional e compartilhado; Estratificação e classificação de risco social e epidemiológico; Saúde Bucal; Saúde mental; Saúde da Criança; Saúde da Pessoa Idosa; Saúde do Adulto (Doenças Cardiovasculares, Doença Renal Crônica, DPOC, HIV/AIDS-SÍFILIS-HEPATITE e Hanseníase); O cuidado com pacientes neurodivergentes, entre outros. Para mais informações sobre como participar acesse Link

SOBRE O A.C.CAMARGO CANCER CENTER

Desde sua fundação, há mais de 70 anos, o A.C.Camargo tem como propósito cuidar das pessoas e ampliar o acesso ao tratamento do câncer no Brasil. Referência internacional em oncologia, o Cancer Center atua de forma integrada em prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. Seu propósito — honrar a vida, desafiando as fronteiras da oncologia e promovendo educação e pesquisa para a sociedade — está no centro de todas as suas ações.

Com um modelo assistencial e resultados iguais ou superiores aos dos principais centros oncológicos do mundo, o A.C.Camargo integra assistência de excelência, geração de conhecimento científico e formação de profissionais especializados. Ao todo, são cinco mil profissionais, entre eles mais de 700 médicos de nosso corpo clínico fechado, dedicados e especializados no cuidado com pacientes oncológicos.
Pioneiro na implementação de conceitos como Gestão de Alto Desempenho e Saúde Baseada em Valor, o Cancer Center também possui uma robusta frente de Impacto Social de alcance nacional, em que atua em parceria com o CONASEMS para a formação de mais de 500 mil agentes comunitários de saúde em todo o Brasil. Também é responsável por conduzir o projeto Missão A.C.Camargo em parceria com municípios de todo o país, oferecendo suporte para as secretarias de saúde desenvolverem programas de rastreio e prevenção do câncer. Desde maio de 2025, é uma instituição de reconhecida excelência no PROADI-SUS.

Coluna Versátil News

“No buy 2025”: nova economia de valor promove mudanças no consumo do luxo

Se o interesse por itens de luxo mais tradicionais registrou uma leve queda na demanda global, bens “experienciais”, como viagens e imóveis, estão em alta. O fenômeno “anti-consumismo” difundido em grande parte pela Geração Z, e a tendência de “No Buy 2025” que viralizou nas redes sociais, reflete, nesse nicho, uma desilusão com o consumo de massa e uma busca por experiências de valor. Novo comportamento gera novos modelos de negócios como a fusão entre mercado imobiliário e hospitalidade que impulsiona regiões de alta valorização no Brasil.

——-
FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1EKJJJM17kmE6IAULWQf0a31JoODqRhnp

Crédito: Divulgação
——

Outubro, 2025 – Pesquisa global da consultoria internacional Bain & Company sobre o mercado de luxo apontou o Brasil e outros países emergentes como novas frentes de crescimento, com expectativa de, juntos, adicionarem mais de 50 milhões de consumidores de luxo de classe média alta até 2030. O estudo constatou que o gasto global com luxo totalizou €1,48 trilhão em 2024 e que as experiências de luxo tiveram um crescimento acima da média, com os consumidores priorizando viagens e eventos sociais.

O turismo seguiu como um grande impulsionador do setor em todo o mundo em 2024, uma vez que o gasto de turistas com produtos de luxo cresceu entre 7% e 9%. Especialmente no Brasil, informações do Ministério do Turismo demonstram registros históricos tanto na movimentação com o turismo doméstico quanto com o internacional. Esse desejo por lazer, bem-estar e qualidade de vida migrou para o setor imobiliário, cada vez mais focado em trazer diferenciais que agregam valor aos empreendimentos com base nos novos anseios do consumidor.

Polo do luxo imobiliário no Brasil

Dados surpreendentes se concentram no litoral de Santa Catarina, especialmente na região norte que concentra 4 das 5 cidades com maior valorização do metro quadrado do país. A cidade de Itapema, por exemplo, à frente de grandes centros urbanos como SP e Rio, conforme índices da FipeZap,  virou um dos principais polos do setor, com a atração de edifícios cada vez mais imponentes e repletos de diferenciais. Um dos mais luxuosos projetos em construção à beira-mar do município, uma das áreas mais cobiçadas do Brasil, é o Edify One.

Com preços a partir de R$ 13,5 milhões e que podem chegar a mais de R$ 51 milhões, o empreendimento tem valorização mínima prevista de 100%, desde o lançamento até a entrega,  bem acima da inflação e de outros imóveis da região. Além de apartamentos grandiosos que chegam a quase mil metros quadrados e cercados de vidro, frente à praia, a incorporadora engloba uma série de itens de conforto e conveniência, comumente utilizados na hotelaria de luxo, para um público exigente.

“O universo do luxo, outrora medido pela posse de bens tangíveis exclusivos, passa por uma redefinição sísmica. Impulsionada por um comportamento de consumo cada vez mais focado em experiências e por uma nova economia de valor, a busca por autenticidade e a libertação do bem mais valioso – o tempo – estão moldando o mercado imobiliário de alto padrão. O Edify One se transforma, portanto, em um curador de um estilo de vida que integra o conforto do lar com a conveniência e os serviços de um resort de luxo”, explica Luiz Feitosa, sócio da Edify e com 34 anos de atuação no mercado imobiliário.

Longe de ser apenas um prédio residencial, o empreendimento se apresenta como um clube de bem-estar, conveniências e exclusividade. Seus 60 apartamentos são a base para uma extensa área de lazer para enriquecer a vida de seus moradores.

Um dos destaques implementados é a recente confirmação de integrar moradia com experiência gastronômica, com vinda do  Flerte, bistrô de alta gastronomia, do renomado chef Dudu Poerner, que além de sabores inusitados, trará experiências como degustações, eventos privados e ‘aventuras culinárias participativas”. De fato, o mercado global de turismo culinário se prepara para um salto de US$ 1,1 bilhão em 2025 para US$ 4,2 bilhões até 2033, conforme previsões da empresa de pesquisa IMARC Group e, dessa forma, a atração que é muito explorada na hotelaria migra para o setor imobiliário.

A experiência do bem-estar do Edify One também que inclui belas piscinas e centro wellness com grande academia com vista para o mar também exemplificam a tendência dos consumidores que buscam por jornadas que reduzem o estresse e que promovam  saúde e qualidade de vida. Essa atenção meticulosa se estende aos detalhes como sistemas de segurança com o uso de Inteligência Artificial e até a garagem. Longe de ser um espaço meramente utilitário, o local foi projetado como um serviço de hospitalidade. Com vagas adaptadas para carros esportivos e rampas adequadas , o empreendimento demonstra uma compreensão das necessidades e anseios dos clientes.

Sobre o Edify One  

A Construtora e Incorporadora Edify nasceu da união de experientes empresários do ramo da construção civil e imobiliário com o objetivo de trazer inovações ao mercado catarinense, além de oportunidades de investimentos de alto potencial de rentabilidade e produtos de excelência que aliem conforto, tecnologia e sustentabilidade. Por meio da sociedade de empresas, entre elas a NR Sports (dona do terreno e sócia), a construtora apresenta o empreendimento Edify One na categoria de alto padrão, em frente ao mar, na cidade catarinense de Itapema, que está no topo do ranking de valorização imobiliária no Brasil.

Mais informações: https://edifyone.com.br

Coluna Versátil News

DNA Center reforça compromisso com a inovação em participação no GO! RN

Participar de eventos que estimulam a inovação e o investimento em tecnologia é essencial para empresas que buscam se manter competitivas e conectadas às transformações do mercado. Essa imersão em ambientes colaborativos, onde ideias e soluções são compartilhadas, fortalece a cultura de inovação e impulsiona o desenvolvimento de novas práticas.
Foi com esse objetivo que o DNA Center marcou presença no GO! RN, o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do Rio Grande do Norte, realizado no Centro de Convenções de Natal.

O encontro reuniu empresas, startups e instituições comprometidas em transformar o ecossistema de negócios e tecnologia do estado. Durante o evento, o coordenador de tecnologia do grupo, Thiago Lima, participou de um painel sobre Inovação Aberta, destacando o papel da colaboração entre corporações e startups na geração de soluções que beneficiam toda a sociedade.

“A inovação aberta nos permite aprender com o novo, compartilhar experiências e desenvolver soluções que beneficiam não apenas o DNA Center, mas todo o ecossistema de saúde e tecnologia do RN”, afirmou Thiago Lima.

Além da palestra, o DNA Center também esteve presente no evento com um Stand para o público à convite do Instituto Metrópole Digital, da UFRN. A participação no GO! RN faz parte das ações que o Hub de saúde vem desenvolvendo dentro do Programa de Inovação Aberta SEBRAE/FUNPEC, que conecta empresas consolidadas, startups e instituições de pesquisa para promover o desenvolvimento tecnológico.

O grupo tem ampliado seu investimento em inovação, com iniciativas como a implantação de inteligência artificial no atendimento, o uso do Microsoft Copilot em processos internos, a adoção da computação em nuvem, o aprimoramento do ambiente de realidade virtual do DNA Kids e a criação do programa corporativo de IA, o DN.IA.

“Com essas ações, o DNA Center reafirma seu compromisso em unir ciência, tecnologia e inovação para aprimorar processos, gerar valor e oferecer experiências mais eficientes e humanizadas aos seus pacientes e parceiros”, destacou o sócio-diretor, René Castro.

Coluna Versátil News

Show de Primavera do Sesc Zona Norte recebe Messias Paraguai e outros artistas locais 

Ingressos custam a partir de R$ 20 e podem ser adquiridos Centrais de Relacionamento do Sesc
O cantor Messias Paraguai e a dupla Wendell e Nanda são as atrações principais do tradicional Show de Primavera, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc RN), na unidade Zona Norte, em Natal. Os ingressos estão disponíveis nas Centrais de Relacionamento do Sesc a partir de R$ 20,00.
O evento acontece uma vez no ano e nesse dia especial os participantes são convidados a colocarem os seus melhores trajes para dançar e recordar músicas antigas. Além de ser aberto ao público, os frequentadores do Sesc Zona Norte, suas famílias e amigos aproveitam a oportunidade para confraternizar em um ambiente confortável e seguro.
Para adquirir as senhas, que são limitadas, os interessados devem se dirigir às Centrais de Relacionamento do Sesc Zona Norte, Sesc Cidade Alta ou Potilândia (Assec). Os valores são de R$ 20,00 (vinte reais) para comerciários e dependentes e R$ 40,00 (quarenta reais) para o público em geral. No momento da compra, o cliente receberá uma pulseira de identificação que deverá ser usada para entrada no baile.
Serviço:
O que: Show de Primavera do Sesc Zona Norte recebe Messias Paraguai e outros artistas locais
Quando: Sexta-feira (14/11), a partir das 18h
Onde: Sesc Zona Norte (R. Paranduva, 2873 – Potengi, Natal/RN)
Atrações musicais: Messias Paraguai e Wendell e Nanda
Coluna Versátil News

Natal Shopping apresenta “Natal da Gentileza”, em parceria com O Boticário e Instituto Gentil

Campanha inédita é o primeiro Natal patrocinado do empreendimento e celebra o poder transformador dos gestos simples

Há algo profundamente humano na gentileza de um sorriso, em dizer palavras de incentivo ou oferecer um abraço apertado. Pequenos gestos cotidianos, realizados sem esperar nada em troca porque fazem a diferença. É nessa atmosfera que o Natal Shopping convida o público a viver este fim de ano o “Natal da Gentileza”, uma campanha inédita assinada pelo O Boticário e o Instituto Gentil em torno de um mesmo propósito: espalhar o bem.

O projeto é inspirado no Movimento Ser Gentil, criado pelo poeta Bráulio Bessa e o cantor Toquinho, e configura o primeiro Natal patrocinado do empreendimento, em uma parceria pioneira com o maior franqueado da marca O Boticário no país, o grupo Gentil Negócios. A união simboliza a força do varejo potiguar e o compromisso conjunto de transformar o período mais encantador do ano em uma experiência que inspira empatia e conexão entre as pessoas.

“Gentileza é uma força que se multiplica e, por isso, demos as mãos em parceria com O Boticário e o Instituto Gentil em um projeto que une propósito, encantamento e impacto social, enquanto traduz perfeitamente o que queremos sempre oferecer aos nossos clientes: um Natal que emociona, acolhe e inspira atitudes positivas”, destaca Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping.

O lançamento oficial acontece no sábado, 15 de novembro, com o Espetáculo da Gentileza, uma celebração aberta ao público que marca a chegada do Papai Noel e a inauguração da decoração temática do Natal Shopping.

O evento promete emocionar famílias com um show de luzes e som que começa com cortejo de personagens natalinos, músicas que tocam o coração e uma orquestra formada por crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Gentil, organização social do Grupo que atua em Campo Grande (RN) desde 1996 com projetos voltados à educação, cultura e empregabilidade. O espetáculo culmina na tão esperada chegada do Papai Noel.

“Mais do que celebrar o Natal, queremos inspirar as pessoas a viverem o espírito genuíno dessa época: o de compartilhar amor, cuidado e empatia. Cada presente, cada gesto, é uma oportunidade de transformar o dia de alguém — e é isso que nos move”, reitera Glauber Gentil, CEO da Gentil Negócios.

Ser Gentil é Compartilhar

A campanha “Natal da Gentileza” integra o movimento nacional de fim de ano da Ancar Ivanhoe, administradora do Natal Shopping, que neste ano lança o tema institucional “O Melhor do Natal é Compartilhar”.

No Natal Shopping – em outros 21 empreendimentos do grupo no país – a magia natalina vem acompanhada de um gesto coletivo: a adesão à campanha “Natal Sem Fome”, da ONG Ação da Cidadania, pelo nono ano consecutivo.

“Acreditamos que marcas fortes precisam gerar valor social e emocionar as pessoas, por isso, mais do que uma ação promocional, o Natal da Gentileza vem para ser um movimento de transformação. É uma honra para o Natal Shopping ser ponte entre quem precisa de ajuda e quem quer ajudar, espalhando a mensagem de que ser solidário é o melhor presente que podemos dar”, afirma Felipe Furtado, superintendente do empreendimento.

Este ano, a rede Ancar Ivanhoe possui a maior meta de arrecadação de todos os anos: 200 toneladas de alimentos, que vão apoiar pessoas em insegurança alimentar em todo o país. Além das doações físicas, o público também poderá contribuir digitalmente, por meio de PIX, em parceria com a plataforma Doare, e cada R$ 20 doados equivalem a 4 kg de alimentos.

“O Natal sempre foi um momento especial para a Ancar Ivanhoe, e hoje representa a essência do que acreditamos: que a verdadeira celebração acontece quando compartilhamos o que temos de melhor. Mais do que uma campanha, é um movimento coletivo de esperança, união e empatia”, afirma Cecília Ligiéro, diretora de Marketing e Inovação da Ancar Ivanhoe.

Coluna Versátil News

Centro de investimentos de alta performance, Itapema se prepara para uma transformação no turismo

Uma das mais concorridas do país para passar férias e para descanso de fins de semana e feriados, Itapema, com a sua evolução acelerada, modernização da infraestrutura e atração de empreendimentos cada vez mais luxuosos e inovadores, tem chamado a atenção de um perfil de visitante inusitado, o de curta permanência, aquele que não abre mão do alto padrão de hospedagem, do conforto máximo e de experiências exclusivas.

——-
FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1EKJJJM17kmE6IAULWQf0a31JoODqRhnp

Crédito: Divulgação
——-

Outubro, 2025 – Itapema, no litoral catarinense, se consagrou no Brasil como centro de investimentos imobiliários de luxo. Além de manter firme a sua posição como uma das líderes em valorização do metro quadrado, a atração de empreendimentos de alto luxo e as iniciativas do poder público têm transformado o “status”, o visual da cidade e o perfil do visitante, cada vez mais exigente em termos de conforto e qualidade para o lazer. Especialistas já conseguem visualizar um futuro promissor com uma mudança de paradigma no turismo imobiliário para os próximos anos.

“Com mais de duas décadas de experiência em imóveis de luxo, era e ainda é, raro comercializar um imóvel para um investidor que adquire um bem de alto valor, acima de R$3 milhões por exemplo, para rentabilizar com locações temporárias. A maioria de nossos clientes com esse perfil os adquire para investimento, em busca segurança patrimonial e de liquidez para a revenda, e da valorização superior. Porém, com essa mudança de comportamento do consumidor e a crescente atração de turistas cada vez mais qualificados e exigentes, e diante do desenvolvimento sem precedentes de Itapema, podemos visualizar novas possibilidades para o futuro”, explica Luiz Feitosa, um dos sócios do Edify One, um dos mais luxuosos empreendimentos em construção à beira-mar de Itapema.

4 fatores que atraem o turista de luxo para curtas temporadas

O cenário é de transformação. O mercado de lazer e turismo no Brasil bate recordes em turismo internacional. Segundo o Ministério do Turismo, o gasto médio de um turista internacional chega a ser cinco vezes maior que o gasto de um visitante comum. Porém, para atender esse público, é necessária uma estrutura diferenciada e que proporciona alto conforto.

“O mercado de locação de apartamentos de veraneio ou de curta temporada era movimentado especialmente por imóveis mais populares e de médio padrão. Com tantas mudanças positivas em Itapema que a direcionam cada vez mais para o alto, aliadas à localização privilegiada e perto de aeroportos internacionais, a cidade se desenvolve também como polo de hospitalidade de luxo”, explica o diretor do Edify One.

  1. Ampliação de rotas internacionais

O Aeroporto Internacional de Florianópolis (Floripa Airport), distante cerca de 1 hora de Itapema, é um exemplo. O terminal ampliou as suas rotas internacionais, com voos diretos para destinos estratégicos da América do Sul e da Europa, o que facilita o acesso do público do exterior. O desenvolvimento industrial e econômico da região também tem atraído estrangeiros para negócios, inclusive da Ásia, dos Emirados Árabes, do Reino Unido e dos Estados Unidos.

  1. Vocação náutica

A vocação náutica é mais um aspecto que justifica esse desenvolvimento. As modernas estruturas para receber modernas lanchas e iates nas cidades do entorno e a confirmação da construção de uma ampla marina em Itapema atrai proprietários de embarcações, que da mesma forma, movimentam a economia de maneira substancial.

  1. Crescimento do turismo doméstico de luxo

Além disso, o turista doméstico de alto poder aquisitivo principalmente dos estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, após a pandemia, conforme explica o executivo, redescobriu a conveniência de viajar pelo Brasil, e têm maximizado os momentos de descanso e lazer em finais de semana e feriados o que estimula as vendas de imóveis.

  1. Infraestrutura de alto nível

O desenvolvimento da infraestrutura turística com grandes projetos como: o alargamento da faixa de areia e um grande píer turístico que trará um centro de comércio e lazer e marcas de peso como Hard Rock Café, reforçam essa tendência, somados aos diferenciais e inovações trazidas pela construção civil em seus novos empreendimentos, em termos de design, lazer, bem-estar, conveniências e tecnologia.

O Edify One é um destaque. Com sua localização estratégica e infraestrutura completa, incluindo amplas opções lazer de mais de 2.700m² com um centro de bem-estar praticamente “pé na areia”, apartamentos todos envidraçados e amplos à beira-mar e comodidades como um bistrô de alta gastronomia, o projeto se posiciona como um ativo de alta rentabilidade. Ele atende ao desejo de ter um refúgio de alto padrão.

Sobre o Edify One  

A Construtora e Incorporadora Edify nasceu da união de experientes empresários do ramo da construção civil e imobiliário com o objetivo de trazer inovações ao mercado catarinense, além de oportunidades de investimentos de alto potencial de rentabilidade e produtos de excelência que aliem conforto, tecnologia e sustentabilidade. Por meio da sociedade de empresas, entre elas a NR Sports (dona do terreno e sócia), a construtora apresenta o empreendimento Edify One na categoria de alto padrão, em frente ao mar, na cidade catarinense de Itapema, que está no topo do ranking de valorização imobiliária no Brasil.

Mais informações: https://edifyone.com.br

Coluna Versátil News

Comércio potiguar cresce acima da média nacional e mantém sequência positiva em setembro

Setor registra alta de 5,5% em setembro e completa cinco meses seguidos de crescimento, impulsionado por supermercados, construção, farmácias e veículos.
 
O comércio varejista ampliado do Rio Grande do Norte voltou a registrar desempenho superior à média nacional, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta quinta-feira (13) pelo IBGE. Na comparação com setembro de 2024, as vendas no estado cresceram 5,5%, enquanto o Brasil apresentou alta de 1,1%. Esse foi o quinto mês consecutivo de crescimento do comércio potiguar nessa base de comparação.
Segundo análise do Instituto Fecomércio RN, esse resultado positivo vem na esteira do crescimento econômico que o estado vivencia em 2025, com alta projetada de 1,4% e taxa de desemprego em queda, apesar do ambiente desafiador para o comércio de juros e inflação elevados.
Na passagem de agosto para setembro, houve leve recuo de 0,3%, resultado influenciado por uma base de comparação elevada, já que no mês anterior o estado havia avançado 2,2%, ocupando a terceira colocação entre os maiores crescimentos do país.
No acumulado de 2025, o Rio Grande do Norte mantém um desempenho positivo, com alta de 2,3%, em contraste com a queda média nacional de 0,3%. Segundo o IBGE, o resultado nacional tem sido impactado pelo baixo desempenho das maiores economias do país, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Entre os segmentos que mais têm contribuído para o avanço do comércio potiguar estão o varejo de material de construção, supermercados, farmácias e o setor de veículos e peças.
“Os números apontam a resiliência do comércio potiguar e o esforço dos empresários e trabalhadores para sustentar a retomada. Seguem em destaque setores que atendem às necessidades básicas da população e que têm gerado empregos”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Coluna Versátil News

Com mais atletas e investimento de R$160 milhões, esporte adaptado cresce em todo o Brasil

Com mais atletas e investimento de R$160 milhões, esporte adaptado cresce em todo o Brasil

O avanço do esporte adaptado ultrapassa as arenas paralímpicas e chega a modalidades antes pouco acessíveis, como o fisiculturismo. O aumento da participação de atletas com deficiência física e intelectual nas competições reflete uma transformação cultural.

—–
FOTOS PARA DOWNLOAD:
Link: https://drive.google.com/drive/folders/1pVF5I6OZ8Jk6AwCQ4KVBKU8higgFSZxm?usp=sharing

——

Outubro, 2025 – O esporte adaptado vive um momento histórico no Brasil. Nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o país marcou presença em 20 das 22 modalidades e contou com 255 atletas com deficiência, formando a segunda maior delegação do torneio, atrás apenas da China. No primeiro semestre deste ano, o Governo Federal renovou o patrocínio ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em um contrato de R$ 160 milhões para o ciclo 2025–2028, o que garante suporte financeiro e estrutural a mais de 120 atletas e 18 modalidades paralímpicas.

O avanço também alcança modalidades fora do programa paralímpico, como o fisiculturismo adaptado, que, apesar de não integrar as Paralimpíadas, atrai um número crescente de competidores com deficiência física. Um dos nomes de destaque internacional é Josué Fabiano, o “Gorila Albino”, atleta brasileiro que compete na categoria Wheelchair do Mr. Olympia, destinada a pessoas com deficiência motora.

Outro exemplo de superação e dedicação, é o gaúcho Caio Ferreira, de 30 anos. Morador de Porto Alegre (RS), ele nasceu com uma condição congênita no fêmur direito e passou por cerca de 50 cirurgias ao longo da vida. “Com minha recuperação, tive a necessidade de me movimentar, ser ativo fisicamente. Experimentei natação e surfe, mas foi na musculação que me encontrei, que me senti aceito e completo e, consequentemente, entrei para o fisiculturismo”, conta.

Desde 2021, o atleta soma cerca de dez participações em competições, entre elas o Musclecontest Mercosul, Sardinha Classic, Horsepower e eventos da NPC RS. “O fisiculturismo é a forma que encontrei para expressar resiliência e disciplina, valores que carrego desde a infância. Quando era criança, passava dias em jejum, aguardando cirurgias. Hoje, encaro a dieta como uma escolha, não como sacrifício. É um prazer poder viver isso”, afirma.

Para Caio, o avanço das categorias especiais representa reconhecimento, igualdade e respeito ao esforço de cada competidor. Ele ressalta que o sentimento de pertencimento é essencial para quem dedica a vida ao esporte. “Ser avaliado dentro da minha categoria é ser respeitado como atleta, em condições justas e de igual para igual. É saber que o trabalho e a entrega têm o mesmo valor que em qualquer outra disputa”, afirma.

O fisiculturista se prepara para subir ao palco do Campeonato Sul Brasileiro de Fisiculturismo, promovido pela SC Fitness e realizado anualmente em Camboriú. Além da categoria especial voltada a atletas com deficiência física ou intelectual e contará com sete modalidades: Bodybuilding, Classic Physique, Men’s Physique, Bikini, Wellness Model, Figure, Women’s Physique e Fit Model. O evento, que começa às 9h, também vale classificação para importantes disputas do calendário de 2026, como o Arnold Classic Brasil, o Olympia Amateur e o Musclecontest Brasil.

Segundo o CEO da SC Fitness, o aumento no número de atletas com deficiência nos campeonatos reflete uma transformação importante no cenário do fisiculturismo nacional. “Nos últimos anos, observamos um crescimento expressivo na participação de pessoas com deficiência. O Brasil é uma potência no esporte paralímpico há décadas, e não seria diferente no fisiculturismo. Implantada nos campeonatos da SC Fitness em 2019, a categoria simboliza inclusão, força, determinação e superação, valores que traduzem o verdadeiro espírito esportivo”, afirma Emerson.

SERVIÇO

O quê: Campeonato Sul Brasileiro

Quando: 22 de novembro (sábado), a partir das 8h | Pesagem dos atletas: 21 de novembro (sexta-feira)

Onde: Maria’s Camboriú | Avenida Rio Mamoré, 1083 – Camboriú (SC)

Ingressos: https://www.ingressonacional.com.br/evento/21422/campeonato-sul-brasileiro

Inscrições: https://scfitness.com.br/

Sobre o Sul Brasileiro

O Sul Brasileiro faz parte da federação National Physique Committee (NPC), considerada a maior organização de fisiculturismo amador dos Estados Unidos. No Brasil, é uma das competições mais tradicionais do fisiculturismo amador. Criado pelo catarinense Tiago Verani Freitas, que atualmente é árbitro da modalidade, e realizado em conjunto com o empreendedor Emerson Alberton, da SC Fitness, há três anos se transformou em um verdadeiro espetáculo ao público.

Mais informações: https://www.instagram.com/sul.brasileiro20/

Rolar para cima