Campanha de vacinação contra influenza começa nesta terça-feira em Mossoró

hepatite-b-660x330

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta terça-feira, 26, em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mossoró. A estimativa da Prefeitura é de que 61.449 pessoas sejam vacinadas até o próximo dia 20 de maio, prazo final para a população ser imunizada contra a gripe.

O objetivo da campanha é vacinar cerca de 80% da população que pertence aos grupos prioritários. São eles: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde, funcionários do sistema prisional, mulheres em resguardo de pós-parto com até 45 dias, gestantes, indígenas e pessoas privadas de liberdade.

Crianças e adolescentes em medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos de idade, pessoas com condições clínicas especiais e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis também devem ser vacinadas. Para a vacina ser aplicada, a população deverá apresentar a certidão de nascimento juntamente com a carteira de identidade.

Para o Dia D de vacinação, marcado para o próximo sábado, 30, os horários de atendimento à população serão nos turnos matutino e vespertino, para as UBSs da zona urbana. Na zona rural, cada unidade ficará responsável por realizar seu dia de mobilização.

– População deve ficar atenta às recomendações necessárias:

Pessoas alérgicas à proteína do ovo não devem tomar a vacina em função do processamento dos vírus para a elaboração da vacina existir uma etapa da produção em que os vírus crescem em ovos, podendo a proteína dos ovos ser levada à vacina.

Pacientes com sintomas agudos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti, como Dengue, Chikungunya ou Zika Vírus, devem aguardar a melhora do quadro clínico para receber a imunização contra a influenza.

Fonte: O Mossorense