15 de setembro de 2017

Coluna Versátil News

ASSEMBLEIA EXPÕE HISTÓRIA DO LEGISLATIVO POTIGUAR NO MIDWAY ATÉ DIA 30

Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), de outros representantes do Poder Legislativo estadual e municipal, Poder Judiciário, secretários de Estado, historiadores, jornalistas, servidores e da população, foi aberta na manhã desta sexta-feira (15), a exposição do Memorial da Assembleia, em cartaz no shopping Midway Mall até o dia 30 de setembro. A mostra revela parte do grande acervo que funciona na sede da Casa.

São objetos diversos, peças de vestuário, mobiliário e documentos que contam parte de uma história que remonta há 182 anos. “Trazer o acervo do Memorial da Assembleia para o shopping Midway Mall é facilitar o acesso da população à história do Rio Grande do Norte. Nesse momento tão especial, registro minha alegria e gratidão ao Memorial da Assembleia por esse trabalho que me surpreendeu positivamente. Cito o nome da ex-coordenadora, Bernadete Oliveira, que sonhou e trabalhou por horas para ver esse momento virar realidade”, afirmou o presidente Ezequiel Ferreira.

O parlamentar encerrou a abertura oficial da exposição sugerindo a realização de uma nova edição da mostra no próximo ano, com acervo ampliado. “Quem sabe no próximo ano possamos ter um espaço maior para mostrar todo o acervo que temos dentro da Assembleia”, disse.

A secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, elogiou a iniciativa de cunho informativo e educacional: “Trazer a exposição para o Midway foi uma excelente iniciativa de aproximar o Legislativo da população, tendo em vista que é o shopping mais movimentado da cidade.  Essa é uma oportunidade para se conhecer a história do Rio Grande do Norte e do Parlamento”, disse ela, que informou que a Secretaria de Educação já está se mobilizando para montar uma programação junto às escolas, para que os alunos também conheçam o acervo nos próximos dias.

A advogada e coordenadora do Setembro Cidadão, afirmou que a iniciativa trata-se de um marco para Natal: “O Legislativo Potiguar sai com parte do patrimônio da história do Rio Grande do Norte para perto do povo, uma maneira das pessoas reconherecem a Assembleia também como ferramenta de Educação, dando visibilidade aos homens e mulheres que marcaram história no Estado e no país”, disse.

O juiz Jarbas Bezerra, um dos idealizadores do Setembro Cidadão, também prestigiou a abertura da exposição: “O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado do Brasil a incorporar o projeto Setembro Cidadão, sendo pioneiro. Ver uma exposição desse porte, dentro de um Shopping de Natal, é um sonho que acalento há mais de três anos. Acervos como esse precisam ser trazidos para perto da população. Esse tipo de ação já acontece na Europa e Estados Unidos há anos. É uma coisa que todo mundo vai ganhar: a Assembleia, a população e o shopping”, finalizou.

Também presente na abertura, o superintendente do Midway Mall, Afrânio Marinelli, destacou o caráter de acesso mais popular da mostra para os cidadãos. “Em um shopping que atende clientes de A a Z, oferecer um espaço onde as pessoas podem ter o conhecimento do que é a memória do Legislativa Potiguar, nos dá uma enorme satisfação”, afirmou.

 

Coluna Versátil News

DETRAN abre Semana Nacional de Trânsito com exposição em shopping de Natal

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN) abre oficialmente na próxima segunda-feira (18) a Semana Nacional de Trânsito (SNT) com uma exposição diversificada montada no saguão do Natal Shopping, na capital. A abertura do evento acontece às 16h, e vai contar com a presença do diretor geral do Órgão de trânsito estadual, Júlio César Câmara, além de representantes de instituições parceiras do projeto Vida no Trânsito.

A exposição propõe ao público visitante a interação participativa com as atividades propostas pelo Detran, além da apresentação de painéis e informações estáticas expostas na área. Entre a ações que vão interagir com o público está a realização de jogos, a exemplo da roleta do trânsito, onde o cidadão pode testar seu conhecimento e ganhar brindes. Outro equipamento que poderá ser utilizado é o simulador prático de direção veicular, o aparelho busca criar situações reais encontradas pelo condutor no tráfego urbano e rural.

Os óculos simulador de embriaguez também vai ser uma das opções levadas pelo Detran ao público visitante da exposição. O sistema consiste em o cidadão tentar realizar um percurso demarcado no solo utilizando os óculos. Nesse caso é possível sentir a dificuldade que é dirigir sob efeito de álcool. O plano é reforçar a conscientização do motorista mostrando que ao beber e dirigir ele coloca a sua própria vida e a dos outros em perigo.

Já em relação aos objetos para apreciação, o DETRAN vai expor viaturas de patrulhamento de trânsito, banners com informações estatísticas de trânsito referente ao estado do Rio Grande do Norte, tela com a veiculação das campanhas educativas produzidas pelo Órgão e painéis com ações institucionais. Técnicos do setor de Educação de Trânsito do Detran também vão atuar no local trabalhando com os presentes abordagens educativas e de cidadania no trânsito, além de distribuir material informativo com medidas de segurança viária.

No RN, o Detran segue com outras atividades relacionadas a Semana Nacional de Trânsito (SNT) até o próximo dia 25. Este ano, o tema da SNT determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) é “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e vem com o objetivo de alertar condutores, ciclistas, passageiros e pedestres sobre a importância e a valorização de cada um para a construção de um trânsito seguro e mais humano.

A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.

 

Coluna Versátil News

Ex-servidor público recebe título de cidadão natalense aos 93 anos

O ex-servidor público Omar Leopoldino Coelho, de 93 anos de idade, é o mais novo cidadão natalense. Ele foi agraciado com o título, considerado a maior honraria do Legislativo municipal, durante sessão solene ocorrida na noite desta quinta-feira (14) no plenário da Câmara Municipal de Natal.

O vereador Paulinho Freire, propositor da honraria, acredita que o título seja o reconhecimento de toda a trajetória do Seu Omar, como é conhecido por muitos, pelo que já foi feito para Natal. “Ele é tão querido e tem tanto serviço prestado que eu nem sabia que ele não tinha nascido em Natal. Ele já é cidadão natalense de fato, mas, agora, ele passa a ser cidadão natalense de direito também. Agora Natal está fazendo essa justiça. Estou homenageando uma pessoa que realmente merece. É o reconhecimento a uma pessoa que tem uma longa trajetória na cidade com muitos serviços prestados”, destacou.

Seu Omar, que vive em Natal desde os 19 anos de idade, agradeceu a homenagem afirmando que ela é uma das mais importantes na vida dele. “Eu sinto como se estivesse chegando a Natal pela primeira vez. É uma homenagem que marca e que me prende cada vez mais a essa linda cidade. Em 1930 estive aqui pela primeira vez e em 43 eu fiquei. Fiquei e não saí mais. Com certeza hoje recebo uma das homenagens mais importantes da minha vida”, agradeceu.

O novo cidadão natalense nasceu em Nova Cruz, no Agreste potiguar, e se mudou para Natal para terminar os estudos. Após a conclusão, ele atuou no setor privado, mas se destacou na carreira pública. Trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagens (DER); na Secretaria de Fazenda do Estado, hoje Secretaria de Estado da Tributação (SET); na Secretaria de Estado do Planejamento; e ainda na Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte (Datanorte). Omar tem cinco filhos, 14 netos e dois bisnetos.

Participaram da sessão solene o vereador Sueldo Medeiros, primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Natal; o deputado estadual Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa; além de amigos e familiares do homenageado.

CLICKS E EVENTOS

Continuam abertas as inscrições para programa de bolsas estudantis

Estudantes de todo o Brasil, que desejam ter uma educação de qualidade e não possuem condições de custear uma mensalidade total na rede particular de ensino, podem contar com o Mais Bolsas. O programa está disponibilizando mais de 80 mil bolsas de estudo em todo o país com descontos de até 50% nas mensalidades para faculdades e escolas.

O prazo segue aberto até o dia 30 de setembro para candidatos que almejam ingressar em 2017.2. Após essa data as inscrições continuam, contudo serão para o período de 2018.1.

José Araújo, gerente do Mais Bolsas, salienta que ainda há vagas disponíveis em instituições como a FACEAR, Instituto Cotemar e WPós. “O programa está com diversas vagas destinadas aos estudantes de Natal – RN para cursos do ensino superior como:Docência em Administração, Biomedicina Estética e Ensino de Língua Espanhola”.

A inscrição é simples e gratuita! Basta acessar o site www.maisbolsas.com.br, no qual os interessados terão acesso à lista de cursos e instituições credenciadas, é preciso ter em mãos o CPF – para menores de idade os pais ou responsáveis deverão preencher o cadastro. Havendo vaga disponível, o candidato poderá ser aprovado de imediato.

Em caso de dúvidas, o aluno poderá utilizar um dos canais de atendimento do programa, SAC, chat, redes sociais ou central telefônica: 4007-2209 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 002 5854 para as demais localidades.

CLICKS E EVENTOS

A atriz Nara Kelly é a atração desse domingo (16) do Bosque Encena

a atriz estabelece uma relação direta com o público que é convidado a interagir com a trama de forma envolvente e divertida

Bosque Encena da próxima manhã de domingo (17) recebe Nara Kelly, do grupo Estação de Teatro apresentando o espetáculo 1, 2, 3… Conto outra vez…. A apresentação começa às 10h, no Anfiteatro Pau-brasil | Parque das Dunas.

Através das histórias “O pote vazio”, “A Lagartinha Comilona” e “Pandolfo Bereba” a atriz estabelece uma relação direta com o público que é convidado a interagir com a trama de forma envolvente e divertida. Os enredos ganham novas cores e são intercaladas com músicas, brincadeiras e trava-línguas.

O projeto Bosque Encena acontece graças à renuncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do CEI Romualdo GalvãoPotiguar Honda e Unimed Natal, além do apoio do Governo do Estado através do Idema que cede o espaço onde acontece o evento.

Rolar para cima