3 de novembro de 2018

EM CARTAZ

Tudo o que já sabemos sobre o bebê de Meghan Markle e Príncipe Harry

No dia 15 de outubro, a família real ~parou o mundo~ ao anunciar que Meghan Markle e o príncipe Harry estão esperando o primeiro bebê deles! Desde então, temos, praticamente, uma notícia por dia sobre a gravidez real do casal. Por isso, decidimos fazer um compilado com tu-do o que sabemos até agora sobre o assunto. De olho no lance, bb:

1) O nenê deve nascer entre março e junho de 2019, de acordo com o comunicado oficial do palácio.

2) Por mais que Harry seja príncipe, isso não quer dizer que o seu filho ou sua filha receberá o mesmo título de nobreza. Isso é uma decisão da rainha!

Caso Elizabeth II não aceite e se o bebê for menino, ele será nomeado de Conde, que é o título que sucede o do pai, Duque de Sussex. Os próximos filhos ou filhas serão Lord ou Lady. Agora, se o casal só tiver meninas, o título ‘morrerá’ porque um ducado só pode ser herdado por homens. Complicado, né?

 (Paul Edwards – Pool/Getty Images)

3) A rainha é quem terá a custódia dos filhos do casal. Você sabia? As crianças serão responsabilidade inteira dela e seus verdadeiros pais não terão direito à tutela dos bebês. É 0Elizabeth II quem decide como as crianças serão educadas e também quem autoriza que elas possam viajar para fora do país. Isso remete a uma lei criada em 1700 e que nunca foi alterada.

 (Reprodução/Instagram)

4) Príncipe Harry já deixou escapar que preferia que o bebê fosse uma menininha. A Cosmopolitan disse recentemente que Harry até brincou que queria que o nenê se chamasse Harriet.

5) No Reino Unido, as casas de aposta acreditam que os possíveis nomes para o bebê são: Diana (homenagem para a mãe do príncipe), Arthur e Alice! A lista continua em: Edward, Elizabeth, James, Victoria, Henry, Oliver, Thomas.

 (Reprodução/Instagram)

6) Em visita a Oceania, Meghan Markle ganhou o primeiro presente para o seu bebê do governador geral australiano, Sir Peter Cosgrove. Ele deu uma pelúcia de canguru, com um filhotinho na bolsa e um lenço com a bandeira da Austrália no pescoço, e pequenas botas Ugg. Que gracinha!

 O relógio que Meghan usa na foto está guardado para sua filha

O relógio que Meghan usa na foto está guardado para sua filha (GGeorge Pimentel/WireImage/Getty Images)

8) Gente, como sobreviver a fofura do príncipe Harry? Ele revelou o apelido que já deu ao bebê. Em um discurso, o ruivo disse: “Eu, minha esposa e nosso little bump (algo como ‘nossa barriguinha’) estamos muito agradecidos de estar aqui”. Oun!

9) Meghan Markle deverá seguir diversos protocolos durante a gravidez! Por exemplo, ela não pode revelar jamais o sexo do bebê – as pessoas saberão só no dia do nascimento, através de uma plaquinha em frente ao Palácio de Buckingham – e a criança precisará ter, no mínimo, três nomes.

 (Reprodução/Instagram)

FLASHES E BRILHOS

Conheça os famosos que realmente são amigos

Vladimir Brichta, Wagner Moura e Lázaro Ramos: os famosos que são amigos na vida real. (Foto: Reprodução)

O TV Foco já listou os famosos que não se dão bem na vida real, mas fingem ter amizade na frente das câmeras. Alguns artistas se conheceram no próprio meio de trabalho, o que raramente costuma acontecer. Na lista tem atrizes, apresentadora, cantora e atores.

Vladimir BrichtaLázaro Ramos e Wagner Moura, por exemplo, não podem se encontrar que já armam a maior bagunça juntos, no bom sentido, claro. Os atores, que são da mesma geração, mantêm uma amizade forte e duradoura. No passado, eles já atuaram juntos.

Adriana Esteves e Cláudia Abreu são amigas de longa data. (Foto: Reprodução)

Adriana Esteves é outra que mantém uma amizade de longos anos com  a colega de emissora e atriz Cláudia Abreu. As duas trabalharam juntas em 2004 em um quadro do Fantástico, mas elas já se conheciam de antes. Ambas cariocas e com 48 anos, Cláudia e Adriana mostram que a amizade vai além das câmeras.

A cantora Preta Gil e atriz Carolina Dieckmann são outras que não se desgrudam. Carol e Preta fazem questão de demostrar todo o carinho de uma pela outra com publicações nas redes sociais e declarações na TV. Elas participaram juntas do extinto programa Esquenta, da TV Globo.

Marina Ruy Barbosa é amiga de Paula Fernandes, mas não é de Bruna Marquezine. (Foto: Reprodução)

Diferente da inimizade com Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa é ‘muy amiga’ da Paula Fernandes. Sabe aqueles best friends? Então. Com um nível de amizade tão alto, Marina até conseguiu que Paula fizesse um pontinha na novela Deus Salve o Rei, há alguns meses.

TV Foco

FLASHES E BRILHOS

Fátima revela que perdeu apoios durante a campanha por não barganhar cargos

De acordo com ela, lideranças que a apoiaram não têm garantia de espaço no governo e a formação do secretariado vai acontecer ‘no momento certo’

José Aldenir / Agora RN

Fátima disse que formação do secretariado acontecerá “no momento certo”

“Isso [loteamento de cargos para aliados] não aconteceria [durante a campanha] porque não faz parte da minha cartilha. Tudo tem seu momento, tudo tem sua hora. Não vamos botar a carroça na frente dos bois”, revelou, durante entrevista ao Jornal da Noite, da 95 FM, na última quinta-feira, 1°.

De acordo com Fátima Bezerra, todos os apoios recebidos no primeiro ou no segundo turno foram aceitos de forma “transparente”. “Foi uma decisão que essas lideranças tomaram, por entender que o melhor projeto para o Rio Grande do Norte era o representado por mim. Inclusive, perdi apoio porque [a liderança] veio querer colocar a discussão de cargo, e eu disse que não aceitava. Não discuti isso nem com o meu partido nem com o partido do vice [Antenor Roberto, do PCdoB]”, afirmou.

Durante o segundo turno, Fátima foi criticada pelo adversário – Carlos Eduardo Alves (PDT) – por ter recebido apoios de políticos tradicionais do Estado, supostamente em troca de espaço na gestão. Entre os que decidiram apoiar a petista estão políticos do PSDB (adversário histórico do PT), como o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, e a deputada estadual Márcia Maia, filha da ex-governadora Wilma de Faria.

Na entrevista à 95 FM, a governadora eleita assinalou que a formação de seu grupo de auxiliares ficará para um segundo momento e que, agora, ela está dedicada ao processo de transição. “Até porque o Rio Grande do Norte tem pressa, a começar pelo calendário de pagamento dos servidores. Vamos arrumar a casa. E vamos precisar de um tempo porque essas coisas não se fazem em um passe de mágica. Temos consciência da situação, mas o Rio Grande do Norte espera de mim é trabalho, determinação, seriedade e espírito público”, emendou.

Perguntada sobre o anúncio dos nomes que vão integrar a comissão de transição, Fátima Bezerra disse que o fará “o mais breve possível”. “O que posso dizer agora é que são nomes de muita respeitabilidade, preparo, competência e muita disponibilidade, porque a comissão não será para inglês ver. É para trabalhar, e muito. Vamos receber os relatórios, secretaria por secretaria. Temos muito trabalho pela frente”, relatou.

A governadora eleita afirmou que, só após ter posse dos documentos que descrevem a real situação do Estado, é que ela poderá anunciar as primeiras medidas de seu governo. Apesar disso, ela antecipou as duas áreas que merecerão especial atenção na fase inicial: finanças e segurança. “Primeiro, é organizar as contas para botar em dia o pagamento. E foco na segurança pública. Temos de nos dedicar a fazer uma gestão eficiente, com planejamento, e uma gestão integrada para que a gente possa alcançar o objetivo, que é reduzir os índices de criminalidade”, concluiu.

Agora RN

DIA DIA

Livro reúne imagens inéditas do litoral potiguar

Todos os anos, o fotógrafo aventureiro Fernando Chiriboga traduz em livro as imagens compiladas de viagens por cidades e paisagens deslumbrantes do Nordeste e outras regiões. De 2004 para cá, foram 14 livros trazendo registros fotográficos do litoral ao sertão nordestino, passando por territórios insulares de Fernando de Noronha e  Galápagos. 
Em 2018, o fotógrafo retorna seu olhar para as belezas do litoral potiguar em um novo livro-álbum intitulado “Terra do mar – Rio Grande do Norte”. O lançamento será dia 8 de novembro, próxima quinta-feira, a partir das 18h, no 3º piso do Midway Mall, na galeria que leva o nome do autor.
Vista aérea de Ponta Negra
Novo livro-álbum de Fernando Chiriboga traz a paisagem natural do RN entre dunas, mangues e praias
O 15º livro de sua carreira traça a linha de costa do Oceano Atlântico, o que compreende uma faixa de 410 km de extensão, predominantemente de praias arenosas e falésias, guardando uma diversidade ambiental de recifes, corais, mangues, campos de dunas e estuários.
Nascido em Quito, Equador, Fernando Chiriboga desembarcou no Rio Grande do Norte em 1985 para estudar Arquitetura na UFRN. Também artista plástico e designer gráfico, trabalha como fotógrafo na área de turismo. Apaixonado por natureza e aventura, tem percorrido o Nordeste brasileiro para produzir o material que compõem seus livros-álbuns. Já abordou como temática o Seridó do RN, mangues, dunas e serras potiguares, Natal, patrimônio arquitetônico e ilhas. Parte do seu trabalho pode ser visto na Galeria Fernando Chiriboga, no 3º piso do shopping Midway Mall, Natal-RN, ou no site: www.fernandochiriboga.com.br
Tribuna do Norte
DIA DIA

Horário de verão começa à meia-noite deste sábado

O horário de verão terá início na madrugada deste domingo (4), mesmo dia de aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). À meia-noite de hoje (3), os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que abrangem dez estados e o Distrito Federal, devem adiantar o relógio em uma hora.

Horário de verão representa redução da demanda de 4% a 5%, em média
Com a vigência do horário especial, o Brasil terá quatro fusos diferentes, uma vez que os estados das regiões Norte e Nordeste permanecerão no horário normal. O ministro da Educação, Rossieli Soares, em entrevista coletiva na última quarta-feira (31) fez um alerta aos estudantes que vão fazer as provas do Enem para que fiquem atentos aos horários. Ele disse que acionou as instâncias responsáveis para que as operadoras não errem na atualização dos relógios, como ocorreu há duas semanas.
Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) explicou que a alteração do relógio no último dia 21 não ocorreu nas plataformas de rede das operadoras, e sim em aplicativos externos instalados nos aparelhos, fora do domínio de controle dessas operadoras. A entidade reforçou que o horário das plataformas de rede e serviços segue o calendário oficial e que há monitoramento online nos dias de mudança para garantir que a alteração da hora ocorra conforme o esperado.
As provas aplicadas neste domingo serão: Redação Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os estudantes terão cinco horas e meia para fazer o exame.
Os portões dos locais de realização do exame serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados, de acordo com o fuso, tendo como referência o horário de Brasília. Confira a programação preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para este domingo:
Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo:
12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas
Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins
11h – Abertura dos portões
12h – Fechamento dos portões
12h30 – Início das provas
18h – Término das provas
Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima
10h – Abertura dos portões
11h – Fechamento dos portões
11h30 – Início das provas
17h – Término das provas
Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)
9h – Abertura dos portões
10h – Fechamento dos portões
10h30 – Início das provas
16h – Término das provas
Agência Brasil
Rolar para cima