PROCON LEGISLATIVO TORNA-SE REFERÊNCIA NAS CONCILIAÇÕES

 “A eficiência do Procon Legislativo na resolução do problema me surpreendeu”. Essa é a avaliação feita por Daniel Fernandes dos Santos, 32 anos, para o atendimento recebido por ele ao procurar os serviços do Procon da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Residente, no município de Parnamirim, na Grande Natal, o engenheiro de produção acionou o órgão de defesa ao consumidor do Legislativo Potiguar após sentir-se lesado pela assistência técnica de um aparelho eletrodoméstico.

“Comprei uma televisão que apresentou defeito ainda dentro do prazo de garantia. Enviei à assistência técnica da marca, que levou mais de trinta dias para me devolver o aparelho. Pouco tempo depois a tv voltou a apresentar o problema e a situação na assistência se repetiu. Com isso, resolvi reclamar por meus direitos enquanto consumidor e recorri ao Procon Legislativo, onde, por intermédio do órgão, prontamente resolvi o conflito”, explica Daniel.

Por meio de audiência de conciliação agendada e mediada pelo Procon da Assembleia, o engenheiro chegou a um acordo com a parte reclamada e foi devidamente ressarcido do prejuízo. Satisfeito com o encaminhamento do caso e com o êxito obtido, Daniel não esconde a sua surpresa com a presteza do órgão na condução do caso. “Além do excelente atendimento e encaminhamento dado para o desenrolar da situação, a equipe do Procon ainda me contatou posteriormente para verificar se a outra parte havia mesmo cumprido com o que fora acordado”, ressaltou ele.

REFERÊNCIA

Experiências exitosas como essa têm sido a máxima do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor da Assembleia Legislativa. Em atuação desde 2009, o Procon Legislativo busca assegurar os direitos e garantias do consumidor potiguar. Com uma demanda cada vez maior, o órgão amplia ano a ano os atendimentos gratuitos à população, fazendo da instituição referência em qualidade na prestação de serviços.

As estatísticas da instituição atestam a consolidação do serviço, apontando para um incremento de cerca de 40% no total de atendimentos nos últimos dois anos. A média anual, que em 2016 era de aproximadamente 5 mil atendimentos, saltou para cerca de 7 mil em 2017. Além da maturidade alcançada pelo órgão em quase uma década de atuação, esse crescimento é reflexo também das inovações e melhorias implementadas nos últimos anos.