Saúde da Criança faz triagem para o Teste do Pezinho

A  Secretaria de Saúde Pública (SESAP), através da Coordenação  Estadual de Saúde da Criança e do Adolescente, reuniu  na manhã desta segunda-feira(18), no auditório do Hemonorte,  os coordenadores dos Serviços de Referência para triagem biológica neonatal (teste do pezinho).

No encontro foram discutidos o  fluxo de diagnóstico, acompanhamento,  tratamento e  medicação  dos pacientes inseridos nos programas de atenção à saúde integral da criança. De acordo com a Coordenadora Estadual, Célia Melo, outro assunto abordado foi a capacitação no  Sistema Nacional de Triagem Neonatal ( SISNEO), um novo sistema que está sendo implantado pelo Ministério da Saúde, no Laboratório Central ( Lacen). “  Este sistema otimiza os processos, pois disponibiliza o acesso das Secretarias Municipais de Saúde aos resultados dos exames dos pacientes de sua localidade, permitindo maior agilidade de encaminhamento ao serviço especializado”, disse Célia.

Na terça-feira(17), a Coordenação  Estadual de Saúde da Criança e do Adolescente  reúne-se com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal para organizar as capacitações no SISNEO para os cinco distritos da capital.