18 de abril de 2019

Coluna Versátil News

Papa Francisco lava pés de presidiários em ritual de Quinta-feira Santa

G1

Papa Francisco beija o pé de um presidiário na prisão Velletri, em Roma, durante as celebrações da Quinta-feira Santa — Foto: Handout/Vatican Media/AFP
Foto: Handout/Vatican Media/AFP

Papa Francisco lavou e beijou os pés de 12 prisioneiros em um ritual tradicional de Quinta-feira Santa, nesta quinta (18), em uma prisão na cidade de Velletri, a cerca de 60km de Roma. Um dos 12 presidiários era um brasileiro, segundo a agência de notícias Reuters, mas o nome não foi divulgado.

Durante o ritual, o pontífice disse a eles que evitem qualquer estrutura de hierarquia interna ou lei dos mais fortes e ajudem uns aos outros. Além do brasileiro, nove italianos, um marroquino e um marfinense tiveram os pés lavados. O Vaticano também não divulgou as religiões deles.

É a quinta vez desde sua ascensão ao papado, em 2013, que ele faz esse gesto, que comemora a humildade de Jesus para com seus apóstolos na noite anterior à sua morte, na cadeia.

Coluna Versátil News

BOLSONARO ENTRA PARA A LISTA DOS MAIS INFLUENTES DO MUNDO

Hilneth Correia

O presidente Jair Bolsonaro foi escolhido como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo na lista da revista Time, divulgada nesta quarta-feira (17). A revista norte-americana o colocou na categoria “líderes”. Bolsonaro é o único brasileiro na lista da Time e aparece ao lado de nomes como o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o israelense Benjamin Netanyahu, o líder da oposição na Venezuela Juan Guaidó e o Papa Francisco.

A revista publicou um pequeno perfil de cada um dos escolhidos, onde o autor, Ian Bremmer, classificou o presidente brasileiro como um “personagem complexo” e “garoto-propaganda da masculinidade tóxica”. Leia a descrição completa:

“Jair Bolsonaro é um personagem complexo. Depois de três meses como presidente do Brasil, ele representa uma ruptura brusca com uma década de corrupção de alto nível e a melhor chance do Brasil em uma geração de implementar reformas econômicas que possam domar a dívida crescente. O ex-oficial do Exército também é um garoto-propaganda da masculinidade tóxica, um homofóbico ultraconservador que pretende travar uma guerra cultural e, talvez, reverter o progresso do Brasil no combate às mudanças climáticas.

Coluna Versátil News

Governo espera R$ 106 bilhões com megaleilão de petróleo em outubro

R7

Megaleilão tem data marcada para 28 de outubro
Megaleilão tem data marcada para 28 de outubro
Ricardo Borges/Folhapress – 7.9.2018

O governo definiu em R$ 106,561 bilhões o valor do bônus de assinatura que será pago pelas empresas vencedoras do megaleilão de petróleomarcado para 28 de outubro, informou na quarta-feira (17) o ministro da Economia, Paulo Guedes, depois da reunião do CNPE 

O bônus de assinatura é um valor fixo que será pago ao governo por quem vencer o leilão para ter o direito de explorar o petróleo nos próximos 35 anos.

Além desse valor, as empresas terão que dar um parcela mínima de óleo explorado para o governo – entre 19,82% a 27,65%.

Coluna Versátil News

Catedral efêmera’ de madeira será erguida durante reconstrução de Notre-Dame

G1

Pináculo da Catedral Notre-Dame ruiu com o incêndio; Área estava em reforma — Foto: Gigarama.ru via AP
Pináculo da Catedral Notre-Dame ruiu com o incêndio; Área estava em reforma — Foto: Gigarama.ru via AP

O incêndio que destruiu parcialmente a Catedral de Notre-Dame exigirá um amplo e duradouro trabalho de reconstrução. Enquanto isso, porém, católicos e turistas impossibilitados de visitar o monumento serão recebidos numa “catedral efêmera” de madeira, a ser erguida na praça em frente à Notre-Dame.

“Não será necessário dizer que a catedral ficará fechada por cinco anos”, disse Patrick Chauvet, reitor da catedral, em entrevista à emissora francesa CB News nesta quinta-feira (18/04). “Este foi o motivo por que perguntei se uma catedral efêmera poderia ser construída.”

“Quero um lugar agradável, um lugar que seja um pouco simbólico, que atraia”, disse Chauvet. O religioso pretende dar a fiéis e turistas um ambiente de consolo e no qual possam se reunir próximos da Notre-Dame.

Coluna Versátil News

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM PROMOVE RETIRO DE SEMANA SANTA EM NATAL

Hilneth Correia

A Comunidade Católica Shalom em Natal realiza, de sexta-feira (19) a domingo (21), o Retiro de Semana Santa, que acontecerá no Instituto Maria Auxiliadora, das 8h às 12h, com o tema inspirado na passagem bíblica “Eu venci o mundo!” (Jo 16,33). A entrada pode ser adquirida na Livraria Shalom (Rua Açu, 705 – Tirol) ou no local do evento a partir de sexta-feira (19).

O retiro acontece todos os anos, com o objetivo de proporcionar aos participantes uma boa preparação para a vivência dos ritos litúrgicos, além de trazer uma reflexão sobre o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A programação é composta de diversos momentos de louvor, adoração, pregações e oração, o retiro termina no domingo, com a missa da Páscoa. Na sexta-feira acontecerá a encenação da Via Sacra.

O retiro acontece apenas pela manhã, pois durante a tarde e noite todos são convidados a participar junto com a Arquidiocese de Natal das celebrações litúrgicas, que serão presididas pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, na Catedral Metropolitana.

Rolar para cima