20 de junho de 2019

Coluna Versátil News

Julgamento de HC de Lula no Supremo pode ser adiado para agosto

VEJA

O ex presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva
 (MAURO PIMENTEL/AFP)

O estoque de processos pendentes de julgamento na 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal pode adiar a análise do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para agosto. A defesa do petista argumenta, nesta ação, que o ex-juiz Sergio Moro, atual ministro do governo Bolsonaro, atuou com parcialidade ao condená-lo na operação Lava Jato.

A sessão da próxima terça-feira, 25 de junho, será a última do colegiado no semestre e, com a aproximação do recesso forense, há uma tendência de que os ministros se mobilizem para julgar um número de maior de processos. Antes da pausa nos trabalhos, os ministros da corte se reúnem ainda nos dias 26 e 27 de junho, mas no plenário. As sessões serão retomadas em 1º de agosto.

Embora o habeas corpus de Lula esteja pautado para julgamento na próxima terça após devolução de vista do ministro Gilmar Mendes, a presidente da 2ª Turma pode alterar o cronograma de última hora. Em dezembro do ano passado, quando o caso começou a ser discutido pela 2ª Turma, o relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, e a ministra Cármen Lúcia rejeitaram o pedido do ex-presidente.

Coluna Versátil News

Obrigatório há 5 anos, teste da linguinha é alvo de disputa

Agência Brasil

Recém-nascido
Marcello Casal/Agência Brasil

Um teste físico simples, teste da linguinha, que verifica se o bebê recém-nascido tem ou não anquiloglossia – popularmente chamada de língua presa – é alvo de disputa entre profissionais. De um lado, pediatras acreditam que o exame físico feito após o parto é suficiente para identificar a anquiloglossia e pedem a revogação da lei que tornou o teste obrigatório. Do outro, fonoaudiólogos defendem uma capacitação para que quem examine a criança esteja atento também a isto. 

Hoje (20), considerado o Dia Nacional do Teste da Linguinha, faz cinco anos que a Lei 13.002/2014, que torna o exame obrigatório, foi aprovada no Brasil. 

De acordo com a conselheira da Comissão de Saúde do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Mércia Quintino, cerca de 4% a 10,7% das crianças nascem com a língua presa. “O diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível. A anquiloglossia leva a dificuldade na amamentação e, depois, dificuldade de mastigar alimentos sólidos, que são um desafio maior”, diz. 

Coluna Versátil News

Moro agradece Senado e vê ‘invasão criminosa’ em conteúdos vazados

R7

Moro voltou a criminalizar ataque hacker a celular
Jefferson Rudy/Agência Senado – 19.06.2019

O ministro da Justiça e Segurança Pública, o ex-juiz federal Sérgio Moro, usou o Twitter, nesta quinta-feira (20), para agradecer a ida ao Senado para explicar os diálogos vazados, supostamente com o procurador federal Deltan Dallagnol, sobre o andamento da Operação Lava Jato.

“Agradeço, aliás, aos Senadores e Senadoras a oportunidade para esclarecer os fatos alusivos à invasão criminosa dos celulares de agentes públicos e a sua divulgação sensacionalista”, afirmou.

Ontem, no Senado, Moro respondeu a perguntas dos parlamentares por cerca de 8 horas e meia. Entre vários assuntos, disse que o número do próprio celular tocou no aparelho dele e que, se houve irregularidade por parte dele, deixaria o cargo.

Coluna Versátil News

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVA PROJETO QUE BENEFICIA PORTADORES DE FIBROMIALGIA

Em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (19), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social discutiu e votou quatro matérias e zerou a pauta. Entre as matérias aprovadas está o Projeto de Lei 135/2019, de autoria do deputado Albert Dickson (PROS), que institui no Rio Grande do Norte a obrigatoriedade de atendimento preferencial em filas e vagas de estacionamento aos portadores de fibromialgia.

Na justificativa do seu Projeto, aprovado na reunião extraordinária, o deputado Albert Dickson justifica que visa atender à demanda de parte da população que é acometida pela fibromialgia, doença crônica que causa imensas dores e transtornos aos seus pacientes.

Ao final da reunião, o presidente da Comissão, deputado Hermano Morais (MDB) comunicou o recebimento de ofício da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime), solicitando uma audiência pública para tratar de assuntos relacionados à Educação.

Coluna Versátil News

Marcha para Jesus 2019 reúne milhares de fiéis em São Paulo

G1

Milhares de fiéis participam da 27ª edição da Marcha para Jesus em São Paulo.  — Foto: Patricia Figueiredo/G1
Foto: Patricia Figueiredo/G1

A 27ª edição da Marcha para Jesus, evento gospel liderado pela Igreja Renascer em Cristo, reúne milhares de pessoas nesta quinta-feira (20) em São Paulo. O evento combina caminhada, shows e apresentações de pastores evangélicos. Os organizadores esperam 2 milhões de pessoas.

De acordo com os organizadores, a marcha também contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro. O governador João Doria (PSDB) subiu ao palco de um dos trios elétricos da Marcha Para Jesus ao lado da mulher Bia Doria por volta de 12h desta quinta-feira. Ao lado do pastor Estevam Hernandes e Sônia Hernandes, da Igreja Renascer, uma das organizadoras da Marcha, Doria discursou para milhares de fieis que participam do evento religioso.

“Este é o caminho da paz, essa é a marcha da paz, da harmonia, daqueles que amam São Paulo, o Brasil, amam sua família”, disse Doria.

Rolar para cima