Oftalmologista explica os perigos de passar o dia olhando pro celular ou computador

Se você sente dor de cabeça, sintomas oculares e passa horas em frente ao computador, acostumado a ter atividades de longa duração alternando tablets, computador ou celular, você deve sofrer da síndrome de visão de computador (SVC). É o que afirma o Oftalmologista de Natal RN Dr. Pedro Paulo Cabral.

A medida que os computadores são incorporados por nossas vidas cotidianas, cada vez mais pessoas vem experimentando uma variedade de sintomas oculares relacionado ao uso deles, assim como uso de tablets ou smartphones. 

Fadiga, irritação, vermelhidão, sensação de peso nos olhos, visão turva ou dupla são sintomas da Síndrome de visão de computador. 

O uso de computadores ou dispositivos eletrônicos para uso profissional ou recreacional (incluindo e-mails, redes sociais) é universal na sociedade, principalmente na vida ocidental moderna. Estima-se que o uso da internet variou de 77% na população da américa do norte até 10% na África. Atingindo cerca de aproximadamente 30% da população do mundo. 

A visualização de telas digitais não é mais restrita a uso de computadores localizados no trabalho, são muitos os dispositivos eletrônicos universalmente difundidos como laptops, tablets, leitores de livros eletrônicos como kindle, smartphones, e até relógios digitais usados a todos os minutos e todos os lugares possíveis (elevadores, durante o banho, filas de banco ou de supermercados).

Uma investigação com mais de 2000 americanos entre 8 e 18 anos, relatou um uso médio de 7,5 horas usando essas mídias, 4,5 horas assistindo TV e mais 1,5 hora jogando vídeo game.

Alguns dispositivos funcionam com textos muito pequenos, o que faz com que o observador os posicione a uma distância muito próxima, mais próximas que as distâncias anteriormente adotadas por materiais impressos com livros e jornais. Todas essas novas demandas visuais podem causas uma variedade de sintomas que foram denominados de Síndrome de visão de computador (SVC), afirma Dr. Pedro Paulo Cabral, Oftalmologista de Natal RN.

“Pondero ainda que o aumento progressivo da incidência de miopia (visão embaçada para longe) está sendo associado a o uso excessivo da visão de perto, e de certa forma acredita-se que estes novos hábitos podem ser um elemento influenciador desse aumento.”, complementa o Oftalmologista.

Os sintomas da SVC podem tem etiologia ocular (inerentes do uso excessivo da visão por excesso na acomodação, propriedade inerente do olho de trazer o foco para perto; ou olho seco) e/ou causas ergonômicas (posturais).

Várias séries de pesquisas estudando trabalhadores de banco na Itália, operadores de computadores na Índia, Austrália e México descobriram que o sintoma mais prevalente era o desconforto visual (astenopia).

Astenopia é um termo genérico que pode estar relacionado a vários sintomas como fadiga, desconforto, queimação, irritação, dor nos olhos, visão dupla, fotossensibilidade, visão borrada, olho seco e sensação de corpo estranho

É importante identificar se os sintomas são relacionados especificamente com a tela do computador ou relacionados com atividades de uso prolongado da visão de perto.  

No entanto, há evidências de estudos recentes que avaliaram tarefas de trabalhadores com a tela do computador e sem a tela (folhas impressas), com semelhantes ângulos de visão, luminância idênticas, mesmo tamanho e contraste de letras – foram encontrados maiores scores de visão embaçada em pacientes que usavam computador, quando comparados com pacientes que usavam folhas impressas. 

Além dos desconfortos, esses sintomas oculares trazem um grande impacto econômico – levando e erros de digitação em computador, bem como a necessidade de pausas frequentes e dores musculoesqueléticas. A prevalência de dores no ombro-pescoço-braço pode chegar a 62% em trabalhadores de informática. 

De acordo com Dr. Pedro Paulo Cabral, o tratamento para SVC deve ser dividido em três pontos principais: 

– Tratamento de transtornos refrativos (grau dos óculos)

– Tratamento de problemas de vergência (desvios mesmos que imperceptíveis ao paciente)

– Tratamento de problemas de lubrificação (olho seco) ou inflamações 

Distúrbios refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, quando não corrigidos com óculos, lente de contato ou cirurgia de catarata aumentam os sintomas de desconforto.

Como os indivíduos vão passar horas, geralmente de forma continua olhando para telas eletrônicas, é importante que eles consigam manter as imagens claras e nítida.

O tratamento refracional, ou seja, com uso de óculos, deve ser preciso, analisando as distâncias das estações de trabalho (corrigir o grau de longe e grau de perto assim como da visão intermediária).

É indicado pausas a cada hora de trabalho, de cerca de 5 minutos em que os indivíduos devem olhar para objetos distantes, diminuindo assim o estímulo a acomodação e também a exposição as telas eletrônicas.

Quaisquer anomalias de vergências ou de desvios (estrabismos) devem ser tratados, com uso de óculos com prismas evitando assim descompensações.

A presença de olho seco pode ter um significado importante na origem da SVC. O uso do computador tem sido associado a uma taxa reduzida de piscar e a um alto número de piscadas incompletas quando comparado a visualização de materiais impressos.

Além disso, o ambiente onde estão os computadores estão geralmente relacionados a baixa umidade, resfriamento por ar condicionado ou aquecimento induzido por aquecedores que podem aumentar ainda mais os sintomas de olho seco. O tratamento proposto é o uso de colírios ou pomadas lubrificantes. É interessante que problemas como blefarites ou conjuntitives alérgicas sejam tratadas, pois eles podem piorar os sintomas.

Além disso, treinamento para aumentar a taxa de piscadas durante o uso de computador, hidratação (beber mais água), redirecionamento do ar condicionado ou aquecedor podem ser muito benéficos no tratamento dessa síndrome. 

Dr Pedro Paulo Cabral finaliza, afirmando que a síndrome de visão de computador é um problema de saúde com forte impacto econômico, que induz a queda na produtividade dos pacientes. Seus sintomas principais são: desconforto visual associado à dores de cabeça e dores em região de ombro, pescoço e braços. O tratamento deve ser feito com uso de prescrições corretas precisas de óculos, uso de colírios lubrificantes e também melhorias no ambiente de trabalho como ajuste da distância entre a visão e a tela eletrônica, postura adequada (altura correta do computador) buscando uma harmonia com a posição do pescoço cabeça e ombros, além de pausas constantes da atividade a cada 1 -2h para “descansar a vista”. Nesses intervalos os tabalhadores devem se concentrar em não olhar pra perto, buscar olhar pra longe ou até fechar os olhos, evitando assim esforços visuais desnecessários.