Sesap incentiva doação de leite materno

No dia 19 de maio é comemorado o “Dia Nacional de Doação de Leite Humano” e, aderindo à campanha deste ano “Revisitando o passado, construindo o presente”, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) incentiva a doação de leite materno a fim de contribuir para campanha e manutenção dos bancos de leites do Rio Grande do Norte.

A campanha é um momento especial para os Bancos de Leite Humano do Brasil, sensibilizando a sociedade para importância da doação do leite humano, estimulando a doação de leite materno e promovendo debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano.

Comemorado anuamente no dia 19 de maio, a Lei N° 13.277, de 28 de dezembro de 2015, institui o Dia Nacional de Doação de Leite Humano e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada, anualmente, na semana que incluir o dia 19 de maio. Publicada no DOU de 29 de dezembro de 2015.

Com a atual situação de pandemia em nosso país e a necessidade de distanciamento social, a rBLH (Rede de Bancos de Leite Humano) realizará seus eventos em rede, com o apoio da Rede Rute, plataforma do SIG Tel@rBLH.

Este ano está sendo celebrado os 10 anos de assinatura da Carta de Brasília 2010, que instituiu o dia 19 de maio como Dia Mundial de doação de Leite Humano. E nesse sentindo, a campanha revê as ações que foram realizadas nos últimos anos na promoção deste dia, através da temática “Revisitando o passado, construindo o presente”.

A programação será realizada durante o dia 19 de maio pelas sub-redes da Rede Global de Bancos de Leite Humano nos seguintes horários:

  • 10:00 – rBLH-CPLP;
  • 12:00h – rBLH-BR
  • 14:00h – rBLH-Iberamérica. 

No dia 1° de junho, às 14h, também na plataforma, haverá a apresentação dos BLHs (Bancos de Leite Humano) do Rio Grande do Norte, fazendo uma retrospectiva das ações realizadas nesses últimos 10 anos em comemoração ao dia “Dia Mundial de doação de Leite Humano”.

A orientação do Ministério da Saúde, da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), até que dados adicionais sobre o aleitamento natural estejam disponíveis, é de que as mães que pretendem amamentar e/ou doar, diagnosticadas com COVID-19 e que se encontram com o estado geral bom, tomando-se os cuidados higiênicos, não tem um impeditivo para a amamentação.

Segundo dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), em 2019, no Rio Grande do Norte, 2.297 mães doaram o leito materno e bebês 5.317 foram beneficiados com a doação.

Caso opte por extrair o leite, o Ministério da Saúde disponibilizou a Cartilha para a Mulher Trabalhadora que Amamenta com as orientações: Aqui

Saiba onde doar

O Rio Grande do Norte possui 06 bancos de leite humano (03 em Natal, 01 em Parnamirim, 01 em Mossoró e 01 em Caíco) e 06 postos de coleta.  Assim como os bancos de leite humano recebem doações do leite materno, os postos de coleta estão aptos a receber as doações, que são enviadas aos bancos de leite para processamento. Confira onde doar:

Bancos de Leite Humano (BHL)Postos de Coleta
·       Maternidade Escola Januário Cicco (Natal)·       Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto (Tirol – Natal)
·       Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital do Santa Catarina) – Natal·       Posto de Coleta Cantinho do Peito (Felipe Camarão – Natal)
·       Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) – Natal·       Maternidade Dr. Leide Morais (Nossa Senhora da Apresentação – Natal)
·       Hospital Maternidade do Divino Amor (Parnamirim)·       Maternidade Almeida Castro (Santo Antônio – Mossoró)
·       Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró·       Hospital Universitário Ana Bezerra (Centro – Santa Cruz)
·       Fundação Hospital Dr. Carlindo Dantas (Hospital de Seridó) – Caicó

Confera o endereço e os telefones para contato com os bancos de leite no RN Aqui