Pesquisa aponta Natal como principal destino turístico em vendas no Nordeste

Uma campanha da operadora de viagens CVC, lançada em agosto deste ano, apontou Natal como o destino de praia com melhor performance em vendas no Nordeste, ocupando o topo do ranking. O foco em ações online proporcionou um alcance direto a mais de 325 mil pessoas apenas nas redes sociais. No site da CVC, onde banners promocionais foram inseridos, o número de impressões superou um milhão. A campanha também capacitou agentes de viagens, ressaltando aspectos que diferenciam o destino.

“Nós ficamos felizes com a procura. A característica de Natal é sol e mar em boa parte do ano, e, por isso, um dos destinos mais buscados pelos turistas. Em junho, foram divulgadas três pesquisas que apontaram Natal entre os cinco destinos mais desejados do país”, ressaltou o secretário de Turismo, Joham Xavier. No entendimento do gestor, com o arrefecimento da pandemia, que durante seis meses praticamente paralisou essas atividades, o turismo regional ganhou força na cidade dos Reis Magos.

E a expectativa dele é de que no período de alta estação os voos retornem à quase normalidade e os turistas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste possam incrementar a atividade na capital do Rio Grande do Norte. “A perspectiva para o fim do ano é positiva. Natal dispõe de 30 mil leitos, e sabemos que o turismo regional não ocupa todos esses leitos. Então, esperamos contar com os voos dos maiores centros emissores do Sudeste, que são Rio de Janeiro e São Paulo. A nossa expectativa é de uma ocupação entre 60% e 70% do total de leitos disponíveis na cidade”, assinalou Joham.

Para o diretor executivo de Produtos Nacionais da CVC Corp, Claiton Armelin, o resultado da campanha mostrou a importância de unir esforços no período da pandemia de Covid-19. Com a intensificação das ações, em poucos dias o Rio Grande do Norte, especialmente Natal, já disputava entre os primeiros destinos: “Isso oxigena toda uma cadeia de produção e a economia do estado e da capital. Já estamos estudando outras formas de colaboração para elevar ainda mais as vendas, não só para Natal, mas também outros destinos dentro do estado, aproximando as pessoas dos sonhos de viagem”.

O secretário informou, ainda, que no momento a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), está realizando um trabalho virtual de divulgação da Cidade do Sol nas mídias sociais, e também de capacitação virtual, visando ao incremento da principal atividade econômica do município: o turismo.

?? Conscientização sobre câncer de mama é tema do Outubro Rosa em Natal

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), dedica o mês de outubro à campanha Outubro Rosa, que tem a intenção de conscientizar toda a população para o controle e prevenção do câncer de mama no município. O diagnóstico precoce é a forma mais eficaz para o início e sucesso no tratamento.

“O trabalho da Prefeitura de Natal e SMS são ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos que mais acomete mulheres no país. Em 2019, realizamos mais de 35 mil exames de mamografia na capital. E durante todo o mês de outubro vamos intensificar esse cuidado nas nossas unidades de saúde. É importante destacar que durante todo o ano também disponibilizamos uma unidade móvel que oferece serviços de mamografia a cada semana em bairros diferentes da nossa capital”, acrescenta George Antunes, secretário municipal de Saúde.

Mulheres entre 50 e 69 são o público alvo principal da campanha, mas a recomendação é ficar atenta aos sinais e sintomas que podem aparecer. “É importante se tocar e se conhecer. Se detectar alguma alteração em uma das mamas ou nas duas, como alterações nos mamilos, na textura da pele, presença de nódulos palpáveis, ou qualquer outra alteração, ela deve procurar a unidade de saúde para agendar uma consulta médica”, comenta Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher da SMS.

O panorama atípico em decorrência da pandemia do novo coronavírus fez a campanha ter como foco principal estratégias que evitem concentração de pessoas em um local, mas com a mesma dedicação ao alertar sobre os riscos e os cuidados que devem ser observados. “Não podemos ainda ter aglomerações. Então, a orientação que estamos encaminhando para as unidades é que se aproveite as pessoas que estão no local, aquelas que vieram para atendimentos, e então trabalhar com elas a prevenção do câncer de mama para que elas sejam multiplicadores de conhecimento”, explica a responsável técnica, sobre as ações de educação que serão adotadas este ano.

Ana Paula ressalta ainda que todos os cuidados de prevenção contra o Covid-19 estão sendo adotados para garantir a segurança dos usuários. “Tanto as nossas unidades, quanto os prestadores que realizam exames de mamografias, estão tendo os devidos cuidados, obedecendo as orientações de distanciamento social, higienização do mamógrafo entre uma paciente e outra, utilização de equipamentos de proteção individual para garantir a segurança de quem procurar atendimento”, finaliza.

??‍? SME realiza Formação com professores de Matemática

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), realizou na manhã desta quarta-feira (07), a sétima Formação de Matemática, com 30 professores da disciplina que participaram de forma on-line na plataforma Google Meet. O tema discutido foi “Avaliação contínua em aulas não presenciais” e refletiu sobre a ação de avaliar, analisando as estratégias de avaliação contínua e acompanhamento da aprendizagem para mediar conhecimento de forma eficiente em aulas não presenciais, orientando as possibilidades de avaliação em tempos de ensino virtual.

A mediadora do encontro e assessora pedagógica da SME, Romeica Gondim, ressaltou que “para que os alunos desenvolvam habilidades educativas, não necessariamente tem que ser pela prova. Existem vários outros instrumentos de avaliação que o professor pode utilizar como a arte, por exemplo, trabalhando a geometria. A própria leitura escrita, indicando uma pesquisa sobre a biografia de algum matemático ou a respeito de alguma curiosidade da história da matemática. Pode utilizar a ferramenta para ativar, estimular os alunos que é preciso ter uma visão holística do conteúdo, que esteja mais focado na ideia e exercê-lo como uma forma de cidadania”.

Em tempos de restrição da circulação de pessoas e em busca por alternativas para manter a educação em funcionamento, deve-se pensar que o processo de avaliação da aprendizagem no ensino virtual é tão importante, quanto as demais etapas de preparação e execução de vídeos aulas no ambiente virtual de aprendizagem. A internet disponibiliza de ferramentas e oportunidades para promover a comunicação oferecendo inúmeras possibilidades para se fazer uma avaliação pedagógica do aprendizado do aluno.

“Os professores também precisam refletir suas expectativas nessa nova concepção de ensino aprendizagem e de avaliação, porque neste momento não vai poder cobrar do aluno, como se cobrava na sala de aula presencial. Em sala de aula tinha a certeza que esse aluno estava tendo a oportunidade de participar, de tirar dúvida, tinha o material, a intervenção quando necessário, e nesse momento não sabemos se esse aluno vai dividir suas dúvidas. Precisa também ser um pouco flexível, ter a sensibilidade para perceber que não é igual, por isso que o professor não pode colocar expectativas como se o ensino estivesse presencial”, avaliou Romeica Gondim.

Finalizando o encontro foi informado que a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi adiada mais uma vez, por causa da pandemia do novo coronavírus. As provas somente serão realizadas quando todas as escolas retomarem às aulas presenciais. Haverá um novo calendário definido em breve.

??‍♂️ Semsur inicia recuperação dos cemitérios para Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), deu início às obras de recuperação e manutenção dos oito cemitérios públicos da capital com vistas às comemorações do Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro. A equipe de Operações da Semsur está realizando serviços de pintura dos muros, limpeza e poda de árvores, bem como a manutenção da rede de iluminação. Já as reformas estruturais dos oito cemitérios foram realizadas ano passado.

As obras deverão seguir um cronograma durante todo o mês de outubro. Estão sendo contemplados simultaneamente os cemitérios do Alecrim, Bom Pastor I e II, Nova Descoberta, Ponta Negra, Igapó, Pajuçara e Redinha.

? GMN apreende adolescente e encontra facas escondidas no telhado de Casa de Acolhimento

Um menor de idade foi apreendido na Casa de Acolhimento III pelo Grupamento de Ação Patrimonial da Guarda Municipal do Natal (Gapa/GMN). O adolescente é interno da casa e chegou a ameaçar os educadores, tendo que ser contido pelos guardas e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

Os guardas municipais fizeram uma varredura no ambiente da Casa e encontraram três facas escondidas no telhado da unidade. “As facas estavam bem escondidas por baixo de telhas no teto da casa, mas conseguimos encontrar o material que poderia ser utilizado para algum ato de violência dentro da casa”, explicou um dos guardas.

O menor apreendido foi conduzido pela guarnição da GMN a Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) onde foi registrada a ocorrência, ficando o mesmo à disposição da justiça.

Semurb recebe doações da Unimed Natal para montar ambulatório para atendimento de servidores

A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) recebeu na manhã desta quarta-feira (07), uma doação de materiais para montagem de um pequeno ambulatório que será usado em ações de promoção à saúde dos funcionários da pasta. A doação foi feita pela Unimed Natal, que formalizou a entrega ao Projeto de Bem Estar Social e Qualidade de Vida do Servidor, instituído através de Portaria publicada no Diário Oficial do Município, desta quarta-feira.

Na oportunidade foi assinado um termo de doação entre a Unimed e a Semurb, que informa o material doado e qual a sua finalidade. Estão na lista uma maca, uma divisória e diversos materiais de uso geral de enfermagem. O ambulatório vai funcionar no 3º andar do prédio e vai atender somente os servidores da pasta. Está previsto um clínico e um auxiliar de enfermagem.

Para o titular da Semurb, Thiago Mesquita, a parceria público/privada faz parte do seu princípio de gestão. Para ele, este é um grande instrumento para resolução de problemas para todos os setores, inclusive do poder público. Foram doados pela empresa uma maca, uma divisória e material de uso geral de enfermagem. “Quero agradecer a Unimed pela sensibilidade e a parceria, tendo em vista, que esses equipamentos servirão muito ao nosso ambulatório que vai cuidar da saúde de nossos colaboradores”, ressaltou ele.

Para a chefe do setor Administrativo, Juliana Vieira, e autora do projeto, hoje foi um momento de muita alegria com o recebimento do material para montagem deste ambulatório, como também a publicação da portaria reconhecendo o Projeto. O ambulatório será fundamental para ajudar a prevenir o adoecimento dos nossos colaboradores, assim garantindo o bom funcionamento dos serviços oferecidos pela SEMURB à população natalense.“Fico muito feliz em está realizando esse sonho. Quero agradecer também ao secretário Thiago Mesquita, que acredita no nosso projeto”, disse ela.

O projeto Bem Estar Social e Qualidade de Vida do Servidor, é desenvolvido pelo setor Administrativo e de Recursos Humanos da Semurb e tem por objetivo desenvolver e implementar de forma efetivas ações para o não adoecimento do servidor. A meta é promover ações de promoção à saúde, assim como trabalhar na prevenção de doenças, que causam incapacidades a pessoa, sejam temporárias ou permanentes, e por conseguinte contribuir com a qualidade de vida dos servidores.