22 de setembro de 2021

Coluna Versátil News

Fecomércio: Startup nacional oferece ferramenta de pesquisa em turismo a destinos brasileiros

Em homenagem ao Dia Mundial do Turismo (27.09), a startup brasileira Smart Tour vai oferecer a destinos nacionais a oportunidade de experimentar uma ferramenta inovadora de captação de dados do setor. Durante seis meses, cinco cidades – uma de cada região do país – poderão utilizar, gratuitamente, a Smart Survey, plataforma que realiza pesquisa de Demanda Turística de forma 100% digital. A solução foi a grande vencedora na categoria “Tecnologia no Turismo” do Prêmio Nacional de Turismo de 2019, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT).

Gestores públicos de turismo podem inscrever suas cidades até às 18h do dia 25 de setembro, clicando AQUI e o resultado será divulgado no dia 27 de setembro. Os municípios selecionados na iniciativa da Smart Tour passarão a fazer parte de uma lista do MTur de cidades interessadas em tornar-se um Destino Turístico Inteligente, para futuras ações da Pasta.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforça a importância de ações como esta para a promoção e a estruturação do setor no país. “A tecnologia aliada à informação é a receita ideal para ajudar a desenvolver o turismo no Brasil. Captar dados de maneira ágil possibilita entender a demanda turística local e estruturar ações de fomento ao turismo da região”, ressalta.

A CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho, explica que a Smart Survey utiliza IoT (Internet of Things, ou “Internet das Coisas”), o que permite uma transformação dos atrativos em agentes coletores de informações, diminuindo o custo e fornecendo resultados em tempo real para os órgãos gerenciais de turismo.

“Esse repasse de informações gera dados inéditos no setor turístico do estado. Eles são enviados aos observatórios e às secretarias de Turismo e ajudam na elaboração de políticas públicas mais eficientes, pois dá um poder de decisão bem mais rápido à gestão pública”, comenta Carvalho.

A ferramenta Smart Survey já é utilizada por diversos municípios brasileiros, como Florianópolis (SC), uma das 10 cidades escolhidas pelo Ministério do Turismo para receber o projeto-piloto de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no país. Para o superintendente de Turismo da capital catarinense, Vinícius de Lucca, a pesquisa de demanda realizada pela Smart Tour vem auxiliando a tomada de decisão pela Secretaria Municipal de Turismo desde 2019.

“Florianópolis passou anos sem realizar pesquisa de demanda, devido ao alto custo desta ação. Com o uso da Smart Survey, passamos a ter relatórios frequentes e em tempo real, o que vem nos ajudando na elaboração de políticas públicas voltadas ao turismo em nossa cidade”, aponta Vinícius de Lucca.

Segundo a startup, destinos turísticos de pequeno porte também podem se beneficiar da ferramenta, pelo baixo custo operacional e a alta adesão dos visitantes. A cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, é um exemplo. O município utiliza a Smart Survey há três meses e está investindo em ações que possam auxiliar a consolidar o local como um destino turístico.

“Para nós, a pesquisa de demanda significa uma forma de conhecer o perfil de quem nos visita, saber por que ele procurou nossa cidade como destino e, desta forma, termos a informação necessária para direcionar os investimentos de forma mais assertiva e eficiente”, ressalta a diretora de Turismo de Jaraguá do Sul, Leila Modro.

SMART TOUR – A Smart Tour é uma startup de tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, com soluções inovadoras. Além do reconhecimento no Prêmio Nacional do Turismo, a empresa catarinense foi uma das finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido pelo MTur e o Wakalua – primeiro polo global de inovação em turismo -, que consagrou iniciativas destinadas à retomada do setor. A empresa também foi destaque na 3ª Competição Global de Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT) e fez parte do grupo de finalistas do Healing Solutions for Tourism Challenge, realizado no ano passado pela OMT.

DESTINOS INTELIGENTES – Atualmente, 10 cidades brasileiras, representando as cinco regiões do país, integram o projeto-piloto de implantação de DTI, promovido pelo MTur: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); e Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste). Pioneira no país, a ação busca definir diretrizes e um formato nacional para a criação de destinos do tipo.

Coluna Versátil News

Governo do RN : Festa do Boi volta a acontecer de forma presencial

Em reunião com a diretoria da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), a governadora professora Fátima Bezerra confirmou apoio da gestão estadual à retomada de forma presencial da Festa do Boi. “Este é o maior evento da agropecuária do Nordeste. Vamos voltar a fazer a festa no Parque Aristófanes Fernandes, mas respeitando todos os protocolos de segurança à pandemia da Covid-19, inclusive exigindo o passaporte da vacina”, afirmou a chefe do Executivo. Em 2020 o evento aconteceu de forma virtual.

A Festa do Boi deste ano, no período de 13 a 20 de novembro, será a 59ª edição. A organização do evento é da Anorc que se responsabilizará pelo cumprimento de todos os protocolos sanitários estabelecidos. Expositores e colaboradores também deverão apresentar comprovante da vacinação já na contratação dos espaços.

Para o presidente da Anorc, Marcelo Passos o apoio do Governo do Estado é fundamental para a realização do evento. “O momento que vivemos é nervoso, enfrentamos dificuldades com a estiagem e o aumento de preços nos insumos, mas vamos fazer a retomada da festa – abrir as porteiras do parque literalmente – com muita habilidade e responsabilidade para estimular nossa atividade e a economia do RN”, afirmou, para em seguida agradecer a Governadora e a equipe de secretários “que sempre são muito receptivos. A senhora pode confiar, vamos fazer a festa com todos os protocolos e toda segurança”.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, disse que o setor contribuiu muito na pandemia evitando o desabastecimento. “Vamos voltar a realizar a festa de forma presencial e, tenho certeza, vai proporcionar bons negócios”, declarou lembrando que o Governo do Estado também vem apoiando a pecuária inclusive com a entrega de feno e mais de 600 mil raquetes de palma para oferta de alimento aos rebanhos.

O Sebrae também soma no apoio à Festa do Boi e vai investir R$ 1,5 milhão, confirmou o diretor-técnico, João Hélio Cavalcanti. “E estaremos com toda a nossa equipe despachando no evento para fazer uma grandiosa edição”, anunciou.

A reunião que decidiu pela realização da Festa do Boi de forma presencial contou com a participação também do diretor-geral da Emater, César Oliveira, diretor-geral da Emparn, Rodrigo Maranhão, diretor-geral do Idiarn, Mário Manso, vice-presidente da Anorc, Marcos Teixeira e Acácio Brito e Alexandre Chaves, tesoureiro e relações públicas, respectivamente, da Anorc

Coluna Versátil News

Assembleia Legislativa cria personagem virtual “Legis” para apresentar ações da Casa

 

Aproximar o Poder Legislativo da sociedade. É esse o objetivo da nova campanha de comunicação da Assembleia do Rio Grande do Norte lançada nesta quarta-feira (22) através de Live no perfil do Instagram da Casa. Oficialmente, a Assembleia apresentou o personagem virtual, Legis, feito em animação 3D, que a partir de agora mostrará como funcionam as deliberações da Casa e dos seus 24 deputados.

“Estamos mais uma vez, inovando com a Comunicação da Assembleia, ao lançarmos o Legis, um personagem para aproximar as pessoas do Parlamento. Já fizemos campanhas premiadas com temas de interesse da sociedade como adoção de crianças, autismo, alienação parental e mais recentemente, doação de sangue. Dessa vez, inovamos apresentando um personagem virtual, o Legis, um jovem gente boa, que vai detalhar como funciona as aprovações de leis, o trabalho dos deputados estaduais que impactam na vida de todos”, disse o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB).

A campanha, desenvolvida pela Faz Propaganda em parceria com a Rox Estúdio e pela Diretoria de Comunicação da Assembleia estará disponível nas mídias digitais, rádio e em TV no mês de outubro, como confirma a diretora de Comunicação da Assembleia, Marília Rocha.

O Legis é como a “Lu” da Magazine Luiza, o “Novo Baianinho” das Casas Bahia e a “Nat” da Natura: todos personagens virtuais que fazem sucesso na comunicação e marketing de empresas. No poder público, um exemplo de mascote de sucesso é o Zé Gotinha, do Ministério da Saúde. “O motivo deles serem criados e existirem? Criar uma conexão mais próxima entre as pessoas”, destaca o diretor da Faz Propaganda, Ricardo Rosado.

Essa é a primeira vez que o Poder Público utiliza a ferramenta de personagem virtual para uso da Comunicação. Mais uma inovação da Assembleia Legislativa do RN, que através do Planejamento Estratégico, vem construindo e sendo referência para outras Casas Legislativas do País. “Assim como o projeto de Recurso Humanos, o Legis RH, o Legis Vídeo e tantos projetos exportados para outros estados, esperamos que o Legis seja parâmetro para inovações nos parlamentos do Brasil”, argumenta Ezequiel Ferreira.

Coluna Versátil News

MEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar da Educação Básica

Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, hoje (22), os resultados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2021. Os dados estão em portaria publicada no Diário Oficial da União.

Os resultados referem-se à matrícula inicial na creche, pré-escola, ensinos fundamental e médio (incluindo o médio integrado e normal magistério), no ensino regular e na educação de jovens e adultos (EJA) presencial fundamental e médio (incluindo a EJA integrada à educação profissional). Os dados incluem as redes estaduais e municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral e o total de matrículas nessas redes de ensino.

A coleta de dados aconteceu entre os dias 18 de junho e 23 de agosto, por meio do sistema Educacenso.

A partir de agora, com a publicação dos resultados preliminares, os gestores estaduais e municipais têm 30 dias para conferência, ratificação e eventual retificação das informações. No dia 7 de outubro, o instituto realizará uma live em seu canal do YouTube para orientar os gestores das escolas e redes sobre esses procedimentos.

Durante este período, as escolas também poderão complementar as informações com dados que não foram informados no período de coleta da matrícula inicial, desde que as informações tenham como base a data de referência do Censo Escolar 2021, que é 26 de maio de 2021.

Em caso de dúvidas sobre os procedimentos de conferência dos dados, os gestores podem enviar os questionamentos para o Inep até 29 setembro, por meio de um formulário eletrônico. As principais perguntas serão selecionadas e esclarecidas durante a live.

Os resultados finais da primeira etapa serão divulgados em 31 de janeiro de 2022. No dia seguinte, em 1º de fevereiro de 2022, começa a segunda etapa. O Educacenso ficará disponível até 17 de março para as escolas declararem os dados referentes à situação do aluno. Também haverá um período de conferência das informações e o encerramento ocorre com a divulgação dos indicadores de rendimento escolar, no dia 19 de maio de 2022, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Ele é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para acompanhar a efetividade das políticas públicas. O Censo Escolar subsidia a produção de um conjunto amplo de indicadores, que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros.

Fonte: agência Brasil:

Coluna Versátil News

Sesc Saúde Mulher chega a Mossoró para realizar cerca 4.000 atendimentos

 

Mamografias, preventivos e ações educativas estão entre os serviços oferecidos à população

 

 

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher estará em Mossoró, a 280 quilômetros de Natal, nos meses de outubro e novembro, com a meta de realizar quase 4.000 atendimentos. A iniciativa faz parte da campanha “Outubro Rosa do Sesc” que tem como objetivo chamar atenção da sociedade para a prevenção do câncer de mama.

 

A solenidade de abertura da unidade móvel está marcada para o dia 8 de outubro, às 18h00, no Sesc Mossoró, com apoio do Sindicato dos Lojistas de Mossoró da cidade. Contudo, o atendimento será iniciado já no dia 4 em parceria com a Prefeitura, que ficou responsável pelos agendamentos.

 

No total, serão 912 mamografias para mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e outros 912 exames preventivos para o público entre 25 e 64 anos, além de 2.100 ações educativas em saúde feminina.

 

O câncer de mama representa 29,7% da incidência da doença entre as mulheres e lidera os índices de mortalidade de localização primária, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Ministério da Saúde.

 

Serviço:

 

O que? Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Mossoró

 

Quando?

 

Inauguração: 8 de outubro, às 18h00

 

Agendamento: Iniciado (enquanto houver vagas)

 

Atendimentos: 4 de outubro a 30 de novembro

 

Segunda-feira (13h00 às 17h00) | Terça a quinta-feira (08h ás 12h e 13h ás 17h) | Sexta-feira (08h00 ás 12h00)

 

Onde? Sesc Mossoró (Rua Doutor João Marcelino, nº S/N Nova Betânia – Mossoró/RN)

 

Agendamento?

 

Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró – Agentes de Saúde

 

Vagas?

 

912 mamografias (mulheres 50 e 69 anos).

 

912 exames preventivos (mulheres 25 e 64 anos).

 

Documentos (cópias)?

 

RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS

 

Outubro Rosa do Sesc – Mossoró

 

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, no Sesc Mossoró, de 4 a 30 de outubro (Agendamento com a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró). Desfile “Um toque pela Autoestima”, no Partage Shopping Mossoró, dia 16/10, às 17h00.  Campanha “Doe um lenço e faça a cabeça de uma mulher”, no Sesc e no Partage Shopping Mossoró, em outubro. Corte e doação de cabelo, Sesc Mossoró (segunda, quarta e sexta-feira).

 

Rolar para cima