25 de setembro de 2021

Coluna Versátil News

Fecomércio: Viagem em família é prioridade para brasileiros na retomada

O Airbnb encomendou uma pesquisa à IPSOS para entender o comportamento e as novas prioridades dos brasileiros na retomada das viagens. De acordo com o estudo, 84% dos entrevistados planejam a primeira viagem pós-pandemia para se reconectar com a família próxima e outros parentes. Além disso, 55% afirmam que se sentem muito ligados ao seu núcleo familiar, apesar da distância física, o que só reforça a ansiedade pelo reencontro. E 82% dizem ter preferência por viagens de carro, para perto de casa.

As reservas no Brasil feitas por meio do Airnbnb, no segundo trimestre de 2021, já superaram os níveis pré-pandemia, com predominância de viagens para destinos a até 500 quilômetros dos centros urbanos, perto da natureza, para combinar descanso em família e trabalho ou estudo remoto.

Com viagens curtas em foco, 75% dos entrevistados dizem ainda que o meio ambiente e a sustentabilidade são aspectos importantes ao considerar acomodações e destinos. No Airbnb, cidades menores, no interior ou litoral, têm se destacado na preferência dos hóspedes, como os municípios com até 50 mil habitantes. Entre eles, Cunha (SP), Itatiaia (RJ), Mata de São João (BA), Torres (RS), Camanducaia (MG), Imbituba (SC), Porto Belo (SC), Itacaré (BA), Pirenópolis (GO), Ilhabela (SP).

Todas essas mudanças nos padrões de comportamento dos viajantes influenciam diretamente o que eles esperam de uma estada. Em 2021, entre as comodidades mais buscadas na plataforma, estão wifi, cozinha equipada, acomodações pet friendly, estacionamento gratuito e ar condicionado.

Coluna Versátil News

Câmara de Natal participa de evento alusivo ao Setembro Amarelo

A Câmara Municipal de Natal participou, nesta sexta-feira (24), de um seminário promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e a UNI-RN, em alusão à Campanha Setembro Amarelo. O objetivo foi debater e discutir sobre a importância da prevenção e redução dos números de suicídios, destacando a
discussão do assunto e ressaltando sempre o caráter de respeito e humanização que se deve ter com a vítima.

Para o presidente da CMN, vereador Paulinho Freire (PDT), o debate é necessário para que a sociedade tenha mais conhecimento sobre a luta contra o suicídio.
“Importantíssimo, faz parte de um tema bastante atual, que é a valorização da vida e a prevenção do suicídio. É necessário que esse debate venha a acontecer, que a sociedade tenha conhecimento e que as pessoas cada vez mais, principalmente os pais, venham cuidar mais dos seus filhos, acompanhem melhor e que façam o acompanhamento necessário com profissionais de saúde. É muito importante que temas como esse, sejam debatidos com a sociedade”, ressaltou Paulinho Freire.

“Hoje, essa luta tem que ser cada vez mais evidenciada. Estamos felizes demais pelo Corpo de Bombeiros estar promovendo esta iniciativa. Temos que continuar firmes no propósito de vigiar, de buscarmos informações, pois muitas pessoas não têm conhecimento sobre essa temática”, pontuou a vereadora Nina Souza (PDT), também presente ao evento.

Palestrante do seminário, o major Diogénes Munhoz, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, apresentou ao público uma técnica de humanização na abordagem nos casos de tentativa de suicídio. “Estamos num mês de prevenção ao suicídio no país. Então, os profissionais da segurança pública precisam estar preparados e essa preparação passa por um olhar humanizado deste tipo de atendimento. A gente não pode mais como há 15 anos, ir a uma ocorrência de tentativa de suicídio para distrair ou pegar o tentante. É preciso reforçar que o fator de vida dele é muito mais importante, muito mais consciente do que o fator de morte”, explicou.

O major Diógenes Munhoz 
é o idealizador do Protocolo Nacional de Abordagem a Tentativas de Suicídio, o diretor da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio).

O seminário contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, autoridades da segurança pública, convidados e teve como público-alvo, agentes de segurança, profissionais de saúde, jornalistas (comunicadores) e  estudantes universitários.

Coluna Versátil News

Governo do RN: Hemonorte recebe obra de reforma e ampliação após 30 anos

 

Com a necessidade de ampliação para atender o aumento da demanda de doadores, o Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) vai passar por importante obra de reforma e ampliação. Na tarde desta sexta-feira (24), a governadora Fátima Bezerra assinou ordem de serviço para viabilizar nova estrutura à unidade, a fim de qualificar o SUS na prestação de serviço do hemocentro de Natal, que coordena os demais distribuídos no estado. Orçada em R$ 833 mil, recursos provenientes de convênio com interveniência da Caixa Econômica e contrapartida do Governo do Rio Grande do Norte, a obra tem previsão de execução de 180 dias.

“Quando a gente fala do Hemonorte do Rio Grande do Norte, não fala de uma instituição qualquer. Falamos de importante instituição que tem mais de 30 anos de prestação de serviço para a população do estado. Hoje, esta é a principal referência do ponto de vista de fornecimento de sangue e dos chamados hemoderivados para todo o estado. Daí a importância de termos ido à luta para resgatar esse convênio junto à Caixa Econômica Federal, com contrapartida do Governo do RN”, disse Fátima Bezerra.

A sede foi construída em 1990 e pela primeira vez vai passar por uma grande reforma, quando serão feitos serviços na plataforma de acessibilidade, ampliação de laboratórios, central de material, banheiros, refeitório dos funcionários, setor de manutenção e instalação de elevador. O secretário de saúde Cipriano Maia explicou o processo para a retomada dos serviços.

“Desde que assumimos a gestão, iniciamos a retomada de obras e de recursos paralisados. Nós, juntamente com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sin) fomos atendendo as pendências dos contratos e fomos retomando todas essas obras tanto aqui, como também a que será realizada no Hemocentro de Mossoró”, explicou, se referindo à assinatura da ordem de serviço da unidade Mossoró que vai ocorrer na próxima semana quando a sede do Governo do RN será instalada temporariamente no município.

“A obra, que estava ameaçada de ter o recurso para a reforma perdido, chega para fortalecer a hemorrede do Brasil. O governo da professora Fátima Bezerra encontrou a obra paralisada. Desde então, atualizamos projetos, lançamos licitação e estamos iniciando agora a reforma”, completou o titular da pasta da Infraestrutura, Gustavo Coelho.

O diretor de Hematologia do Hemonorte, James Maciel, exaltou a retomada de obra tão importante para a prestação de serviço do hemocentro. “O Hemonorte é fundamental para todos os hospitais e serviços de saúde, além de ser fundamental para o programa de transplantes do Estado. A modernização vai tornar a instituição, que foi agraciada com o certificado de qualidade ISO em 2020, a prestar melhor assistência aos pacientes do estado”, disse.

Estrutura

O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) foi construído para receber duas mil pessoas por mês e hoje chega a atender mais de 5 mil pessoas mensalmente. Por dia, o hemonorte pode receber até 300 doações de sangue. A sede funciona entre 7h e 18h, de segunda a sábado. As doações podem ser agendadas pela internet ou de forma presencial. Nesta segunda-feira (20) o estoque era de 700 bolsas. O Hemocentro recebe demanda de todas as unidades hospitalares do Rio Grande do Norte, pública, privada ou filantrópica. A unidade possui 313 funcionários.

Somente este ano, já foram distribuídas mais de 37 mil bolsas de sangue, além de 24.271 bolsas de sangue coletadas, 6.230 consultas, 178.917 exames sorológicos, 20.789 exames hematológicos e exames de HLA.  O Hemocentro tem sido pioneiro na produção de plaquetas pelo sistema Reveos, lançado recentemente no Brasil, sendo o primeiro banco de sangue público que possui este sistema instalado e funcionando em rotina. A nova metodologia representa avanço tecnológico e garante à população hemocomponentes de qualidade e com alto padrão de segurança.

Com 31 anos de atuação, o serviço de hemoterapia do Rio Grande do Norte teve sua sede inaugurada em 5 de março de 1990, no mesmo endereço em que atualmente funciona. Sua missão é fornecer sangue com garantia de qualidade, assegurar o atendimento aos portadores de Hemopatias, contribuindo para o ensino e pesquisa nas áreas de Hematologia e Hemoterapia

Coluna Versátil News

Prefeitura e MDR apresentam projeto básico da engorda de Ponta Negra nesta segunda-feira (27)

Prefeitura e MDR apresentam projeto básico da engorda de Ponta Negra nesta segunda-feira (27)
Principal objetivo da obra é evitar a erosão marinha em Ponta Negra
Foto: Joana Lima / Secom

A praia de Ponta Negra, principal cartão postal local, vai receber o maior volume de investimentos públicos da história. Com recursos municipais e do Governo Federal, a região passará por um amplo processo de reestruturação. O projeto básico de engorda da praia será apresentado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, nesta segunda-feira (27), às 16h, em solenidade no Hotel Praiamar, em Ponta Negra. A estimativa é que mais de R$ 70 milhões sejam investidos na obra.

A chamada engorda da praia de Ponta Negra vai deixar a faixa de areia em 100 metros quando a maré estiver seca e 30 metros quando estiver cheia. A intervenção acontecerá da área do Morro do Careca e se estenderá até às imediações do Hotel Serhs. A complementação do enrocamento, protegendo a zona costeira, partindo do final do calçadão até um pouco depois do Serhs, também será realizada. A expectativa é que os serviços sejam realizados em 30 meses.

“Estamos dando uma nova configuração à praia de Ponta Negra, modernizando e reestruturando toda aquela região que é a vitrine de Natal para o mundo. Esse projeto é aguardado ansiosamente por todos nós e promete ser um divisor de águas para o nosso turismo. Não tenho dúvidas que as intervenções vão fazer com que mais investimentos cheguem à cidade, gerando em contrapartida emprego, renda e divisas”, pontuou o prefeito Álvaro Dias.

O turismo tem recebido atenção especial da gestão do prefeito Álvaro Dias. Além da engorda de Ponta Negra, a Prefeitura também está executando o projeto do Complexo Turístico da Redinha, Zona Norte, investindo na requalificação do Centro Histórico com o Beco da Lama e o Espaço Cultural Ruy Pereira (Zé Reiera), bem como está retomando o diálogo para realizar o Natal em Natal e os demais eventos culturais.

“O turismo é a nossa principal fonte de renda e o caminho mais curto para sairmos dessa crise. A Prefeitura está focada em ampliar e melhorar a infraestrutura da cidade, criando novos atrativos e oferecendo mais opções de lazer para os natalenses e turistas”, lembrou Álvaro.

O chefe do executivo Municipal destacou ainda a parceria com o Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Regional. Álvaro Dias agradeceu a sensibilidade do ministro Rogério Marinho que desde quando foi apresentado ao projeto encampou a iniciativa e trabalhou para viabilizá-la: “Rogério foi muito importante na garantia desse investimento”, disse o prefeito.

Coluna Versátil News

Prefeitura de parnamirim : Unidade de Vigilância de Zoonoses realiza neste sábado o ‘Encontro Pet e Família’

Neste sábado (25), dia D da vacinação antirrábica em Parnamirim, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, vai realizar o evento ‘Encontro Pet e Família’. A iniciativa terá início às 9h e vai até as 19h, em frente a Câmara Municipal, na Avenida Castor Vieira Régis, Cohabinal.

Os serviços oferecidos são:

  • Vacinação antirrábica;
  • Educação em saúde e bem-estar animal;
  • Feira de adoção de cães e gatos;
  • Feira ecológica voltada para a temática animal e produtos artesanais;
  • Serviços de aferição de pressão, testes de glicemia;
  • Mostra de rações e produtos;
  • Apresentação de produtos, mostra de serviços pets;
  • Sorteios de produtos e serviços para pets; e
  • Palestras de conscientização sobre Leishmaniose e temas voltados aos animais.

    Os parceiros confirmados até o momento para a iniciativa são a Ecofeira, Uninassau, Santa Fé, Magnus, Dádiva, Petshop Cães e Gatos, Nortvet, Sterbom, Tupperware e a Câmara de Vereadores.

Rolar para cima