28 de setembro de 2021

Coluna Versátil News

Governo do RN : Decreto Estadual libera venda direta de etanol das usinas para os postos

A partir de primeiro de outubro, as indústrias produtoras do Etanol Hidratado Combustível também poderão vender o produto diretamente para os postos de combustíveis instalados no Rio Grande do Norte, o que pode reduzir o valor do produto. Um decreto estadual, assinado na tarde desta segunda-feira (27) pela governadora Fátima Bezerra, libera a comercialização do álcool pelas usinas, assim como já ocorre com distribuidoras, diretamente para o comércio varejista de combustíveis independente da bandeira do posto. A assinatura do decreto que regulamenta essas operações ocorreu no auditório da Governadoria e contou com a presença de representantes da indústria e dos revendedores de combustíveis.

Com a medida, que amplia a concorrência livre no setor, a expectativa é de que a flexibilização tenha impacto positivo para redução dos preços dos combustíveis vendidos em mais de 2,8 mil postos. O decreto será publicado na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial do Estado (DOE) e altera a legislação do ICMS para este segmento, conforme estipula a Medida Provisória 1.063/21 do governo federal, posicionando o Rio Grande do Norte como o primeiro estado a regulamentar essa venda direta.

O produto em questão é o etanol hidratado, o tipo de álcool que serve para abastecer automóveis flex. Apesar de ser diferente do etanol anidro usado na composição da gasolina e que é adicionado exclusivamente pelas distribuidoras, a venda direta do álcool hidratado a um custo menor, já que sairá da usina direto para a bomba, pode aumentar a procura por esse tipo de combustível e, por consequência, equilibrar o valor do litro dos demais combustíveis comercializados em território potiguar.

 

Concorrência para redução

Para garantir que o preço do etanol vendido pelas usinas seja mais em conta, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), passa a adotar também na indústria o sistema de crédito presumido, que já é usado nas operações de venda por parte das distribuidoras. As usinas terão um crédito presumido de 25% em cima do valor do litro do etanol repassado. O Rio Grande do Norte conta com três usinas produtoras de álcool com plantas instaladas no estado e que vão ser beneficiadas com essa liberação.

Para esse combustível, a alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) no Rio Grande do Norte para o etanol é de 18%, enquanto a da gasolina é de 29%, já considerando o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), que é de 2%.

“É preciso deixar claro que essa explosão no preço dos combustíveis se deve ao Governo Federal. Em 12 meses, o preço subiu em torno de 40% e, nos últimos três anos, não houve nenhum aumento de ICMS no estado. Com essa regulamentação, o Governo do Estado está dando a sua contribuição, atendendo um pedido antigo do setor. Esperamos que efetivamente essa medida possa contribuir para baratear o preço dos combustíveis junto aos consumidores”, reforçou a governadora Fátima Bezerra.

O secretário da SET-RN, Carlos Eduardo Xavier, destaca a importância da regulamentação da venda direta do etanol para o comércio varejista desses tipos de produtos. A venda de combustíveis no Rio Grande do Norte gera um faturamento médio diário em torno de R$ 50 milhões para as empresas dessa cadeia produtiva, entre distribuidoras e postos. “A intenção do governo é aumentar a competitividade no setor de álcool no momento em que regulamenta a venda direta da usina para os postos, que vão poder adquiri-lo não apenas das distribuidoras. Isso deve reduzir o preço do produto nas bombas e estimular a população a abastecer o carro com esse combustível”, explica o titular da SET-RN.

 

Setor produtivo

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores de Açúcar e Álcool (Sonal), Arlindo Farias, o álcool hidratado compete diretamente com a gasolina e equivale, no geral, entre 75% e 80% do preço da segunda.  Na visão de Arlindo Farias, a flexibilização, regulamentada pelo decreto estadual, permitirá a negociação das usinas com os revendedores, dando mais uma opção para o posto de combustível.

“É uma forma de dar transparência e competitividade. O posto de gasolina agora vai ter duas opções de compra. Ou compra o etanol na distribuidora ou compra na usina, que vai estar com o preço mais competitivo. Esperamos, consequentemente, que esses postos transfiram isso para o consumidor para que aumente a demanda e possamos produzir mais, gerar mais emprego e mais tributo para o Rio Grande do Norte”, sugere.

A solenidade de assinatura contou com a presença do vice-governador, Antenor Roberto, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, do secretário adjunto da SAPE, Marcelo Cunha, do deputado Hermano Morais e do representante da Fiern, Heider Dantas. Os empresários do segmento também prestigiaram o ato, considerado um marco para o segmento. Estavam presentes no momento da assinatura o presidente do Grupo EQM, do qual fazem parte as Usinas Estivas, Eduardo Monteiro, e o presidente do Grupo Farias, detentor da Usina Vale Verde.

Os representantes das entidades de classe também compareceram, entre eles o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos-RN), Antônio Cardoso, da Cooperativa de Fornecedores de Cana de Açúcar do RN, Adriano Marques, do diretor da Federação dos Plantadores de Cana Nacional, Bráulio Gomes, e do diretor da FAERN, Ubirajara Lopes.

Coluna Versátil News

Fórum Connect RN começa nesta terça-feira (28) e Natal se credencia a programa da ONU

Fórum Connect RN começa nesta terça-feira (28) e Natal se credencia a programa da ONU

A Rede Potiguar de Fomento à Internacionalização (Internacionaliza RN) realiza nesta terça (28) e quarta-feira (29) o Fórum Internacional Connect RN, que reúne debatedores nacionais e internacionais para tratar de temas como Cidades Resilientes e Sustentáveis, Energias Renováveis e novas tecnologias na área de Saúde. O evento tem inscrições gratuitas no site Connect RN, tradução simultânea e acontece no formato online com transmissão via plataforma Zoom.

A Prefeitura de Natal, via Secretaria Municipal de Planejamento – Sempla, integra a Rede Internacionaliza RN e durante o fórum vai apresentar carta de compromisso ao programa da ONU “Construindo Cidades Resilientes 2030” (MCR-2030, na sigla em inglês). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também irá se vincular à iniciativa, na condição de entidade de apoio.

Além de Natal, os municípios de Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante também vão se credenciar ao programa “Construindo Cidades Resilientes 2030”, que é conduzido pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres. O programa tem o propósito de estimular o planejamento e construção de cidades com condições de resistir, absorver ou se recuperar com eficiência dos efeitos de um desastre, seja ele qual for, dentro da perspectiva de desenvolvimento sustentável e de segurança da sua população.

O painel que abre o Fórum Internacional Connect RN, às 10h desta terça-feira (28), tem como tema “Ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Rio Grande do Norte”. Serão debatedores: o professor Anderson Cruz (Instituto Metrópole Digital – IMD/UFRN), professora Renata Archanjo (Secretaria de Relações Internacionais – SRI/UFRN) e os pesquisadores Per Petersson (Lund University), Edgard Morya (Instituto Santos Dumont), Sidarta Ribeiro (Instituto do Cérebro/UFRN), Michael Sand (Boehringer Ingelheim) e Gregory Riggins (Johns Hopkins University) e Jonathan Batista (Arquiteto de software líder / LogAp Sistemas).

A secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, participa do painel “Abrindo o caminho para cidades resilientes e sustentáveis”, que acontece na quarta-feira (29), a partir das 10h. Ela dividirá o debate com Clément da Cruz (Consultor Técnico, MCR2030), Helena Monteiro (Consultora Técnica, MCR2030), Cassia Moraes (Fundadora e CEO da Youth Climate Leaders) e Luciana Cardoso (Consultora da Rede de Cidades Resilientes).

A Rede Internacionaliza RN tem por finalidade concentrar esforços para criar um ambiente virtual de aprendizagem, troca experiências e conhecimento para incentivar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do estado, com foco no mercado internacional. Integram à rede, o Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN), Governo do Estado (Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec), Prefeitura de Natal (Secretaria Municipal de Planejamento – Sempla), Sebrae, FIERN, Rede Potiguar de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Repin) e a Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal.

Coluna Versátil News

Câmara de Natal será a sede oficial da abertura do Outubro Rosa do Grupo Reviver

A Câmara Municipal de Natal será a sede oficial da abertura da campanha Outubro Rosa do Grupo Reviver, a partir deste ano de 2021. A solenidade que marca a parceria vai ser realizada na próxima quinta-feira (30), a partir das 09h30, no plenário da CMN, dentro da reunião da Frente Parlamentar da Mulher. O evento contará com a presença das vereadoras e vereadores da Casa, dirigentes do Grupo Reviver, autoridades nas áreas de saúde e políticas para as mulheres, secretários, políticos, convidados e parceiros que atuam na prevenção e no apoio às mulheres vítimas de câncer.

Na ocasião, será anunciada a programação alusiva ao Outubro Rosa, que inclui um mutirão para exames de mamografia com atendimentos gratuitos, a ser realizado entre os dias 04 e 08 de outubro de 2021, na sede da CMN, junto a uma série de serviços voltados para as servidoras da instituição e para o público-alvo da campanha.

“A Campanha Outubro Rosa deste ano é ainda mais especial, porque oficializa a parceria entre a CMN e uma instituição renomada como o Grupo Reviver, que presta serviços de saúde tão importantes para a prevenção do câncer de mama. A Câmara cumpre seu papel chamando a atenção para a relevância da prevenção a esse tipo de câncer, contribuindo assim, para a conscientização e redução do número de casos”, destaca o presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PDT).

ARRECADAÇÃO DE LENÇOS
A Câmara de Natal, em parceria com o Grupo Reviver, também está arrecadando lenços novos ou em bom estado de conservação e cabelos com comprimento mínimo de 20cm, que serão destinados a pacientes em tratamento contra o câncer. As doações podem ser feitas na sede da CMN, de segunda a sexta, entre 08h30 e 15h, no Ambulatório da Casa.

 

Coluna Versátil News

Outback lança promoção com Kookaburra Wings, Bloom Petals Grande e versão exclusiva de tábua icônica por R$ 99,00

Com Outback Lovers, fãs da marca podem levar combo especial para casa e criar seu próprio #MomentoOutback

Pensando em seus fiéis fãs, o Outback criou a promoção Outback Lovers para estar cada vez mais ao lado deles, no melhor estilo da marca de inspiração australiana. Quem é lover de verdade e quer ter mais esse pedacinho do Outback em casa, basta comprar o combo promocional que inclui Kookaburra Wings, sobreasas de frango empanadas com um blend de temperos à escolha do cliente, servidas com molho tipo Blue Cheese e aipo crocante; Bloom Petals Grande, pétalas da famosa cebola gigante e dourada do Outback; e duas bebidas da promoção, que podem ser duas Brahmas Duplo Malte ou dois guaranás Antarctica por R$ 99,00 e ainda ganhará de presente uma versão exclusiva da icônica tábua da marca para chamar de sua e criar mais um #MomentoOutback quando e onde quiser.

A promoção é válida todos os dias e enquanto durarem os estoques, em todos os restaurantes da rede e pelo delivery, via iFood.

Sobre o Outback

O Outback Steakhouse possui 117 restaurantes no Brasil e está presente em 49 cidades, 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Á sia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie Grill.

Mais Informações:
bbi@jeffreygroup.com

Coluna Versátil News

Natal atinge marca de mais de um milhão de doses de vacina aplicadas

Natal atingiu hoje a marca de mais de um milhão de doses aplicadas contra a Covid-19, seja com as duas doses ou a dose única. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde que computou até às 12h40 desta segunda-feira, 1.000.153 de doses aplicadas no público a partir dos 12 anos de idade. Com isso, a cidade atingiu 51% da população totalmente vacinada. 

A estimativa populacional da faixa etária de pessoas a partir de 12 anos na cidade, de acordo com o Ministério da Saúde, é de 767.629 e já foram administradas 622.246, com primeira dose ou dose única, chegando a 81% de cobertura desta parte da população com o esquema vacinal iniciado. 

A entrada dos adolescentes entre 12 e 17 anos, que totalizam 77.002 pessoas em Natal, neste cenário amplia a população vacinada, embora com percentual que pareça tímido, se comparado às outras faixas etárias: entre os mais jovens, 16.374 (ou 21% deles) já tomou a primeira dose da vacina. A imunização para este público começou no dia 11 de setembro. 

“Estes números mostram os resultados do trabalho árduo que Natal vem desenvolvendo para atender a toda a população com a vacina contra a Covid. Não estamos medindo esforços para proteger a nossa população, pois sabemos que só sairemos dessa crise sanitária com boa parte da população imunizada. Seguiremos assim nesse processo célere, ágil e eficiente para alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde”, afirma o prefeito Álvaro Dias, avaliando as marcas atuais atingidas. 

Segunda dose 
Para que a vacinação ofereça maior segurança à população, é preciso que as pessoas completem o esquema vacinal tomando a segunda dose, no caso dos imunizantes Coronavac, Oxford e Pfizer. Além dos adolescentes que estão na fase inicial do esquema, a faixa etária entre 18 e 29 anos, segundo a SMS, é a que apresenta menor índice de cobertura, com 31% do público imunizado. Entre os 30 e 39 anos, o percentual é de 47%; entre 40 e 49 anos, o percentual é de 63%; entre 50 e 59, 83%; entre 60 e 69 anos, 95%; entre 70 e 79 anos, 94% e acima de 80 anos, 91%. 

Rolar para cima