Chefs com atuação no RN concorrem a uma das maiores premiações da gastronomia brasileira

Prêmio Nacional Dólmã é considerado o “Oscar” da gastronomia no País

Três chefs que atuam no Rio Grande do Norte estão concorrendo ao Prêmio Nacional Dólmã, considerado o Tapete Vermelho da gastronomia no País. Elizabeth Assunção, Jefferson Mikael e Josifran Gomes são os representantes potiguares na categoria Estadual da premiação, que na edição deste ano acontece no Amapá.

Egressos do curso de Gastronomia da Universidade Potiguar (UnP), os chefs contam da honra em terem sido indicados à premiação e do significado dessa conquista em suas vidas.

“É um reconhecimento importantíssimo da minha trajetória e da minha dedicação à gastronomia. Para mim, a gastronomia significa transformar vidas”, afirma a Chef Elizabeth Assunção.

“Esse evento de tanta importância para a gastronomia brasileira precisa ser reconhecido. Como professor, sou propagador de conhecimentos e levo sempre comigo a importância de nossa cultura e o dever da valorização de nossos produtos e produtores”, destaca o Chef Jefferson Mikael.

“Essa indicação tem muito significado pra mim. Isso me deixa muito gratificado, é um reconhecimento da minha dedicação à gastronomia e à minha vida profissional”, ressalta o Chef Josifran Gomes.

A votação segue online até o dia 11 de agosto, através do link disponível no Instagram do evento @premiodolma. Embora a votação seja aberta ao público, o internauta poderá votar apenas uma vez em um chef de um único estado ou nos chefs de todos os estados.

O resultado final da votação será anunciado no dia 12 de agosto durante a realização da cerimônia de premiação.

Elizabeth Assunção: Natural de Recife/PE, é administradora de empresa formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cozinheira formada pelo Senac Barreira Roxa, ProChef pelo Culinary Institute of America e graduada em gastronomia pela UnP (2012). Pós-graduada em Docência do Ensino Profissionalizante pelo Senac Nacional e também em Docência para a Gastronomia pelo Senac Campos do Jordão. Atua como docente na área desde 2007.

Jefferson Mikael: Natural da Zona Norte de Natal (RN), iniciou na cozinha tendo como referência sua mãe. De auxiliar de cozinha, sua primeira conquista na vida profissional foi o diploma em Gastronomia pela UnP e logo depois a Pós-graduação em Confeitaria e Panificação também pela instituição. Já comandou a bancada de confeitaria em grandes restaurantes de Natal. Atualmente, é instrutor de cursos técnicos em confeitaria e em cozinha profissional, graduando em Gestão Estratégica de Pessoas (MBA) e comanda a própria confeitaria online ao lado do esposo.

Josifran Gomes: Natural de Caicó, Região do Seridó Potiguar, participou e ganhou por dois anos consecutivos o concurso Chef Arretado de Caicó (2017-2018), quando era auxiliar de cozinha, em Caicó. Ainda em 2018, mudou-se para Natal com o objetivo de cursar Gastronomia na UnP. Após a formação, comandou cozinhas e equipes de várias casas, chegando a participar e vencer, em 2021, o Festival EnChefs RN. Isso deu a oportunidade de concorrer ao Prêmio Nacional Dólmã Pará 2021.