26 de julho de 2023

Coluna Versátil News

RN+Grãos entra na fase final de cultivo de milho em quatro municípios do Agreste

Foto: Reprodução

O Projeto RN+ Grãos, do Governo do Estado, operacionalizado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape RN), entra na fase final de cultivo para produção de grãos na região litorânea do estado. Os municípios de São Gonçalo do Amarante, João Câmara, Touros e Taipu receberam as sementes de milho, todas de uma variedade especial, que atinge altos índices de produtividade e têm grande resistência a pragas. A ideia central é fomentar a produção de grãos nesta faixa do RN, onde os índices pluviométricos ficam próximos dos 1.200 milímetros por ano. Ao todo, foram implantados 2,1 hectares por produtor. O projeto contempla quatro produtores na Região Agreste.

“Esse é um projeto fantástico, que tem todo o apoio do Governo do Estado. Conseguimos, junto a empresas de genética, a doação das sementes. São sementes de alto potencial produtivo, inclusive com resistência a pragas e algumas doenças. Além disso, a Secretaria de Agricultura do RN está dando toda a orientação aos produtores com relação ao manejo do solo, de modo a conseguirmos otimizar a produção efetiva, acompanhando todo o processo, do plantio à colheita”, ressaltou o titular da Sape, Guilherme Saldanha.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Sape RN, Vicente Lemos, apesar da precipitação pluviométrica ter sido abaixo do esperado por causa dos inúmeros veranicos, os campos implantados demonstram uma produção acima do esperado. “Estimamos que daqui a mais ou menos 40 dias nós tenhamos uma avaliação final. Porém, acreditamos em um resultado satisfatório”, disse.

O Projeto RN + Grãos é executado pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape RN) e com orientação técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e da Empresa de Extensão Rural (Emater RN).

Coluna Versátil News

RN será o primeiro estado a fazer campanha cooperada com a operadora Smiles Viagens

Foto: Manoel Barbosa

Nesta quarta-feira (26), a secretária de Turismo, Aninha Costa, a presidente da Emprotur, Roberta Duarte e o chefe de Inteligência da Emprotur, Arthur Vasconcelos visitaram a nova operadora Smiles Viagens para uma campanha com o Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, Rodrigo Possatto, Head da Smiles Viagens, explica que a empresa vai trabalhar com foco em experiências exclusivas e turismo segmentado.

Foto: Manoel Barbosa

A nova operadora uniu a GOL, maior companhia aérea do país e a Smiles, o mais importante programa de fidelidade com cerca de 21 milhões de clientes.

Coluna Versátil News

Sebrae abre inscrições para 12 vagas no programa de trainee no RN; salário é de R$ 4,7 mil

Foto: Divulgação Sebrae-RN

O Sebrae no Rio Grande do Norte abriu nesta quarta-feira (26) as inscrições para o Programa de Iniciação Profissional – Modalidade Trainee 2023. Estão sendo oferecidas 12 vagas direcionadas para recém-graduados de diversas áreas. A remuneração mensal será no valor de R$ 4.725,00, além de outros benefícios, como seguro de vida em grupo, plano de saúde/seguro saúde exclusivo, vale transporte e previdência complementar SebraePrev.

Poderão se candidatar a uma das vagas do processo seletivo graduados em Administração de Empresas; Ciência da Computação; Sistema de Informação; Tecnologia da Informação; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais (Sociologia); Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Marketing Digital); Direito; Engenharias; Estatística; Pedagogia; Psicologia; Turismo e Serviço Social. As oportunidades são para quem concluiu a graduação entre dezembro de 2021 até dezembro de 2023.

O edital completo pode ser conferido no site http://funcern.br/concursos/, onde é possível obter a ficha de inscrição e os conteúdos exigidos. As inscrições prosseguem até o dia 25 de agosto.

O programa tem como objetivos a profissionalização de recém-graduados, o desenvolvimento dos conhecimentos acadêmicos através da prática e do investimento em capacitação assistida, e o acompanhamento do desenvolvimento desses profissionais tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O Sebrae busca no mercado, profissionais alinhados aos seus valores, cultura e propósito.

Entre as vagas disponíveis, uma é destinada para pessoas com deficiência, distribuídas entre a sede do Sebrae no Rio Grande do Norte, em Natal, e as agências no interior do estado. O processo de seleção, sob a responsabilidade da – Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), será estruturado em seis etapas: análise de inscrições, prova de conhecimentos gerais, análise curricular, prova de conhecimentos específicos e redação, estudo de caso em formato de pitch e entrevista por competências.

Os candidatos serão avaliados em temas como Economia Regional, Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo, ESG – Environmental, Social and Governance, Inovação, Atualidades, Idiomas (inglês ou espanhol), Informática, Análise de dados. Para mais informações sobre o programa de trainee do Sebrae-RN e processo de inscrição, os interessados podem acessar o edital disponível no link http://funcern.br/concursos.

Fonte: Tribuna do Norte

Coluna Versátil News

Escola de Música da UFRN promove oficina com violinista Nicolas Krassik

O violinista Nicolas Krassik pretende explorar diferentes estilos musicais durante a oficina Foto: Reprodução
Durante o evento, Krassik irá compartilhar técnicas avançadas de improvisação no violino, mostrando como é possível explorar diferentes estilos musicais e criar solos únicos. O violinista também irá apresentar uma masterclass, na qual abordará a importância do violino na música brasileira, apresentando exemplos de grandes artistas e compositores que utilizam o instrumento em suas obras.
Seguindo a programação, o músico apresenta, na mesma noite, o show Rendez-Vous Forró Instrumental, que mistura a sonoridade do forró com notas improvisadas no violino. A apresentação conta com composições de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de ter a participação especial do músico Jubileu Filho. O show acontece no Auditório Onofre Lopes, às 20h.
Considerado um dos maiores violinistas da atualidade, Krassik é conhecido por sua habilidade única de mesclar estilos musicais e explorar as possibilidades do violino na música popular. Com uma carreira internacionalmente reconhecida, ele já se apresentou ao lado de grandes artistas e gravou diversos álbuns de sucesso.
CULTURA

Clube de mulheres debate livro “Poetrix on the rocks” neste sábado

No próximo dia 29 de Agosto, 2023, às 15h, o Clube Elas por Elas – Mulherio das Letras Nísia Floresta RN – em parceria com a Editora Nobel do Praia Shopping – Cooperativa Cultural e Sebo Terceira Margem do Livro – vai explorar a literatura da poeta Gilvânia Machado e Vera de Azevedo através da obra “POETRIX ON THE ROCKS”.

Na visão da recepção estética: “com habilidade e talento necessários à escrita de poemas curtos, as poetas Gilvânia Machado e Vera Azevedo demonstram domínio do breve versejar, que fixa a poesia na memória dos leitores por meio de uma imagem. Esse traço de concisão foi inaugurado dentro da tradição modernista que permitiu serem geradas composições ´pocket´, férteis de sentido, espécies de pílulas poéticas em versos instantâneos, algumas até usando o humor. Herdeiros dessa tradição, na contemporaneidade, encontramos como desdobramentos vanguardistas: o concretismo e o neoconcretismo, a poesia-práxis, a poesia marginal, o poema processo, que misturam tendências e são dados ao experimentalismo formal.” – prefaciou Kalina Paiva.

Na ocasião, haverá também o lançamento do livro Transições em Maré Alta, obra que eleva o perfil de escritora da cantora e compositora Marieta Maia. A edição de julho em dose dupla.

O encontro é aberto ao público. Você não pode perder.

SERVIÇO? Encontro do Clube de Leitura Elas por Elas
LOCAL? Nobel do Praia Shopping – Engenheiro Roberto Freire
QUANDO? 29/07 (Sábado)
HORÁRIO? 15h.

Fonte: Nísia Digital

Rolar para cima