Presidente da FIERN destaca que FAETI vai contribuir para desenvolvimento sustentável do RN e do país 

 

A Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI) vai contribuir para que o Rio Grande do Norte e o país estejam atualizados com os encaminhamentos das Conferências das Nações Unidas relacionadas com mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável e as tendências de ESG (Ambiental, Social e Governança), além de assegurar oportunidades para uma formação profissional que faça frente a essas necessidades. A afirmação é do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, feita no lançamento da FAETI, nesta segunda-feira (15). Ele destacou o significado e as repercussões do início das atividades desta instituição, que integra o Centro de Referência do SENAI no Rio Grande do Norte.

 

“Este é um momento muito especial para o Rio Grande do Norte e também para o Brasil, porque nasce aqui a primeira Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais, que passa a somar neste Centro, que é uma referência nacional”, destacou o presidente da FIERN.

 

Ele ressaltou que o Centro de Referência faz, atualmente, intercâmbio para pesquisas com empresas e instituições de diferentes países nos quais há estudos avançados na área de energias. “Temos alunos e professores no Reino Unido, Canadá, Itália, Alemanha e isso significa troca de conhecimentos – o que é muito importante para a atualização permanente”, observou.

 

O presidente da FIERN acrescentou que essa troca e produção de conhecimento e inovação credencia o Centro para se tornar uma instituição de referência internacional. “Neste cenário promissor, foi planejada a Faculdade, uma escola em nível superior que tornará a atividade energia renovável cada vez mais avançada em nossos estados e no país. Isso significa atender o que o mundo pede através das Conferências das Nações Unidas, nas quais são realizados acordos e definido metas de sustentabilidade”, disse.

 

Durante o pronunciamento no lançamento da FAETI, Roberto Serquiz citou a atuação do empresário Amaro Sales, um dos vice-presidentes da CNI, que no período no qual presidiu a FIERN foi idealizador da Faculdade. “Quero cumprimentar Amaro Sales, que fez a publicação em agosto do ano passado [do registro da FAETI]”, observou.

 

Amaro Sales disse que houve uma atuação conjunta do SENAI e do Sistema FIERN para assegurar ao estado a Faculdade. “O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energias renováveis e não podia ficar sem sua faculdade nesta área”, ressaltou.

 

A governadora Fátima Bezerra apontou que a FAETI vai somar ao complexo de formação profissional que o Estado dispõe. “Com isso, haverá um grande polo de formação de mão de obra não só para o Estado, mas também para o Nordeste e o país. Há um grande marco de formação de qualificação. Então, é algo muito promissor”, comentou. “A Faculdade já nasce grande ao formar especialistas nesta jornada de transição energética e descarbonização do planeta”, observou.

 

O lançamento da FAETI também teve a participação do vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira; do diretor primeiro secretário, Heyder Dantas; do diretor segundo secretário, Etelvino Patrício; do diretor primeiro tesoureiro, José Garcia Nóbrega; do diretor de Inovação, Djalma Cunha Júnior; dos demais diretores da FIERN; do diretor regional do SENAI, Rodrigo Mello; de presidente de sindicatos filiados à FIERN e do presidente da Comissão de Comissão Temática de Energias Renováveis, empresário Sérgio Azevedo, palestrante na ocasião; além de gestores e colaboradores do Sistema FIERN.