2 de abril de 2024

Coluna Versátil News

Nefrontec: estudantes potiguares conquistam reconhecimento internacional por aplicativo para pacientes com doenças renais

Um grupo de estudantes da Universidade Potiguar (UnP) criou o Nefrontec, um aplicativo para celular que pretende tornar mais eficiente o acompanhamento de pacientes com Doenças Renais Crônicas (DRC). A ferramenta ajuda a acompanhar a evolução clínica dos pacientes na etapa do pós-tratamento de hemodiálise, oferece acesso a diagnósticos, dicas de saúde, consultas on-line, vídeos instrutivos sobre cuidados pessoais e procedimentos relacionados ao tratamento de diálise.

O app dá suporte 24 horas aos pacientes, com uma variedade de funções que vão desde esclarecer dúvidas até acionar serviços de emergência. As novidades garantem maior segurança e conforto aos pacientes que vivem em áreas rurais ou distantes dos centros médicos, através do suporte remoto oferecido pelo aplicativo, evitando a necessidade de deslocamentos frequentes para atualizações do seu estado de saúde.

O idealizador do Nefrontec é o estudante de Enfermagem, Lucas Santos, de 23 anos, que faz parte do Ecossistema Ânima. Segundo ele, a motivação para colocar o app em prática vem de um gargalo enfrentado pelos pacientes renais. “Pensar em formas de diminuir as complicações ligadas ao tratamento de hemodiálise, especialmente para os indivíduos que fazem o procedimento em suas residências, foi uma grande motivação”, conta.

A inovação se demonstra ainda mais importante quando levados em consideração dados sobre as doenças renais no Brasil. Dados do Censo Brasileiro de Diálise (CBD) revelam que, entre 2009 e 2020, o número de pacientes com problemas renais graves disparou de 77 mil para 144 mil casos, representando um crescimento de 86,5%. Já a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) alerta que as DRC atingem mais de 10 milhões de pessoas no país. Em 2022, ano da última atualização de registros de pacientes em diálise, a SBN apontou que havia 155 mil pessoas convivendo com o tratamento.

Coluna Versátil News

Humberto Gessinger confirma apresentação de nova turnê em Natal

Um dos grandes artistas do pop/rock nacional, Humberto Gessinger tem experimentado diversas sonoridades em seu projeto solo, que percorre o Brasil com a turnê “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”, que leva o nome do quarto álbum solo lançado pelo cantor em 2023. O show será apresentado em Natal, dia 13 de setembro, no Teatro Riachuelo. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 95,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. O evento é uma realização da Viva Promoções.

Seu quarto álbum inédito, “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”, traz diferentes formações de banda, e foi lançado em quatro etapas no digital. As primeiras lançadas foram “Fevereiro 13” e “AEIOU”. Para gravar “No Delta dos Rios”, “Espanto” e “Vaga Semelhança” ele montou o “Power Trio”, com ele no baixo e teclados acompanhado por Rafa Bisogno na bateria e Felipe Rotta na guitarra. No quarteto, Gessinger toca guitarra de 12 cordas, acompanhado por Fernando Petry no baixo, Diego Dias nos teclados e Luigi Vieira na bateria. Com essa formação, registrou “Um Brinde” e “Toxina”.

“A Noite Inteira”, “Mais que Sombras” e “Começa Tudo Outra Vez” foram gravadas pelo Trio Acústico: Gessinger no violão e viola caipira ao lado de Nando Peters no baixo e Paulinho Goulart no acordeon. Nas dez faixas do álbum, Humberto Gessinger convida os fãs para um passeio pelos cantos do mundo, e pelas várias possibilidades sonoras através quais ele trafega.

Coluna Versátil News

Instituto Senai de Inovação e Energias Renováveis detalha projeto de testes de energia eólica offshore no RN

O SENAI espera receber no segundo semestre deste ano a licença de instalação da primeira planta-piloto de energia eólica offshore do Rio Grande do Norte

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) espera receber no segundo semestre deste ano a licença de instalação da primeira planta-piloto de energia eólica offshore do Rio Grande do Norte – um sítio de testes, em condições reais de operação, para futuros aerogeradores do setor no Brasil.

Detalhes do projeto foram apresentados no Brazil Offshore Wind Summit, no Rio de Janeiro, pelo diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello. “Nós estamos em uma fase muito madura quanto ao projeto. Vamos concluir a documentação de impacto ambiental neste semestre, e esperamos que no próximo tenhamos em mãos a licença por parte do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com quem temos mantido discussões permanentes sobre o processo”, diz o executivo.

O sítio de testes, explica ele, terá o objetivo de analisar o desempenho dos equipamentos de geração de energia eólica offshore em condições do mar equatorial brasileiro. Segurança e função, desempenho de potência, cargas mecânicas, ruídos, suporte e afundamento de tensão, além de qualidade da energia poderão ser avaliados na área.

O projeto prevê a instalação da planta a 20km da costa de Areia Branca – nas proximidades do Porto-Ilha de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. A estrutura incluirá dois aerogeradores, com potência somada de 22 Megawatts (MW). “A tão discutida licença ambiental é uma entre as várias fases envolvidas em uma iniciativa como essa”, frisa Rodrigo Mello.

“Hipóteses de fundação de torre, o tipo de aerogerador e quem vai financiar o projeto de pesquisa também são importantes e estão andando em paralelo. A expectativa é que, uma vez concluído o processo de licenciamento ambiental, esses outros processos também estejam maduros. E é isso o que estamos trabalhando hoje”, acrescenta o diretor, complementando que “datas relacionadas ao projeto serão consequências desse conjunto de atividades”.

A planta-piloto a ser implantada pelo SENAI está entre os 96 complexos eólicos offshore com processos de licenciamento abertos no Ibama. Discussões sobre o projeto foram realizadas no painel “Inovação e Projetos Piloto em Desenvolvimento no Brasil”, no Brazil Offshore Wind Summit 2024.

Inovações

Iniciativas para ajudar a destravar gargalos do setor, estratégias para o desenvolvimento de inovações na área, barreiras que existem para escalabilidade dos projetos e o apoio de  institutos de pesquisa e universidades para o avanço da atividade foram os pontos centrais na pauta do evento.

Além de Mello, foram convidados do painel Daniel Lamassa, subsecretário adjunto de Energia na SEENEMAR – Secretaria de Energia e Recursos do Mar do Rio de Janeiro, David Findlay, gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da ORE Catapult, do Reino Unido, e Milad Shadman, professor do Grupo de Energia Renovável no Oceano (GERO) e integrante do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE /UFRJ. Solange David, Chair do Women in Energy do CIGRE International, foi a moderadora.

“Há, atualmente, a discussão de uma planta piloto no Rio Grande do Norte, em águas rasas, e de outra no Rio de Janeiro, em águas profundas. São tecnologias totalmente diferentes que vão ajudar a dar algumas dessas respostas”, explica o diretor do SENAI.

O Brazil Offshore Wind Summit foi promovido nos dias 26 e 27 de março pelo Global Wind Energy Council (GWEC) e a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica). Esta foi a segunda edição.

Coluna Versátil News

Fecomércio, Senac RN e Prefeitura fecham parceria para capacitações de empreendedores do Mossoró Cidade Junina

Iniciativa visa capacitar microempreendedores e prestadores de serviços para melhorar a qualidade e lucratividade de suas vendas

 

A Fecomércio e o Senac RN apresentaram, nesta terça-feira (02), ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, o projeto “Venda Mais”, uma iniciativa que visa capacitar gratuitamente prestadores de serviços, microempreendedores e vendedores ambulantes que vão atuar durante o Mossoró Cidade Junina. O objetivo é prepará-los para uma melhor entrega de seus produtos e serviços, contribuindo com a qualidade, lucratividade, comunicação, segurança e potencialização das vendas.

 

O projeto será desenvolvido por meio do Senac RN, com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas Mossoró) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os primeiros beneficiados serão os microempreendedores cadastrados para comercialização durante os eventos do Mossoró Cidade Junina. As atividades ocorrerão entre os meses de abril a maio. Na semana que vem, será divulgado o cronograma de inscrições e execução dos cursos.

 

Os participantes terão a oportunidade de participar de workshops de quatro horas com temas como: Segurança alimentar; Organização de cardápio; Logística; Gestão de vendas; Qualidade no atendimento aos clientes; Atendimento ao Turista; Apresentação de produtos e serviços; Comunicação assertiva; Qualidade de atendimento para garçom; e outros. Os participantes receberão um Certificado de Participação, material para uso individual (bloco e caneta) e lanche.

 

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância do Mossoró Cidade Junina para a economia dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo. “O Mossoró Cidade Junina é um evento que movimenta a economia local e o projeto ‘Venda Mais’ vem para fortalecer ainda mais essa relação, capacitando os profissionais para que possam oferecer um serviço de qualidade e, consequentemente, aumentar suas vendas”, disse.

 

O presidente do Sindilojas Mossoró, Michelson Frota, também comentou sobre a iniciativa. “O projeto ‘Venda Mais’ é uma excelente oportunidade para os nossos microempreendedores e prestadores de serviços. A capacitação que eles receberão irá não apenas melhorar as vendas, mas também o atendimento aos mossoroenses e aos turistas. Estamos muito satisfeitos em ver iniciativas como essa que apoiam o comércio local”, declarou.

 

Na ocasião, o prefeito Allyson Bezerra destacou as ações que estão previstas para este ano e reforçou que o projeto vem fortalecer ainda mais o evento. “Esta parceria é mais passo para o fortalecimento do nosso comércio local, profissionalizando aqueles que atuam durante o Mossoró Cidade Junina. Agradeço a iniciativa da Fecomércio, Senac RN e Sindilojas Mossoró e o compromisso de todos em contribuir para o desenvolvimento da cidade”, disse.

Coluna Versátil News

Future-se terá palestra do CEO do Ronk in Rio na sexta-feira (5)

Nesta sexta-feira (5), o evento Future-se, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), receberá Luis Justo, CEO do Rock in Rio, para uma palestra no Centro de Convenções em Ponta Negra. O encontro é uma oportunidade única para entusiastas da música e organizadores de eventos conhecerem de perto a trajetória de sucesso de um dos maiores festivais do mundo.

Com ingressos disponíveis a partir de R$299,99 na plataforma Outgo, o evento promete reunir empreendedores, líderes empresariais e entusiastas do mercado para dois dias de imersão em temas como empreendedorismo, marketing, vendas, tecnologia e ESG (Ambiental, Social e de Governança).

Luis Justo, é engenheiro de produção com MBA em Gestão de Negócios, e trará sua experiência como executivo de sucesso para compartilhar insights valiosos sobre como o Rock in Rio se tornou um fenômeno global ao longo de 40 anos de história. Antes de liderar a Rock World, empresa responsável pelo festival, Justo esteve à frente da marca de moda Osklen.

Sobre o Future-se

O Future-se contará com dois palcos e mais de 50 palestrantes confirmados, o evento abordará uma variedade de temas essenciais para o mundo dos negócios, incluindo desenvolvimento pessoal, liderança, transformação digital, sustentabilidade e muito mais. Além disso, CEOs de empresas locais compartilharão suas histórias e cases de sucesso no palco Arena Fecomércio Made in RN, proporcionando uma visão única do empreendedorismo regional.

A segunda edição do Future-se também oferecerá oportunidades de networking e negócios na Expo Conexões, onde os participantes poderão interagir com os principais players do mercado varejista do estado, explorar produtos inovadores e promover o desenvolvimento econômico. Oficinas de capacitação e shows culturais também fazem parte da programação.

Coluna Versátil News

Natal é a capital brasileira com maior número de mulheres à frente de secretarias municipais

Natal é a capital brasileira onde há uma situação mais equilibrada e igualitária entre homens e mulheres na ocupação dos cargos nas secretarias municipais. A posição da capital potiguar é destacada em levantamento feito e publicado pelo jornal Folha de São Paulo. Atualmente, na gestão do prefeito Álvaro Dias, 55,6% das secretarias são ocupadas por mulheres. Ao todo, a Prefeitura conta com 23 órgãos na administração direta, indireta, autárquica e fundacional. Desse total, 13 são chefiados por mulheres.

“Ficamos muito felizes e lisonjeados com a nossa gestão sendo destaque nacional em matéria de igualdade de gênero. Na administração pública municipal, as mulheres têm espaço relevante, comandam secretarias estratégicas, atuam na linha de frente de programas importantes, são ouvidas e respeitadas. Vamos seguir atuando para ampliar, garantir e defender os direitos das mulheres”, aponta Álvaro Dias.

Em Natal, as secretarias municipais chefiadas por mulheres são: Administração (Semad), Adamires França; Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira; Saúde (SMS), Rayanne Araújo; Educação (SME), Cristina Diniz; Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Shirley Menezes; Trabalho e Assistência Social (Semtas), Andréa Dias; Defesa Social e Segurança Pública (Semdes), Sheyla Freitas; Turismo (Setur), Ohana Fernandes; Planejamento (Sempla), Joanna Guerra; Esporte e Lazer (Sel), Jódia Melo; Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), Maria José de Medeiros; Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência e Juventude (Semidh), Yara Costa; e Secretaria Executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas, Danielle Mafra.

A publicação da Folha de São Paulo mostrou que, no país, mesmo com os avanços conquistados pelas mulheres, apenas 27% das secretarias são chefiadas por mulheres. O prefeito Álvaro Dias lamentou essa estatística e defendeu a ampliação desses espaços. “Natal vai numa feliz contramão desses números gerais. É importante que os gestores trabalhem para modificar essa realidade e coloquem mulheres no posto de titulares de secretarias. Infelizmente, no nosso país, elas ainda enfrentam muito preconceito, há uma disparidade salarial em relação aos homens, não ocupam espaços de liderança e não têm a capacidade reconhecida. Esses ciclos precisam ser quebrados e aqui na capital potiguar estamos trabalhando por isso”, ressalta Álvaro.

Destaque também em índice que mede igualdade social

Natal é considerada a capital menos desigual da Região Nordeste do Brasil. É o que mostra o Mapa da Desigualdade entre as Capitais, divulgado na terça-feira passada (26) pelo Instituto Cidades Sustentáveis. O estudo leva em conta indicadores como renda, moradia, saúde, educação e violência. Quem lidera o ranking nacionalmente é Curitiba, capital do Paraná.

A cidade de Natal surge na publicação com 516 pontos, bem à frente da segunda melhor capital nordestina, que é Teresina, classificada com 473 pontos. A terceira cidade menos desigual na Região Nordeste é Aracaju, com 416 pontos.

Natal tem seu o melhor desempenho no indicador “Famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais”, ficando com o 2º lugar no ranking nacional. A Prefeitura de Natal inaugurou, recentemente, a terceira Unidade do Cadastro Único. Localizada estrategicamente no Shopping Via Direta. O local tem capacidade para atender cerca de 160 pessoas diariamente, das 8h às 14h.

As outras unidades, que são administradas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social são: Unidade 1: Av. Augusto Severo, 260, Ribeira e Unidade 2: R. Pacatuba, 2052 – Igapó. Natal possui mais de 120 mil famílias inseridas no Cadastro Único e mais de 70 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

“É um orgulho conquistarmos posições tão destacadas para a nossa cidade a partir de ações empreendidas pela nossa gestão. São resultados como estes que nos movem a trabalhar com afinco pelo crescimento da cidade e pela melhoria contínua da qualidade de vida dos natalenses”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

Na classificação geral, entre as 26 capitais, a capital potiguar aparece na 12ª colocação, colada no Rio de Janeiro, que surge como 11ª no estudo compilado e publicado pelo Instituto.

Confira o ranking entre as capitais do Nordeste:

1 – Natal/RN: 516 pontos
2 – Teresina/PI: 473 pontos
3 – Aracaju/SE: 468 pontos
4 – João Pessoa/PB: 463 pontos
5 – Salvador/BA: 438 pontos
6 – São Luís/MA: 435 pontos
7 – Fortaleza/CE: 431 pontos
8 – Maceió/AL: 428 pontos
9 – Recife/PE: 392 pontos

Coluna Versátil News

Livros do projeto “São Gonçalo nas Ondas da Leitura” são entregues nas escolas de SGA

A cidade de São Gonçalo do Amarante está concretizando um projeto de promoção da leitura e escrita entre seus estudantes. Por meio do do Projeto “São Gonçalo nas Ondas da Leitura”, a Secretaria Municipal de Educação está empenhada em cultivar o amor pelos livros e incentivar a criatividade literária entre os alunos das escolas contempladas.

O projeto, que contempla 34 escolas e aproximadamente 10 mil estudantes, visa proporcionar uma experiência enriquecedora de aprendizado por meio da literatura. A iniciativa conta com a parceria da Editora IMPEH e tem como principais objetivos o estímulo a produção de livros pelos próprios estudantes, incentivando não apenas a leitura, mas também a expressão criativa.

Ao comentar sobre a importância do Projeto “São Gonçalo nas Ondas da Leitura”, a Secretária Municipal de Educação, Marluce de Paula, enfatizou sua relevância para o desenvolvimento educacional da região. Em suas palavras: “Este projeto representa nosso empenho na promoção da leitura e escrita em nosso município. Através dele, buscamos não apenas ampliar o acesso aos livros, mas também instigar o potencial criativo dos nossos estudantes, tornando-os protagonistas de sua própria jornada literária.”

Além da distribuição de kits de livros para alunos e professores do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Projeto “São Gonçalo nas Ondas da Leitura” promete mobilizar não apenas a escola, mas também as famílias na construção de uma cultura de leitura. A iniciativa busca tornar a leitura uma experiência prazerosa tanto dentro das escolas quanto nos lares dos alunos, ampliando o universo literário além dos limites do currículo escolar tradicional.

Com essa iniciativa, espera-se não apenas cultivar o hábito da leitura, mas também despertar nos alunos o prazer pela escrita e pela criação literária, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais críticos, criativos e engajados com o mundo ao seu redor. O Projeto “São Gonçalo nas Ondas da Leitura” promete ser um marco na educação do município, deixando um legado duradouro para as futuras gerações.

Coluna Versátil News

Sistema Fecomércio RN participa do “Future-se” em Natal

Serviços, experiências imersivas e palestras inspiradoras marcarão as atividades da Fecomércio, Sesc e Senac RN

 

O Sistema Fecomércio RN está pronto para marcar presença no evento “Future-se”, que acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, no Centro de Convenções de Natal. Com uma programação repleta de palestras, exposições e oportunidades de networking, o evento promete ser um momento único para empreendedores, líderes e entusiastas de diversos setores.

 

No estande institucional do Sistema Comércio, consultores estarão disponíveis para apresentar os serviços do Sesc e Senac RN, enquanto um telão exibirá as iniciativas e projetos em desenvolvimento.

 

Uma das grandes atrações serão os óculos de realidade virtual, uma ferramenta de aprendizado que o Senac utiliza para aprimorar a experiência em sala de aula, trazendo novas tecnologias para um ensino de excelência. Além disso, o Sesc irá oferecer massoterapia, um dos inúmeros serviços da Clínica Integrada do Sesc.

 

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, ressalta a importância do evento. “O Future-se é uma oportunidade única para profissionais e empresários se atualizarem sobre tendências e inovações. A parceria com a CDL Natal é estratégica para fortalecer o comércio e os serviços no estado”.

 

Made in RN

 

A participação continua na “Arena Fecomércio Made in RN”. Na quinta-feira (04/04), às 11h, entre os destaques, a diretora da Fecomércio RN, Lucineide Queiroz, apresentará o “Case Hiper Queiroz: a essencialidade da mulher no mundo corporativo”.

 

No mesmo dia, às 17h10, o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do RN (Sincofarn), Fábio Queiroz, falará sobre o “Case Rede Ultrapopular: Sucessão Familiar”.

 

E, na sexta-feira (05/04), às 16h50, o presidente do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana Pública e Privada do Estado do Rio Grande do Norte (Seac RN), Edmilson Pereira, apresentará o “Case Interfor”.

Tecnologia e Inovação

 

Na sexta-feira (05/06), a programação com o Sistema Fecomércio continua. Entre os destaques. Às 16h25, o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, ministrará a palestra “Futuro do Trabalho: Gerações conectadas e Inteligência Artificial”.

 

Por fim, às 16h30, o diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, abordará o tema “Transformação Digital e Impacto Social”.

 

Sobre o evento

 

Organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Natal), o “Future-se” é um evento que reúne profissionais e líderes de diversos setores para discutir e moldar o futuro do nosso país e da nossa classe empreendedora.

 

Com expectativa de 3 mil pessoas, a programação conta com palestras inspiradoras, insights inovadores e oportunidades de networking, o evento abrange temas como empreendedorismo, marketing, vendas, inteligência artificial, diversidade e liderança.

 

Saiba mais: www.futurese2024.com.br

Coluna Versátil News, Saúde

Anvisa aprova registro de vacina para prevenção de bronquiolite em bebês

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta segunda-feira (1º), o registro da vacina Abrysvo, desenvolvida pela farmacêutica Pfizer. Esse imunizante representa uma promessa para a proteção contra o vírus sincicial respiratório (VSR), um agente patogênico que é a causa principal de infecções respiratórias como a bronquiolite em bebês. A autorização foi formalizada através da publicação no Diário Oficial da União.

Por meio de nota, a Anvisa esclareceu que a bronquiolite, caracterizada pela inflamação dos brônquios, tem sido uma fonte de preocupação constante entre pais e pediatras, principalmente por sua prevalência em crianças menores de dois anos. A introdução da Abrysvo oferece uma estratégia inovadora de imunização, destinada a gestantes, com o objetivo de conferir proteção aos recém-nascidos desde o nascimento até os seis meses de vida, um período crítico para o desenvolvimento infantil.

Além de focar nos bebês, a vacina também recebeu luz verde para ser administrada em indivíduos com 60 anos ou mais, um grupo considerado de alto risco para complicações decorrentes do VSR. Isso marca a Abrysvo como um recurso valioso em ampliar as defesas contra infecções do trato respiratório inferior em uma faixa etária mais ampla.

A administração da vacina é realizada por via intramuscular, e seu esquema posológico compreende uma dose única. Para gestantes, a recomendação é que a vacinação ocorra durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação. Entre os efeitos colaterais observados, os mais comuns incluem dor no local da injeção, dor de cabeça e dor muscular. Contudo, os estudos apresentados à Anvisa demonstraram que os benefícios da vacina superam significativamente seus riscos, garantindo sua eficácia, segurança e qualidade conforme os critérios estabelecidos pela Resolução RDC n° 55/2010.

Como todo medicamento, foram observados alguns efeitos colaterais na administração do imunizante, sendo os mais comuns: dor no local da vacinação, dor de cabeça e dor muscular”, destacou a agência. “Ainda assim, a totalidade das evidências apresentadas à Anvisa foi capaz de demonstrar que os benefícios da vacina são superiores aos seus riscos.”

Coluna Versátil News

GRANDE NATAL: Iniciativa gratuita promove prestação de contas com o leão e previne malha fina para MEI e Pessoa Física

 

Ação é do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UnP e foi repaginada para atender contribuintes nos três turnos, nos formatos presencial e virtual

 

A edição 2024.1 do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, começa nesta quarta-feira (3) com novidades para o público da Grande Natal.

 

Além da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, contribuintes enquadrados como Microempreendedores Individuais poderão realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). O objetivo é ampliar a conscientização tributária e a cidadania ativa, evitando falhas no envio da prestação de contas com a Receita Federal.

 

Os serviços são 100% gratuitos e ocorrem sempre às quartas-feiras, nos três turnos. Os atendimentos são virtuais e presenciais na UnP Salgado Filho e UnP Zona Norte, das 9h às 12h, 14h às 17h e 19h às 21h. Para garantir uma vaga, é necessário realizar agendamento on-line no link: bit.ly/projetonafunp.

 

Os interessados em declarar o IRPF precisam ter tido uma única fonte de rendimento, rendimentos não superiores a R$ 40 mil anual, sem movimentações de investimentos e ganhos de capital. Já o MEI deve ter obtido receita bruta de até R$ 81 mil em 2023.

 

Os atendimentos seguem até 29 de maio, dois dias antes do prazo estipulado pela Receita Federal para envio das declarações. Neste período, o público é convidado a doar dois quilos de alimentos não perecíveis para a Campanha Declaração Solidária. Os itens serão destinados a famílias locais em situação de vulnerabilidade.

 

“Com mais de 70 alunos de Gestão e Negócios capacitados e prontos para atender às necessidades da população, este projeto não só proporciona assistência essencial para os contribuintes, mas também desempenha um papel crucial na conscientização tributária e no fortalecimento da economia”, afirma o coordenador do NAF UnP, professor Paulo Nascimento, especialista em Gestão Fiscal e Tributária.

 

Documentação necessária:

1 – Informações pessoais

·         Cópia da última Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física entregue;

·         Dados da conta bancária para restituição ou débitos;

·         Nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e data de nascimento;

·         Endereço atualizado;

·         Comprovante de sua atividade profissional.

 

2 – Renda

·         Rendimentos  de      instituições    financeiras: desde     os      bancos até as  corretoras de investimentos;

·         Rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria ou pensão.

 

·         Para o MEI, comprovante de receita bruta de até R$ 81 mil.

3 – Pagamentos efetuados

Informes de pagamentos e reembolsos, ou despesas (recibos, notas fiscais e comprovantes de pagamentos), relativos à despesas médicas, odontológicas, seguro saúde, serviços tomados de pessoas físicas ou jurídicas, doações realizadas, despesas com instituições de ensino e pagamentos de Previdência Privada.

 

4 – Ônus ou dívidas

·         Qualquer documento e/ou informações que comprovem ônus ou dívidas pagos ou contraídos no período em questão (extratos de Informes para IR emitidos pelos bancos como empréstimos e financiamentos);

·         Financiamentos de veículos.

 

5 – Direitos e bens

·         Imóveis: data de aquisição, área do imóvel, número de inscrição municipal (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU), número da matrícula e nome do cartório onde o imóvel está registrado;

·         Veículos: número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e/ou registro no órgão regulamentador correspondente.

Rolar para cima