3 de abril de 2024

Coluna Versátil News

Plataforma do Ministério da Educação lança novos cursos gratuitos e online

A  plataforma Aprenda Mais, do Ministério da Educação (MEC), lançou novos cursos rápidos de qualificação profissional. As ofertas são destinadas a toda a população e tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica (EPT). A plataforma possui, ao todo, 255 capacitações de curta duração no formato de cursos abertos, on-line e massivos (Mooc) em diversas áreas de conhecimento, desenvolvidas por instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Os novos cursos são 100% gratuitos e de diversas áreas de conhecimento, a formação é totalmente online. Além disso, não há limite de cursos; logo, o interessado pode fazer quantos desejar. Para participar, é preciso fazer um cadastro na plataforma Aprenda Mais. A certificação é feita pela própria ferramenta, mediante cumprimento de desempenho exigido e de sua conclusão no prazo estabelecido por cada curso.

Confira os cursos ofertados:

  • Estrutura de Dados;
  • Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores;
  • Gestão Financeira em Cooperativas;
  • Microbiologia de Alimentos;
  • Roteiros Turísticos;
  • Biomas Brasileiros;
  • Ecologia;
  • Legislação Cooperativista;
  • Planejamento e Organização do Turismo;
  • Recursos Naturais e Florestais;
  • Administração Pública;
  • Cálculo Técnico;
  • Economia Solidária;
  • Lei de Responsabilidade Fiscal;
  • Orçamento Público;
  • Cooperativismo: Gestão e Implementação;
  • Inglês;
  • Saúde da Mulher e do Recém-Nascido;
  • Saúde e Segurança no Trabalho;
  • Educação Cooperativista;
  • Gestão Ambiental de Cidades e
  • Materiais de Construção: aglomerantes e concretos 
Coluna Versátil News

Projeto realiza mutirão de cirurgias gratuitas para pacientes com Escoliose em Natal

Um compromisso feito durante os dias de faculdade de Medicina levou o Neurocirurgião potiguar Anderson Matos a conceber um projeto social inovador, com o objetivo de oferecer saúde, bem-estar e qualidade de vida através de cirurgias gratuitas para pacientes afetados pela Escoliose no estado do Rio Grande do Norte. Em parceria com a Biomédica Camila Goulart, surgiu o ProEsco, um projeto pioneiro que irá conceder a oportunidade de intervenção cirúrgica para seis pessoas, entre crianças e adolescentes.

As cirurgias serão realizadas nos próximos dias 4, 5 e 6 deste mês no Hospital Rio Grande, na capital potiguar, contando com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná e Alagoas.

Todos os seis beneficiários das cirurgias reparadoras pelo ProEsco estavam na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) do RN, sendo que alguns aguardavam há anos pela oportunidade de realizar o procedimento.

Para tornar o mutirão possível, o ProEsco contou com o apoio de profissionais e estabelecimentos parceiros para os procedimentos pré-operatórios, incluindo nutricionistas, psicólogos, clínica de cardiologia, fisioterapeutas, clínicas de diagnóstico por imagem, reabilitação e laboratório. Durante as cirurgias, uma equipe multidisciplinar estará presente para dar suporte às famílias dos pacientes.

O ProEsco é uma iniciativa filantrópica voltada para a realização de procedimentos corretivos e para conscientização sobre a Escoliose, uma condição caracterizada por desvio da coluna com angulação superior a 10 graus e rotação. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2% da população mundial convive com esse problema, o que corresponde a aproximadamente 6 milhões de pessoas no Brasil.

Coluna Versátil News

Pedido de isenção da taxa do Enem 2024 começa dia 15 de abril. Veja detalhes!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou as datas para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, juntamente com o período para envio de justificativas de ausência na edição de 2023. De acordo com o edital divulgado, o prazo estará aberto entre os dias 15 e 26 de abril.

Os candidatos interessados deverão solicitar a isenção através da Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br. A divulgação dos resultados está programada para o dia 13 de maio, também através da Página do Participante. Além disso, o período para recurso contra a reprovação das solicitações será entre os dias 13 e 17 de maio, com os resultados sendo anunciados em 24 de maio.

Quem pode pedir isenção?

Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
A justificativa de ausência, por sua vez, é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2024. Para isso, é necessário enviar documentação, datada e assinada, que comprove o motivo da ausência, também pela Página do Participante.

Justificam a ausência no exame:

Boletim de ocorrência por assalto ou furto
Acidente de trânsito
Morte na família
Maternidade ou paternidade
Acompanhamento de familiar em algum evento ocorrido na data da prova
Privação de liberdade
Problemas de saúde
Deslocamento a trabalho
Intercâmbio acadêmico ou atividade curricular
É importante ressaltar que a confirmação do pedido de justificativa ou isenção no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas deste ano, que ainda não tem data definida pelo Inep, deverão efetuar a inscrição virtualmente.

Para que serve o Enem?

O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Prouni, Fies e Sisu.

Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Ao todo, 51 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, aceitam as notas do Enem nos processos de admissão.

Coluna Versátil News, CULTURA

Secretaria de Cultura promove mostra de filmes produzidos em Macaíba nesta quarta-feira (3)

Nesta quarta-feira (3), a Secretaria de Cultura de Macaíba promoverá a I Mostra Cinematográfica de filmes produzidos no município. O evento acontecerá no centro de convivência Pax Club, a partir das 19h, e terá entrada gratuita para o público.

A mostra exibirá quatro obras de ficção, todas elas com cenas gravadas em pontos turísticos do município. Entre os filmes programados para a sessão estão

  • “Carambolis”, uma aventura filmada no Solar Ferreiro Torto;
  • “Sem Coração – A Lenda”, um suspense ambientado em 1997;
  • “Florzinha”, uma produção contemplada pela Lei Aldir Blanc, com cenas gravadas na comunidade quilombola de Capoeiras;
  • “2041”, uma ficção científica/ação que retrata a luta pela sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico.
Coluna Versátil News

Estudantes potiguares criam aplicativo para pacientes com doenças renais e ganham reconhecimento internacional

 

Batizado de Nefrontec, dispositivo acompanha a evolução clínica dos pacientes na etapa do pós-tratamento de hemodiálise

 

Um grupo de estudantes da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, criou o Nefrontec, um aplicativo para celular que pretende tornar mais eficiente o acompanhamento de pacientes com Doenças Renais Crônicas (DRC).

 

A ferramenta ajuda a acompanhar a evolução clínica dos pacientes na etapa do pós-tratamento de hemodiálise, oferece acesso a diagnósticos, dicas de saúde, consultas on-line, vídeos instrutivos sobre cuidados pessoais e procedimentos relacionados ao tratamento de diálise.

 

Outro diferencial é a disponibilidade de suporte 24 horas aos pacientes, com uma variedade de funções que vão desde esclarecer dúvidas até acionar serviços de emergência. Essa novidade pode garantir maior segurança e conforto aos pacientes que vivem em áreas rurais ou distantes dos centros médicos, através do suporte remoto oferecido pelo aplicativo, evitando a necessidade de deslocamentos frequentes para atualizações do seu estado de saúde.

 

O idealizador do Nefrontec é o estudante de Enfermagem, Lucas Santos, de 23 anos. Segundo ele, a motivação para colocar o app em prática vem de um gargalo enfrentado pelos pacientes renais. “Pensar em formas de diminuir as complicações ligadas ao tratamento de hemodiálise, especialmente para os indivíduos que fazem o procedimento em suas residências, foi uma grande motivação”, conta.

 

Dados do Censo Brasileiro de Diálise (CBD) revelam que, entre 2009 e 2020, o número de pacientes com problemas renais graves disparou de 77 mil para 144 mil casos, representando um crescimento de 86,5%. Já a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) alerta que as DRC atingem mais de 10 milhões de pessoas no país. Em 2022, ano da última atualização de registros de pacientes em diálise, a SBN apontou que havia 155 mil pessoas convivendo com o tratamento.

 

“O procedimento de hemodiálise pode ser cansativo e, frequentemente, os pacientes lidam com problemas sem a presença direta de cuidadores. Diante deste cenário, senti que era urgente a criação de uma ferramenta que possibilitasse o monitoramento remoto dos pacientes, detectando potenciais complicações e oferecendo um apoio mais completo”, acrescenta Santos.

 

Relevância internacional

Dada a sua importância para a ciência, a ferramenta ganhou destaque na edição deste mês de março da revista Research, Society and Development (Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, em tradução livre). O periódico tem classificação Qualis C, ou seja, possui excelência internacional, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), órgão científico brasileiro de fomento à pesquisa.

 

O reconhecimento acontece durante o Março Amarelo, mês dedicado às campanhas que estimulam a conscientização, tratamento e manutenção da saúde renal. Para o orgulho da orientadora do projeto, professora Vera Lúcia Morais da Silva, o software contou com a mobilização direta de outros seis alunos: Samuel Paranhos, 25 anos, Fabielle Gimenes, 21 anos, Erivan Filho, 20 anos, Victor Gustavo Castro, 21 anos – sendo os quatro de Enfermagem; Heloísa Matias, 20 anos, de Medicina; e Marta Marquês, 40 anos, de Farmácia.

 

“Essa união não apenas enriqueceu o desenvolvimento do aplicativo, mas também demonstrou o poder da colaboração e do trabalho em equipe na realização de um projeto muito significativo para quem mais precisa”, comemora a docente.

 

Atualmente, o Nefrontec opera em formato de protótipo. Recentemente, o app foi testado para simulação com 10 pacientes e, segundo os responsáveis, obteve nível satisfatório. As próximas fases do desenvolvimento, ainda em estágio de aperfeiçoamento, serão focadas em viabilizar a criação de um produto comercializável. Para alcançar esse objetivo, outros estudantes são recrutados para participar dos estudos e pesquisas relacionados.

Coluna Versátil News

Conheça como as bebidas são gaseificadas

 

Especialista explica qual o método mais utilizado do país e seus benefícios

 — Com as ondas de calor que vêm tomando conta do Brasil, a busca por bebidas geladas e com gás ganha destaque. Por trás dessa experiência sensorial está um processo muito comum na indústria de alimentos e bebidas: a carbonatação, mais conhecida como gaseificação.

De acordo com Rafael Sarkozi Engenheiro de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products, o processo envolve uma reação química. “O gás CO₂ (dióxido de carbono) é dissolvido na água, essa reação resulta na formação de bolhas de gás na bebida, conferindo-lhe o característico aspecto efervescente.”.

“Para a indústria de bebidas, a gaseificação vai além do aspecto sensorial. Segundo Rafael, “o processo oferece outros benefícios aos produtos. Um dos principais é a desaceleração da proliferação de bactérias, o que aumenta a vida útil das bebidas gaseificadas.”.

Portanto, a gaseificação é um processo fundamental para produtores de bebidas, que não apenas adiciona efervescência, mas também influencia significativamente as características sensoriais, e também causa o efeito que chamamos de organoléptico na bebida, proporcionando uma experiência de degustação única para o consumidor final, ao intensificar a percepção de características como cor, odor, sabor e textura.

Além do refrigerante, a gaseificação é empregada no processo de fabricação de outras bebidas, como cerveja, vinho e espumante. “Na produção de bebidas alcoólicas, o gás é utilizado para conferir mais brilho. Por exemplo, a cerveja já contém naturalmente CO₂, responsável pela formação do colarinho. Além disso, os bares utilizam nitrogênio para exercer pressão nos barris e impulsionar o líquido para a torneira, resultando em uma bebida mais cremosa”, complementa Rafael Sarkozi. O especialista também explica que o uso do nitrogênio de qualidade alimentar também pode contribuir para desacelerar o processo de carbonatação aprimorado das bebidas. “Os baixos níveis de oxigênio dissolvidos permitem uma absorção mais eficiente dos gases, sem formação excessiva de espuma, resultando em melhor qualidade, preservação térmica e aromática e ainda minimizar o efeito de estufamento para o consumidor.”

Sobre a Air Products

A Air Products é uma empresa global líder em soluções de gases industriais e está presente em diversos segmentos industriais em todo o mundo. Com uma história de inovação e excelência em seus produtos e serviços, a empresa continua buscando impulsionar a indústria com soluções de alta qualidade e sustentáveis. A companhia atende clientes em toda a América do Sul e está comprometida em fornecer soluções que contribuam para o progresso e crescimento de seus clientes e parceiros. Atuante no mercado desde 1940, possui sede no Brasil em São Paulo (SP).

Coluna Versátil News

Hackathon do Colégio Porto trará desafios sobre saúde, energia e consumo responsável

Colégio Porto

 

Projeto interdisciplinar, dinâmico e criativo promove integração dos estudantes e aprimoramento das relações humanas

Boa saúde e bem-estar, energia acessível e limpa, consumo e produção responsáveis. Pautas que estão em foco, fazem parte da Agenda 2030 da ONU, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e que são temáticas da edição 2024 do Hackathon Colégio Porto. Um projeto interdisciplinar, dinâmico, criativo e inspirador, que promove a integração dos estudantes com foco no trabalho em equipe, liderança, gestão do tempo e aprimoramento das relações humanas.

A iniciativa ocorrerá nos dias 04 e 05 de abril, no Colégio Porto, para alunos do 6º ano a 2ª série. Das 7h10 às 17h e das 07h10 às 12h30, respectivamente. “Todos os estudantes envolvidos nesta imersão criativa, formaram e nomearam as suas equipes com até 06 componentes. Eles tiveram um período para pesquisar sobre os ODS aqui apontados e, nos dias em que o Hackathon Colégio Porto acontecer, com empenho, dedicação, criatividade e trabalho em equipe, irão apontar as possíveis soluções para situações problemas reais da nossa sociedade”, explica a orientadora pedagógica Kennia Ísis, coordenadora do Hackaton Educacional do Colégio Porto.

Na edição deste ano, o Colégio Porto manteve e aprimorou a parceria firmada em 2023 com o SEBRAE/RN, otimizando ainda mais a experiência no Hackathon. “Ter essa entidade conosco fortalece o que tem sido construído. As capacitações e o que tem sido proposto impulsionam os aprimoramentos das habilidades e reforça todos esse trabalho de desenvolvimento sustentável que já trabalhamos em sala de aula”, pontua a orientadora pedagógica.

O Hackathon nasceu nos Estados Unidos, no limiar do século XX, como uma maratona de programação. Mas, no decorrer do século XXI, passou por inúmeras transformações. Hoje, é uma metodologia de busca de solução de problemas a partir de soluções inovadoras, em que os participantes atuam com “a mão na massa”, por meio da experiência direta e prática, com o uso da tecnologia aliada às habilidades e competências de organização e colaboração, essenciais para os dias atuais.

No Colégio Porto, o Hackathon promove as hard skills (habilidades associadas ao conhecimento e a técnica) e as soft skills (conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano), com incentivo à criatividade e a solução de problemas.

Coluna Versátil News

Sebrae abre inscrições para etapa potiguar do Desafio Liga Jovem; vencedores ganharão viagem internacional

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) está com inscrições abertas para a etapa estadual da 2ª edição do Desafio Liga Jovem. Considerada uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil, o Desafio Liga Jovem reconhece projetos de jovens do Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Superior interessados em desenvolver suas competências em criatividade e inovação, entre outras habilidades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 7 de junho, no site do desafio. Os projetos passarão por uma avaliação de especialistas seguindo cinco critérios:

  • Entendimento do Público-Alvo,
  • Criatividade e Inovação,
  • Impacto Comunitário,
  • Sustentabilidade Financeira
  • Protótipo.

As equipes que se destacarem em cada categoria ganharão uma viagem internacional de até 10 dias e um notebook para cada integrante, incluindo o professor orientador. As equipes que ficarem em segundo lugar receberão um smartwatch para cada membro e o orientador. As equipes classificadas em terceiro lugar serão premiadas com um tablet para cada participante e para o professor orientador.

O Desafio Liga Jovem contará com cinco etapas:

  • Esquenta nas Redes,
  • Virada Empreendedora,
  • Estadual,
  • Regional
  • Nacional.

Durante o período de inscrições, ocorre o Esquenta nas Redes, uma fase de engajamento com missões que oferecem prêmios como celulares e smartwatches. Esta fase é opcional e não influencia a pontuação final.

A Virada Empreendedora acontecerá com uma jornada intensiva de aprendizado em Inovação, Tecnologia e Metodologias Ativas, resultando na produção de um vídeo de até 5 minutos por equipe sobre o projeto desenvolvido. Os 24 melhores projetos de cada Estado avançam para a etapa Regional.

Na etapa Estadual, as equipes selecionadas apresentarão seus projetos, de forma online, para uma banca de jurados. Serão 4 bancas por Estado, responsáveis por definir a equipe vencedora de cada categoria, que seguirão para a etapa regional.

Na Regional, os destaques estaduais competem remotamente, com a melhor equipe de cada categoria ganhando uma viagem para a final e um celular de última geração para cada membro e seu orientador. Finalmente, a etapa Nacional reúne 20 equipes em uma capital tecnológica brasileira, onde apresentarão seus projetos para uma banca de jurados, buscando destacar o potencial de suas ideias. Toda a viagem desta etapa será custeada pelo Sebrae.

Para a secretária de educação do RN, a iniciativa é uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e profissional através do incentivo do empreendedorismo nas escolas. “As escolas e comunidades do Rio Grande do Norte têm muito a ganhar com a energia e as ideias novas que nossos alunos podem trazer”, afirmou Socorro Batista.

Coluna Versátil News

Aposentadoria: STF volta a julgar recurso do INSS sobre revisão da vida toda nesta quarta (3)

 

Decisão vai afetar mais de 61 mil ações que pedem novo cálculo de benefícios previdenciários; mesmo com derrubada da tese, advogado destaca que há outros caminhos para segurados

Na próxima quarta-feira (3), o Supremo Tribunal Federal retoma julgamento do recurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre a tese da revisão da vida toda, aprovada em 2022, mas derrubada na última quinta-feira- (21).

A decisão possibilitava aos aposentados solicitarem que, nos cálculos de suas respectivas aposentadorias, fossem considerados os salários de contribuições anteriores a julho de 1994 – ou seja todo o seu período contributivo, e não pela atual forma de cálculo: que corresponde a 80% dos maiores salários de contribuição a partir do ano mencionado.

Com a derrubada, a tese não poderá mais ser aplicada. Entretanto, corre em paralelo um pedido de recurso do INSS para restringir os efeitos da sua validade nos processos que já estão na Justiça para solicitar o recálculo, parados desde o ano passado. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), hoje existem 61.411 ações discutindo a correção.

Neste cenário, o advogado especialista em Previdência Social, José Maria Gama, chama atenção para o desenrolar que pode beneficiar ou prejudicar milhares de segurados. “Caso o recurso do INSS seja aprovado, a situação permanece idêntica ao que estava, o que é um pouco negativa para o segurado, mas pode ocorrer”, informa o jurista.

Independente disso, o aposentado e pensionista que esteja recebendo benefício concedido em qualquer época deve sempre procurar um especialista em Direito Previdenciário para fazer o cálculo de revisões dos valores para ver se há possíveis alternativas para melhorar sua renda, conforme orienta o advogado.

José Maria Gama destaca ainda que a revisão dos benefícios previdenciários pode ser uma opção inclusive para aqueles que já passaram pelo período da decadência – prazo de 10 anos para revisar o ato de concessão do benefício a fim de buscar retificação por erro nos reajustes e outras condições específicas.

Vida toda

Mas para aqueles que ainda não entraram com processo da revisão da vida toda, a orientação de José Maria Gama é aguardar a decisão final do STF para procurar outras alternativas relacionadas à avaliação do valor do seu benefício previdenciário porque agora que já há um entendimento do STF, a intenção pode ser vista como litigância de má-fé.

Já para os segurados que têm processo encerrado e recebem um valor atualizado com a revisão da vida toda, existe a preocupação: será necessário devolver o dinheiro ganho até agora? Segundo José Maria Gama, “para qualquer valor recebido de boa fé, não vai ser necessário o estorno para a União”, mas ainda é preciso aguardar, porque existe a possibilidade de o INSS entrar com ações rescisórias de acordo com o que for decidido pelo Supremo na modulação dos efeitos da decisão.

O que for decidido pelo STF deverá repercutir em todos os tribunais e varas previdenciárias do país, até que todos os processos sejam extintos.

Entenda

Com a Reforma da Previdência de 1999, as contribuições anteriores ao mês de julho de 1994 e à implementação do Plano Real deixaram de ser consideradas no cálculo da aposentadoria do INSS. Em 2022, o STF considerou – em votação acirrada por 6 votos a 5 – que essa transição foi prejudicial à população, portanto, a revisão das contribuições deveria ser feita de acordo com as contribuições ao longo de toda a vida.

Entretanto, a decisão foi derrubada pela própria Corte em março de 2023, por entendimento de que o segurado do INSS não pode escolher cálculo diferenciado para a concessão de benefícios com base na lei 9.876.

Antes disso, o Instituto Nacional do Seguro Social havia solicitado, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), a análise dos embargos de declaração –  instrumento jurídico em que se questiona pontos que não ficaram claros em um julgamento – para restringir os efeitos da validade da revisão, o que será julgado nesta quarta-feira (3).

No recurso, o INSS pede reavaliação da decisão de 2022 para excluir a aplicação da revisão a benefícios previdenciários já extintos, decisões judiciais que negaram direito à revisão conforme a jurisprudência da época e proibição de pagamento de diferenças antes de 13 de abril de 2023, data na qual o acórdão do julgamento do STF foi publicado.

Coluna Versátil News, CULTURA

Filarmônica UFRN realiza II Concerto Oficial da Temporada 2024 no próximo sábado em duas sessões

A Filarmônica UFRN apresenta o II Concerto Oficial “Canções da minha terra” neste sábado (06), pela Temporada 2024. Com entrada gratuita, o espetáculo acontece em duas sessões, às 18h e às 20h, no Auditório Onofre Lopes (Escola de Música da UFRN). Para garantir acesso é necessário fazer a retirada dos ingressos uma hora antes de cada sessão.

O concerto tem regência do maestro André Muniz, diretor artístico e regente da Filarmônica da UFRN. Doutor em Música pela Universidade de Montreal/Canadá na área de Regência Orquestral sob a orientação de Jean François Rivest, Muniz também estudou regência coral no Conservatório de Genebra sob a orientação de Michel Corboz. Como regente da Filarmônica, recebeu o Prêmio de Melhor Concerto na temporada 2019-2020 na XVI Edição do Troféu Cultura Potiguar e foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Natalense em 2021 em reconhecimento ao conjunto de suas atividades educacionais e artísticas. “O concerto Canções da minha terra vai apresentar duas obras de compositores vivos e residentes em Natal, com um contraponto tendo uma obra que exalta as belezas e o transcurso do Rio Moldávia, na República Checa”, afirma o maestro André Muniz.

Dividindo a noite, a Filarmônica também tem a honra de receber o solista (Trompa) Radegundis Feitosa que tem atuado principalmente como solista e camerista em eventos de destaque na América do Sul, EUA e Europa. Presidente fundador da Associação de Trompistas do Brasil, gravou três CDs solo e coordenou o primeiro Simpósio da International Horn Society na América Latina, a 49ª edição. Estreou, transcreveu e gravou diversas obras para variadas formações com destaque para composições virtuosísticas e música brasileira. Cursou Bacharelado, Mestrado e Doutorado na UFPB e teve como professor de trompa Cisneiro de Andrade e como orientador na pós-graduação Luis Ricardo Silva Queiroz. Radegundis desenvolve pesquisa relacionada à performance na trompa e é líder do Grupo de Pesquisa “Trompiguares”. Desde abril de 2008 é professor efetivo de trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Em agosto de 2021, foi eleito presidente da International Horn Society, primeiro brasileiro a ocupar essa posição.

Rolar para cima