Coluna

Marina Maletzke atua em área estratégica da manufatura e reforça o papel da diversidade na inovação industrial
Ibirubá (RS), setembro de 2025 – O avanço tecnológico nas indústrias passa, cada vez mais, por uma liderança diversa e comprometida com a transformação contínua. Na fábrica da AGCO em Ibirubá (RS), a engenheira Marina Maletzke tem desempenhado um papel importante na modernização de processos ligados à manufatura.
Com trajetória iniciada na companhia como engenheira júnior, Marina assumiu gradativamente responsabilidades na área de engenharia de manufatura e, em poucos anos, se tornou uma das responsáveis por modernizar processos e liderar iniciativas de automação industrial. Atualmente, integra o time responsável pelo setor de Backshop, que abrange desde a preparação dos componentes até a entrega final das peças pintadas.
“Desde o início, busquei me envolver em projetos estratégicos. Em um ambiente com baixa automação, vi na tecnologia uma oportunidade para inovar e crescer profissionalmente, contribuindo com o desenvolvimento da fábrica e, ao mesmo tempo, da minha própria formação”, relata Marina.
Entre os principais destaques da sua trajetória na AGCO está a participação ativa na produção da plantadeira Momentum, um dos projetos de maior complexidade técnica da unidade, em paralelo à ampliação da capacidade industrial da planta. “Mais de 60% dos conjuntos soldados são feitos de forma robotizada para garantir a qualidade e o desempenho. Foi um projeto desafiador porque estávamos expandindo a capacidade da fábrica ao mesmo tempo. Aprendemos muito e seguimos nos aperfeiçoando”, diz.
Ao longo da carreira, Marina conta que enfrentou desafios relacionados a etarismo, gênero e à necessidade de constante afirmação técnica. Para ela, o posicionamento e a confiança foram fundamentais. “Em vários momentos fui a única mulher no time. Hoje, uso essas situações para abrir diálogo e estimular mudanças. A questão não é só sobre igualdade, mas sim sobre a participação de pessoas diversas”, afirma.
A AGCO realiza diversas ações voltadas à equidade de gênero, formação de lideranças representativas e ampliação da diversidade nos times. Atualmente, as mulheres representam cerca de 40% dos colaboradores com até um ano de empresa na AGCO América do Sul, e iniciativas de capacitação, mentoria e desenvolvimento seguem em expansão.
“Histórias como a da Marina demonstram como a diversidade impulsiona resultados concretos. A AGCO acredita na construção de um ambiente de trabalho inclusivo, colaborativo e com oportunidades reais para o crescimento de todos os talentos”, ressalta Angélica Kanashiro, vice-presidente de Recursos Humanos da AGCO para a América do Sul e Business Partner Global para a Massey Ferguson.
Sobre a AGCO
A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para mais informações, visite o site www.agcocorp.com.
AGCO – Atendimento à Imprensa
E-mail: agco@fsb.com.br

No LIDE Brazil Development Forum, chefe da representação do banco destacou que país tem condições de liderar soluções globais, mas precisa ampliar instrumentos financeiros para atrair capital privado.
A chefe da representação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Annette Kilmer, afirmou que o país enfrenta dois desafios centrais para ampliar a atração de investimentos: o risco cambial e a escassez de instrumentos de equity. A declaração foi feita em coletiva de imprensa durante a segunda edição do LIDE Brazil Development Forum, em Washington.
Segundo Kilmer, o BID tem trabalhado com o governo e o setor privado para reduzir essas barreiras, em especial com a criação do EcoInvest, iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério da Fazenda que busca mitigar a volatilidade cambial em operações financeiras. Além disso, o banco tem ampliado o uso de instrumentos de blended finance para atrair investidores internacionais ao país.
A executiva destacou que o Brasil reúne condições para liderar soluções em transição energética, bioeconomia e inovação, e que a agenda de apoio às micro e pequenas empresas é essencial para aumentar a presença dessas companhias em cadeias globais. “O Brasil conhece a realidade dos mercados em desenvolvimento e tem capacidade de criar soluções que o mundo está buscando”, disse.
Kilmer ressaltou ainda que o BID apoia a preparação da próxima COP, em parceria com o Itamaraty e os ministérios da Fazenda e do Meio Ambiente, com foco em programas como o Amazônia Sempre, que conecta biodiversidade, clima e combate à degradação de terras. Para ela, superar os entraves financeiros é crucial para que o país atraia mais capital privado e consolide sua posição na liderança climática e econômica global.
Sobre o LIDE
Fundado no Brasil em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais (lide.com.br) conecta organizações e líderes globalmente, fomentando redes que promovem a livre iniciativa, a inovação e o crescimento econômico. Os comitês multilaterais do LIDE abrangem 34 setores econômicos estratégicos, e são coordenados por renomados empresários e autoridades, impulsionando discussões setoriais. O LIDE tem sede em São Paulo, escritórios regionais por todo o Brasil e unidades nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Oceania e África. Desde 2020, é presidido globalmente pelo empresário João Doria Neto.
Informações à imprensa:
A Liga Contra o Câncer começa mais uma etapa decisiva para a expansão dos serviços à população. No próximo dia 12, às 10h, acontecerá a solenidade que marca o lançamento do Centro de Diagnóstico do Vale do Assú. A nova unidade, a primeira na região Oeste, será construída em um terreno de 4.520 m² e contará com serviços ambulatoriais, consultórios médicos, diagnóstico por imagem e quimioterapia.
O evento que marca o início das obras terá a visita ao terreno e, logo em seguida, será realizada a apresentação do projeto, na sede da Câmara Municipal de Assú. Além de diretores e equipe da Liga, também participarão representantes dos municípios da região que serão beneficiados pelos serviços.
Orçada em R$ 5,5 milhões, a nova unidade da Liga Contra o Câncer será localizada na rua Carolina Vanderley, Loteamento Belo Monte 2, no bairro Janduís. O terreno foi doado por um empresário e outorgado pela prefeitura assuense. Já os recursos estão sendo viabilizados através de emenda de bancada, indicada pelo deputado federal Sargento Gonçalves.
“O Centro de Diagnóstico do Vale do Assú consolida, cada vez mais, o plano de interiorização da Liga, iniciado há quase 20 anos. Isso garante que estaremos mais próximos dos pacientes que precisam dos serviços da Liga e sempre na busca do diagnóstico precoce ampliando, assim, as chances de cura dos nossos pacientes “, destaca o superintendente da Liga, Roberto Sales.
Atualmente, a Liga Contra o Câncer conta com três unidades hospitalares e duas assistenciais. Ainda em 2025, a instituição vai inaugurar a Unidade de Oncologia Pediátrica, em Natal, focada no atendimento de crianças e adolescentes. Esse equipamento também terá uma área exclusiva para realização de Transplante de Medula Óssea.
Montagem seridoense será apresentada em sessão única na próxima sexta-feira (12), no Espaço Giradança; a entrada é gratuita, com ingressos disponíveis para retirada no Sympla
Ação acontece na galeria do Carrefour em parceria com a Associação de Proteção aos Animais
Cães e gatos resgatados, cuidados com carinho e prontos para ganhar um novo lar participaram de mais uma edição do evento de adoção de pets na Galeria do Carrefour Natal. Em parceria com a Associação de Proteção aos Animais, a iniciativa promove a adoção de animais que já estão vacinados, vermifugados e castrados. O evento acontece nos dias 13 e 27 de setembro, das 13h às 19h, no estacionamento do hipermercado.
Os interessados precisam ter mais de 21 anos, além de apresentar RG, CPF e comprovante de endereço originais. Após uma entrevista prévia, os aprovados assinam o termo de responsabilidade e podem levar o pet para casa no mesmo dia.
“Realizamos mensalmente ações de adoção responsável nos empreendimentos do Carrefour Property, braço imobiliário do Grupo Carrefour Brasil, em parceria com a área de Causa Animal. São cães e gatos que, em muitos casos, sofreram abandono ou maus-tratos, mas que hoje recebem todo o cuidado das ONGs parceiras e estão prontos para recomeçar. É muito gratificante abrir espaço para que esses pets, cheios de amor para dar, encontrem uma nova família”, pontua Roger Teixeira, gerente de marketing do Carrefour Property.
A ação conta com a parceria da Associação de Proteção aos Animais (Aspan), que desde 1998 atua no resgate, acolhimento e proteção de cães e gatos em situação de vulnerabilidade, e do Instituto Ampara Animal, ONG mãe que coordena os eventos de adoção do Grupo Carrefour Brasil, que há 15 anos desenvolve um trabalho preventivo focado em conscientização, castração e adoção de animais, já tendo facilitado mais de 14 mil adoções, distribuído 1,8 milhão de quilos de ração e vacinado 175 mil pets.
Para tornar a experiência ainda mais completa, os visitantes podem explorar a Galeria do Carrefour Natal. O espaço reúne opções de alimentação, como Tempero da Therra, Casa do Pão de Queijo e Sabor Carioca, além de O Boticário e Natura no segmento de cuidados pessoais. Também há opções de serviços essenciais, como banco 24h, farmácia, ótica, e assistência técnica para celulares. O empreendimento conta ainda com a academia Smart Fit. Seja para uma refeição, compras do dia a dia ou cuidados pessoais, o espaço oferece conveniência e praticidade em um só lugar.
Serviço
Evento: Evento de adoção na Galeria Carrefour Natal
Data: 13 e 27 de setembro
Horário: 13h às 19h
Local: Estacionamento do hipermercado
Endereço: Rod. BR101 S/N KM 2 59037-156
Sobre o Carrefour Property:
Presente desde 2012 no país, o Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia. Com a incorporação do Grupo BIG ao Grupo Carrefour Brasil, a companhia passou a ter em seu portfólio mais de 17 milhões de m² de área de terreno e mais de 430 imóveis próprios. Atualmente, o Carrefour Property administra mais de 250 galerias comerciais em 20 estados e mais de 130 municípios, que contam com mais de 3.200 lojistas, além de três shopping centers — incluindo o Butantã Shopping, o Jardim Pamplona Shopping e o Paseo Alto das Nações, em São Paulo. Juntas, essas operações somam mais de 400 mil m² de área bruta locável (ABL).
Com a missão de proporcionar espaços que trazem ao consumidor conveniência, entretenimento e praticidade, a força do Carrefour Property reside na combinação do conhecimento e experiência imobiliária com a estratégia dos três pilares estratégicos do Grupo: combate à fome e desigualdades, diversidade e inclusão e comprometimento com agendas sustentáveis, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos. A unidade de negócios também tem a expertise no desenvolvimento imobiliário em diversos formatos que beneficiam todos os ecossistemas, além da experiência na gestão dos ativos da maior empregadora privada do país.
Clique aqui para saber mais sobre o Carrefour Property.
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Emblemático rock brasileiro segue na ativa e volta a Natal para show dia 14 de setembro (domingo), 19h, no Boulevard Hall, apresentando mais de 30 hits da carreira
Um dos maiores nomes da história do rock brasileiro está de volta a Natal. No dia 14 de setembro (domingo), a partir das 19h, o Boulevard Hall recebe o show da turnê “Paralamas Clássicos”, que celebra os 40 anos de carreira dos Paralamas do Sucesso. As vendas já estão disponíveis na plataforma Sympla e na La Femme do Midway Mall.
Com uma trajetória marcada por inovação sonora, letras emblemáticas e uma base de fãs que atravessa gerações, o trio formado por Herbert Vianna (voz e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) promete uma noite histórica na capital potiguar. O espetáculo é uma verdadeira viagem no tempo, reunindo mais de 30 sucessos que marcaram as últimas quatro décadas da música brasileira.
No palco, os músicos são acompanhados pelos veteranos João Fera (teclados), Monteiro Jr. (saxofone) e Bidu Cordeiro (trombone), parceiros de longa data da banda. O repertório contempla desde faixas do álbum de estreia “Cinema Mudo” (1983) até o mais recente “Sinais do Sim” (2017), passando por canções icônicas como Meu Erro, Lanterna dos Afogados, Vital e Sua Moto, Óculos, Aonde Quer Que Eu Vá, Alagados e O Calibre.
“Preparamos esse show celebratório dos 40 anos e ele tem um caráter mais de trazer mais do nosso repertório para um show de duas horas, que é um negócio que a gente não fazia há muito tempo. Conseguimos dar umas nuances especiais na nossa parte mais roqueira, na nossa parte mais do reggae.. Tem algumas surpresas interessantes de músicas que a gente não tinha tocado com frequência”, contou o músico João Barone.
Mais do que um desfile de hits, o show destaca a versatilidade musical dos Paralamas, com influências que vão do rock inglês ao reggae, do dub à música latina, e do pop sofisticado dos anos 90 à crítica social em forma de canção.
Ao longo da apresentação, o público é convidado a redescobrir a potência dos arranjos, como os solos de blues de Herbert Vianna em Caleidoscópio, a técnica de Barone em O Beco, e o peso marcante do baixo de Bi Ribeiro que sustenta a base sonora do trio com impressionante consistência.
Celebrando quatro décadas de estrada, a banda segue com fôlego de estreia. Em 2025, além da agenda repleta de shows pelo país, os Paralamas protagonizaram um dos momentos mais celebrados da música nacional: o concerto no Allianz Parque, em São Paulo, realizado em 31 de maio, reuniu 50 mil pessoas e teve ampla repercussão entre crítica e público.
“A apresentação em Natal promete repetir esse clima de celebração. Para os fãs potiguares, será mais que um show — será uma oportunidade de reviver memórias, cantar junto grandes clássicos e se emocionar com a força de uma banda que permanece relevante, inventiva e apaixonada pelo palco”, comentou Alexandre Maia, da Agenda Propaganda, mais antiga produtora de shows em atividade no Rio Grande do Norte. O produtor também destaca o potencial de casas noturnas tradicionais como o Boulevard Hall, que além da estrutura agradável, ainda contempla o público que mora em regiões como Zona Sul e Nova Parnamirim.
Serviço
Paralamas do Sucesso no Boulevard Hall
Dia 14 de setembro, 19h. . endereço: Av. Maria Lacerda Montenegro, 1953, Nova Parnamirim
Vendas antecipadas de mesas e pista: La Femme Lingerie Midway 3646-3292
(2º piso) ou Sympla no link: https://bileto.sympla.com.br/event/104990/d/312576
Individuais: R$ 240 (inteira) R$ 120 (meia-entrada)
Mesas (para 4 pessoas) – R$ 800,00
Mesa social (para 4 pessoas) – R$ 600,00 + 02 kg de alimento não perecível
Especialista alerta para debate mundial acerca do home office
A notícia de que o Itaú Unibanco demitiu cerca de mil funcionários que atuavam em regime híbrido ou remoto reacendeu o debate sobre os limites do home office no Brasil. O desligamento dos colaboradores ocorreu ontem, dia 8 de setembro, segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
De acordo com o banco, as dispensas foram embasadas em monitoramento de atividade nas máquinas corporativas por seis meses, indicando “baixa aderência ao home office”, com registros de suposta inatividade de até quatro horas ou mais. O Sindicato, no entanto, contesta os critérios de avaliação, como “inatividade” e “número de cliques”, argumentando que não refletem a complexidade das tarefas bancárias. Além disso, os desligamentos ocorreram sem advertência prévia e sem diálogo com os trabalhadores ou representantes sindicais.
O caso ocorre em meio a um movimento global. Gigantes da tecnologia, chamadas Big Techs, como Google, Apple, Amazon, Meta e X, vêm decretando o fim do trabalho remoto e exigindo a volta integral aos escritórios. As justificativas giram em torno de cultura organizacional, colaboração presencial e inovação, mas têm gerado críticas quanto à rigidez das medidas e seus impactos na vida dos profissionais.
Para o advogado Francisco Gomes Junior, presidente da ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor), o home office no Brasil tem respaldo legal e está regulamentado na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) sob a denominação de teletrabalho, após tendência mundial crescente, acentuada no período da pandemia da COVID-19. “O contrato deve especificar se haverá teletrabalho e qual será o critério de controle: por jornada, com registro de horas, ou por produtividade, com metas e entregas. Também é necessário definir quem arcará com custos de internet, energia e equipamentos”, explica.
O especialista acrescenta que trabalhadores já contratados podem ter dias de home office, desde que as condições sejam acordadas entre empresa e funcionário. “O episódio evidencia a necessidade de empresas e trabalhadores debaterem acerca das condições de home office, meio de aferição de resultados e qual a melhor solução. caso a caso, não podendo se generalizar uma conclusão sobre benefícios ou malefícios do home office sem a análise dos resultados concretos de cada situação” finaliza o especialista.

10/09/2025
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) assinaram nesta quarta-feira (10) termo de cooperação para a execução do projeto Mulheres que Constroem. Desenvolvida pela Procuradoria da Mulher da Casa, a iniciativa busca oferecer oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente vítimas de violência doméstica.
O projeto piloto será iniciado em outubro, no bairro de Felipe Camarão, em Natal, contemplando 80 participantes. As atividades terão como foco a qualificação profissional, o fortalecimento da autoestima e o apoio psicossocial, além de encaminhamentos para oportunidades de emprego e empreendedorismo.
O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), ressaltou que a iniciativa é uma resposta concreta aos casos de violência contra a mulher que ainda marcam a realidade potiguar. Ele citou o caso de Juliana, que teve repercussão nacional, como exemplo da urgência de ações permanentes. “A Assembleia Legislativa sempre vai apoiar projetos que ofereçam dignidade e autonomia para as mulheres, rompendo ciclos de violência por meio da independência financeira”, disse.
A deputada Cristiane Dantas (SDD), procuradora especial da Mulher, destacou que a parceria amplia o trabalho já desenvolvido pelo órgão. “Além do atendimento psicológico e jurídico, vamos garantir a capacitação e o encaminhamento dessas mulheres para o mercado de trabalho. É um passo importante para transformar vidas”, afirmou.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, enfatizou que a instituição dará suporte com cursos, oficinas e certificação. “Queremos proporcionar condições reais de qualificação, autonomia e empreendedorismo para que essas mulheres conquistem uma nova trajetória”, declarou.
A coordenadora-geral da ProMulher, Samya Bastos, explicou que a escolha de Felipe Camarão se deu pelo número expressivo de atendimentos realizados com mulheres que residem na comunidade. Segundo ela, o piloto terá dez encontros, realizados semanalmente, e contará também com atividades para crianças, garantindo às mães condições de participação integral.
O projeto Mulheres que Constroem em etapas
‘Mulheres que Constroem’ foi estruturado em módulos de desenvolvimento pessoal e profissional, com carga total de 60 horas. As atividades começam com um momento de acolhimento, marcado por palestra motivacional, entrega de cestas básicas em parceria com o Sesc e recreação para crianças. Em seguida, tem início a Jornada de Desenvolvimento, composta por dez encontros semanais que abordam autoestima, direitos das mulheres, empreendedorismo, educação financeira e práticas profissionais, incluindo oficinas de brigadeiros gourmet e salgados simples no Senac Barreira Roxa.
O programa prevê ainda plantão psicológico para atendimentos individuais, oferecendo escuta e fortalecimento emocional, e um Dia do Autocuidado, com serviços de saúde e bem-estar como maquiagem, manicure, corte de cabelo, massoterapia e orientações nutricionais. As participantes também terão acesso a atendimentos médicos voltados à saúde integral, por meio da Unidade de Saúde da Mulher. A jornada se encerra com solenidade de certificação, simbolizando conquistas e a abertura de novas perspectivas de vida.

Evento realizado em parceria com o CFM, ABP e ANO marcará abertura nacional do Setembro Amarelo
Atenção, profissionais de saúde, operadores do direito e sociedade em geral! Nesta sexta-feira, 12 de setembro, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), em parceria com CFM, ABP, ANP e entidades do Fórum Interinstitucional de Combate às Doenças da Mente, realiza o Fórum da Campanha Setembro Amarelo® ABP/CFM e a XXI Jornada Norte-rio-grandense de Psiquiatria.
O evento, que marca a abertura nacional da campanha Setembro Amarelo em Natal, acontecerá das 14h às 18h no auditório da OAB/RN. As inscrições continuam abertas e são uma oportunidade imperdível para aprofundar o debate sobre a prevenção do suicídio e a promoção da vida.
O fórum contará com a presença de especialistas de renome, incluindo o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A programação, coordenada pela Dra. Ana Lígia Nascimento, abordará temas essenciais, como:
• Prevenção do suicídio em grupos específicos, como crianças, médicos e operadores do direito.
• Impactos da tecnologia na saúde mental.
• Combate às apostas online (BETs).
O evento é uma iniciativa do CREMERN em colaboração com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Norte-Rio-Grandense de Psiquiatria (ANP) e o Fórum Interinstitucional de Combate às Doenças da Mente. Não perca a chance de participar de um encontro crucial para a nossa sociedade.
Confira a programação completa:
PROGRAMAÇÃO
14h – Credenciamento
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14h30 – Abertura – Dr. Marcos Jácome – Presidente do CREMERN e Dr. Carlos Kelsen – Presidente da OAB/RN
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14h45 – Palestra Magna: “Crianças se suicidam! Médicos se suicidam! Operadores do direito suicidam!” Enfim, o que precisamos aprender para evitar esta Tragédia?
Palestrante: Dr. Antônio Geraldo da Silva – Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP______________
Painel 360°: Prevenção do suicídio e Promoção da vida.
Painel 1: A melhor escolha é prevenir
Mediação: Dra. Ana Lígia Nascimento – Coordenadora da Câmara Técnica de Psiquiatria do CREMERN
Dr. Tiago Saldanha – Câmara Técnica de Psiquiatria do CREMERN
15h35 – Envelhecimento: Idade não é invisibilidade
Palestrante: Dra. Euglena Lessa Bezerra – Psiquiatra
15h55 – Depressão e Ansiedade: Prevenir é cuidar antes do sofrimento.
Palestrante: Dr. Raniere Luna e Silva – Psiquiatra
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16h15 – Intervalo
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Painel 2: Tecnologia a serviço da Saúde Mental
Mediação: Dr. Tiago Saldanha – Câmara Técnica de Psiquiatria do CREMERN
16h30 – Entre o cuidado e o controle. Impactos da IA na saúde mental. Palestrante: Dr. Francisco Irochima – Médico especialista em INOVAÇÃO
16h50 – Ética na era da Inteligência Artificial: impactos jurídicos e sociais. Palestrante: Dr. Carlos Kelsen – Presidente da OAB/RN.
Painel 3: O impacto Oculto das BET´s
Mediação: Dr. Geraldo Ferreira – Presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Presidente do Sindicato dos Médicos do RN (SINMED)
17h10 – Uma praga que se alastra e Mata: Saiba tudo sobre as BETs!
Palestrante: Dr. Antônio Geraldo da Silva – Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP
17h30 – Dificuldades de Regulação, Fiscalização e Responsabilidade Legal: Desafios da Justiça frente às Bets na era digital.
Palestrante: Dr. Antônio Gleydson Gadelha – Procurador Chefe MPT RN
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17h50 – Palestra de Encerramento
“O vazio da alma e o sentido da vida: Uma visão filosófica e psiquiátrica do suicídio”
Palestrante: Dr. Ernane Pinheiro – Presidente Associação Norte-Rio-Grandense de Psiquiatria (ANPRN)
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18h10 – Encerramento