“No buy 2025”: nova economia de valor promove mudanças no consumo do luxo
Se o interesse por itens de luxo mais tradicionais registrou uma leve queda na demanda global, bens “experienciais”, como viagens e imóveis, estão em alta. O fenômeno “anti-consumismo” difundido em grande parte pela Geração Z, e a tendência de “No Buy 2025” que viralizou nas redes sociais, reflete, nesse nicho, uma desilusão com o consumo de massa e uma busca por experiências de valor. Novo comportamento gera novos modelos de negócios como a fusão entre mercado imobiliário e hospitalidade que impulsiona regiões de alta valorização no Brasil.
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Crédito: Divulgação
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Outubro, 2025 – Pesquisa global da consultoria internacional Bain & Company sobre o mercado de luxo apontou o Brasil e outros países emergentes como novas frentes de crescimento, com expectativa de, juntos, adicionarem mais de 50 milhões de consumidores de luxo de classe média alta até 2030. O estudo constatou que o gasto global com luxo totalizou €1,48 trilhão em 2024 e que as experiências de luxo tiveram um crescimento acima da média, com os consumidores priorizando viagens e eventos sociais.
O turismo seguiu como um grande impulsionador do setor em todo o mundo em 2024, uma vez que o gasto de turistas com produtos de luxo cresceu entre 7% e 9%. Especialmente no Brasil, informações do Ministério do Turismo demonstram registros históricos tanto na movimentação com o turismo doméstico quanto com o internacional. Esse desejo por lazer, bem-estar e qualidade de vida migrou para o setor imobiliário, cada vez mais focado em trazer diferenciais que agregam valor aos empreendimentos com base nos novos anseios do consumidor.
Polo do luxo imobiliário no Brasil
Dados surpreendentes se concentram no litoral de Santa Catarina, especialmente na região norte que concentra 4 das 5 cidades com maior valorização do metro quadrado do país. A cidade de Itapema, por exemplo, à frente de grandes centros urbanos como SP e Rio, conforme índices da FipeZap, virou um dos principais polos do setor, com a atração de edifícios cada vez mais imponentes e repletos de diferenciais. Um dos mais luxuosos projetos em construção à beira-mar do município, uma das áreas mais cobiçadas do Brasil, é o Edify One.
Com preços a partir de R$ 13,5 milhões e que podem chegar a mais de R$ 51 milhões, o empreendimento tem valorização mínima prevista de 100%, desde o lançamento até a entrega, bem acima da inflação e de outros imóveis da região. Além de apartamentos grandiosos que chegam a quase mil metros quadrados e cercados de vidro, frente à praia, a incorporadora engloba uma série de itens de conforto e conveniência, comumente utilizados na hotelaria de luxo, para um público exigente.
“O universo do luxo, outrora medido pela posse de bens tangíveis exclusivos, passa por uma redefinição sísmica. Impulsionada por um comportamento de consumo cada vez mais focado em experiências e por uma nova economia de valor, a busca por autenticidade e a libertação do bem mais valioso – o tempo – estão moldando o mercado imobiliário de alto padrão. O Edify One se transforma, portanto, em um curador de um estilo de vida que integra o conforto do lar com a conveniência e os serviços de um resort de luxo”, explica Luiz Feitosa, sócio da Edify e com 34 anos de atuação no mercado imobiliário.
Longe de ser apenas um prédio residencial, o empreendimento se apresenta como um clube de bem-estar, conveniências e exclusividade. Seus 60 apartamentos são a base para uma extensa área de lazer para enriquecer a vida de seus moradores.
Um dos destaques implementados é a recente confirmação de integrar moradia com experiência gastronômica, com vinda do Flerte, bistrô de alta gastronomia, do renomado chef Dudu Poerner, que além de sabores inusitados, trará experiências como degustações, eventos privados e ‘aventuras culinárias participativas”. De fato, o mercado global de turismo culinário se prepara para um salto de US$ 1,1 bilhão em 2025 para US$ 4,2 bilhões até 2033, conforme previsões da empresa de pesquisa IMARC Group e, dessa forma, a atração que é muito explorada na hotelaria migra para o setor imobiliário.
A experiência do bem-estar do Edify One também que inclui belas piscinas e centro wellness com grande academia com vista para o mar também exemplificam a tendência dos consumidores que buscam por jornadas que reduzem o estresse e que promovam saúde e qualidade de vida. Essa atenção meticulosa se estende aos detalhes como sistemas de segurança com o uso de Inteligência Artificial e até a garagem. Longe de ser um espaço meramente utilitário, o local foi projetado como um serviço de hospitalidade. Com vagas adaptadas para carros esportivos e rampas adequadas , o empreendimento demonstra uma compreensão das necessidades e anseios dos clientes.
Sobre o Edify One
A Construtora e Incorporadora Edify nasceu da união de experientes empresários do ramo da construção civil e imobiliário com o objetivo de trazer inovações ao mercado catarinense, além de oportunidades de investimentos de alto potencial de rentabilidade e produtos de excelência que aliem conforto, tecnologia e sustentabilidade. Por meio da sociedade de empresas, entre elas a NR Sports (dona do terreno e sócia), a construtora apresenta o empreendimento Edify One na categoria de alto padrão, em frente ao mar, na cidade catarinense de Itapema, que está no topo do ranking de valorização imobiliária no Brasil.
Mais informações: https://edifyone.com.br




