Coluna Versátil News

Medo ou é fobia? Psiquiatra do CEUB explica a diferença e relaciona os efeitos da fobia no cérebro humano

Entenda por que o cérebro dispara alarmes falsos e transforma situações comuns em verdadeiro pânico

Medo de altura, de avião, de dirigir. O medo faz parte da vida, inclusive como um mecanismo de defesa que ajuda, desde cedo, a proteger de riscos reais, como atravessar a rua ou evitar situações perigosas. O problema é quando essa relação com a realidade deixa de existir, domina o cotidiano e ganha outra dimensão, virando a fobia. Lucas Benevides, psiquiatra e professor de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB), revela que a diferença é evidente, passando de um alerta de perigo para uma reação persistente e desproporcional.
De acordo com o psiquiatra, a fobia é um medo intenso, persistente e desproporcional, que leva a evitar situações ou lugares e acaba comprometendo a vida social, profissional ou pessoal. A passagem do medo para a fobia acontece quando a resposta do corpo se torna exagerada: “Mesmo diante de estímulos inofensivos, a pessoa pode apresentar taquicardia, falta de ar, suor em excesso e sensação de pânico, como se estivesse correndo risco de vida. É quando a inteligência do medo perde o equilíbrio”.
O desenvolvimento de uma fobia pode estar ligado, dentre outros fatores, a questões genéticas, uma vez que pessoas com parentes de primeiro grau que apresentam esse tipo de transtorno têm maior predisposição. Porém, o especialista alerta que a genética sozinha não explica tudo. O ambiente, as experiências e os traumas têm papel decisivo. Em alguns casos, até observar outra pessoa passar por um trauma é suficiente para desencadear o mesmo aprendizado.
“O cérebro aprende por associação de experiências negativas, como a mordida de um cachorro, que fica registrada com forte carga emocional. Esse estímulo então pode ser interpretado como ameaça em qualquer situação futura, mesmo quando não há perigo real”.
Tratamento e reprogramação mental
Apesar de aparecerem de diferentes formas, entre as fobias mais diagnosticadas estão aquelas relacionadas a animais, ambientes fechados, altura, sangue ou voar de avião. O professor do CEUB também destaca a fobia social, marcada pelo medo intenso de interações e exposição pública, e a agorafobia, que se manifesta como o receio de estar em locais de onde seria difícil sair ou receber ajuda, geralmente associada a crises de pânico.
“O que acontece no cérebro explica por que a fobia é tão limitante. Em condições normais, o córtex pré-frontal controla a reação da amígdala, região ligada ao medo. Mas, nas fobias, a amígdala reage de forma exagerada a estímulos inofensivos, como se fossem letais, mantendo o corpo em alerta constante”, ressalta.
Para tratar fobias, o especialista do CEUB destaca como tratamento mais eficaz a terapia cognitivo-comportamental, que utiliza técnicas de exposição gradual para reduzir o impacto do estímulo temido. Em alguns casos, é considerada a prescrição de uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivo, se necessária. “A fobia é uma distorção de um sistema protetor. Com acompanhamento adequado, é possível reprogramar esse circuito e recuperar a qualidade de vida”, garante Benevides.
Coluna Versátil News

Síndrome de Fournier: entenda o que é a infecção que se alimenta das genitálias humanas

Infectologista do CEUB alerta que a doença, mais comum em homens, pode ter relação com higiene íntima inadequada e trazer risco de amputações e óbito

A recente morte do funkeiro Leandro Rogério (40) gerou uma série de dúvidas sobre uma infecção que, popularmente, é descrita como capaz de “devorar” as genitálias dos pacientes. Diagnosticado com a síndrome de Fournier – uma infecção rara, agressiva e voraz capaz de transformar pequenas feridas em verdadeiros campos de batalha para bactérias – o caso despertou temor e questionamentos sobre a higiene íntima masculina. Eveline Vale, infectologista e professora de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB), explica os sintomas e tratamento desta emergência médica, destacando as medidas preventivas.
De acordo com a infectologista, a síndrome de Fournier é um tipo de fasceíte necrosante que atinge a região genital, anal e perineal, podendo se estender até a pelve. “A doença costuma ter início a partir de pequenas lesões, abscessos, feridas ou procedimentos cirúrgicos e evolui de forma extremamente rápida, causando destruição dos tecidos”, afirma Eveline. Geralmente é causada por uma infecção polimicrobiana, ou seja, envolve a ação conjunta de diferentes tipos de bactérias que aceleram a destruição dos tecidos.
Entre as bactérias mais comuns, a especialista cita a Escherichia coli, presente no intestino, a Klebsiella pneumoniae e a Pseudomonas aeruginosa, além de microrganismos que habitam a pele, como Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus. Segundo a professora, ainda estão presentes na síndrome as bactérias anaeróbias, com a Bacteroides fragilis e Clostridium. A síndrome é considerada rara e a incidência geral é de 1,6 para cada 100 mil homens, com maior ocorrência registrada na região Sul. A predominância é clara com 77% dos pacientes sexo masculino, com idade média de 51,7 anos, com pico entre 50 e 79.
A taxa de letalidade geral é de aproximadamente 7,5%, mas pode ser significativamente maior quando há sepse ou complicações como insuficiência renal e respiratória. Em casos mais graves, a necessidade de amputações parciais pode chegar a 30%. “Quando a doença aparece, a maioria dos pacientes carregam comorbidades, principalmente diabetes mellitus e hipertensão. Essas condições funcionam como combustível para o avanço rápido da infecção.”
Sinais e sintomas de alerta
O sintoma mais característico é lesão com dor intensa e desproporcional ao aspecto visível da área, podendo ocorrer inchaço, vermelhidão de rápida progressão, formação de bolhas e odor fétido característico da necrose tecidual. De acordo com a docente do CEUB, o diagnóstico é estabelecido a partir da avaliação clínica, histórico do paciente, exames laboratoriais e de imagem, como radiografia ou tomografia, que ajudam a identificar a extensão da infecção e a presença de gás ou necrose. “Dada a rápida evolução da doença, o início do tratamento não deve esperar o resultado definitivo dos exames”, recomenda.
O tratamento inclui procedimento cirúrgico para a retirada do tecido necrosado, uso de antibióticos intravenosos de amplo espectro, suporte intensivo hospitalar e controle rigoroso de condições associadas, como o diabetes. “A síndrome de Fournier é uma emergência médica. Sem intervenção imediata, pode evoluir para choque séptico e levar ao óbito”, alerta Eveline.
Entre as medidas preventivas, estão a higiene adequada da região genital e perineal, o tratamento precoce de infecções urinárias ou genitais, o controle rigoroso do diabetes e cuidados específicos após cirurgias ou traumas na área. “Reconhecer rapidamente os sinais e buscar atendimento médico imediato pode fazer toda a diferença entre a recuperação e as complicações graves”, arremata a especialista do CEUB.
Coluna Versátil News

Mossoró sedia a 22ª Convenção do Comércio e Serviços do RN com mais de 40 palestras para empreendedores

Nos dias 5 e 6 de setembro, Mossoró será palco do principal evento empresarial do Rio Grande do Norte, a 22ª edição da Convenção do Comércio e Serviços do RN promovida pela Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte – FCDL RN e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró – CDL Mossoró.  Com o tema “Experiência do Cliente: Integração entre o Humano e o Mundo FÍGITAL”, O evento reunirá conteúdo estratégico voltado para empreendedores, gestores e profissionais interessados em inovação e desenvolvimento de negócios, além de feira de negócios e muito networking. No palco principal, referências nacionais e internacionais do varejo, tais como: Giuliana Morrone, jornalista e especialista em comunicação; Lucas Neves, diretor executivo da Usaflex; Marcos Rossi, referência nacional em superação. Tony Ventura, expert em tendências digitais; Giba, campeão olímpico e ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei; Fred Alecrim, um dos principais especialistas brasileiros em varejo, inovação e gestão de negócios; Bruno Félix especialista em marketing, e Larissa Marques, fundadora da health tech Life Sprint e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Serão mais de 40 palestras, distribuídas em quatro palcos simultâneos, oferecendo uma ampla variedade de temas como atendimento ao cliente, inteligência artificial, digitalização do varejo, marketing, liderança e gestão empresarial.
O Sebrae RN, um dos principais parceiros da convenção, será responsável por três palcos, com mais de 20 apresentações durante o evento, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo no estado.
Nos palcos do Sebrae os participantes acompanharão o conteúdo por meio de fones de ouvido individuais, proporcionando uma experiência imersiva, personalizada e dinâmica. Com os palcos funcionando de forma paralela, o público poderá escolher os temas mais alinhados aos seus interesses e aos desafios do seu negócio.
Os participantes da 22ª Convenção do Comércio e Serviços do RN terão ainda a oportunidade de assistir aos shows exclusivos do consagrado cantor e compositor Fagner e do sambista André da Mata.  Os artistas serão responsáveis pelo show de encerramento do evento. A apresentação de Fagner faz parte das comemorações de seus 50 anos de carreira e vai animar os participantes com alguns dos grandes sucessos como “Canteiros”, “Espumas ao Vento”, e “Borbulhas de Amor”. O sambista potiguar André da Mata, radicado no Rio de Janeiro vais transformar o Garbos em uma grande roda de samba, convidando o público a cantar junto em um clima de celebração e alegria.
A Convenção do Comércio e Serviços do RN já é considerada um dos principais encontros empresariais do estado, reunindo nomes de destaque, troca de experiências e oportunidades de networking.
Confira a Programação
 
05/09 –  Palco Principal
14:00 – Abertura Secretaria (Início da entrega das Credenciais)
Garbos Recepções
19:00 – Abertura Solene
19:30 – Palestra Marcos Rossi
Tema: O que é impossível para você?
20:30 – Apresentação da Banda de Música Monsenhor Militão Benedito de Mendonça
 
06/09 Palco Principal
08:00 – Experiência do Cliente: Integração do Humano e o Fígital
Bruno Félix, especialista em marketing
09:00 – Como os Programas de Saúde e Bem-Estar podem Impulsionar a sua Empresa
Larissa Marques, que transforma desafios em inovação
10:00 – Sustentabilidade nos Negócios: impacto no comércio e serviços
Giuliana Morrone, uma das principais vozes do ESG no Brasil
11:00 – Transformação Digital: Como alinhar propósito com lucro
Lucas Neves, líder da transformação digital da Usaflex
12:00 – Intervalo livre
13:15 – Apresentação Delegações
14:00 – Pare de liderar assim!
Fred Alecrim, que transforma empresas com atitudes simples e eficazes
15:00 – Palestra A ser anunciado
16:00 – Inteligência Artificial nos Negócios: Estratégias e Ferramentas para Empresas
Tony Ventura, especialista em tecnologia que descomplica o digital
17:00 – Gestão Ganha Jogo
Giba, que inspira plateias com lições de competitividade, foco e superação
 
06/09 – Palco Experiência do Cliente
08:15 – 09:00
Como formar um elenco mágico para encantar o seu cliente
Paulo Miranda
09:05 – 09:50
Ambientes que Encantam: Design, Experiência e Vendas
Marcela Cabral
09:55 – 10:40
A Magia Começa no Detalhe: encantamento e personalização na jornada do cliente
Maiza Pinheiro
10:45 – 11:30
Encantamento Não se Improvisa – A Importância do Treinamento Contínuo
Tereza Jeanne
13:00 – 13:45
Como a experiência do cliente impacta o comportamento de consumo
Marcela Cabral
13:50 – 14:35
Como transformar reclamações em oportunidades
Marcelo Bandiera
14:40 – 15:25
Time bem posicionado, cliente satisfeito
com Alcineia Rodrigues
15:30 – 16:15
Painel: Clube CDL: Como gerar benefícios para os associados e impulsionar o comércio local em um só lugar
Gilson Bezerra e Gilberth Gabriel (convidado)
Palco – Tecnologia para Negócios
08:15 – 09:00
IA na Prática: Como Pequenos Negócios Podem Usar Inteligência Artificial
Fábio Figueiroa
09:05 – 09:50
Conteúdo que conecta: estratégias personalizadas para as principais redes sociais
 Igor Santos
09:55 – 10:25
Painel: Como fortalecer o seu posicionamento no mercado digital
Rafaela Rodrigues e Cleidemar Doces
10:30 – 11:30
Inteligência Artificial no atendimento: como transformar processos e melhorar resultados
Igor Santos
11:20 – 12:00
Do planejamento à Execução: estratégia empresarial e gestão financeira
 Lilian e Arthur
13:00 – 13:45
Disseminando o tráfego pago
Fábio Figueiroa
13:50 – 14:35
Como se tornar influenciador do seu próprio negócio
Jéssica Barros
14:40 – 15:25
Painel: Da vitrine ao feed: Conexões que convertem
Liz Moura, Jéssica Barros e Jeandra Moura
15:30 – 16:00
Construindo relacionamento com os clientes a partir de indicadores
Marcelo Bandiera
16:05 – 16:50
IA, Informação e Influência: o futuro da comunicação está em nós
Dasio Nepomuceno
 06/09 – Palco Feito Potiguar
08:00 – 08:50
Desafios e tendências para Pequenos Negócios
Ana Carolina
09:05 – 09:35
Painel: Raízes que Inspiram: Parcerias e Histórias autênticas que conectam marcas ao território potiguar
Cynthia Ferro (Sebrae) e Lua Andrade (Elas Vida Leve)
09:40 – 10:25
Painel: Como colocar em prática o orgulho e pertencimento potiguar
Maria Luiza e Chef Jonathã
10:30 – 11:15
Visibilidade que Vende: A arte de posicionar produtos no PDC
Thiago Fernandes (Rede Mais)
13:00 – 13:45
Como Vender Produtos Locais com Eficiência e Encanto
 Marcelo Bandiera
13:50 – 14:20
Painel: Marca com Origem: Como construir valor a partir da identidade local
Rafaela Rodrigues
14:25 – 14:55
Palestra: Marketing Digital para Promover Produtos Regionais
 Fábio Figueiroa
15:00 – 15:45
Painel: Como as CDLs impulsionam o empreendedorismo inovador: Case CN Hub Currais Novos
Edinete Nascimento e Mattson Rainer
 
20:30 – Show de Encerramento
André da Mata
Raimundo Fagner
Coluna Versátil News

Aftershoot revela que 63% dos fotógrafos brasileiros utilizam IA no trabalho

Aftershoot

 

Pesquisa exclusiva aponta que cerca de 80% dos profissionais aumentaram a produtividade e 79% apresentaram redução do estresse e burnout ao usar IA

São Paulo, 19 de agosto de 2025 – A inteligência artificial já faz parte da rotina de trabalho de 63% dos fotógrafos brasileiros, segundo pesquisa inédita da Aftershoot – a principal ferramenta com tecnologia de IA para seleção, edição e retoque de imagens. O levantamento analisou o uso das tecnologias com profissionais de todo país.

Para 90% dos fotógrafos, a maior vantagem dessas ferramentas é diminuir o tempo gasto em tarefas como seleção e edição, cerca de 80% ainda apontam que há aumento na produtividade e 79% destacam a redução do estresse e do burnout – a maioria dos entrevistados neste estudo trabalha nas áreas de casamento, retrato e eventos, que demandam tempo pelo alto volume de trabalho.

À medida que essas plataformas entram de forma rápida nos setores criativos, os resultados revelam um quadro peculiar: otimismo em relação às tecnologias que economizam tempo e discussões sobre a autenticidade, direito de imagem e criação de deepfakes.

IA como aliada no ambiente de trabalho 

A inteligência artificial é cada vez mais incorporada como uma aliada, especialmente nas etapas mais cansativas e demoradas do processo de trabalho. Enquanto algumas discussões sobre a ferramenta continuam e os fotógrafos vêem a IA apenas como um recurso técnico, em vez de uma ameaça à criatividade, 25% dos entrevistados afirmam não ter preocupações em utilizar ferramentas de inteligência artificial.  “A tecnologia deve ajudar no processo mais estressante: a seleção e edição de fotografias, que são extremamente demoradas e exaustivas”, destaca Lizandro Júnior, fotógrafo profissional premiado duas vezes pelo Bride Association Awards.

Essa percepção é compartilhada por grande parte dos profissionais, cerca de 85% apontam a edição de imagens como a principal área onde a IA pode ajudar, seguida pela seleção de fotos, com 74%. Se pudessem economizar horas graças a essas ferramentas, 77% dos fotógrafos prefeririam dedicar esse tempo à família, aos amigos e aos hobbies. Outros aproveitariam para investir no crescimento do negócio (56%) ou para se aperfeiçoar profissionalmente (43%).

No contexto brasileiro, fotógrafos permanecem com algumas discussões sobre a perda de autenticidade e da identidade artística nos processos visuais (48%), lado a lado com o uso indevido da tecnologia por meio da disseminação e criação de deepfakes (48%), e a violação de direitos autorais (11%).

“A maior preocupação é quando a IA começa a tomar conta da autoria e da identidade do fotógrafo. A ferramenta é só uma ferramenta – o artista precisa continuar sendo o autor”, comenta Júnior Barreto, fotógrafo de casamentos com mais de 15 anos de trajetória.

O futuro da IA na fotografia brasileira

A percepção predominante para o futuro é que a IA será uma parceira essencial para o setor fotográfico, automatizando processos repetitivos e facilitando tarefas burocráticas. 

Com esses insights, a Aftershoot não só mostra como essas ferramentas já podem revolucionar os fluxos de trabalho hoje, mas também como é importante usá-las com responsabilidade.

“A Aftershoot foi criada para ser uma assistente de verdade — desde o início, o foco sempre foi em uma única pergunta: como podemos oferecer o melhor suporte aos fotógrafos? Nós automatizamos as tarefas repetitivas e que consomem tempo, mas jamais substituímos o olhar humano ou sua visão criativa. O controle total continua nas mãos do artista. Ao mesmo tempo, levamos a privacidade de dados muito a sério. Valorizamos profundamente a confiança dos fotógrafos. A Aftershoot funciona totalmente offline — ou seja, suas fotos e dados pessoais nunca são enviados nem compartilhados. Esse nível de segurança e controle é um compromisso inegociável para nós”, comenta Justin Benson, cofundador da Aftershoot.

Assim como ocorreu com a fotografia digital, que inicialmente foi vista com curiosidade e receio, mas hoje é amplamente aceita, a inteligência artificial tende a se tornar um “braço direito” indispensável para os fotógrafos.

Sobre a Aftershoot

Aftershoot é um software inovador de seleção, edição e retoque de fotos com tecnologia de IA, desenvolvido para ajudar fotógrafos em seu fluxo de trabalho de pós-edição. Fundada em 2020, a Aftershoot foi criada com a missão de facilitar a vida dos fotógrafos por meio da tecnologia. Uma plataforma que ajuda as partes mais demoradas do pós-processamento, permitindo que os fotógrafos se concentrem no que amam ou até mesmo invistam em seus negócios. A plataforma possui três módulos principais: AI Culling para seleção inteligente de imagens, AI Edits para edição consistente e AI Retouching, um novo modo projetado para capacitar os fotógrafos ao lidar com a parte monótona das rotinas de retoque pós-processamento com tecnologias avançadas de IA.

Saiba mais sobre as ferramentas de IA do Aftershoot e seus recursos mais recentes em aftershoot.co/brazil.

Informações à imprensa: aftershoot@sherlockcomms.com

Coluna Versátil News

Acquaí Park inicia montagem das atrações e celebra chegada dos primeiros brinquedos

 

Chegada dos brinquedos marca início de uma nova fase do Acquaí Park, que promete diversão, cultura e experiências para toda a família

O Acquaí Park, primeiro parque aquático da Paraíba, entra em uma fase decisiva de implantação com a chegada das primeiras carretas carregadas de brinquedos e o início oficial da montagem das atrações. Entre os destaques estão os toboáguas com dezenas de interativos, produzidos por uma das maiores fabricantes de playgrounds da América Latina, que prometem diversão e experiências únicas para todas as idades. Localizado no Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, o empreendimento avança em ritmo acelerado e se firma como um marco para o turismo e o lazer no estado.

Com mais de 100 mil m² de área construída, o parque irá figurar entre os maiores do Brasil, oferecendo experiências que vão de momentos de relaxamento à pura adrenalina. Entre as atrações confirmadas estão piscina praiada, rio lento, brinquedos radicais, áreas temáticas inspiradas na cultura nordestina e espaços especialmente planejados para o público infantil, como a área baby & kids.

A montagem dos primeiros brinquedos representa um marco simbólico no projeto. “Estamos entrando em uma etapa que torna o sonho visível. Ver os brinquedos chegando e sendo montados é emocionante para todos que acreditam nesse projeto”, destaca Suerlan Santos, Diretor de Operações do Acquaí Park. Segundo ele, o avanço das obras evidencia o compromisso de entregar um empreendimento inovador e de alto padrão.

Indo além de ser apenas um parque aquático, o Acquaí Park terá uma infraestrutura completa para receber visitantes durante todo o ano. O complexo contará com vila gastronômica, lojas, espaços para shows e eventos, e integração total entre as áreas de lazer. O projeto também se diferencia pelo compromisso ambiental, destinando cerca de 40% da área total à preservação e ao manejo sustentável da fauna e flora locais.

A inauguração da primeira etapa está prevista para o próximo verão, e a expectativa é de que o parque se torne uma das principais referências de lazer, entretenimento, cultura e desenvolvimento econômico da Paraíba. Com atrações para todas as idades e um conceito único de experiência, o Acquaí Park chega para transformar o calendário turístico e consolidar João Pessoa no mapa dos grandes destinos de entretenimento do Brasil.

Imagens da obra (Foto: Divulgação)

Imagens da obra (Foto: Divulgação)

Imagens da obra (Foto: Divulgação)
Coluna Versátil News

Mercado logístico brasileiro bate recorde com 40 milhões de m²; agro e indústria puxam expansão

Levantamento aponta que setor alcançou 41,2 milhões de m² em condomínios logísticos de todas as classes no segundo trimestre deste ano. Especialista avalia que e-commerce segue como principal motor da expansão, mas o agronegócio e a indústria têm ganhado protagonismo nas negociações e surpreendido o segmento.

Link de fotos para download
https://drive.google.com/drive/folders/1kayHECUnAHVAFOmtSvsZjz5KjkUTuo3y?usp=sharing

Agosto, 2025. O mercado brasileiro de galpões logísticos atingiu um marco histórico no segundo trimestre deste ano ao ultrapassar a marca de 40 milhões de metros quadrados de estoque total. O levantamento, divulgado pela Buildings, consultoria especializada em pesquisa e inteligência imobiliária, aponta que o setor alcançou 41,2 milhões de m² em condomínios logísticos de todas as classes. Na comparação com o primeiro trimestre, foram adicionados 970 mil m² em novos empreendimentos. Embora o avanço do e-commerce siga como um dos principais motores de expansão, a demanda por galpões também foi fortalecida neste ano por setores como agronegócio e indústria, segundo especialistas.

Somente a Sort Investimentos, empresa que administra mais de R$ 3 bilhões em ativos logísticos no país, movimentou R$ 96 milhões em negociações de galpões e terrenos no primeiro semestre de 2025, crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Com taxa de vacância inferior a 3% e valorização de 15% nos ativos apenas neste semestre, a empresa mantém a projeção de alta de até 20% no valor dos galpões até o fim do ano.

“Além do avanço expressivo de gigantes do comércio eletrônico como Mercado Livre, Shopee e Amazon, que seguem investindo maciçamente em centros de distribuição, setores como agronegócio e indústria também vêm ganhando protagonismo nas negociações. Esses segmentos têm ampliado suas operações e apresentado grande demanda por galpões neste ano, o que surpreendeu o mercado. No caso do agronegócio, o aumento das exportações e a necessidade de armazenagem de insumos e equipamentos têm elevado a demanda por novos espaços. Já a indústria é pelo fato da expansão de parques fabris e a busca por estruturas mais eficientes para distribuição”, explica Douglas Curi, sócio da Sort Investimentos.

Segundo o especialista, cidades como Itajaí e Navegantes, no litoral de Santa Catarina, registraram valor médio de R$ 4.800 por metro quadrado nos galpões logísticos. Já Araquari e Garuva, município que já alcançam R$ 3.500 por metro quadrado, devem despontar como as regiões com maior potencial de valorização para 2025, principalmente pela localização estratégica para o escoamento de cargas com destino ao estado de São Paulo, o principal mercado consumidor do país. “Essas cidades devem liderar o crescimento no segmento logístico no próximo ano, favorecidas pela demanda aquecida e pela posição geográfica, que atrai cada vez mais investidores”, complementa.

Sobre o Grupo Sort

O Grupo Sort é comandado por Renato Monteiro. O Grupo é composto por empresas do mercado imobiliário, ramo de tecnologia, indústria e varejo, entre elas a Fast Sale, a Divvy Investimentos, PipeImob Tecnologia, a Sort Empreendimentos e a Sort Investimentos, que possui mais de R$ 8 bilhões em ativos sob assessoria e atua na seleção e gestão de imóveis, com foco em investidores de diferentes perfis.

https://sortinvestimentos.com.br/

https://fastsaleimoveis.com.br/home

Coluna Versátil News

“O que vale a pena?” Com comercial de um minuto 100% feito por IAs, campanha inédita para urbanizadora estreia no mercado brasileiro

Diante de tanta agitação do dia-a-dia, no final das contas, o que vale a pena é qualidade de vida em família. Com esse conceito de “retornar” às raízes mas, por outro lado, com visão de futuro, nasce a primeira campanha no Brasil feita 100% com IAs para uma urbanizadora, a Novo Ambiente Urbanismo. A campanha de um minuto, tempo acima da média dos poucos projetos em outros setores já existentes no mercado, traduz os valores da empresa de viver em harmonia por meio de uma peça audiovisual que recria cenários, personagens e até sensações, com a combinação de inteligências artificiais. O trabalho é fruto da colaboração entre as renomadas agências Metra e Wegow. O sucesso dos trabalhos dessas duas empresas resultou no lançamento da MW, operação dedicada a produções publicitárias feitas com IA.

– – – – – – – – – – – – – – – – – –

FOTOS PARA DOWNLOAD: https://drive.google.com/drive/folders/1_axJehyRmkMqWSlC5bwIVM_bDoUeNljd?usp=sharing

Crédito: Divulgação

– – – – – – – – – – – – – – – – –

Agosto, 2025 – Um vídeo de 1 minuto, composto por milhares de cenas que recriam de forma surpreendente, personagens, cenários, ambientes e até sensações, tudo por inteligência artificial. A nova peça institucional, disponível na internet, marca o lançamento da campanha da Novo Ambiente Urbanismo, que chega ao mercado com um time de especialistas e focada em criar, como diz no próprio vídeo, “construções que valem a pena”. São bairros planejados pensados em revitalizar, valorizar e integrar a natureza às pessoas e traz uma forte conexão com sustentabilidade, bem-estar e mobilidade.

Fundada por Ricardo Laus, profissional com mais de duas décadas de atuação no setor e participação em projetos que somam mais de 4 mil lotes lançados ou entregues, a empresa tem sede no litoral norte de Santa Catarina, região que concentra os mais altos índices de valorização imobiliária do país. A estreia acontece com a aposta na inteligência artificial não como mero recurso visual, mas como linguagem para apresentar sua identidade, valores e visão de futuro. O filme também antecipa, de forma simbólica, o grandioso projeto de quase 500 mil metros quadrados que deve ser lançado ainda este ano. A produção, que exigiu curadoria minuciosa e o uso combinado de diferentes tecnologias, está atrelada a uma campanha mais ampla, que marca a chegada de uma nova fase no urbanismo brasileiro. Assista ao vídeo clicando aquihttps://youtu.be/ffyHBv-t-bY?si=95O6ElPN8JGcntTk

“Poderíamos ter seguido pelo caminho tradicional, mas escolhemos começar de forma coerente com aquilo que acreditamos. Estamos em meio à alta tecnologia e ela deve ser aproveitada, mas não precisamos nos tornar refém dela porque o que vale a pena é a qualidade de vida. A Novo Ambiente nasce conectada com as transformações do mundo e com esse propósito muito claro. O resultado desse trabalho em inteligência artificial comunica nossos valores: construir espaços que respeitam o tempo, a natureza e as relações humanas e, além disso, foi essencial para trazer à realidade o nosso novo projeto que pretendemos lançar ainda este ano, o Rio Parque”, anuncia afirma Ricardo Laus, CEO da Novo Ambiente Urbanismo.

“Trata-se de um bairro belíssimo e planejado em conjunto com profissionais que são referências em vários setores, do comercial ao paisagismo, e que vai preservar e revitalizar uma área de quase 500 mil m2 com alto padrão, incluindo mirantes, praças, cultura, marina e um grande parque linear na beira das águas assim como brevemente é apresentado na campanha. Além disso, tem o benefício do destino, em meio às belezas do litoral catarinense, em Tijucas, entre as cidades imobiliárias mais valorizadas do país como Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis e em uma área rara, à beira dos rios sem a presença de arranha-céus. Ótima oportunidade em termos de qualidade de vida e também para investimentos e, claro, que de fato vale a pena”, explica Ricardo Laus, CEO da Novo Ambiente Urbanismo.

O filme é resultado da colaboração entre duas empresas com trajetórias consolidadas em suas áreas: a Metra, agência de publicidade com mais de duas décadas de atuação em branding e campanhas para grandes marcas, e a Wegow, braço de IA do Grupo W, referência nacional no desenvolvimento de soluções criativas com base em tecnologia. Da junção dessas expertises nasce também a MW, nova operação dedicada exclusivamente à criação de campanhas publicitárias 100% desenvolvidas com inteligência artificial generativa.

“Unimos a experiência estratégica da Metra com a capacidade técnica da Wegow para entregar algo que vai além do conceito visual: criamos uma peça que traduz um posicionamento e os valores de nosso cliente. Mesmo com o uso das IAs, a campanha foi capaz de transmitir um nível de realismo extremo incluindo a sensação de como é viver bem e com qualidade junto com a família. É, ao mesmo tempo, mais um marco de inovação ao nosso país e uma entrega de valor simbólico para o cliente, com uma identidade forte e autoral”, destaca Eduardo Zilinsky, diretor da Metra.

Para transformar o conceito da Novo Ambiente em narrativa visual, a MW combinou diversas tecnologias de IA generativa, como geradores de imagem, animação, síntese de voz e trilhas sonoras, além de vários dias e noites de pesquisas e milhares de testes. Mas, segundo os especialistas envolvidos, o diferencial está além das ferramentas: o resultado só foi possível graças ao envolvimento direto de profissionais com profundo domínio tanto da tecnologia quanto da linguagem publicitária. Foi esse olhar humano que guiou o processo criativo, garantiu a consistência estética e o alinhamento com o propósito da marca.

“A tecnologia é um meio, mas o diferencial está na inteligência criativa que, em um universo com uma “avalanche tecnológica”, aprende de forma constante e testa, testa e testa novamente. O humano conecta cada elemento e transforma dados em emoção, cenário em história, imagem,posicionamento e em filosofia de vida. Nesse projeto, o desafio foi garantir unidade visual e profundidade simbólica em cada cena, respeitando o ritmo e o tom dessa marca incrível que está nascendo. É o demonstrativo do uso da tecnologia e do comando humano de forma positiva e inspiradora”, explica Adriano Cruz, CEO da Wegow.

Sobre a Novo Ambiente Urbanismo
A Novo Ambiente Urbanismo foi idealizada por Ricardo Laus, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor e participação em projetos que somam mais de 4 mil lotes entre lançados e entregues. Ao lado de Jaqueline de Souza Laus, responsável pelas áreas de marketing e relações institucionais, a empresa atua no desenvolvimento de bairros planejados com foco em qualidade de vida, integração com a natureza e alto potencial de valorização. Naturais de Tijucas (SC), os fundadores acompanham de perto a evolução da cidade e têm como missão contribuir para um crescimento urbano sustentável e bem estruturado.
www.novoambienteurbanismo.com

https://www.instagram.com/novoambienteurbanismo/

Coluna Versátil News

Procuradoria federal fecha acordos para concessão de benefícios a pessoas vulneráveis em Natal

Mutirão fez atendimentos previdenciários e jurídicos, emitiu documentos e orientou pessoas em situação de rua
A Procuradoria Federal no Rio Grande do Norte (PFRN) fechou 13 acordos para concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas) a pessoas em situação de rua no terceiro mutirão Pop Rua Jud realizado no último final de semana em Natal (RN).Realizado pela Justiça Federal, o mutirão contou com a participação de procuradores federais que realizaram 14 audiências.
O BPC-Loas é um benefício de um salário mínimo por mês que pode ser concedido ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade, conforme critérios estabelecidos em lei. Além das audiências, os seis procuradores federais que participaram do mutirão deram apoio a 27 atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), facilitando o acesso a direitos previdenciários.
“A atuação institucional foi pautada por um engajamento significativo dos membros da PFRN, demonstrando o compromisso da Procuradoria Federal com a inclusão social e o acesso à justiça para a população em situação de rua. Contabilizamos 13 acordos em 14 audiências, o que denota a capacidade de resolução de demandas e a promoção de consensos em um ambiente de vulnerabilidade social”, avalia o procurador federal Ricardo Santos. Integraram ainda a equipe que atuou no Pop Rua Jud os procuradores federais Dijonilson Paulo Amaral, João Vicente Rego, Fabiano Mendonça, Leila Kato e Paulo Almeida.
Além dos atendimentos previdenciários e jurídicos, o POP Rua ofereceu serviços de emissão de documentos (CPF, RG, título de eleitor, carteira de trabalho), inscrição e atualização no CadÚnico, orientações da Caixa Econômica Federal, alimentação, cortes de cabelo e atendimentos odontológicos.
“A participação ativa da Procuradoria Federal reitera o papel da instituição na construção de uma sociedade mais justa e equitativa, alinhada aos princípios da função social do Direito”, ressalta Ricardo Santos. Além da AGU e do INSS, foram parceiros da JFRN nesta edição do Pop Rua Jud em Natal a Justiça Eleitoral, Defensorias Públicas e Ministério Público.
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU

Coluna Versátil News

Dia da habitação: Construções industrializadas ganham espaço para reduzir déficit habitacional no Brasil

Espaço Smart

 

Com uma carência de mais de 6,2 milhões de domicílios, modelos construtivos mais modernos podem acelerar entregas, reduzir custos e ampliar o acesso à moradia no país

Celebrado anualmente em 21 de agosto, o Dia da Habitação é um momento para refletir sobre os desafios e caminhos possíveis para garantir o direito à moradia previsto na Constituição Federal desde 2000. Segundo dados da Fundação João Pinheiro o déficit habitacional no país chegou a cerca de 6,2 milhões de domicílios em 2022, indicando a falta de moradias adequadas para boa parte da população

O principal motivo para esse déficit, segundo o estudo, é o custo elevado do aluguel, que compromete mais de 30% da renda de 3,2 milhões de famílias. Outros fatores incluem moradias precárias, improvisadas ou com adensamento excessivo, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Para enfrentar o problema, especialistas apontam que é preciso repensar a forma de produzir habitação no Brasil, abrindo caminho para opções modernizadas. Entre as alternativas, as construções industrializadas, como o método construtivo Steel Frame, vêm ganhando espaço por serem mais rápidas, escaláveis e sustentáveis durante a edificação.

Segundo Rubens Campos, CEO da Espaço Smart, maior ecossistema de Steel Frame da América Latina, ao trabalhar com processos padronizados e componentes industrializados, e integrar inteligência de dados desde o planejamento até a execução, a construção industrializada oferece maior previsibilidade de prazos, custos e qualidade.

“A industrialização permite reduzir o tempo de obra em até um terço, quando comparado à alvenaria convencional, sem perder qualidade. Isso abre espaço para que programas públicos e privados construam mais moradias em menos tempo, com melhor controle de orçamento e menos desperdício”, afirma Campos.

O impacto potencial não é pequeno. Estimativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) indicam que o Brasil precisaria investir R$ 1,97 trilhão até 2033, algo em torno de R$ 197,5 bilhões por ano, para eliminar o déficit.

“O modelo construtivo industrial acelera a entrega e também oferece transparência aos processos, fator essencial quando tratamos de uma gestão pública eficiente. Com menos riscos e desperdícios, é possível ampliar o alcance dos recursos e atender ainda mais famílias”, complementa o executivo.

Coluna Versátil News

Fabricante brasileiro amplia operações na Bahia e já registra alta de vendas de lanchas

Desde fevereiro, a Triton Yachts ampliou sua atuação no mercado náutico do Nordeste com maior presença em Salvador. No período, o fabricante já registrou alta de R$ 4,5 milhões em valor de produção com 3 lanchas já vendidas e outras em fase avançada de negociação. Em outubro, o estaleiro apresentará novidades ao público no Boat Show, que ocorre na capital baiana.

———-
FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/10_P1sQwQI_qORqHaI-quOz0zxkCGOmPa?usp=sharing
Crédito: Divulgação Triton Yachts
———

Agosto, 2025 – O mercado náutico brasileiro está em constante expansão e o Nordeste é uma das regiões estratégicas para novos negócios. A Bahia, por exemplo, é o 7º estado com o maior número de embarcações do país, com mais de 40 mil barcos registrados, segundo dados da Marinha do Brasil. O potencial da região, com a Bahia de Todos os Santos, tem fortalecido o mercado náutico e atraindo novos investimentos. É o caso da Triton Yachts, que ampliou sua atuação para o estado com a abertura de uma revenda em Salvador no mês de fevereiro. O movimento já evidencia a força do turismo náutico da Bahia, com sucesso de vendas e uma fila de espera de seis meses. O fabricante registrou alta de R$ 4,5 milhões no valor de produção em poucos meses com 3 vendas efetivadas e negociações avançadas já em andamento.

“Além das belezas naturais e da Bahia de Todos os Santos, ideal para lazer náutico, a receptividade na Bahia tem sido acima da média. Além disso, os barcos da marca atendem os clientes do Nordeste pela alta qualidade construtiva, solidez do estaleiro de mais de 40 anos, tecnologia embarcada e  pelo design que valoriza o convívio a bordo. Com a Ultraboats Bahia como nossa revenda oficial, conseguimos estar mais próximos dos clientes e atender a essa demanda crescente”, afirma Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts.

Entre os modelos de destaque na região está a Triton Flyer 38 HT, uma lancha de 38 pés que combina design esportivo, navegação estável e soluções inteligentes de aproveitamento de espaço. Um dos grandes diferenciais é o conceito de “open deck”, com abertura lateral eletrônica a boreste que amplia a área externa e proporciona maior integração a bordo. O layout valoriza a convivência com solário triplo na proa, encostos reclináveis e passagem ampla pelo para-brisa, conectando proa e cockpit. Internamente, a cabine possui ambientação contemporânea e dois camarotes abertos, incluindo cama de casal na meia-nau e cama conversível na proa. A lancha tem capacidade para 14 pessoas durante o dia e cinco para pernoite, com valor a partir de R$ 1,8 milhão.

A Triton Yachts também reforçará sua presença na Bahia com participação confirmada no Salvador Boat Show, o primeiro salão náutico da região Nordeste, que acontecerá entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. A marca promete apresentar novidades ao público durante o evento, que vem ganhando força no calendário náutico nacional. Em sua última edição, o Boat Show registrou mais de 20 vendas de embarcações e reuniu cerca de 30 barcos em exposição, de jets a lanchas de luxo, além de acessórios, equipamentos e serviços náuticos.

Sobre Triton Yachts

A Triton Yachts é uma consagrada linha de barcos projetada e construída pelo estaleiro paranaense Way Brasil, com 40 anos de mercado. A marca é referência no segmento de lanchas de passeio e conta com modelos que variam de 23 a 52 pés, reconhecidos pela segurança, qualidade construtiva, suporte aos clientes e inovação constante em design e materiais. Nos Estados Unidos, os modelos são comercializados sob a marca Hanover, que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional.

https://www.tritonboats.com.br/

Rolar para cima