Coluna Versátil News

Divulgada a lista dos indicados ao maior prêmio dos Quadrinhos no Brasil

Vencedores do 37º Troféu HQMIX serão conhecidos até o final de novembro, e a entrega dos troféus será em dezembro

Foram quatro meses de análise profunda pelo júri de especialistas da área dos quadrinhos sobre as mais de 1.500 inscrições, neste ano, para a seleção dos indicados ao 37º Troféu HQMIX. São 28 categorias, com cerca de dez indicações para cada. Além dessas, ainda há outras categorias, que são escolhas de outras Comissões Julgadoras e de premiação, como os trabalhos de TCC, Doutorado e Mestrado para a área acadêmica, e Projeto Gráfico, Relevância Internacional, Grande Mestre, Projeto Editorial e as necessárias homenagens.

Agora, a lista dos indicados entra para a votação do júri nacional, que conta com mais de duas mil pessoas que trabalham na área de produção e pesquisa de quadrinhos, e terão o período do dia 10 até 25 de setembro para eleger os vencedores de cada categoria.

“É um deleite e um martírio ser presidente do júri do Troféu HQMIX, pois a cada edição podemos vislumbrar mais diversidade, contemporaneidade e temáticas de todas as regiões do Brasil, inclusive, o Norte se inscreveu em peso! Sendo assim, a Comissão Julgadora não pode deixar de prestigiar esta paisagem deslumbrante, selecionando mais de 10 obras na maioria das categorias”, comenta a presidente do júri e copresidente do HQMIX, Daniela Baptista.

A divulgação dos vencedores ocorrerá até o final de novembro, e a entrega dos troféus será em dezembro. A data e local da cerimônia do 37º Troféu HQMIX será divulgada até o final de setembro.

O HQMIX é um parâmetro para as análises de mercado pelos editores e autores, porque, nos últimos 36 anos, conta a evolução da linguagem mais longeva da comunicação humana, que começou com os desenhos rupestres nas cavernas.

O Brasil é um dos países onde mais se publica quadrinhos, e assim como o futebol e o samba é quase uma unanimidade entre a população. Aproximadamente 88% das pessoas já leram pelo menos uma vez alguma revista em quadrinhos. E essa cultura passa de geração em geração nos últimos 156 anos, desde que Angelo Agostini publicou na Revista Vida Fluminense seu personagem “Nhô Quim”.

O Troféu demonstra que a produção de quadrinhos no Brasil continua forte e promissora. Desenhistas brasileiros estão sendo cada vez mais premiados, inclusive fora do Brasil, pela qualidade e força de suas histórias. Portanto, o Troféu HQMIX cumpre a função de promover, exaltar e fortalecer o mercado de quadrinhos no Brasil.

A Comissão Julgadora da fase de indicados é composta por: Anne Quiangala (pesquisadora na área de quadrinhos); Nara Bretas Lage (pesquisadora e jornalista especializada na área de quadrinhos); Thiago de Barros Carneiro (profissional de Comunicação, criador e produtor de conteúdo do AfroNerd); Natania Aparecida da Silva Nogueira (Dra. em História e pesquisadora); José Alberto Lovetro (jornalista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil – ACB); e Daniela Baptista (presidente da comissão de júri).

Abaixo, segue a lista dos indicados ao 37° Troféu HQMIX, que também pode ser acessada pelo site HQMIX:

WEB TIRA

·         AS TIRINHAS DE HELÔ D’ANGELO (https://www.instagram.com/helodangeloarte/)
·         BATATINHA FANTASMA (https://www.instagram.com/batatinhafantasma/)
·         CARTUMANTE (https://www.instagram.com/cartumante/)
·         CECILIA MARINS (https://www.instagram.com/ceciliatangerina/)
·         CERRADO EM QUADRINHOS (https://www.instagram.com/cerrado.em.quadrinhos.oficial/)
·         COLETIVO EDUCARTUM (https://www.instagram.com/coletivoeducartum)
·         CUSCUZ SURPRESA (https://www.helodangelo.com.br/post/cuscuz-surpresa-2024)
·         HELOIZE RODRIGUES MIRANDA (https://www.instagram.com/heloilustra_/)
·         JOÃOZIM (http://www.instagram.com/joaozim_hq)
·         SOFIA E OTTO (https://www.instagram.com/sofiaeotto)
·         TIRINHAS DA CAROL ITO (https://www.instagram.com/carolito.hq/)

 

WEB QUADRINHOS

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·         CUSCUZ SURPRESA (https://www.helodangelo.com.br/post/cuscuz-surpresa-2024)
·         DANDARA: A FILHA DO FOGO (https://tapas.io/series/Dandara-A-filha-do-fogo/info)
·         HOMEM-GRILO (http://homemgrilo.com/)
·         MANIFESTO DE UMA LÉSBICA DE 20 ANOS (https://tapas.io/series/manifestodeumalesbica/info)
·         MEMORIA EM QUADRINHOS (https://www.facebook.com/groups/1128898421422748)
·         MEMÓRIAS DA INTIFADA (https://www.revistabadaro.com.br/memorias-da-intifada/)
·         PILLOW TALKS (https://tapas.io/series/pillowtalks-PTBR/info)
·         PLANETA EM COLAPSO – REPORTAGEM EM QUADRINHOS SOBRE A ENCHENTE NO RIO GRANDE DO SUL (https://sumauma.com/category/reportagem-em-quadrinhos/)
·         RIOS DE JUNHO: PERFORMANCES E GOVERNAMENTALIDADE NAS RUAS DE 2013
·         SONHANDO COM CORAGEM (https://seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/article/view/74608/40289)
·         UM QUADRINHO PRA FALAR DE VULVODÍNIA (https://www.instagram.com/p/DBZ3oxsp1nv/?img_index=1)

 

 

PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE SERIADA

·         ALMANAQUE KITEMBO 2K24 – QUADRINHOS AFROFUTURISTAS
·         ASAS DA VINGANÇA
·         CARA-UNICÓRNIO – VOL. 01 EDIÇÃO ESPECIAL
·         ESPERA
·         MONSTROS NÃO DIZEM ADEUS
·         NÃO SE ASSUSTE, ISSO É COISA DE MULHER!
·         NÓS QUATRO
·         O JARDIM DAS FADAS SELVAGENS
·         O RETRATO INACABADO DE MADAME BARDIN – VOL. 01
·         ORIXÁS – GRIÔ
·         PURGATÓRIO: A COZINHA FICA AQUI (PARTE 1)

 

 

PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE ED. ÚNICA

·         A MENINA QUE VOMITAVA MONSTROS
·         BELMONTE – O CAVALEIRO DA TRISTE FIGURA
·         CAMPO DE VAGA-LUMES
·         CAPA DE CULPA
·         CINZAS DA MEMÓRIA
·         CIRANDA DA SOLIDÃO – EDIÇÃO DELUXE
·         MAIS UMA HISTÓRIA PARA O VELHO SMITH
·         MANGA E SAL
·         NÃO SOU ORLANDO
·         O FEMINISMO QUE EU COMPREI
·         ONDE HABITA O MEDO
·         SENDO MULHER ERRADO
·         SIMONE

 

PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE DE GRUPO

·         A VIAGEM DE MAÍRA
·         ALMANAQUE KITEMBO 2K24 – QUADRINHOS AFROFUTURISTA
·         AQUELE DA CAPA AZUL
·         CAFÉ ESPACIAL #22: TERROR
·         ETERNO
·         MELHORES DO MUNDO – A ÚLTIMA HQ DO MDM É VERDADE MERMO
·         NÃO SE ASSUSTE, ISSO É COISA DE MULHER!
·         NO ANDAR DE BAIXO
·         ORIXÁS – GRIÔ
·         QUADRINHOS À MARGEM: NARRATIVAS INTERIORANAS SOBRE IDENTIDADE E PERTENCIMENTO
·         QUADRINHOS SONOROS VOL. 01

 

PUBLICAÇÃO MIX

·         ALMANAQUE KITEMBO 2K24 – QUADRINHOS AFROFUTURISTAS
·         ARREDA
·         COLEÇÃO MSP 50
·         CRÔNICAS DA AUGUSTA
·         GIBI DE MENININHA – DAMAS DA NOITE
·         JÚLIO LANCELLOTTI #ACOLHE
·         MULHER VIDA LIBERDADE
·         NÃO SE ASSUSTE, ISSO É COISA DE MULHER!
·         O OUTRO LADO DO MUCURUÇÁ
·         QUADRINHOS SONOROS VOL.01
·         SAMBA – MÚSICA POPULAR EM QUADRINHOS
·         VOZES DA MARVEL: ORGULHO VOL. 03

 

EDIÇÃO ESPECIAL ESTRANGEIRA

 

·         CÉLESTE E PROUST
·         DARK SPACES – WILDFIRE
·         DC SEM PALAVRAS
·         DIÁRIO DE OAXACA
·         É SOLITÁRIO NO CENTRO DA TERRA
·         MEU AMIGO KIM JONG-UM
·         MINHA COISA FAVORITA É MONSTRO – LIVRO 2
·         MULHER VIDA LIBERDADE
·         O ETERNAUTA (EDIÇÃO DEFINITIVA)
·         ODILE E OS CROCODILOS
·         PAGAR A TERRA
·         ROAMING

 

EDIÇÃO ESPECIAL NACIONAL

·         AS SEREIAS DE HAARLEM
·         BEM-VINDA DE VOLTA
·         CARIMBÊ
·         DO CONTRA: HERANÇA (GRAPHIC MSP)
·         JÚLIO LANCELLOTTI #ACOLHE
·         LAERTE TOTAL GIGANTE VOL. 01
·         MARINA: EXPRESSÃO (GRAPHIC MSP)
·         MUZINGA
·         NÃO SOU ORLANDO
·         PIGMENTO
·         QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?
·         SAMBA – MÚSICA POPULAR EM QUADRINHOS

 

PUBLICAÇÃO DE AVENTURA/TERROR/FANTASIA

 

·         A MENINA QUE VOMITAVA MONSTROS
·         CINZAS DA MEMÓRIA
·         CONDADO MALDITO VOL. 08: GUERRA DAS BRUXAS
·         CONTOS NEGROS
·         CRÔNICAS DO HORROR – O DEVORADOR DE ALMAS
·         EM CANTOS DA MATA
·         GIBI DE MENININHA – DAMAS DA NOITE
·         KILILANA SONG
·         NÃO SE ASSUSTE, ISSO É COISA DE MULHER!
·         NO ANDAR DE BAIXO
·         ONDE HABITA O MEDO
·         QUADRINHOS SONOROS VOL.1

 

ADAPTAÇÃO PARA OS QUADRINHOS

·         A ESTRADA
·         A REVOLUÇÃO DOS BICHOS EM QUADRINHOS
·         FRANKENSTEIN
·         HQ QUARTO DE DESPEJO
·         MORTE E VIDA SEVERINA
·         NAO SOU ORLANDO
·         NOITE DE ALMIRANTE E OUTROS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
·         POCAHONTAS
·         SAMBA – MÚSICA POPULAR EM QUADRINHOS
·         SENHOR DAS MOSCAS
·         TEEN ORIXÁS, O ACARAJÉ LENDÁRIO
·         VIDAS SECAS EM HQ

 

PUBLICAÇÃO DE CLÁSSICO

·         A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER E OUTRAS HISTÓRIAS
·         ASTRO BOY BIG VOL. 01
·         CAVALEIROS DO ZODÍACO SAINT SEIYA FINAL EDITION VOL. 01
·         CEBOLINHA 1974 – BIBLIOTECA MAURICIO DE SOUSA
·         CIRANDA DA SOLIDÃO – EDIÇÃO DELUXE
·         COLEÇÃO CREPAX: DRÁCULA, FRANKENSTEIN E OUTRAS HISTÓRIAS
·         COLEÇÃO MSP 50
·         MAGALI 1989 – BIBLIOTECA MAURICIO DE SOUSA
·         MORTADELO E SALAMINHO – O SULFATO ATÔMICO
·         O ETERNAUTA (EDIÇÃO DEFINITIVA)
·         SANGUE E TERROR
·         USAGI YOJIMBO VOL. 05

PUBLICAÇÃO INFANTIL

·         A VIAGEM DE MAÍRA
·         DO CONTRA: HERANÇA (GRAPHIC MSP)
·         MARAMUNHÃ – NA DA TERRA DO WARANÁ
·         MENINAS
·         MILA E MILIO EM ORQUES E CREPIOCAS
·         MONSTROS NÃO DIZEM ADEUS
·         NINGUÉM TRABALHA MAIS DO QUE AS OPERÁRIAS
·         SANTUÁRIO DOS DINOSSAUROS
·         SONHO DE HERÓI
·         TEEN ORIXÁS, O ACARAJÉ LENDÁRIO
·         ZURI

 

PUBLICAÇÃO JUVENIL

·         A MENINA QUE VOMITAVA MONSTROS
·         ACHADOS & PERDIDOS
·         LADRAS
·         LAMA
·         MARINA: EXPRESSÃO (GRAPHIC MSP)
·         ONDE HABITA O MEDO
·         ORIXÁS – GRIÔ
·         PIGMENTO
·         QUANDO NASCE A AUTO-ESTIMA?
·         SÓ COM A GENTE: UMA VIAGEM EM QUADRINHOS AO DESERTO DO ATACAMA
·         TODA CRESPA
·         ZURI

 

PUBLICAÇÃO DE HUMOR

·         A BALADA PARA PASSEAR
·         CERRADO EM QUADRINHOS
·         CUSCUZ SURPRESA
·         DC SEM PALAVRAS
·         ESQUISITONA
·         LADRAS
·         LINHA DO TREM – MAS, DOUTOR
·         NÓS QUATRO
·         SÓ AS MELHORES
·         SÓ COM A GENTE: UMA VIAGEM EM QUADRINHOS AO DESERTO DO ATACAMA
·         TIRINHAS PARA LER ENQUANTO ENROLA NA FIRMA
·         VELHOS MILLENNIALS

 

LIVRO TEÓRICO

·         ARQUIVO OTA: UM MERGULHO NA MENTE MAIS MALUCA DA HQ BRASILEIRA
·         BRANQUITUDE, REPRESENTAÇÕES E PRIVILÉGIOS: ESTUDO SOBRE AS

IDENTIDADES BRANCAS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

·         HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: AS TIRAS DE

ARMANDINHO E UM ESTUDO DOS COMENTÁRIOS DOS LEITORES NO FACEBOOK

·         HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E INTERDISCIPLINARIDADE
·         HUMOR GRÁFICO NA ALFABETIZAÇÃO VISUAL
·         IMAGENS NEGRAS NOS QUADRINHOS
·         JAPÃO – O IMPÉRIO DA CULTURA POP
·         O QUE AS FAMÍLIAS PRECISAM SABER SOBRE CULTURA POP ASIÁTICA: MANGÁS,

ANIMES, DRAMAS E JCK POP

·         OS DONOS DA RUA – REPRESENTATIVIDADE RACIAL E AS TRANSFORMAÇÕES DO

PROTAGONISMO NEGRO NO UNIVERSO TURMA DA MÔNICA – EDIÇÃO AMPLIADA

AMAZON

·         QUADRINHOS, COMUNICAÇÃO & ENTREMEIOS – DIÁLOGOS POSSÍVEIS (PARTE 1)
·         SUPERGAYS

 

PUBLICAÇÃO EM MINISSÉRIE

·         ALACK SINNER
·         BITCH PLANET – PLANETA DAS VAGABUNDAS
·         BORBOLETA ASSASSINA
·         CÁLCULO RENAL – AS 13 ALMAS DO JOELMA
·         FIRE!
·         SAVANTS OF SOUNDS
·         SERIGY – O HERÓI DOS EXCLUÍDOS
·         TOOLS CHALLENGE VOL. 02
·         TWINKLE: A JORNADA DAS ESTRELAS GÊMEAS

 

PUBLICAÇÃO DE TIRA

·         APRENDIZ DE BRUXA
·         BATATA THE GATO – CARMIM
·         C DE CORAÇÃO
·         CERRADO EM QUADRINHOS
·         CUSCUZ SURPRESA
·         DEFEITO DA FABRICA
·         INFINITO VOL. 01
·         LAERTE TOTAL GIGANTE
·         NA MIRA DA LENA VOL. 11 – MARGÔ
·         SÓ AS MELHORES
·         TIRINHAS PARA LER ENQUANTO ENROLA NA FIRMA

 

MANGÁ E PRODUÇÕES CORRELATAS

·         AMARELO SELETIVO
·         ASTRO BOY BIG VOL. 01
·         BRUNO TEM UM NAMORADO
·         DARUMA: PERSEVERANÇA
·         IKKYU: FOGO (火) – VOL. 03
·         JIRAIYA – O NOVO IMPÉRIO DOS NINJAS
·         O CÉU PARA CONQUISTAR
·         PÚRPURA
·         ROMARIA
·         ·SAILOR MOON ETERNAL EDITION VOL. 01
·         SIMONE
·         YOJIMBOT

 

EDITORA DO ANO

·         BRASA EDITORA
·         COMIX ZONE
·         EDITORA CONRAD
·         EDITORA DRACO
·         EDITORA JBC
·         EDITORA VENETA
·         NEMO
·         PIPOCA & NANQUIM
·         QUADRINHOS NA CIA
·         RISCO EDITORA
·         ·ZAPATA EDIÇÕES

 

NOVO TALENTO DESENHISTA

·         BENITTA (MANGA E SAL)
·         CECILIA MARINS (PASSARINHO)
·         CORA RONRON (MALDIÇÃO!!! VOL.02)
·         CUCAS (LAMA)
·         DÉBORA SANTOS (VIDAS SECAS)
·         DOUGLAS DOCELINO DA CONCEIÇÃO (SIMONE)
·         MAGÔ POOL (BICHO SELVAGEM)
·         OBERAS (CAMPO DE VAGA-LUMES)
·         RAYANNE CARDOSO (MARAMUNHÃ – NA TERRA DO WARANÁ)
·         ROBSON MOURA (CONTOS NEGROS)
·         SASYK (PILLOW TALKS)

 

NOVO TALENTO ROTEIRISTA

 

·         BENITTA (MANGA E SAL)
·         JAILSON SOARES e RAFAEL MOURA (CAMPO DE VAGA-LUMES)
·         KAEL VITORELO (FILOSOFIA DO MAMILO)
·         LAURA HAN JIN e YASMIM DI GIOVANNI (INFINITOS DIAS RESTANTE)
·         LUIZA LEMOS (EROTIKA OCCULTUM)
·         MAGÔ POOL (BICHO SELVAGEM)
·         MONGE HAN (DARUMA: PERSEVERANÇA)
·         NÁDIA FREIRE (BRADO RETUMBANTE)
·         PRIS GALLICCHIO (COLORINDO A DOR)
·         THAIS SILVA FONSECA (ONDE HABITA O MEDO)
·         WAGNER DIESEL (ODILO)

 

DESENHISTA NACIONAL

·         ALCIMAR FRAZÃO (A FILHA DO HOMEM)
·         ALINE ZOUVI (PIGMENTO)
·         BIANCA MÓL (ZURI)
·         BIANCA PINHEIRO (O MENINO DE OURO & A CAIXA DE ALCEBIAS)
·         BRAZILIANO (VALONGO)
·         GERMANA VIANA (GIBI DE MENININHA – DAMAS DA NOITE)
·         GUSTAVO DUARTE (DC SEM PALAVRAS)
·         JEFFERSON COSTA (QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?)
·         PRETA ILUSTRA (HQ QUARTO DE DESPEJO)
·         TALLES RODRIGUES (MAYARA & ANNABELLE – CONFLITOS INTERNOS)
·         THIAGO SOUTO (O TEATRO FANTASMA)
·         VERÔNICA BERTA (MARINA – EXPRESSÃO)

 

ROTEIRISTA NACIONAL

·         ALEX MIR (ORIXÁS – GRIÔ)
·         ALINE ZOUVI (PIGMENTO)
·         FELIPE CASTILHO (CORINGA: O MUNDO)
·         FELIPE PAN (AS SEREIAS DE HAARLEM)
·         FERRÉZ (CARIMBÊ)
·         HELENA CUNHA (NÃO SOU ORLANDO)
·         ORLANDELI (MAIS UMA HISTÓRIA PARA O VELHO SMITH)
·         REGIANE BRAZ (QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?)
·         TRISCILA OLIVEIRA (HQ QUARTO DE DESPEJO)
·         VERÔNICA BERTA (MARINA – EXPRESSÃO)
·         WANDER ANTUNES (O SILÊNCIO E A TEMPESTADE)

 

COLORISTA NACIONAL

·         AMANDA MIRANDA (BRABA – ANTOLOGIA BRASILEIRA DE QUADRINHOS)
·         DIOGO MENDES (RINGUE)
·         FRED RUBIM (LE CHEVALIER E A VOLTA AO MUNDO EM 80 HORAS)
·         GERMANA VIANA (ORIXÁS – GRIÔ)
·         JANIS IERULLO (CAPA DE CULPA)
·         JEFFERSON COSTA (QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?)
·         MARIANE GUSMÃO (CORINGA: O MUNDO)
·         PIERO BAGNARIOL (LUZIA E OS POVOS DO BRASIL)
·         PRIS GALLICCHIO (COLORINDO A DOR)
·         THAIS LEAL (MONSTROS NÃO DIZEM ADEUS)
·         VERÔNICA BERTA (MARINA – EXPRESSÃO)
·         WANDER ANTUNES (O SILÊNCIO E A TEMPESTADE)

 

 

ARTE FINALISTA NACIONAL

·         AL STEFANO (EM CANTOS DA MATA)
·         AMANDA FREITAS (THE FLOWER POT – O COMEÇO)
·         AMANDA MIRANDA (BRABA – ANTOLOGIA BRASILEIRA DE QUADRINHOS)
·         ANDRÉ CALIMAN (ERA UMA VEZ NO CONTESTADO)
·         GUILHERME PETRECA (SUPERPUNK)
·         HELY DE BRITO e EMANUELLY ARAUJO (HQ QUARTO DE DESPEJO)
·         HIRO KAWAHARA (YOWIYA)
·         JEFFERSON COSTA (QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?)
·         MARCELO COSTA (CAPITÃO FEIO – MEMÓRIAS)
·         MARIO CAU (RESIDIUUM – TALES OF CORAL #01)
·         WANDER ANTUNES (O SILÊNCIO E A TEMPESTADE)

      PRODUÇÃO PARA OUTRAS LINGUAGENS

 

 

·         ALÉM DOS QUADROS: MEMÓRIA DOS QUADRINHOS DE SANTO ANDRÉ
·         ESPETÁCULO TEATRAL CABEÇA OCA NO MUNDO DE CORA CORALINA
·         GOETUBE – AUGUSTO PAIM ENTREVISTA SEIS NOMES IMPORTANTES DA CENA DE

QUADRINHOS DE LÍNGUA ALEMÃ

·         MARCO E SEUS AMIGOS
·         OGIVA – O MUNDO NÃO É MAIS NOSSO
·         TRAÇOS DO AMANHÃ

 

EVENTO

·         12ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS DE BELO HORIZONTE – FIQ BH
·         1º ENCONTRO INTERNACIONAL DA ASPAS (EIASPAS)
·         40 ANOS DE RÊ BORDOSA – A FESTA DA PORRALOCA
·         51º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA
·         6ª CDQ CON: FEIRA DE QUADRINHOS
·         EDUCA HQ
·         POC CON 2024
·         SEMANA DO QUADRINHO NACIONAL DE MANAUS
·         SESC GEEK LITERACON
·         TOP! TOP! CONVENÇÃO PARAIBANA DE QUADRINHOS – 7ª EDIÇÃO
·         VIRADA NERD E O DIA DO QUADRINHO GRÁTIS

 

EXPOSIÇÃO

·         51º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA
·         EXPOSIÇÃO “QUADRINHOS SONOROS VOL.1”
·         EXPOSIÇÃO “SABOR DAS CORES” – OBRAS E PREPAROS ARTÍSTICOS DE CAROL ROSSETTI
·         EXPOSIÇÃO HERÓIS DC
·         EXPOSIÇÃO NEGREIROS
·         NOS BRAÇOS DO VIOLEIRO
·         RECONSTRUIR SOBRE O QUE APAGAM – OS ESPAÇOS REIMAGINADOS DE ANA KOEHLER E ALVES – EXPOSIÇÃO INTEGRANTE DA 12ª EDIÇÃO DO FIQ BH
·         SANGUE, SUOR E NANQUIM

Sobre o Troféu HQMIX:

 

Criado em 1989 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.

A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação.

Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro e padrinho nesta jornada, assim como o apoio do Sesc São Paulo. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o Troféu HQMIX.

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Mário de Andrade: seus relatos da jornada amazônica em ‘O turista aprendiz’ revelam uma pessoa à frente de seu tempo

Maior clássico brasileiro da literatura de viagem ganha nova edição pela Tinta-da-China Brasil, com 14 fotografias tiradas pelo autor e apresentação de Flora Thomson-De Veaux

Praia do Chapéu Virado Belém, maio 1927
Fundo Mário de Andrade/Acervo IEB-USP/MA-F-0175

Imagens em alta neste link:  https://flic.kr/s/aHBqjBKKwa

 Nestes ‘apontamentos de viagem’, como dizia meu avô Leite Morais, às vezes eu paro hesitando em contar certas coisas, com medo que não me acreditem (Mário de Andrade, 1927)

Mário de Andrade morreu aos 52 anos em 1945. Para os parâmetros do século XXI, muito cedo. Seu legado, no entanto, é digno de uma dinastia. Romances, poemas, ativismo cultural, implementação de políticas públicas culturais, um acervo de mais de 30 mil obras, e uma pesquisa etnográfica colhida em dezenas de viagens pelo Brasil.

Foi uma dessas viagens, para a região Amazônica, que Mário transformou, a princípio sem grandes pretensões, no maior clássico brasileiro de literatura de viagem: O turista aprendiz.

Em O turista aprendizMário de Andrade relata a viagem que fez pela Amazônia em 1927 na comitiva da amiga e mecenas Olívia Guedes Penteado. A prosa leve, ora reflexiva, ora irônica, sugere um escritor entregue à experiência e à realização do sonho de conhecer o Brasil.

Publicado pela primeira vez em 1970, o livro foi relançado pela Tinta-da-China Brasil, em edição que recupera o manuscrito original de 1943, revisto pelo autor, e é acompanhado de 14 fotos tiradas com sua “codaque” ao longo da viagem e um mapa detalhado do trajeto percorrido.

A nova edição, organizada e apresentada por Flora Thomson-DeVeaux, diretora de pesquisa da Rádio Novelo e tradutora do livro para o inglês, conta com capa dura e design assinado pela artista portuguesa Vera Tavares.

O olhar de aprendiz sobre a Amazônia

Há uma espécie de sensação ficada de insuficiência, de sarapintação, que me estraga todo o europeu cinzento e bem-arranjadinho que ainda tenho dentro de mim. (Mário de Andrade, 1927)

A viagem aconteceu cinco anos depois da Semana de Arte de 22. Mário de Andrade embarcou no Rio de Janeiro rumo a Belém do Pará. A bordo de um vaticano — embarcação a vapor típica da região, que fazia paradas periódicas para abastecimento de lenha — navegou pelos rios Amazonas, Solimões e Madeira, até as fronteiras do Peru e da Bolívia. Se hoje a Amazônia ainda oferece desafios de acesso aos visitantes, em 1927 uma viagem dessas era uma epopeia.

Os contratempos que todo mundo experimenta quando viaja não faltaram. Ele constata que levou itens errados na mala e para dar conta do calor, decide mandar fazer novas roupas em Belém, de linho branco. O escritor se besunta de repelente para evitar as picadas de uma grande fauna de mosquitos: “é um desespero […] Pela primeira vez, não resisto e me emporcalho da tal pomada inglesa”.

Sem pretensões de uma pesquisa etnográfica rigorosa, como faria na sua viagem ao Nordeste no ano seguinte, o autor concentrou em menos de 200 páginas um impressionante manancial de informações sobre um Brasil até então completamente desconhecido. Mário aproveita para conversar com a população ribeirinha, provar frutas como graviola e guaraná, peixes e pratos típicos como salada de abacate, banhar-se nas praias, remar barquinhos e encalhar num banco de areia, cantar ao luar, beber uísque com água de coco. Ele não poupa a si mesmo, e nem suas companheiras de viagem, em comentários divertidos com seu olhar de “aprendiz”.

Uma viagem que inspira gerações

Nos orgulhamos de ser o único (grande?) país civilizado tropical… Isso é o nosso defeito, a nossa impotência. Devíamos pensar, sentir como indianos, chins, gente do Benin, de Java… Talvez então pudéssemos criar cultura e civilização próprias. Pelo menos seríamos mais nós, tenho certeza (Mário de Andrade, 1927).

Nos registros do diário de viagem, revela-se a personalidade e o senso de humor de Mário. O tom íntimo por vezes lembra a correspondência do escritor, que ao lado desses diários de viagem tem ganhado destaque nas últimas décadas, não apenas pela importância documental, mas por seu alto valor literário.

Consagrado como um clássico da literatura de viagem no Brasil, O turista aprendiz é um dos livros mais referenciados de Mário de Andrade. Ele vem frequentando cabeceiras de diversas pessoas através de décadas, e influenciando artistas para além das letras. O título dá nome ao documentário da fotógrafa Maureen Bisilliat, em 1979; a uma coleção de roupas do estilista Ronaldo Fraga em 2010; e ao longa-metragem de ficção de Murilo Salles, exibido na 48ª Mostra de Cinema de São Paulo. Também serviu de base para a construção do samba-enredo da escola de Samba Mocidade Alegre em 2024 — ano em que a agremiação se consagrou campeã do Carnaval paulista.

O entusiasmo do escritor com o país e a diversidade de suas culturas e paisagens nos dão fôlego para encarar os dilemas culturais, políticos e sociais que o Brasil vive hoje. Como destaca Flora Thomson-DeVeaux em sua apresentação, O turista aprendiz não é apenas um documento literário, mas também um testemunho da aposta de Mário de Andrade na cultura como uma chave para enfrentar os impasses do Brasil.

A leitura de O turista aprendiz ganha nova relevância no cenário contemporâneo, em que a Amazônia está no centro das discussões sobre mudanças climáticas, desmatamento e sustentabilidade. Um clássico.

Ficha Técnica
O turista aprendiz
Mário de Andrade
ISBN: 9786584835306
Formato: 14 x 19,5 x 2,3
Número de páginas: 224 páginas
Preço: R$ 129,90

Sobre Flora Thomson-DeVeaux

É escritora, tradutora e pesquisadora. Traduziu para o inglês Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O turista aprendiz, de Mário de Andrade. É diretora de pesquisa da Rádio Novelo.

Sobre a Tinta-da-China Brasil
É uma editora de livros independente, sediada em São Paulo, gerida desde 2022 pela Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos. Sua missão é a difusão da cultura do livro.

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Coluna Versátil News

Os pilares da nova geração de alertas mudam o jogo dos apps bancários

HeronPay

 

Por Luanna Vargas Shirozono, cofundadora da HeronPay e especialista em estatística e economia

Estamos presenciando uma transformação silenciosa e profunda na forma como os aplicativos bancários interagem com seus usuários. No centro dessa revolução estão os alertas inteligentes, que deixaram de ser apenas notificações operacionais para se tornarem verdadeiras ferramentas de cuidado. Cuidado com o tempo, segurança, comportamento financeiro e, acima de tudo, com as pessoas.

Essa nova geração de alertas é parte de um movimento maior, a hiperpersonalização dos serviços financeiros. E é aí que reside o poder de um app bancário moderno em ser um concierge financeiro digital, capaz de compreender contextos, antecipar necessidades e agir com responsabilidade e proatividade.

Em um mundo onde tudo se torna mais “invisível”, das transações aos atendimentos, a visibilidade oferecida por alertas bem estruturados se torna essencial. Mais do que mostrar uma movimentação, eles trazem contexto, significado e orientação. O verdadeiro valor não está na simples notificação de que “uma compra foi realizada”, mas na capacidade de dizer se aquela compra faz sentido, se está alinhada com o padrão de comportamento do usuário, se há risco, se é hora de intervir e de que forma.

Essa abordagem exige tecnologia, mas também exige sensibilidade. Os dados, por si só, não são suficientes. IAs e modelos preditivos viram commodities se não forem alimentados por conhecimento profundo do negócio, visão integrada do cliente e um forte compromisso com a experiência.

Unificação e inteligência: Os pilares da nova geração de alertas

O futuro dos alertas passa pela unificação da visão do cliente, combinando múltiplas fontes e perfis, sejam eles contas adicionais, dependentes, funcionários ou familiares, em uma jornada fluida e inteligente. É essa visão consolidada que permitirá gerar alertas mais contextuais e relevantes, que dialogam com a vida real dos usuários.

Estamos falando de um ambiente controlado, seguro, que oferece muito mais confiança do que redes sociais, e-commerces ou assistentes genéricos. A experiência bancária do futuro não será isolada, mas, sim, integrada a uma série de outros ecossistemas, e os alertas serão o elo que conecta, protege e orienta essa nova vida digital.

Hiperpersonalização: Da promessa à sobrevivência

Com o avanço das tecnologias de IA generativa, dados contextuais e aprendizado contínuo, entramos definitivamente na era da hiperpersonalização financeira. Cada cliente pode e deve ter uma experiência única. Isso inclui não só produtos e serviços, mas a forma como se comunica com o banco, como recebe alertas, como reage a situações imprevistas e como planeja seu futuro.

Neste cenário competitivo, onde o cliente troca de instituição com alguns cliques, oferecer um app que “entende você” já não é luxo, é sobrevivência. A personalização deixou de ser diferencial e passou a ser condição básica para permanecer relevante.

Os alertas inteligentes não são apenas um avanço tecnológico. São o reflexo de uma nova cultura bancária, que entende que cuidar da vida financeira do cliente é mais do que evitar fraudes ou acompanhar saldos. É apoiar decisões, educar, prevenir, proteger sem atrapalhar e ser útil sem ser invasivo.

Acredito que esse é o caminho para uma relação mais próxima, transparente e eficiente entre instituições financeiras e seus clientes. Uma relação construída sobre dados, mas também sobre empatia e propósito. Porque no fim, mais do que transações, o que movimenta o sistema financeiro são pessoas.

Luanna Vargas é especialista em inteligência de pagamentos, com mais de 19 anos de experiência nas áreas de analytics, ciência de dados, prevenção a fraudes e inteligência artificial. Formada em Matemática e Ciência da Computação pela USP, com mestrado em Economia pela UFSCar, ela atuou em empresas como Visa e Will Bank, além de ter sido empreendedora selecionada pela Antler. Atualmente é cofundadora da HeronPay.

Sobre a HeronPay

A HeronPay é uma fintech de ponta para inteligência de pagamentos (SaaS B2B) que revoluciona a forma como consumidores, usuários e empresas interagem com seus pagamentos. Ajudamos organizações a superar riscos identificando fraudes e anomalias no comportamento do cliente, com novos padrões em Analytics com IA e dados de pagamento unificados. Por meio de pontes entre IAs e redes de controle de pagamentos em tempo real, está estabelecendo novos padrões em segurança e inteligência de pagamentos.

Coluna Versátil News

 Americanas realiza Saldão com até 50% de desconto

 

– No mês em que completa 96 anos de história, varejista promove evento com promoções em todas as cerca de 1.500 lojas físicas, site e app
– Saldão começa no dia 2 de setembro e terá 20 dias de duração

Em nova fase de seu plano de transformação, a Americanas retoma evento de saldão de ofertas, com até 50% de desconto em produtos de dezenas de categorias e possibilidade de parcelamento em até 12x sem juros com o cartão cliente•a. As promoções acontecem em todas as lojas físicas da rede, além do site e app da marca, com opção de entrega rápida ou retirada na loja. O objetivo é aquecer as vendas para as grandes campanhas comerciais do segundo semestre, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, com datas proprietárias entre o meio e o fim do ano, aumentando a conexão com os mais de 50 milhões de clientes que acessam os canais de vendas da companhia todos os meses. O Saldão acontecerá entre os dias 2 e 22 de setembro, mês em que a companhia comemora 96 anos de história no varejo brasileiro.

Comediante Paulo Vieira estrelando a campanha “Saldão Americanas, tá valeeendo” (Crédito: Divulgação)

A campanha aumenta a competitividade da varejista no segmento, ampliando o acesso a milhares de produtos. São diversas ofertas focadas em categorias que fazem parte das diferentes jornadas de consumo, como bomboniere, alimentos, limpeza, beleza, higiene pessoal, telefonia, informática, games, eletrodomésticos, portáteis, vestuário, casa, brinquedos e outras. O evento também reforça a parceria estratégica da Americanas com seus fornecedores, o que possibilita condições especiais para oferecer preços competitivos e um sortimento variado aos clientes.

Segundo Osmair Luminatti, vice-presidente comercial da Americanas, esta ação faz parte da estratégia para fortalecer a conexão com os clientes. “Estamos, a cada dia, resgatando a nossa essência que é resolver a vida das pessoas, de uma maneira simples. Ao longo da nossa história quase centenária, sempre fomos reconhecidos pela oferta de um sortimento variado e preços acessíveis. Hoje, continuamos com essa proposta de valor, mas entregando muito mais conhecimento sobre nosso cliente, que vai encontrar descontos agressivos e estoque cheio, com lançamentos da grande indústria”, afirma o executivo.

Ofertas em destaque — Algumas das principais apostas são Fraldas Huggies, Batata Pringles, Hidratante Nivea 400ml, Desodorante Aerosol Rexona, Samsung Galaxy A16, Tabletes de chocolate Lacta e Conjunto de Potes Herméticos DUP.

Pagamentos — Além das promoções e ofertas exclusivas do evento, a Americanas oferece condições especiais de pagamento e parcelamento. As facilidades são ainda maiores para quem possui o cartão cliente•a, próprio da varejista. Durante o Saldão, quem utilizar o cartão cliente•a poderá parcelar suas compras em até 12x sem juros e terá acesso a descontos exclusivos em departamentos selecionados, como vestuário, bomboniere e telefonia.

Campanha – Em parceria com a agência Suno United Creators, a Americanas lança sua campanha “Saldão Americanas, ta valeeendo“. Com materiais de campanha para mídias online e offline, três lives no período, além de conteúdos inéditos para as redes sociais da marca e conteúdo com influenciadores, a marca comunicará as ofertas do Saldão com até 50% de desconto, além dos benefícios que o cliente encontra nas lojas, no site e no app, como parcelar as compras em até 12x no cartão.

Crédito: Divulgação

 

Crédito: Divulgação
Coluna Versátil News

Os principais desafios na adequação de pequenas e médias empresas à LGPD

Patricia Punder

 

Por Patricia Punder, advogada e CEO da Punder Advogados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi um divisor de águas na forma como empresas brasileiras de todos os portes tratam informações pessoais. No entanto, embora a legislação seja única, os caminhos para sua adequação são desiguais. As pequenas e médias empresas (PMEs), que representam a maioria dos negócios do país, enfrentam desafios específicos que vão além da simples falta de orçamento. Trata de uma questão de cultura de governança, desconhecimento técnico-jurídico e ausência de priorização estratégica.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae recentemente, revelou que a adequação das PMEs à LGPD ainda está muito longe do necessário. Embora 80% dos empreendedores afirmem já ter ouvido falar da legislação, apenas 5% dizem conhecê-la em profundidade. Mais preocupante é o fato de que 77% dos pequenos negócios não adotaram nenhuma medida concreta de adequação, mesmo quase cinco anos após a entrada em vigor da lei. Além disso, 52% dos empresários não conseguem mensurar o impacto de incidentes cibernéticos e demonstram baixa familiaridade com o tratamento de dados sensíveis.

O primeiro grande desafio é entender que a LGPD não é opcional. Ainda é comum, em ambientes de PMEs, a percepção de que a lei só se aplica a grandes corporações ou a empresas de tecnologia. Essa crença é equivocada e perigosa. A LGPD não faz distinções com base no porte da empresa, mas, sim, sobre o tratamento de dados pessoais. Ou seja, qualquer organização que colete, armazene ou utilize dados identificáveis de clientes, colaboradores ou fornecedores, está sujeita à lei.

Em segundo lugar, há uma dificuldade real de traduzir os requisitos legais da LGPD em processos internos claros. A ausência de equipes jurídicas ou de compliance especializadas dentro da estrutura da empresa exige soluções criativas e acessíveis. No entanto, muitas vezes, o que se vê é uma tentativa de “copiar e colar” modelos prontos da internet ou de adotar medidas formais sem a correspondente mudança prática no cotidiano operacional. Essa abordagem não só é ineficaz, como representa um risco jurídico: aparentar conformidade sem efetivamente implementá-la.

Outro ponto crítico é a fragilidade na segurança da informação. A LGPD exige medidas técnicas e administrativas adequadas à proteção dos dados. Porém, boa parte das PMEs opera com infraestrutura limitada, sem controle de acessos, sem backups regulares, e com baixa maturidade em gestão de riscos cibernéticos. Nesse contexto, a exposição a vazamentos ou incidentes é elevada e muitas vezes invisível para os próprios gestores. A ideia de que a proteção de dados é apenas um tema jurídico está ultrapassada, é um pilar de segurança e continuidade do negócio.

Um desafio que considero central é o da responsabilização do controlador. A LGPD impõe deveres claros aos controladores de dados, que não podem ser terceirizados integralmente. Ainda que o tratamento seja operacionalizado por terceiros, a obrigação pela governança e pela conformidade permanece com o controlador. Em PMEs, essa figura costuma ser o próprio sócio ou CEO, o que aumenta a exposição pessoal a riscos legais e reputacionais. É fundamental que esse profissional compreenda o impacto da lei, não como uma barreira, mas como uma oportunidade de elevar o padrão de gestão e construir confiança com seus stakeholders.

Além disso, o mercado ainda carece de mecanismos de apoio voltados à realidade das PMEs. A própria Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) já reconheceu isso ao publicar normativos voltados a agentes de pequeno porte. No entanto, tais instrumentos precisam ser mais divulgados, debatidos e aplicados com inteligência. O setor jurídico tem papel crucial em traduzir essas normas em soluções viáveis, de forma educativa e prática, sem gerar pânico ou burocratização excessiva.

É preciso dizer que a adequação à LGPD não é um projeto com data de início e fim. Se trata de um processo contínuo de amadurecimento institucional, que deve ser incorporado à estratégia da empresa. Não há fórmula mágica, mas há um ponto de partida essencial, que é reconhecer que o tratamento de dados pessoais envolve deveres legais, riscos reais e relações de confiança que sustentam a atividade empresarial no século XXI.

A LGPD veio para ficar. As PMEs que compreenderem isso de forma profunda e estratégica sairão na frente, não apenas no cumprimento da lei, mas na construção de uma cultura organizacional mais ética, segura e sustentável.

Patricia Punder, é advogada e compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020. 

Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br

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Por que a IA conversacional será o novo “front office” das empresas nos próximos 5 anos

Kore.ai

 

Por Celso Amaral, Diretor de Vendas e Parcerias Brasil e sul da América Latina da Kore.ai

Nos próximos cinco anos, o ponto de contato entre empresas e clientes será dominado por uma nova camada tecnológica, que são as interfaces conversacionais com processamento de linguagem natural (NLP) avançado. Essa tecnologia, até pouco tempo restrita a laboratórios e protótipos, evoluiu a ponto de se tornar a espinha dorsal de um novo modelo de atendimento, substituindo gradativamente os SACs tradicionais.

É uma transição profunda, impulsionada por consumidores mais exigentes, jornadas digitais cada vez mais fluidas e pela maturidade técnica que a inteligência artificial (IA) atingiu ao interpretar e responder à linguagem humana com naturalidade e contexto.

O fim do front office tradicional

O modelo convencional de atendimento, centrado em call centers, resposta interativa por voz (IVR) e atendentes humanos, está se tornando obsoleto. As longas esperas, os fluxos engessados e a fragmentação de canais não são mais compatíveis com a experiência que o consumidor moderno espera.

Ao contrário, os agentes conversacionais baseados em NLP de última geração são capazes de compreender a intenção do usuário mesmo em frases complexas, com ruídos ou ambiguidade linguística; interpretar contexto em tempo real, mantendo o histórico da conversa e ajustando respostas dinamicamente; analisar o sentimento da interação, detectando frustração, urgência ou insatisfação; desambiguar expressões com múltiplos significados; suportar múltiplos idiomas e variações regionais, inclusive com capacidades específicas para o português e seus sotaques; e conduzir diálogos em voz e texto com fluidez, se integrando a canais de comunicação.

Essa sofisticação na compreensão e geração de linguagem está tornando os agentes conversacionais em verdadeiros interlocutores digitais, capazes de resolver demandas com mais precisão e rapidez do que equipes humanas.

De centro de custo a gerador de valor

A mudança é também de mentalidade. O atendimento ao cliente, historicamente tratado como centro de custos, se transforma em motor estratégico de valor. Os agentes conversacionais atuais não apenas respondem, eles recomendam, executam, antecipam, aprendem e evoluem com cada interação.

Segundo um relatório da Gartner, escritório de pesquisa e consultoria, empresas que adotam IA conversacional com NLP avançado já reportam redução de até 80% no volume de chamadas humanas, além disso conforme uma pesquisa da PwC, do ramo de auditoria e consultoria, as companhias conseguem registrar melhora de mais de 30% em indicadores como Customer Satisfaction Score (CSAT) e Net Promoter Score (NPS). Também é possível obter aumento nas taxas de conversão em canais digitais de venda e suporte, e contar com operação 24/7 com consistência e compliance em escala global.

Esses agentes podem ser aplicados também no atendimento interno, apoiando áreas como RH, TI e finanças com fluxos automatizados de autoatendimento corporativo.

Como estruturar uma operação conversacional inteligente

Implementar um front office baseado em IA conversacional exige mais do que um bom algoritmo. É preciso investir em arquiteturas flexíveis e seguras, governança de conhecimento, curadoria linguística contínua, e design conversacional centrado no usuário, com foco na jornada, empatia e na solução, não apenas na resposta.

Empresas que não começarem essa transformação imediatamente correm o risco de perder competitividade. O consumidor já fez sua escolha, ele quer ser atendido de forma instantânea, fluida, eficiente e por uma interface inteligente.

O front office do futuro não será um call center, será um ecossistema de agentes digitais conversando com fluência e inteligência com clientes e colaboradores, onde e quando for necessário.

Celso Amaral é Diretor de Vendas e Parcerias Brasil e sul da América Latina da Kore.ai. Possui formações e especializações, como engenharia, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA; pós-graduação em administração de empresas pela EAESP / FGV; liderança para executivos sêniores, no Stan Slap Institute; especialização em finanças corporativas, pelo Babson College; especialização em liderança organizacional, pelo Center for Creative Leadership – CCL e especialização em fusões e aquisições (M&A), pela The Wharton School.

Sobre a Kore.ai

A Kore.ai é uma desenvolvedora de software e especializada em soluções conversacionais, fundada em 2014 e tem hoje cerca de 1.000 colaboradores, sendo mais de 70% formada por desenvolvedores e especialistas. A empresa tem escritórios físicos nos EUA, Reino Unido, Índia, Japão e Coreia do Sul, além do Brasil, onde a empresa está presente desde 2022. A maior parte dos seus clientes está na América do Norte, Europa e na Ásia. Mais de 100 milhões de consumidores e 500 mil funcionários de empresas já interagiram com plataformas conversacionais de assistentes virtuais criados pela plataforma. A Kore.ai (matriz) passou recentemente por uma rodada de investimento série D, na qual levantou US $150 milhões. Visite www.kore.ai para saber mais.

Coluna Versátil News

Comércio e Serviços se destacam na retomada do emprego formal em julho no RN, aponta IFC

Reação à safra do melão, expansão de supermercados e recuperação do turismo foram relevantes, segundo análise, mas construção segue como limitador.
O Rio Grande do Norte registrou a maior geração de empregos do ano, no mês de julho, impulsionado pela safra do melão, expansão de supermercados e recuperação do turismo. Os segmentos de Comércio e Serviços representaram 43,3% do saldo positivo, com 1.492 das 3.438 vagas formais criadas. O Comércio abriu 759 novas vagas, sendo o melhor julho desde o início da série histórica, em 2010, enquanto Serviços somou mais 733 postos de trabalho. Os dados do Novo Caged foram divulgados na quarta-feira (27) e analisados pelo Instituto Fecomércio RN (IFC).
A recuperação de julho foi puxada por três setores principais: Agropecuária (+1.631), com destaque para a safra do melão, a expansão de redes supermercadistas (responsáveis por grande parte das novas contratações no Comércio) e a retomada do turismo, que impulsionou vagas em alojamento e alimentação. Assim, julho se apresentou como o mês de maior geração de empregos no Rio Grande do Norte esse ano. Resultado esse limitado pelo setor da Construção, que registrou saldo negativo de 419 vagas, pelo fim de obras de infraestrutura.
O IFC destaca sinais de sazonalidade, com o Agro tradicionalmente dando ritmo ao terceiro trimestre, e o varejo aglutinando férias e promoções de meio de ano com a chegada de novos investimentos, em supermercados, hipermercados e atacarejos. Porém, a análise alerta para dois riscos: a dependência das safras (que pode devolver vagas depois) e a fraqueza da Construção, que precisa da retomada dos investimentos públicos para voltar a crescer.
Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o que se espera é uma maior constância do que uma grande aceleração. “Mantido o cenário do agro e o calendário de eventos e turismo, o saldo estadual tende a permanecer positivo no bimestre seguinte. A velocidade da melhora, contudo, será moderada enquanto não houver retomada do setor de Construção e o crédito às famílias seguir seletivo”.
Principais Municípios
No recorte de municípios, o cenário segue a mesma tendência do estado. Há crescimento, porém, em ritmo menor do que o ano passado. O destaque fica por conta de Mossoró, que também alcançou seu melhor saldo de 2025, criando 565 vagas.
Os resultados mostram um choque de base após um 2024 muito forte, relevando a dependência local de safras e os segmentos de Óleo & Gás sujeitos à volatilidade. Porém, o município teve no Agro e no Comércio (Supermercados) suas maiores trações, uma síntese do comportamento do estado.
Já Natal, criou 655 vagas no mês (Serviços +579; Comércio +90), mas acumula queda ante o ano anterior. Ou seja, a capital volta a contratar onde a economia pulsa: serviços às famílias e turismo. Manter a curva exige crédito e uma agenda urbana (mobilidade, eventos âncora) que movimentem o mercado de trabalho.
Também puxado pelos supermercados, que abriram 308 vagas em julho, o município de Parnamirim seguiu a tendência, fechando com saldo positivo para os dois setores (+370), tendo seu melhor mês do ano.
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Setor de franquias de educação cresce quase 10% e chama atenção de quem busca empreender com segurança

Com desempenho acima da média do setor, as redes de ensino de idiomas lideram a expansão, impulsionadas por alta demanda, modelo de operação eficiente e baixa taxa de evasão. A KNN Idiomas se destaca ao oferecer suporte completo ao franqueado, plano de negócios validado e um dos índices mais altos de retenção de alunos no mercado.

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FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1JA33HMxyZuBnpbFqpgBLBqhrP-JHybMt?usp=sharing
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Agosto, 2025 – Em um ambiente econômico ainda marcado por juros altos e cautela nos investimentos, as franquias do setor educacional têm se destacado como opções de negócio mais seguras e resilientes. Segundo os últimos dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de educação cresceu 7,8% em faturamento nos últimos 12 meses e tem chamado atenção de investidores pela estabilidade, estrutura consolidada e margens atrativas.

Modelos como o da KNN Idiomas ilustram esse movimento. Com mais de 1 milhão de alunos atendidos e 473 escolas em operação no Brasil, a rede oferece um plano de negócios validado, investimento inicial acessível e suporte integral em áreas como marketing, gestão, operação e pedagogia. A estrutura permite que o franqueado atue em uma escola de idiomas com metodologia própria, voltada para brasileiros que desejam aprender inglês com foco em conversação e resultados rápidos.

“Investir em uma franquia consolidada significa contar com um know-how robusto e um suporte contínuo, que permite antecipar desafios e evitar transtornos operacionais”, afirma Reginaldo KNN, fundador e CEO da KNN.

Com opções de franquia a partir de R$ 60 mil, o retorno costuma ocorrer entre 18 e 24 meses, com margem de lucro líquido que pode chegar a 45%, dependendo da operação. Um dos diferenciais da KNN está na retenção de alunos: 80% permanecem na escola após o primeiro ano, enquanto nos cursos tradicionais até 90% dos alunos desistem antes de completar esse período. A alta retenção está diretamente ligada ao método, que prioriza curso de inglês presencial, turmas pequenas e aulas com foco na prática do idioma desde o início.

Além disso, a taxa de mortalidade de franquias é consideravelmente inferior à de negócios independentes, o que reforça o apelo do modelo para quem busca empreender com mais previsibilidade. De acordo com os dados da ABF, o setor de franchising brasileiro encerrou o primeiro trimestre de 2025 com mais de 198 mil operações ativas e saldo positivo entre aberturas e encerramentos, mesmo diante de um cenário de crédito restrito.

A KNN projeta ultrapassar a marca de R$ 1,2 bilhão em faturamento neste ano e já negocia novas unidades com investidores de todo o Brasil. “Acreditamos que a qualidade do suporte é um dos maiores diferenciais no franchising. O investidor não precisa ter experiência em educação para liderar uma unidade com excelência”, reforça Reginaldo.

Sobre a KNN Idiomas

Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.

Mais informações: www.knnidiomas.com.br

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Vetnil aposta em inovação e bem-estar animal durante a 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

 

A Vetnil, referência nacional em medicamentos e suplementos para equinos, participou como patrocinadora oficial da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), apresentando as soluções de alta performance e reforçando o compromisso com o bem-estar animal. A Bio Cell, empresa do grupo Vetnil, também esteve presente e atraiu visitantes interessados em conhecer mais sobre as terapias regenerativas com foco no uso de células-tronco em conjunto com a medicina veterinária.

Um dos destaques foi a linha Super Premium JCR, voltada para equinos atletas, reconhecida pela alta performance e qualidade. “Ter a Vetnil conosco, dentro e fora da competição, é muito importante. Os suplementos e o atendimento deles maximizam a performance dos animais, além de auxiliar na recuperação da musculatura pós-exercício”, relata Mylena Rodrigues, Médica Veterinária do Haras Car. O estande da empresa também contou com uma área interativa e uma equipe de médicos veterinários altamente capacitada, à disposição para esclarecer dúvidas e oferecer suporte técnico ao longo do evento.

O estande também contou com alguns dos últimos lançamentos, como Firocoxib Vetnil® Injetável, para o controle da dor e inflamação em equinos atletas; o Firocoxib Vetnil® Gel, de aplicação tópica segura e eficiente; além do Bionew®, uma associação de vitaminas do complexo B, butafosfana e aminoácidos O já consolidado vermífugo, Doraequi Plus®, também esteve entre os mais procurados do estande.

“O público foi receptivo às nossas ações. Recebemos criadores, apresentadores, veterinários, profissionais do setor e parceiros comerciais que já conhecem a força e segurança do nosso portfólio. A Bio Cell, em especial, foi muito elogiada pelo caráter inovador e por trazer soluções que complementam os cuidados com os animais que a Vetnil já é reconhecida por oferecer”, complementa Maria Amélia Salviano, gerente de Marketing Equinos da Vetnil.

A exposição contou com a presença de mais de 1.600 cavalos de 18 estados brasileiros e a participação de 505 expositores. Com o tema “Tradição se honra. Legado se constrói”, o evento promoveu uma programação ao longo de 15 dias, com julgamentos, provas esportivas e atrações para toda a família. A estimativa de público foi de 200 mil visitantes.

Sobre a Vetnil

A Vetnil® é uma empresa brasileira idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é líder em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil (Ranking SINDAN 2024), com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2021 foi a vencedora do prêmio Melhores do Agronegócio,

concedido pela revista Globo Rural e Editora Globo, na categoria Saúde Animal. Para mais informações, acesse o site vetnil.com.br e siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial.

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