5 de junho de 2018

CLICKS E EVENTOS

Detran inicia novas avaliações práticas de direção veicular no interior do RN

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia nesta terça-feira (05) a execução do cronograma de exames práticos de direção veicular que serão aplicados nos municípios do interior do Rio Grande do Norte durante o mês de junho. Os examinadores estão hoje na cidade de Apodi, na região Oeste Potiguar, e no decorrer do mês outros 17 municípios polos distribuídos em todas as regiões do Estado terão candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados pelo Departamento.

Somente no interior, a previsão é de que cerca de 2,5 mil candidatos passem pela avaliação neste mês de junho. Além de Apodi, serão visitadas pela equipe técnica de examinadores do Detran as cidades de Caraúbas (06); Patu (07); Alexandria (08); Macau (11); Alto dos Rodrigues (12); Angicos (13); Jardim do Seridó (14); Parelhas (15); Nova Cruz (18); Canguaretama (19); São José do Mipibu (20); Monte Alegre (21); Currais Novos (22); São Paulo do Potengi (25); João Câmara (26); Ceará Mirim (27); e Caicó (28).

O processo de exames realizado pelo Detran é contínuo e vem evitando a demanda reprimida e possibilitando que os testes sejam realizados periodicamente sem espera prolongada por parte dos usuários, como é o caso das avaliações realizadas na sede do Detran em Natal onde o usuário, muitas vezes, consegue agendar e realizar o teste prático no mesmo dia.

O cronograma de exame de direção veicular foi planejado observando a necessidade de abranger todas as principais cidades de cada região, que devem receber também usuários dos municípios circunvizinhos. Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação, o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.

De acordo com informações coletadas no setor de Estatística do Detran, durante os primeiros quatro meses deste ano foram realizados 15.876 testes práticos de direção veicular no Estado. Até essa data a média mensal corresponde a 3.969 avaliações. Já a frota atual do Rio Grande do Norte é de 1.256.191 veículos.

 

Assessoria de Comunicação Detran/RN

Política

Câmara Municipal do Natal Projetos que homenageiam a ex-governadora Wilma de Faria

 

Ex-governadora Wilma de Faria. Foto: Divulgação.

A Comissão de Cultura aprovou, nesta segunda-feira dois Projetos de Lei que homenageiama ex-governadora Wilma de Faria. Os vereadores deram parecer favorável ao Projeto 70/2017, de autoria do vereador Ary Gomes (PDT), que institui a comenda “Wilma de Faria” destinada a homenagear personalidades que se destacaram na área de assistência social, contribuindo para melhorias da qualidade de vida dos cidadãos natalenses.

Foi aprovado também o Projeto de Lei 56/2018, do vereador Dinarte Torres (PMB), que autoriza o poder Executivo a criar o “Memorial da Resistência Feminista Wilma de Faria”. De acordo com a matéria, o memorial tem o objetivo de reunir, gerenciar, divulgar e preservar fatos da trajetória feminista local, nacional e internacional.

“Wilma de Faria tem uma ampla folha de serviços prestados ao nosso estado e à nossa cidade, nada mais justo do que homenagear uma personalidade com uma biografia tão honrosa de uma mulher pública dedicada à sociedade potiguar”, afirmou o presidente da Comissão, vereador Ubaldo Fernandes (PTC).

 

 

CULTURA

Atriz Isis Valverde quer punir autor de vazamento de nudes

A polícia já foi acionada pelo jurídico da atriz Ísis Valverde para apurar o vazamento de fotos íntimas da atriz vazadas na internet dias atrás. Em uma das fotos, Ísis está com os seios a mostra. Os nudes foram captados sem o consentimento da atriz, nos bastidores de um ensaio fotográfico para um campanha publicitária protagonizada por ela e seu noivo, André Rezende, em 2016.

A assessoria da atriz diz que a foto foi tirada indevidamente no camarim do ensaio fotográfico, enquanto Isis se trocava. “Alguém fez o registro e espalhou de má fé a poucos dias do casamento dela”, diz assessoria de Ísis. Grávida e às vésperas de se casar com o modelo, a atriz teria ficado arrasada ao ver as imagens circulando nas redes sociais. Isis Valverde sobe ao altar no próximo domingo (10), para selar matrimônio com André Resende. A cerimônia acontecerá em um sítio em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.

Ela está tomando medidas legais para apurar e punir os responsáveis. Já há suspeitos de envolvimento no caso. Vale lembrar que meses atrás Paolla Oliveira foi a vítima do mesmo crime. A atriz teve fotos suas vazadas durante as gravações da série “Assédio”, produção entre a Globo e O2.

Em algumas imagens, a atriz aparece de calcinha e sutiã e, em outras, sem a parte debaixo, em registros feitos sem o seu consentimento. A polícia entrou no caso e identificou o autor do vazamento das imagens: um cinegrafista terceirizado. Dispensado do trabalho, o responsável segue sendo processado pela atriz.

DIA DIA

Semana do Meio Ambiente abre com atividades de conscientização e conservação

A Semana Estadual do Meio Ambiente no Rio Grande do Norte foi aberta nesta terça-feira, 05, dia mundial do Meio Ambiente. O Governo do RN, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) vai realizar ampla programação.

“As atividades são de grande importância. São informativas e educativas e contemplam ações como a conscientização sobre coleta seletiva, destinação de resíduos e conservação de mananciais para crianças e adultos envolvendo as escolas do Estado e outras instituições” afirmou o governador Robinson Faria, no anfiteatro do Parque das Dunas, ao participar da solenidade de abertura do evento, na qual plantou uma muda de ipê.

Robinson Faria ainda destacou a iniciativa do Governo do RN de sanear Natal 100%. Já estamos colhendo os resultados deste trabalho que terá forte repercussão na saúde pública e na despoluição do rio Potengi. O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Idema) Rondinelli Oliveira, acrescentou que, como resultado dos investimentos em saneamento, o estuário do rio Potengi já voltou a ser habitado por tartarugas marinhas e golfinhos. “Isso é sinal de que melhorou muito a qualidade da água”, reforçou Rondinelli.

As atividades da Semana Estadual do Meio Ambiente no RN acontecerão no Parque das Dunas, Cajueiro de Pirangi, Unidades de Conservação e municípios do interior do estado, até 17 de junho. Os eventos oferecem aprendizado de forma interativa e lúdica sobre o meio ambiente.  Crianças e adultos irão se divertir confeccionando brinquedos, máscaras, óculos 3D, caixas para presentes, além de conhecer mais sobre a fauna e flora através das exposições.

Ainda serão oferecidas oficinas de artes, cinemateca, exposições, palestras sobre reciclagem, destinação correta dos resíduos sólidos, conservação dos oceanos, mesa redonda, distribuição de mudas, realização de trilhas, apresentações culturais e a realização do Parque Itinerante, organizado por colaboradores do Parque das Dunas, além da Caravana Ecológica que vai movimentar o município de Jardim de Piranhas.

Também participaram da solenidade no Parque das Dunas, a secretária de Estado da Educação, Cláudia Santa Rosa, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, os diretores do Idema, Rondinelli Oliveira, e do Igarn, Josivan Cardoso, a diretora de operações da Caern, Geni Formiga, a procuradora do Estado, Marjorie Madruga, promotora de Justiça, Mariana Barbalho, superintendente dos Correios, Rodrigo Medeiros e prefeito de Tibau do Sul, Antônio Modesto.

A programação completa pode ser acessada aqui.

Esporte

Jogadores do América farão doações no Varela Santiago e AMICO

Hospital Varela Santiago será uma das entidades beneficiadas com as doações dos jogadores do América. Foto: Divulgação
As crianças do Hospital Infantil Varela Santiago e da Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO) receberão, na próxima quarta-feira (6), a partir das 10h, a visita de atletas do América Futebol Clube que doarão fraldas.
O Hospital Infantil Varela Santiago, quem tem média de 13.500 mil procedimentos realizados por mês, lançou na manhã dessa terça-feira (24) a sua campanha para a Copa do Mundo FIFA de 2018. Esse ano a campanha será intitulada #GolDeSorrisos e trará o slogan “Juntos na torcida pelo Brasil. Unidos no amor pelas crianças”. O objetivo da campanha será a construção de um Núcleo de Alta Complexidade e as camisas custam  R$25,00.
A AMICO fundada em 2006, e reconhecida como Utilidade Pública Municipal e Estadual, é uma organização sem fins lucrativos que trata crianças cardiopatas. A abertura da CASA AMICO foi em 2011 e a associação é mantida por meio de doações da iniciativa privada e de empresas parceiras do estado do Rio Grande do Norte. Desde 2011, já foram acolhidas 2.292 crianças e acompanhantes e no ano de 2016 foram realizados 10.852 atendimentos em ações voltadas às crianças cardiopatas.
SERVIÇO:
10h – Visita ao Hospital Varela Santiago
11h – Visita à AMICO
Rolar para cima