23 de janeiro de 2019

Coluna Versátil News

Sisu oferece mais de 13 mil vagas de ensino superior no RN

UFRN é instituição que mais oferece vagas no RN, pelo SIsu — Foto: Igor Jácome/G1

UFRN é instituição que mais oferece vagas no RN, pelo SIsu — Foto: Igor Jácome/G1

G1 RN

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu, na madrugada desta terça-feira (22), 13.099 vagas para os cursos de ensino superior em instituições do Rio Grande do Norte. As vagas são distribuídas entre universidades federais, estaduais e IFRN. As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (25), e levam em conta a nota do candidato no Enem 2018.

As inscrições devem ser feitas na página do Sisu.

No estado, as vagas disponibilizadas estão distribuídas em 234 cursos oferecidos em Natal e no interior, por quatro instituições de ensino. São 6.933 vagas para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2.710 para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), 2.424 para a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e 1.032 vagas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Em todo o país, estão em disputa 235.461 vagas em 129 instituições. Podem participar os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e não tiraram nota zero na prova de redação.

Vagas do Sisu 2019 estão abertas — Foto: Reprodução/MEC

Vagas do Sisu 2019 estão abertas — Foto: Reprodução/MEC

Cada candidato pode se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.

Coluna Versátil News

Faculdade oferece 2.400 vagas para cursos gratuitos de capacitação no RN

G1 RN

A Faculdade Uninassau está com inscrições abertas em cursos de capacitação gratuitos nas áreas de saúde, exatas, humanas e negócios. São oferecidas 2.400 vagas em Mossoró e Parnamirim. Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o site da Uninassau e selecionar a cidade onde os cursos serão realizados.

Em Mossoró, é cobrado no dia do evento a doação de 1 kg de alimento não perecível, uma peça de roupa ou um calçado em bom estado.

Entre os cursos oferecidos estão: empreendedorismo para vencer, higiene e qualidade de alimentos, produção de conteúdos memoráveis para web, finanças pessoais, oratória para gestores e oficina de libras para ouvintes iniciantes.

Em Mossoró, são ofertadas 900 vagas e as atividades começaram na terça-feira (22) e vão até a quinta-feira (24) – todas no turno da noite. Em Parnamirim, são 1.500 vagas e as aulas acontecem entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, com atividades de manhã e noite.

A oferta faz parte do projeto “Capacita” e tem como objetivo habilitar a população para o mercado de trabalho. Cada participante receberá um certificado ao final do curso.

“Essa iniciativa tem como objetivo oferecer mais conhecimento para população de um modo geral. Os cursos abordam os mais variados temas que visam o engrandecimento de todos, seja na vida pessoal ou profissional”, explicou o diretor da Uninassau de Parnamirim, Leandro Barbieri.

Oficina de libras é oferecida gratuitamente — Foto: Divulgação/Secretaria de Educação do Acre

Oficina de libras é oferecida gratuitamente — Foto: Divulgação/Secretaria de Educação do Acre

Coluna Versátil News

Encontro Regional discute prevenção do HIV/Aids

O Ministério da Saúde, por meio do Instituto Vida e Esperança (IVES), promoverá, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, no Hotel Monza Palace, em Natal, o Encontro Regional de Prevenção Combinada e Estudos do HIV/Aids. A solenidade de abertura será realizada nesta quinta-feira (24), às 19h, e nos dias seguintes o evento acontece das 8h às 16h.

“A oficina é importante porque vai trazer o tema da prevenção combinada, que ultrapassa a abordagem tradicional e traz outras questões, relacionadas à estrutura de projetos, de programas e à intersetorialidade, por meio da interface entre diversos setores, como saúde, educação e assistência social. Dessa forma, a prevenção combinada amplia a abordagem de prevenção para enfrentar problemas sociais, preconceito e a questão das vulnerabilidades”, explicou a subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Márcia Lucas.

O evento vai reunir profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e da área da educação, Organizações Não Governamentais, universidades, entre outras instituições, para discutir a humanização dentro do contexto da prevenção e do tratamento. Haverá participantes das regiões Nordeste e Sudeste. As inscrições já estão encerradas.

Um dos objetivos é discutir ações de humanização que possam evitar o abandono ao tratamento, muitas vezes causado pelo preconceito em expor a condição de pessoa vivendo com HIV/Aids. Para Patrícia Medeiros, presidente do IVES, “a ciência evoluiu muito no tratamento, temos muitas pessoas com carga viral indetectável, e o maior desafio é acabar com o preconceito que ainda existe”.

Coluna Versátil News

Governo discute com FGV medidas para elevar índice de qualidade na Educação

A governadora Fátima Bezerra reuniu, nesta terça-feira, 22, a equipe da Secretaria de Educação e diretores da Fundação Getúlio Vargas – FGV para tratar de medidas para otimizar a gestão dos recursos financeiros específicos. “Precisamos melhorar os índices da Educação promovendo ações de atenção a professores e alunos e à comunidade escolar. São ações que resultarão não só em melhorias no ensino, mas também na cidadania e na segurança pública”, afirmou a chefe do Executivo.

Diretor do Centro de Gestão Educacional da FGV, Henrique Paim disse que a instituição atua para aperfeiçoar ações na aplicação de recursos para as demandas do ensino médio. E acrescentou: “visamos o acompanhamento de escolas, professores e alunos, de forma que todos passem a ter a atenção necessária, tanto no campo pedagógico como no campo estrutural, para elevar os índices de qualidade. Temos trabalho realizado nos estados do Piauí e Ceará que efetivamente passaram a ter educação com melhores índices de avaliação”, explicou Paim.

O secretário de Estado da Educação Getúlio Marques afirmou que a FGV pode contribuir para a formulação de políticas públicas para atender alunos e escolas que enfrentam dificuldades reforçando iniciativas que venham a consolidar um sistema de gestão voltado para a aprendizagem. Neste sentido o RN deverá adotar medidas de acompanhamento de alunos com problemas de aprendizagem, atenção maior aos professores e diretores, e dotar as escolas de melhor estrutura para o ensino. “Tudo isso irá se traduzir em melhores índices na educação, vez que os alunos terão acompanhamento específico e professores e escolas poderão contar com investimentos para suas necessidades”, informou Getúlio.

Coluna Versátil News

Após 3 anos de demissões, Brasil cria 529 mil empregos formais em 2018

FONTE MATÉRIA G1

Após três anos seguidos de demissões, a economia brasileira voltou a gerar empregos com carteira assinada em 2018, quando foram abertas 529.554 vagas formais.

Essa é a diferença entre as contratações, que totalizaram 15.384.283 em 2018, e as demissões – que somaram 14.854.729 pessoas.

Os números, do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), foram divulgados nesta quarta-feira (23) pelo Ministério da Economia.

De acordo com dados oficiais, esse também foi o melhor resultado, para um ano fechado, desde 2013 – quando foram abertas 1.138.562 empregos com carteira assinada. Deste modo, é o maior número de vagas abertas em cinco anos.

Rolar para cima