Fecomércio e Instituto dos Arquitetos do Brasil promovem evento para discutir Plano Diretor de Natal

Fecomércio RN

O Plano Diretor de Natal será o assunto do Seminário e Workshop “Desenvolve Natal, por um Plano Diretor mais justo e sustentável econômica, ambiental e socialmente”, em evento promovido pela Fecomércio Rio Grande do Norte e pela seccional potiguar do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RN) na próxima segunda-feira, 9 de setembro, a partir das 8h30, no Centro de Eventos João Dinarte Patriota, no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.

“Nós já temos vimos promovendo, há cerca de seis meses, uma série de debates, com vários especialistas, em reuniões semanais realizadas na sede da Fecomércio RN. A ideia é lançarmos luzes sobre este assunto, que interessa a toda a cidade e que tem reflexos diretos no desenvolvimento social e econômico de Natal. A realização deste evento, com a presença de três grandes especialistas em ocupação do solo urbano, vindos de Goiás, Fortaleza e São Paulo, aliás, nasceu de uma sugestão deste grupo”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O evento é para convidados e deverá contar com a participação de autoridades, vereadores, empreendedores, arquitetos, professores e representantes de entidades como Crea, UFRN, CAU e OAB, além dos conselhos ligados à ocupação do solo urbano em Natal.

Na programação matutina, ocorrerão três palestras. A primeira será proferida pela arquiteta, especialista em Gestão e Finanças Públicas com foco em Estados e Municípios, mestra e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Águeda Muniz. Atual secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza falará sobre “Eficiência na Gestão Pública, Como Agregar Valor à Cidade”.

Em seguida, o jurista e secretário de planejamento de Goiânia, Henrique Pereira coloca em pauta o acesso à habitação, usando como exemplo a capital de Goiás. No currículo, Pereira é graduado em Direito pela PUC de Goiás, pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC – MG, e mestre em Direito Internacional e Desenvolvimento Sustentável pela PUC – GO. Atualmente faz parte do Conselho Seccional da OAB – GO, é superintendente de Planejamento Urbano da Seplan e coordenador do Plano Diretor.

Encerrando o seminário, para falar dos “Planos Diretores Espacializados: Instrumentos Inovadores, Mobilidade e Urbanismo”, será a vez da palestra do o professor da Mackenzie de São Paulo e especialista em Desenvolvimento Urbano Sustentável, Projetos Urbanos e Estruturação e modelagem urbana, Carlos Leite.

À tarde, acontece o workshop técnico que reunirá arquitetos, engenheiros, membros do Poder Público Municipal, profissionais da gestão urbana, para debater três temas: Macrozoneamento e ocupação do solo, áreas especiais, e Sistema de planejamento, gestão e fundos de desenvolvimento urbano.