Fecomércio RN recebe comitiva de alemães participantes do EEBA no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa

FECOMÉRCIO RN

Foto: Divulgação

Natal será uma extensão da Alemanha nos próximos dias. A capital do Rio Grande do Norte sedia entre os dias 15 e 17 de setembro mais uma edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), no Centro de Convenções. O evento acontece alternadamente no Brasil e na Alemanha, uma vez por ano, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica, e reúne autoridades governamentais e lideranças empresariais para discutir a ampliação de investimentos e novas formas de cooperação.

O Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte é parceiro do evento, onde terá um estande para apresentação das parcerias já desenvolvidas com a Alemanha e terá uma programação paralela para autoridades de Governo, líderes empresariais dos dois países e da capital, momento em que irá apresentar o trabalho desenvolvido e estimular novas formas de cooperação.

Na terça-feira (17), executivos do governo e empresários do país europeu irão conhecer inloco os equipamentos mantidos pelo Sistema Comércio no estado potiguar, como o Complexo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.

“Nossa relação com a Alemanha está consolidada. Nossa parceria começou em 2009 junto ao estado da Renânia-Palatinado, o que culminou com a criação e execução do Projeto Verena, com o objetivo de trocar experiências, conhecimentos para fomentar o turismo potiguar. Sob a coordenação do Sistema Fecomércio, tivemos várias etapas, implementando iniciativas que deram certo na Renânia e que aqui estão sendo aplicadas”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

A primeira fase do projeto, realizada entre 2016 e 2018, permitiu ao Senac acesso à metodologias e processos inovadores voltados à cadeia produtiva do turismo, beneficiando mais de 500 pessoas. O convênio foi renovado no final de 2018 e o Senac está trabalhando em quatro eixos: consolidação de plataformas de diálogo voltados ao desenvolvimento do turismo local; formatação de um modelo de certificação por competência, baseado no Sistema Dual de Ensino Alemão; elaboração e aperfeiçoamento de cursos profissionalizantes; e consolidação do Hotel-Escola Barreira Roxa como centro educacional e hotel de excelência e sustentabilidade.

Hotel-Escola Senac Barreira Roxa

O local, inaugurado em fevereiro deste ano, tem a capacidade para formar 2 mil profissionais para o turismo em alto nível, permitindo a vivência real da rotina de funcionamento de um hotel.

Além disso, o equipamento possui o Centro de Educação Profissional, com edifício exclusivo, permitindo a expansão da capacidade de atendimento do Senac no segmento de turismo, hospitalidade e lazer em mais de 40%, podendo chegar a duas mil matrículas por ano, somente em Natal. Também foram lançadas novas capacitações, permitindo expansão do portfólio da instituição no segmento.

A estrutura da escola conta com duas Cozinhas Pedagógicas, Laboratório de Panificação e Confeitaria e Laboratório de Alimentos e Bebidas, com equipamentos modernos, de alto padrão.

Entre as atividades previstas dentro do Projeto Verena, estão o intercâmbio de estagiários entre o Rio Grande do Norte e a Renânia-Palatinado; e a cooperação com os polos turísticos do estado, para implementação de ações conjuntas.