Parnamirim: Auditório Clênio José recebe abertura da Campanha Outubro Rosa

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), iniciou a campanha ‘Outubro Rosa’ no Município. A solenidade de abertura da campanha aconteceu na manhã desta segunda-feira (7) no Auditório Clênio José, localizado no Centro Administrativo. As ações da campanha têm como intuito detectar precocemente o câncer de mama e de colo de útero em mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos. 

De acordo com a Secretária de Saúde Terezinha Rêgo, as atividades no decorrer do mês visam atender o maior número de mulheres possíveis. Inclusive, a Prefeitura fez a contratação de clínicas privadas para a ampliação dos serviços.

“Nossa expectativa é muito boa. Normalmente a mamografia é obrigatória para as mulheres de 49 a 70 anos. Baixamos a faixa etária para 25 anos, por que queremos prevenir também o câncer de colo de útero. Além da mamografia, contratamos serviços para fazer a ultrassonografia e a punção. No dia 19, até as meninas de 9 a 14 anos tomarão a vacina de HPV. Queremos tratar a mulher como um todo.” comentou a secretária. 

Apesar da abertura oficial ter acontecido nesta segunda-feira (7), as ações da campanha começaram desde o início do mês e seguem durante os 21 dias úteis de outubro em todas as Unidades de Saúde Básica de Parnamirim, com marcações de exames papanicolau (preventivo) e mamografia. 

Entre os objetivos da campanha, estão o incentivo à promoção da saúde da mulher, a abordagem para a importância da prevenção do câncer de mama e colo uterino, e o estímulo ao autocuidado da mulher desde a prevenção até a recuperação da doença. 

Participaram da solenidade de abertura da Campanha Outubro Rosa, os diretores de Unidades de Saúde Básica, enfermeiros e profissionais de saúde. A Secretária Terezinha Rêgo comentou que o trabalho e acolhimento realizados pelas UBS é fundamental para o êxito da campanha. 

“As mulheres devem procurar as Unidades Básicas para fazer o preventivo. Outubro é o despertar em todas as UBS, mas queremos atender todas as mulheres que precisarem nesse mês e nos próximos. O trabalho será contínuo.” 

O evento de abertura também contou com uma palestra do Dr. Clemente, que fez uma abordagem clínica das patologias, e o Grupo Onco e Vida realizou uma roda de conversa e um momento lúdico com os participantes.