Parnamirim: Conselho de Igualdade Racial elege comissão para o biênio 2019-2021

Representantes da Prefeitura de Parnamirim e da sociedade civil organizada se reuniram nessa quarta-feira (23) para discutir sobre a composição do Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMPIR), um órgão colegiado vinculado à Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS), sancionado segundo Lei Complementar nº 0156/2019. 

A posse dos membros do novo Conselho, responsáveis pelas atividades durante o biênio 2019 – 2021, será no próximo dia quatro, às 15h, no auditório do Centro Administrativo, na Cohabinal.

O órgão será composto por oito representantes do poder público e oito da sociedade civil e têm como objetivo defender os direitos da população negra, indígena, judaica, árabe, cigana e das comunidades e povos tradicionais de matrizes africana, ameríndia e quilombola. O disposto está assegurado na Constituição Federal pela Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010.

A coordenadora Silvania Rodrigues, responsável pela Coordenadoria de Igualdade Racial, falou da importância deste Conselho e da promoção de políticas públicas que favoreçam as comunidades minoritárias. “A palavra ‘minoria’ se refere a um grupo de pessoas que de algum modo e em algum setor das relações sociais se encontra numa situação de dependência ou desvantagem em relação a um outro grupo, ‘maioritário’, ambos integrando uma sociedade mais ampla. As minorias recebem quase sempre um tratamento discriminatório por parte da ‘maioria’ e precisamos combater essa situação”, esclareceu Silvania.