Abertas inscrições para o Fies do primeiro semestre de 2020

R7

Abertas as inscrições para o Fies deste semestre
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e do P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil) nesta quarta-feira (5) até o dia 12 de fevereiro.

Para participar, os interessados devem acessar a página do fundo na internet

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas.

O programa é dividido em duas modalidades. Na primeira, o fundo oferece o financiamento com juros zero para os estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

A segunda, chamada P-Fies, é direcionada a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Nesse caso, os recursos são de bancos privados ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão ofertados 70 mil contratos na primeira modalidade e para a segunda não há limite de vagas.

Com os erros que afetaram cerca de 6 mil alunos na correção do Enem deste ano, o Ministério Público Federal havia pedido o adiamento das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do ProUni e do Fies. Ainda assim, a lista de aprovados no Sisu foi divulgada no dia 28 de janeiro e o calendário relativo ao Fies não sofreu alterações.

Podem se inscrever no fundo todos os alunos que fizeram Enem desde 2010 e obtiveram nota acima de 0 na redação e uma média aritmética igual ou superior a 450 pontos.

O resultado de alunos selecionados para o Fies e para o P-Fies no primeiro semestre de 2020 será divulgado em 26 de fevereiro. Para o primeiro, haverá uma lista de espera; já o segundo terá apenas uma chamada única.