Sesc RN entra para o mapa de atividade de entidade internacional de combate ao câncer

Fecomércio RN

O trabalho de prevenção e conscientização ao câncer desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc RN) colocaram a entidade do Sistema Fecomércio no mapa de atividades da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), que celebra anualmente em 4 de fevereiro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Para lembrar a data, o Sesc RN promoverá uma ação educativa na unidade Rio Branco, por onde passam mil pessoas em média, diariamente, para utilizar o restaurante e a biblioteca. Em todo o Brasil, apenas treze instituições entraram no mapa de atividades da UICC 2020, que prevê mais de 160 ações em todo o mundo. A ação chamará atenção também para a campanha do Março Lilás, dedicada a prevenção do câncer do colo de útero.

O diretor regional do Sesc RN, Fernando Virgilio, afirmou que as ações de prevenção e conscientização são sistemáticas da entidade, portanto, ocorrem ao longo do ano, com ênfase nos meses de reforço das campanhas, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. “Temos um projeto que é referência nacional, em que a unidade do Sesc Saúde Mulher percorre cidades do interior e bairros da capital realizando mamografias e preventivos, gratuitamente. Esta ação do Dia Mundial se somará dentro do nosso calendário sistemático”, comentou.

Em 2019, o Sesc Saúde Mulher realizou 5.906 exames preventivos e 4.627 mamografias, além alcançar 11.281 pessoas com ações educativas. O trabalho preventivo é fundamental, pois dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Entre 2002 e 2019, o projeto atendeu 55.860 mulheres, identificando 585 casos por meio de exame de citologia e outros 494 por mamografia, alcançando 160 mil pessoas com ações educativas.

Outro serviço importante é desenvolvido pelas Clínicas de Odontologia e o projeto Odontosesc, pois apesar de não fazer o rastreamento do câncer, ajuda a combater a doença quando orienta os pacientes durante as consultas sobre os cuidados com a saúde bucal. No último ano, o projeto Odontosesc viabilizou 9.201 consultas e conseguiu beneficiar outras 1.558 em sessões clínicas, levando ações educativas a um total de 15.469 pessoas Desde 2001, realizou 448.913 procedimentos clínicos e 196.980 pessoas tiveram acesso a ações educativas.

Serviço:

O que? Ação Educativa do Dia Mundial de Combate ao Câncer

Onde? Sesc Rio Branco

Quando? 4 de fevereiro, das 11h à 13h.