7 de maio de 2020

Coluna Versátil News

Congresso promulga emenda do Orçamento de Guerra

Agência Brasil

Brasília 60 Anos - Congresso Nacional
Marcelo Casal /Agência Brasil

O Congresso Nacional promulgou na tarde de hoje (7) a Proposta de Emenda à Constituição 10/2020 (PEC 10/20), que trata do Orçamento de Guerra, para combater a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Participaram da cerimônia, além do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara e autor da proposta, Rodrigo Maia, e o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

O presidente da Câmara ressaltou que as duas casas contribuem de forma decisiva para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus com a construção e promulgação da PEC. “Vamos deixar claro com essa promulgação que queremos sair dessa situação com um número menor de perdas de vidas, esse é o principal objetivo, garantia das vidas. Mas também que a gente garanta os nossos empregos, os empregos dos brasileiros e a renda dos mais vulneráveis”, afirmou.

“Essa PEC nos traz essa esperança e essa certeza, que ela tem por objetivo segregar a ampliação necessária dos gastos públicos a esse momento da pandemia e que logo em seguida nós retornaremos à nossa rotina, ao nosso trabalho e teremos condições para que o Brasil possa se recuperar o mais rápido possível”, acrescentou Maia.

Coluna Versátil News

Bolsonaro amplia serviço essencial com construção e indústria

R7

O presidente da República, Jair Bolsonaro
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro ampliou o rol de atividades essenciais que podem funcionar durante o período de enfrentamento do novo coronavírus no país. Decreto publicado nesta quinta-feira (7) inclui o setor de construção civil e as atividades industriais.

Após participar de reunião com empresários no Supremo Tribunal Federal (STF) no início da manhã, Bolsonaro disse que outras categorias serão incluídas “nas próximas horas e nos próximos dias”.

Ele afirmou que está fazendo isso para que esses setores possam funcionar durante a pandemia.

Ressaltou que o funcionamento de atividades que não estão listadas no decreto de atividades essenciais é decidido por Estados e municípios, por determinação do STF.

Coluna Versátil News

Projeto sobre remanejamento de servidores para a Saúde é aprovado na Câmara de Natal

Foto: Divulgação

Em sessão ordinária virtual, os vereadores da Câmara Municipal de Natal votaram nesta quinta-feira (7), em regime de urgência, pela aprovação do Projeto de Lei  128/2020, que autoriza o remanejamento de servidores municipais para que fiquem à disposição da Secretaria Municipal de Saúde, visando atender às demandas prioritárias da Secretaria. Segundo a matéria aprovada, a SMS é o único órgão possível a solicitar este tipo de remanejamento. 

O texto tem proposição do vereador Dickson Júnior (PDT) e objetiva melhorar o combate à pandemia do novo coronavírus em Natal. 
“Em tempos de Coronavírus, nós esperamos que a Prefeitura não precise, mas se precisar, já temos projeto aprovado que autoriza o Executivo a fazer esse tipo de remanejamento. É uma forma mais econômica de atender a uma Secretaria de Saúde, com profissionais qualificados e do próprio quadro”, disse Dickson Junior.

A sessão ordinária também aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei Complementar  do Executivo que institui a opção pelo pagamento de precatórios mediante acordos diretos. De acordo com a mensagem, também deve ser criada e regulamentada a Câmara de Conciliação de Precatórios do Município do Natal, dispondo sobre sua organização e funcionamento, o que deve facilitar o pagamento de precatórios com mais celeridade e com margem para novas discussões. 

Coluna Versátil News

Data da 2ª parcela do auxílio emergencial deve ser anunciada amanhã

Agência Brasil

Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial
Marcelo casal Jr/Agência Brasil

O calendário para pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, que será feito a partir da semana que vem, deverá ser divulgado até amanhã (8). A informação foi dada nesta quinta-feira (7) pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em reunião virtual da comissão mista de deputados e senadores que acompanha as medidas do governo federal para o enfrentamento da covid-19.

Onyx informou também que uma parceria com os Correios está prestes a ser anunciada. Segundo o ministro, a ideia é que a empresa auxilie pessoas que não têm acesso à internet a fazer o cadastro para receber o benefício. O auxílio está previsto para ser pago em três parcelas até junho. Mesmo quem não recebeu a primeira parte e se enquadra nos pré-requisitos do auxílio poderá receber as três parcelas.

O ministro da Cidadania adiantou aos parlamentares que a pasta vai publicar ainda hoje uma portaria que transferirá R$ 580 milhões para o Sistema Único de Assistência Social a serem usados por municípios. O dinheiro poderá ser aplicado na compra de equipamento completo de proteção individual para todos os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios e de alimentos que serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Coluna Versátil News

Primeira Live Solidária do Sesc reunirá artistas potiguares neste sábado

Fecomércio RN

Neste momento de isolamento social, as lives ganharam o gosto popular em todo o Brasil, e com os mais variados conteúdos, ritmos e gostos musicais. Pensando nisso, aliado ao sentimento de ajudar ao próximo e os artistas locais, o Serviço Social do Comércio (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, promoverá, neste sábado (9), a primeira live solidária do Sesc Mesa Brasil, exclusivamente, com artistas potiguares, a partir das 16h30, em seu canal oficial do youtube.

Os mais variados estilos estarão representados, como o axé de Sueldo Soaress, o samba com Marcos Souto, o sertanejo de Valber Fernandes, o forró com Naldinho Ribeiro e a animação popular da Banda Grafith. A apresentação será da comunicadora Manu Pessoa, com transmissão em estrutura montada no Sesc da Rio Branco, seguindo e obedecendo todos os cuidados devido a pandemia do Covid-19. Para acompanhar, basta se inscrever no canal do Sesc RN no youtube.

O objetivo da live solidária do Sesc é a arrecadação financeira e de alimentos, que serão revertidos em 50%  para as instituições beneficiadas pelo Programa Mesa Brasil no RN e outros 50% para a classe artística, uma das mais afetadas devido a pandemia. As doações também poderão ser feitas através de transferência bancária.

Rolar para cima