Comissão da Câmara Municipal de Natal aprova projeto que cria sessão de cinema adaptada para autistas

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal apreciou, nesta terça-feira (12), projetos legislativos em reunião realizada no plenário da Casa, com a participação dos vereadores Sueldo Medeiros (PROS), presidente da comissão, Robson Carvalho (PDT) e Bispo Francisco (PR). Destaque para a aprovação de um texto de autoria do vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade) que estabelece a obrigatoriedade da promoção de sessão azul nos cinemas da capital potiguar.
O objetivo da matéria é oferecer mais oportunidades de lazer para as pessoas portadores do espectro autista, por meio de sessões de cinema adaptadas. De acordo com o vereador Robson Carvalho, a iniciativa chega para ajudar a superar alguns dos desafios sociais e de comunicação de indivíduos com autismo, e uma adaptação da sétima arte pode melhorar essa situação e promover novas experiências à eles.
Ainda na temática da inclusão social, recebeu parecer favorável uma proposição encaminhada pela vereadora Júlia Arruda (PCdoB) que obriga o fornecimento de diplomas e certificados em braille aos alunos com deficiência visual da rede municipal de ensino de Natal. Também foi acatado pelos parlamentares, um projeto encaminhado pelo vereador Ney Lopes Jr. (PDT) sobre a obrigatoriedade de aulas de reforço para crianças com câncer que precisem se ausentar por tempo superior a dez dias de aula para tratamento da doença.
…




