Governo do RN distribui máscaras de proteção para as Câmaras de Dirigentes Lojistas

O Governo do Rio Grande do Norte começou, neste sábado (09), a distribuir kits de máscaras de proteção que irão beneficiar as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de todo o Estado, por meio do Programa RN+Protegido. Serão distribuídas, em lotes, 210 mil máscaras que serão utilizadas pelos colabores das atividades comerciais consideradas essenciais.

Neste primeiro lote, o Programa irá doar 50 mil máscaras que serão partilhadas entre a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL), CDL-Natal, Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Associação Comercial do RN e Federação das Associações Comerciais do RN (FACERN).

As máscaras beneficiarão os lojistas e entidades associadas às CDLs e serão para uso das padarias, supermercados, farmácias, pet shops e demais comércios essenciais que estão autorizados a funcionar de acordo com os decretos estaduais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, participou da entrega e reforçou a importância do trabalho que o Governo do RN vêm desenvolvendo para evitar a propagação do coronavírus. “Estamos aqui na afirmação do compromisso do Governo Fátima Bezerra, através do RN+Protegido, com as lideranças do comércio do Rio Grande do Norte. Serão 200 mil máscaras que vão ser distribuídas no comércio, prioritariamente para pessoas mais vulneráveis das atividades essenciais. Uma ação importantíssima para barrar a transmissão do coronavírus”, ressalta.

O presidente da CDL-Natal, José Lucena, explicou que as 50 mil máscaras recebidas nesse primeiro lote serão distribuídas prioritariamente para as empresas de atividades essenciais. Ele também explicou que a partir de segunda-feira (11), a CDL-Natal retornará o atendimento e os associados que desejam receber as máscaras devem agendar através do telefone (84) 4009-0000.

“Estamos unidos no propósito de proteger, preparar e dar as condições necessárias para que todos trabalhem dentro das regras estabelecidas pelo decreto que determina, dentre outras coisas, a obrigatoriedade do uso de máscaras em vias públicas e para quem está trabalhando. Essa distribuição é de suma importância para proteção da vida das pessoas e para redução desta doença e, consequentemente, para que possamos exercer nossas atividades com segurança”, explica José Lucena.

DOAÇÃO

Na ocasião, O Governo do RN recebeu para o Programa RN+Unido a doação da Indústria Becker de 10 mil litros de sabonete líquido para higienização das mãos. O Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes, agradeceu e ressaltou a importância da doação. “O Governo do RN recebeu mais uma doação da Indústria Becker, dessa vez de sabonete líquido, para ajudar no combate ao coronavírus. O Governo e a sociedade agradecem esse importante gesto da empresa em prol da saúde da população potiguar”, finalizou.  

RN+PROTEGIDO

O programa RN+Protegido já distribuiu 200 mil máscaras de tecido doadas pela Guararapes, que atua como âncora das 78 oficinas do Pró-Sertão reativadas para a produção dos itens. Para dar prosseguimento à ação, o Governo do Estado adquiriu, a preço de custo, 3 milhões de máscaras, que seguem sendo produzidas pelas oficinas. Toda a matéria-prima foi doada pela Guararapes. Foram investidos R$ 1,1 milhão relativos a esta primeira etapa e 900 mil máscaras já foram recebidas pelo Governo do Estado.

O RN+Protegido é um programa liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com participação da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), e parceria com o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e da indústria têxtil do RN, em especial Coteminas e Guararapes. A distribuição é coordenada pela Controladoria Geral do Estado que e as solicitações de doações podem ser feitas pelo e-mail disponibilizado para o programa (rnmaisprotegido@gmail.com).

A lista completa de municípios e entidades contempladas está disponível no Portal da Transparência do Estado (transparencia.rn.gov.br). A consulta também pode ser realizada por contato telefônico, pelo número (84) 3190-0700.