4 de junho de 2022

Coluna Versátil News

G1: Sesap alerta para baixa procura da vacina contra Influenza e sarampo no RN


Sesap alerta para baixa procura da vacina contra Influenza e sarampo no RN — Foto: Secom/SMS

Sesap alerta para baixa procura da vacina contra Influenza e sarampo no RN — Foto: Secom/SMS

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) demonstra preocupação com a baixa procura por vacinas contra a Influenza e sarampo. No último relatório divulgado, no dia 31 de maio, dados da plataforma RN + Vacina apontam que as campanhas atingiram 31% e 37% do público-alvo, respectivamente.

Na sexta-feira (3), Natal ampliou a faixa etária para vacinação contra a gripe e, neste sábado (4), passou a vacinar pessoas a partir de 50 anos. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um escalonamento por idade “com intuito de evitar aglomerações nos pontos de vacinação”, segundo destacou o secretário George Antunes.

 

Confira o calendário de vacinação contra a Influenza de acordo com a idade em Natal:

  • 03/06 – 55 anos +
  • 04/06 – 50 anos +
  • 06/06 – 45 anos +
  • 07/06 – 40 anos +
  • 08/06 – 35 anos +
  • 09/06 – 30 anos +
  • 10/06 – 25 anos +
  • 11/06 – 20 anos +
  • 13/06 – 15 anos +
  • 14/06 – 10 anos +
  • 15/06 – 05 anos +

Coluna Versátil News

Câmara Municipal de Natal: Câmara entrega Título de Cidadão Natalense a Nazih Lawar Husseini

Câmara entrega Título de Cidadão Natalense a Nazih Lawar Husseini

Nazih Lawar Husseini nasceu em Beirute, capital do Líbano, mas, sendo filho de brasileira, é brasileiro nato, segundo a Constituição Federal de 1988. E, a partir desta sexta-feira (03), ele também é natalense, com título de cidadania outorgado pela a Câmara Municipal de Natal, por proposição do vereador Klaus Araújo (SD).

“Nazih é uma personalidade merecedora desta que é a maior honraria concedida por esta Casa, tendo em vista seu currículo, bem como os evidentes serviços prestados por ele ao Município, como advogado, servidor público e cidadão. Por isso, propus esse Título com muita honra”, justificou o propositor da cidadania.

O mais novo cidadão natalense chegou à cidade aos 13 anos de idade, em 1985, quando a família deixou o Líbano, em razão da guerra que acometia o país. Aqui já residiam os avós maternos dele, Salma Almeida Lauar e Neif Mahmoud Lauar, grande comerciante na época, proprietário da loja Tic-tac, localizada na Av. Rio Branco, Cidade Alta. Nazih Husseini é formado em Direito pela Universidade Potiguar, pela qual também concluiu Pós-graduação em Processo Civil. Em Natal, onde sempre residiu desde que chegou ao Brasil, exerceu a advocacia em causas cíveis, penais e trabalhistas, e atualmente é servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

“Já me sentia natalense e hoje recebo esse Título de Cidadania com muita honra e alegia, para ser natalense oficialmente”, agradeceu Nazih, ao lado da esposa Hannellore Husseini, que comemorou a cidadania do marido. “Ele morou aqui a maior parte da vida e pertence a uma família que tem raízes e muitos serviços prestados a Natal”, ressaltou.

Representando o prefeito Álvaro Dias, o ouvidor geral do Município Sérgio Alves, ratificou que é justa e merecida a cidadania concedida ao advogado e servidor público de origem libanesa. A juíza Luciana Lima, do 7º Juizado Cível Especial da Comarca de Natal, onde Nazih é chefe de secretaria, representou o TJRN.

 

Coluna Versátil News

Fecomércio: CNC lança campanha que mostra presença do comércio nos momentos mais importantes da vida dos brasileiros

CNC lança campanha que mostra presença do comércio nos momentos mais importantes da vida dos brasileiros

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou, no dia 31/05, a campanha Momentos para mostrar como o comércio está presente em diversas situações da vida dos brasileiros. Com divulgação em canais de TV e digitais, a entidade convida o público a se engajar no tema, postando fotos e vídeos em mídias sociais com a hashtag #emtodososmomentos.

A ação também conta com um filme institucional, produzido pela agência de comunicação Calia e pela AMV8 Produções, com direção de Guilherme Simas e direção de fotografia de Kleber Macedo. Com 60 segundos de duração, o vídeo será veiculado em canais abertos e fechados até o dia 12 de junho.

O gerente executivo de comunicação da CNC, Elienai Câmara, ressalta que a campanha é uma mensagem de que comércio e serviços estão tão inseridos nas rotinas de todos, que, muitas vezes, isso passa despercebido. “É uma reflexão sobre a participação desses setores tão importantes não apenas para a economia, geração de renda e empregos, mas para momentos marcantes de nossas vidas”.

Coluna Versátil News

Assembléia Legislativa: Assembleia Legislativa esclarece servidores sobre eleições 2022

Assembleia Legislativa esclarece servidores sobre eleições 2022

Uma parceria entre a Escola da Assembleia e a Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte resultou no seminário “Eleições 2022: Visão Prática”, que aconteceu nesta sexta-feira (03), na sede da Casa Legislativa. O conteúdo do evento focou no funcionamento do processo eleitoral brasileiro, com esclarecimentos sobre o que é legítimo e o que afronta a moralidade da disputa eleitoral deste ano.

Para o procurador-geral da Assembleia Legislativa e coordenador do evento, Sérgio Freire, é um momento importante de integração, aprendizado e troca de experiências entre os servidores e assessores parlamentares da Casa. “Este é um evento inédito, que trouxe palestrantes exclusivamente da Casa Legislativa. É uma satisfação e uma abertura de portas. Todo evento que traz atualizações, a gente tem um crescimento coletivo”, disse.

O diretor da Escola da Assembleia, João Maria de Lima, observou que a Escola busca trazer cursos de acordo com as demandas dos setores. “As eleições se avizinham e nos últimos pleitos nós observamos muitas perdas de mandato por irregularidades, então cursos como este são importantes para esclarecimentos”, falou.

Os primeiros palestrantes, Lucas Sampaio e Alberto Quirino falaram sobre os reflexos da Lei Geral de Proteção de Dados no processo eleitoral, com destaque para a competência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fiscalizar a proteção de dados nas eleições e a utilização dos dados pessoais dos eleitores pelos candidatos nas propagandas eleitorais na internet.

Em seguida, Cristiano Barros apresentou questões sobre improbidade e inelegibilidade (repercussões da nova Lei de Improbidade Administrativa), comentando sobre a interferência da Lei no próximo pleito eleitoral.

O servidor Renato Guerra tratou sobre arrecadação e prestação de contas. Ele falou sobre as contas bancárias específicas de candidatos e partidos, doações de campanhas, com destaque na inovação das doações pela internet. O servidor Klebet Carvalho falou sobre condutas vedadas para agentes públicos no período eleitoral.

No dia 2 de outubro os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de outubro.

Coluna Versátil News

Prefeitura de Parnamirim: Notícias  Prefeitura segue com vacinação neste sábado

Notícias  Prefeitura segue com vacinação neste sábado

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) segue com a vacinação contra a Covid-19, Influenza e Tríplice Viral em todo o município. Neste sábado (4) tem abertura de grupo novo.

Confira o cronograma completo:

  • COVID-19 para toda a população a partir de 5 anos:
  • D4 para profissionais de saúde e pessoas a partir de 50 anos que tomaram a D3 há 4 meses;
  • D3 para adolescentes de 12 a 17 que tomaram a D2 há 4 meses;
  • D4 em idosos a partir de 60 anos que tomaram a D3 há 4 meses;
  • D1 para todos a partir de 5 anos;
  • D2 para as crianças de 6 a 11 anos que tomaram a D1 de CoronaVac há 28 dias;
  • D2 para as crianças de 5 a 11 anos que tomaram a D1 de Pfizer há 56 dias;
  • D3 para toda a população a partir dos 18 anos que tomou a D2 há 4 meses;
  • D3 para IMUNOSSUPRIMIDOS, respeitando o intervalo de 28 dias entre a D2 e D3;
  • D4 para IMUNOSSUPRIMIDOS, a partir dos 12 anos, que tomaram a D3 há 4 meses;
  • D2 de OXFORD/ASTRAZENECA naqueles que tomaram a D1 há 90 dias;
  • D2 de PFIZER naqueles que tomaram a D1 há 21 dias;
  • D2 de CORONAVAC naqueles que tomaram a D1 no prazo de 28 dias;
  • D2 da JANSSEN naqueles que tomaram a D1 há 2 meses, com a própria JANSSEN.

INFLUENZA 

• Gestantes e puérperas;

• Idosos a partir de 60 anos;

• Povos indígenas;

• Professores;

• Profissionais de saúde;

• Comorbidades;

• Pessoas com deficiência permanente;

• Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

• Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de
passageiros urbano e de longo curso;

• Trabalhadores portuários;

• Funcionários do sistema prisional;

• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

• População privada de liberdade.

TRÍPLICE – Rubéola, Sarampo e Caxumba para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Rolar para cima