20 de julho de 2022

Coluna Versátil News

Dia do Trabalhador Doméstico: casos de abuso e trabalho análogo à escravidão ainda fazem parte da realidade atual

Entre 2017 e 2022, Ministério do Trabalho contabilizou 46 empregadas domésticas resgatadas; professora de Direito destaca direitos da categoria

Em meio à popularidade do podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, que traz à tona caso de trabalho análogo à escravidão envolvendo família da elite paulistana e uma empregada doméstica nos anos 80 e 90, se mostra recorrente a necessidade de divulgação dos direitos garantidos a esses trabalhadores.

O crime que ganhou fama atualmente ocorreu há 20 anos nos Estados Unidos, mas não é incomum que casos semelhantes sejam divulgados até os dias atuais aqui no Brasil: dados do Ministério do Trabalho e Previdência informam que, entre 2017 e 2022, 46 trabalhadoras domésticas foram resgatadas de um cotidiano de abusos e serviço sem remuneração. Só em 2022 foram sete casos e, no mês de maio, repercutiu nacionalmente o caso de uma mulher de 86 anos resgatada no Rio de Janeiro após 72 anos sendo submetida a condições de trabalho criminosas.

Neste cenário, a docente do curso de Direito da Estácio, Danielle Medeiros, destaca que a ampla divulgação da legislação trabalhista, bem como saber onde é possível procurar ajuda, são imprescindíveis para combater casos de abusos como os citados.

“Infelizmente, em pleno avanço da tecnologia e do acesso ao conhecimento, ainda nos deparamos com o resgate dessas domésticas em trabalho análogo ao escravo. Por isso, nós, enquanto sociedade, precisamos ampliar a discussão sobre os direitos trabalhistas dessas profissionais e divulgar as redes de apoio para casos assim, seja promovendo palestras, distribuindo panfletos, realizando rodas de conversa ou lives”, analisa a especialista.

Danielle informa que há canais online que podem ser utilizados pelas vítimas, como o sistema de coleta de denúncias no site do Ministério Público do Trabalho e a página da central de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência, que também conta com o telefone 158 para contato.

Direitos da categoria

Comemorado nesta sexta-feira, 22 de julho, o Dia Internacional do Trabalho Doméstico foi estabelecido há 95 anos, nos Estados Unidos, para valorizar a categoria que envolve não apenas a pessoa que cuida da limpeza e organização da casa.

No Brasil, apenas em 2013 com PEC das Domésticas, é que a categoria profissional de trabalhadores domésticos conquistou certa igualdade com os demais trabalhadores urbanos e rurais. Mas alguns direitos, como os relativos aos depósitos e multa do FGTS, só foram regularizados com a Lei Complementar nº 150/2015 (LC 150/2015), que estabeleceu o sistema Simples Doméstico (eSocial Doméstico) como obrigatoriedade legal a todos os empregadores domésticos.

De acordo com a legislação, entende-se por empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua – por mais de dois dias por semana – de forma subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas. Dessa forma, profissões como cozinheira, babá, chofer, governanta, cuidadora de idosos, jardineiro, dentre outras, também podem estar incluídas na categoria.

A advogada pontua que todos esses trabalhadores devem ser contratados, de forma obrigatória, com registro via assinatura de Carteira de Trabalho (CTPS).

“A assinatura da carteira de trabalho é uma garantia para o empregado doméstico de direitos como o salário mínimo ou piso estadual, uma jornada de trabalho de até oito horas diárias ou 44 horas semanais, seguro contra acidentes de trabalho, hora extra, adicional noturno, pagamento de 13°, repouso semanal remunerado, férias, FGTS, vale transporte, seguro-desemprego, licença maternidade e outros benefícios”, garante a advogada citando a legislação.

Além disso, é vedado ao empregador efetuar descontos no salário do empregado por fornecimento de alimentação, vestuário, higiene ou moradia, bem como por despesas com transporte, hospedagem e alimentação em caso de acompanhamento em viagem.

Segundo dados da Pnad Contínua do IBGE, no quarto trimestre de 2021, 76% dos trabalhadores desse ramo não possuíam carteira assinada. Na prática são quatro milhões de pessoas na informalidade, e as mulheres representam a maioria (92%).

Entretanto, caso haja comprovação do vínculo empregatício, a advogada pontua que há como recorrer aos direitos perdidos durante os anos de trabalho que deveriam ter sido formalizados. “Pode se buscar reconhecimento de todo período de vínculo, com o pagamento das verbas trabalhistas nos últimos 5 anos, bem como, o pagamento de indenização em caso de dano moral, se houver comprovação”, afirma Danielle.

Coluna Versátil News

Progressistas fazem convenção estadual domingo em Natal

O Partido Progressistas – PP vai realizar sua convenção estadual no próximo domingo (24), das 10h às 15h, na sede social do América Futebol Clube, em Natal. A diretoria estadual do partido, presidida pelo deputado federal Beto Rosado, convida todos os seus convencionados e afiliados para a Convenção Estadual, com a finalidade de decidir sobre as eleições 2022.

Na ocasião, estarão presentes os pré-candidatos a deputado federal já apresentados no último dia 28 de maio, quando aconteceu o Encontro Estadual, com uma grande participação de lideranças da legenda, filiados e amigos.

Coluna Versátil News

NESTE SÁBADO (23): Aulão gratuito faz revisão para o Enem 2022 em Natal

Iniciativa acontece neste sábado (23); para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível

Estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem) terão aulão de revisão gratuito neste sábado (23), em Natal. Esta é uma oportunidade para aprender e tirar dúvidas sobre as áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A aula acontece das 8h às 13h, nas salas .COM 01 e .COM 02 da Universidade Potiguar (UnP) Zona Norte, localizada no Shopping Estação. Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível. As inscrições devem ser feitas no site: bit.ly/aulaounpzn.

No aulão, vão ser revisados conteúdos das áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Vão participar os professores Fininho (Biologia), Jailson Nobre (Física) e Adriano Barros (Matemática).

“Somos a única Instituição de Ensino Superior privada dessa região da cidade e essa iniciativa gratuita reforça um compromisso que está na alma de nossa Universidade: transformar o país por meio da educação”, afirma o gerente da UnP Zona Norte, Helder Sabino.

O aulão de revisão gratuito é uma realização da Universidade Potiguar em parceria com o CDF Colégio e Curso Zona Norte.

Coluna Versátil News

Subsecretaria do Trabalho da Sethas oferece hoje 174 vagas de empregos no Sine

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, por meio do SINE-RN, oferece hoje, dia 20 de julho, 174 vagas de empregos para Natal, Mossoró, São José de Mipibu, Caicó, Parnamirim, Currais Novos e regiões.Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.Todas as oportunidades estão sujeitas a alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário acessar o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento para Seguro Desemprego?Ligue: (84) 3190-0783 e 3190-0788.O atendimento é de segunda a sexta, das 7:30h às 13:30h.Siga o Sine-RN no Instagram: @sine.rn para maiores informações sobre os serviços do SINE Estadual RN.                                       NÚMERO DE VAGAS POR MUNICÍPIONatal e Região MetropolitanaCOLETOR DE RESÍDUOS HOSPITALARES    01 Vagas para Pessoas com Deficiência – PCDBOMBEIRO HIDRÁULICO      02 Mossoró e RegiãoBORRACHEIRO   01CONSULTOR       01ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES   01EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS    01ENCANADOR      05MECÂNICO DE MOTOR A DIESEL     01MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO       02MONTADOR DE MÓVEIS E ARTEFATOS DE MADEIRA            01OPERADOR ELETROMECÂNICO    01PROMOTOR DE VENDAS    01RECEPCIONISTA DE HOSPITAL     01TÉCNICO DE ENFERMAGEM     01VENDEDOR PRACISTA    01VENDEDOR PRACISTA    01 Parnamirim e RegiãoCARTAZEIRO      01CHEFE DE DEPÓSITO     01CHEFE DE SEÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS            01CONFERENTE DE CARGA E DESCARGA    04CONFERENTE DE FATURAS E NOTAS FISCAIS    02  EMPACOTADOR, A MÃO       10ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO    01FIEL DE DEPÓSITO      10GERENTE DE PRODUÇÃO      01OPERADOR DE CAIXA    75OPERADOR DE EMPILHADEIRA      06SUPERVISOR DE CAIXAS E BILHETEIROS (EXCETO CAIXA DE BANCO)       02VENDEDOR PRACISTA    10 Currais Novos e RegiãoAJUDANTE DE ELETRICISTA    01AUXILIAR ADMINISTRATIVO    01SERVENTE DE OBRAS    20TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO     01VENDEDOR PORTA A PORTA    01 São José de Mipibu e RegiãoCARREGADOR (ARMAZÉM)   02 Caicó e RegiãoAUXILIAR DE COZINHA            01COZINHEIRO DE RESTAURANTE    01 Total geral = 174 vagas

Coluna Versátil News

Idema participa do Workshop de Programas Socioambientais, da Engie Brasil

O evento acontece durante toda a quarta-feira (20), no Imirá Plaza Hotel & Convention, na Via Costeira.

Representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema participam, nesta quarta-feira (20), do Workshop de Programas Socioambientais do Conjunto Eólico Santo Agostinho, da empresa Engie Brasil. O evento acontece durante todo o dia, no Imirá Plaza Hotel & Convention, na Via Costeira. A Engie atua na geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas.

O Conjunto Eólico Santo Agostinho fica localizado nos municípios de Lajes e Pedro Avelino, a 120 km de Natal. A nova unidade amplia o portfólio da Companhia em energias renováveis e aumenta a oferta no Mercado Livre de Energia. O Conjunto Eólico Santo Agostinho tem investimento da ordem de R$ 2,2 bilhões e deve gerar cerca de mil empregos na região, com a entrada em operação comercial prevista para ocorrer até março de 2023.

O foco do evento, que acontece durante todo o dia, é apresentar uma série de iniciativas desenvolvidas pela empresa com foco na conservação dos recursos naturais, comunicação, programas de recuperação de áreas, benefício das comunidades no entorno dos empreendimentos e serviços e na minimização de impactos negativos sobre o meio ambiente.

A abertura aconteceu às 9h, com falas dos representantes da Engie, Giuliano Pasquali, João Wendel e Thiago Gonçalves, e, também, do diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, que ressaltou a importância de iniciativas de educação ambiental junto ao desenvolvimento econômico e sustentável dos empreendimentos. Após esse momento, iniciaram as apresentações sobre o Programa de Gestão Ambiental e de Monitoramento dos Riscos Ambientais; Programa de Resgate, Manejo e Monitoramento de Fauna; Programa de Resgate de Flora, Programa de Educação Ambiental, Programa de Monitoramento de Ruídos, Programa de Monitoramento dos Sistemas de Drenagem e Recursos Hídricos, entre outros.

No período da tarde, acontecerão apresentações sobre o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas; Programa de Controle de Processos Erosivos, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos; Programa de Comunicação Social; Plano de Ocupação e Projetos Sociais, e, por fim, o encerramento do evento com a palavra de autoridades locais e nacionais sobre a temática energética.

“É um compromisso essencial das empresas atenderem à legislação ambiental, para que os empreendimentos, desde antes da fase de implantação até a operação sejam submetidos a análises bastante criteriosas e responsáveis, quanto aos impactos causados sobre o meio ambiente e às pessoas. Esse é um momento importante para estimular o debate, o conhecimento às novas possibilidades e o compartilhamento das temáticas socioambientais”, disse o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

O Idema é representado no evento pelos membros das equipes de Educação Ambiental, Núcleo de Energias, os setores de Fauna e Flora, Cadastro Ambiental Rural, Secretaria Executiva, Gabinete e Assessoria Técnica.

Rolar para cima