9 de agosto de 2022

Coluna Versátil News

Prefeitura entrega reforma da Praça do Cruzeiro

Um dos equipamentos públicos mais tradicionais da Vila de Ponta Negra foi entregue nesta segunda-feira (08) totalmente requalificado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. O espaço conta agora com um novo passeio, com acessibilidade, bancos novos, pintura geral, iluminação em LED – que aumenta a luminosidade da área e consome menos energia-, além da implantação de um caramanchão. O tradicional cruzeiro foi mantido e revitalizado. Dentro da estrutura do caramanchão foi implantada uma Academia ao Ar Livre. Outra novidade foi a disponibilização do sinal de internet livre e de alta velocidade dentro do programa “Wi-fi Natal” executado em parceria da Prefeitura com o Ministério das Comunicações.

Além disso, o Beco das Cores, uma via que dá acesso à orla da praia de Ponta Negra, também foi requalificado pela gestão municipal. O local ganhou novos painéis em arte grafite e iluminação, valorizando personagens importantes da cultura da região. As ações executadas na Vila de Ponta Negra fazem parte do conjunto de iniciativas integradas da Prefeitura em todas as regiões da cidade, visando criar espaços públicos de lazer e convivência.

“Estamos entregando hoje a Praça do Cruzeiro completamente renovada, reestruturada, com academia ao ar livre e sinal de internet grátis e de alta velocidade. Esse é um dos equipamentos públicos mais importantes e tradicionais da Vila de Ponta Negra. Também requalificamos o Beco das Cores. Estamos oferecendo aos moradores áreas de convivência para a prática de atividades esportivas e lazer. Essas nossas ações também potencializam a vocação turística da região, movimentando os pequenos negócios locais, gerando emprego, renda e oportunidade”, disse o prefeito Álvaro Dias.

A secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur) é a responsável pelas melhorias nos equipamentos públicos. O titular da pasta, Irapoã Nóbrega, fez um balanço positivo do trabalho realizado pelas equipes da secretaria e destacou o trabalho integrado entre os órgãos da Prefeitura que tem contribuído para modernizar diversas praças, ruas e vias em toda a cidade: “A Prefeitura trabalha em conjunto e de forma integrada. Essa união tem feito a diferença na vida da população. Na última semana inauguramos o Parque Ecológico de Capim Macio e hoje estamos entregando a Praça do Cruzeiro reformada. Seguindo a orientação do prefeito Álvaro Dias vamos continuar executando obras estruturantes que geram mais qualidade de vida em toda a cidade”, completou.

A Prefeitura está executando ainda a reforma da Praça da Igreja da Sagrada Família, nas Rocas, bem como requalificando a Praça Engenheiro Abel Menezes. Os locais estão recebendo melhorias nos passeios públicos, novos equipamentos, como bancos, lixeiras, pintura, acessibilidade, projeto paisagístico e de iluminação.

Coluna Versátil News

Sediado na UFRN, agricultura familiar é tema central do 60º Congresso da SOBER

 

Secretário Alexandre Lima (SEDRAF) apresentou dados que comprovam a importância do segmento para produção de alimentos saudáveis.

Números que evidenciam o fortalecimento da agricultura familiar no Rio Grande do Norte foram apresentados pelo secretário de estado Alexandre Lima no primeiro painel do 60º Congresso da SOBER – Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. O evento começou na manhã desta segunda-feira (08) e segue até quinta-feira (11), no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte| (UFRN). O tema central é “Agricultura Familiar, Sistemas Agroalimentares e Mudanças Climáticas: Desafios Rumo aos ODS”. O evento será aberto oficialmente na noite desta segunda-feira, no Auditório da Reitoria.

Titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste e professor licenciado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Lima destacou que os programas e projetos implementados pelo Governo do RN e demais estados nordestinos potencializam a produção de alimentos saudáveis pela agricultura familiar, seguindo como base o Programa de Alimentos Saudáveis – PAS Nordeste.

“Nós precisamos colocar a agricultura familiar como protagonista de um processo inovador, que tem outra forma de produzir alimentos e de alimentar a população, e essa forma tem uma centralidade muito concreta que é a produção de alimentos saudáveis”, afirmou.

Desde a criação da SEDRAF, em 2019, à implementação de políticas públicas como o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar (PECAFES), que adquiriu R$ 25 milhões em produtos da agricultura familiar de produtores(as) potiguares, e outros como Sementes Crioulas, Algodão Agroecológico Potiguar e perfuração de poços com energia solar, o governo do Rio Grande do Norte tem atuado para fortalecer o segmento que contribui para produzir 70% dos alimentos que chegam à mesa da sociedade.

“Todos os nossos programas e projetos se baseiam na transição agroecológica. Temos atuado na contramão do governo federal, que tem contribuído para o desmonte das políticas públicas de incentivo à agricultura familiar. Eu poderia passar horas aqui listando essas ações e a primeira delas foi a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA]. Nossos convênios com o MAPA, que tratam de regularização fundiária, são datados de 2012 e 2017”, exemplificou.

O painel “Conjuntura Político-Econômica: perspectivas para os próximos 4 anos”, coordenado por Alcido Elenor Wander, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), foi dividido com mais dois painelistas: Guilherme Soria Bastos Filho, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e Luciano Nakabashi        , da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).

Na próxima quarta-feira (10), o secretário Alexandre Lima volta ao evento para participar da atividade “Inclusão produtiva rural, agricultura familiar e a agenda do debate”, com Mireya Eugenia Valencia Perafan, Vahíd Vahdat e Cidonea Machado Deponti, no Auditório do NEPSA II (CCSA), das 16h30 às 18h30. Mais informações no site https://www.even3.com.br/sober2022/

Coluna Versátil News

Garota VIP Natal confirma Léo Santana, Zé Felipe e Taty Girl; venda de ingressos começa nesta terça-feira (9)

O projeto Garota VIP Natal confirmou as atrações que vão estar com Wesley Safadão no show que acontece dia 15 de outubro, na Arena das Dunas.  A venda de ingressos começa nesta terça-feira (9) no site Virtual Ticket .Com produção da Clap Entretenimento, o projeto vai trazer Léo Santana, Zé Felipe e Taty Girl a Natal para o show que vai amanhecer o dia em um dos maiores projetos do entretenimento no Brasil e o principal de Safadão.Para se ter ideia da dimensão do projeto Garota VIP, a edição realizada em Fortaleza neste ano teve público estimado em 30 mil pessoas. Antes de Natal, o projeto acontece no Rio de Janeiro, Goiânia e Belém.Mais informações no perfil @maisclap_ no instagram.

Coluna Versátil News

Subsecretaria do Trabalho da Sethas oferece hoje 317 vagas de empregos no Sine

Oportunidades são para Natal, Mossoró,  João Câmara, Parnamirim, São José de Mipibu e Currais Novos
A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, por meio do SINE-RN, oferece hoje, dia 09 de agosto, 317 vagas de empregos para Natal, Mossoró,  João Câmara, Parnamirim, São José de Mipibu e Currais Novos e regiões.Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.Todas as oportunidades estão sujeitas a alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário acessar o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento para Seguro Desemprego?Ligue: (84) 3190-0783 e 3190-0788.O atendimento é de segunda a sexta, das 7:30h às 13:30h.Siga o Sine-RN no Instagram: @sine.rn para maiores informações sobre os serviços do SINE Estadual RN.       NÚMERO DE VAGAS POR MUNICÍPIONatal e Região MetropolitanaANALISTA DE CRÉDITO (INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS)    01ARTE-FINALISTA    01AUXILIAR DE COZINHA            01AUXILIAR DE LIMPEZA    02AUXILIAR TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO    01BOMBEIRO HIDRÁULICO    02CICLISTA MENSAGEIRO    05CONFEITEIRO    01CORRETOR DE IMÓVEIS    06COSTUREIRA EM GERAL    01CUMIM    01ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES COMERCIAIS E RESIDENCIAIS    01ENCARREGADO DE AÇOUGUE    01ENCARREGADO DE OBRAS    01ESTETICISTA    01INSTALADOR DE EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO    04MECÂNICO     01MECÂNICO DE AUTO EM GERAL    01MONTADOR DE VIDROS    02MOTOFRETISTA    12MOTORISTA OPERADOR DE BETONEIRA    01PADEIRO    01PEDREIRO    05PROJETISTA DE MOLDES    02TOPÓGRAFO    02VENDEDOR PRACISTA    01 Vagas para Pessoas com Deficiência – PCDAUXILIAR DE LIMPEZA    02BOMBEIRO HIDRÁULICO    02CUMIM    01 Mossoró e RegiãoAÇOUGUEIRO    01AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA DE MERCADORIA    01AUXILIAR DE COZINHA            02CONSULTOR    01COSTUREIRA EM GERAL    01COZINHEIRO DE RESTAURANTE    01ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES    01ENCANADOR    05MECÂNICO DE AUTOMÓVEL    01MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS (MANUTENÇÃO)    01MOTORISTA DE CAMINHÃO-GUINCHO PESADO COM MUNK    01VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA    01VENDEDOR PRACISTA    01VENDEDOR PRACISTA    01 Vagas para Pessoas com Deficiência – PCDASSISTENTE ADMINISTRATIVO    1 Parnamirim e RegiãoAUXILIAR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA    01CARTAZEIRO    01CHEFE DE DEPÓSITO    01CHEFE DE SEÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS    01CONFERENTE DE CARGA E DESCARGA    04CONFERENTE DE FATURAS E NOTAS FISCAIS    02ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO    01FIEL DE DEPÓSITO    10FISCAL DE CAIXA    09GERENTE DE PRODUÇÃO    01OPERADOR DE CAIXA    75OPERADOR DE EMPILHADEIRA    06REPOSITOR DE MERCADORIAS    60SUPERVISOR DE ATENDIMENTO AO CLIENTE    03SUPERVISOR DE CAIXAS E BILHETEIROS (EXCETO CAIXA DE BANCO)       02Vagas para Pessoas com Deficiência – PCDEMPACOTADOR, A MÃO    05ESTOQUISTA    01OPERADOR DE CAIXA    05REPOSITOR DE MERCADORIAS    07 São José de Mipibu e RegiãoENTREVISTADOR DE CAMPO    06 João Câmara e RegiãoAGENTE DE VENDAS DE SERVIÇOS    03SUPERVISOR DE VENDAS COMERCIAL    01VENDEDOR PRACISTA    01 Currais Novos e RegiãoAJUDANTE DE ELETRICISTA    01AUXILIAR ADMINISTRATIVO    01AUXILIAR DE LIMPEZA    02AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL    02SERVENTE DE OBRAS    20TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO    01VENDEDOR PORTA A PORTA    01 Total geral = 317 vagas
Coluna Versátil News

Dia dos Pais deve injetar R$ 63 milhões no comércio do Rio Grande do Norte

A Fecomércio RN divulga os resultados da pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais em Natal e Mossoró.  A data, que este ano será comemorada em 14 de agosto, contribui com o aquecimento das vendas, especialmente de artigos voltados ao público masculino em vários segmentos do comércio. O objetivo do estudo foi identificar os perfis de compras e auxiliar empresários e lojistas a entenderem o que o consumidor deseja consumir, dando mais eficiência ao planejamento das vendas.

 

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, comenta que, ao todo, a expectativa é de que mais de R$ 63 milhões sejam injetados no comércio do Rio Grande do Norte, por ocasião da celebração.

 

De acordo com a pesquisa, cerca de 400 mil natalenses devem ir às compras, o que representa uma injeção de, aproximadamente, R$ 51 milhões no comércio da capital potiguar.  O número é 15,8% maior do que o computado na mesma pesquisa realizada em 2021, que estimava movimento em torno de R$ 44 milhões na economia de Natal.

 

Os dados da Fecomércio RN mostram uma disposição maior dos consumidores em presentear os pais: neste ano, 51,9% dos natalenses afirmaram que pretendem ir às compras. No ano passado, 47,8% dos consumidores tinham intenção de presentear os entes queridos nesta data comemorativa.

 

As mulheres (55,3%) são a maioria entre os entrevistados que responderam à pesquisa, contra 48,3% dos homens que pretendem presentear os pais na data comemorativa. A maioria é jovem, com idades entre 18 e 24 anos (65,4%). Em relação ao grau de escolaridade, a maioria dos que vão às compras têm ensino superior ou mais, com 55,8%. No quesito renda familiar, a intenção de consumo é maior entre os que possuem rendimentos acima de 10 salários mínimos (81,8%).

 

Entre as categorias de produtos buscados, os setores já tradicionalmente comercializados ganham força na data comemorativa: 54,7% afirmaram que irão presentear com itens de vestuário, 19,3% calçados e acessórios, enquanto perfumaria/cosméticos correspondem a 16,8%.  Os demais tipos de presentes citados foram eletroeletrônicos ou celulares (5,4%), joias ou relógios (2,8%), entre outros (2,4%).

 

De acordo com o levantamento, serão presenteados os pais (81,6%), maridos (22,2%), sogros (4,1%), avôs (3,5%), entre outros parentes. A maioria dos consumidores pretende comprar um item, com 63,7% das citações. Já 30,6% comprarão dois produtos e 5,7% comprarão três ou mais.

 

Em relação aos gastos com presentes, para 40,1% dos natalenses consultados, o gasto será de R$ 51,00 a R$ 100,00. Já 33,4% dos entrevistados deverão priorizar presentes entre R$101,00 e R$ 200,00, enquanto 15,3% gastarão cifras superiores a R$ 200,00. Em Natal, na média, o consumo no Dia dos Pais 2022 será de R$ 126,43, de acordo com estudo da Fecomércio RN. O gasto é 5,8% nominalmente maior do que o revelado na pesquisa de 2021 (R$ 119,49).

 

Pagamento 

 

A maioria dos consumidores que vão às compras pretende pagar os itens à vista. Essa é a intenção de 54,1% dos entrevistados, um aumento de 13,3 pontos percentuais na comparação com o mesmo levantamento feito em 2021. Sobre o pagamento parcelado, 45,9% pretendem utilizar essa modalidade, queda de 8,7 pontos percentuais em relação à 2021.

 

No quesito local da compra, os shoppings lideram a preferência dos consumidores, com 47,5% das intenções. Cabe registrar que esta expectativa indica um aumento de 7 pontos percentuais acerca dos dados de 2022. As compras no comércio de rua aparecem logo a seguir com 35,7% das indicações dos consumidores. As compras pela internet aparecem com 9,6%.

 

Mossoró 

 

Com base nos dados levantados pelo Instituto Fecomércio RN, estima-se que aproximadamente 87 mil mossoroenses devam ir às compras no período que antecede o Dia dos Pais, o que representa um incremento de quase R$ 12 milhões no comércio de Mossoró. O valor é 15,2% superior ao registrado na mesma pesquisa realizada em 2021, que movimentou pouco mais de 10 milhões de reais na economia do município.

 

A pesquisa revela que 46,3% dos consumidores mossoroenses pretendem presentear no Dia dos Pais. O resultado é próximo ao registrado no ano passado, com variação de 1,4 ponto percentual menor em relação à intenção de consumo apurada em 2021 (47,7%). As mulheres apresentam-se mais favoráveis a intenção de compra com 53,7%.

 

 

Já as categorias de produtos que os consumidores pretendem presentear no Dia dos Pais envolvem itens de vestuário (40,6%), perfumaria e cosméticos (26,5%), calçados e acessórios (20,9%) e eletroeletrônicos (6,4%).

 

Os mossoroenses declararam que os principais fatores que vão influenciar as suas decisões para a escolha do presente serão baseados principalmente nas ofertas e promoções (52,8%). A marca do produto aparece com 22,5% das respostas. A maioria dos que vão às compras afirmaram que pretendem comprar um item, com 65,2% das respostas. 26,2% comprarão dois produtos e 8,6% comprarão três ou mais itens para presentear.

 

Para 32,2% dos consultados que vão às compras, o investimento será de R$ 101,00 a R$ 200; 27,1% deverão priorizar presentes acima de R$ 200,00; e 21% dos mossoroenses que vão às compras almejam gastar até R$ 100,00. Importante ressaltar que 19,7% dos entrevistados, no momento da pesquisa, disseram que ainda não decidiram quanto irão desembolsar para compra dos produtos.

 

O valor médio que os consumidores revelaram estar dispostos a pagar por presentes será de R$ 136,91. Comparado à Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais realizada no ano passado, quando o preço revelado foi de R$ 117,40. Houve um aumento nominal do valor médio de 16,6%.

 

Já em referência à forma de pagamento, a pesquisa do Instituto Fecomércio verificou que, em Mossoró, a compra parcelada (52,4%) deve superar a aquisição à vista (43,8%). Quando ao local de compra, 43,5% dos consumidores pretendem comprar no comércio de rua e 28,9% em shoppings. Outros 12,5% devem manter a preferência pelos canais de internet.

Rolar para cima