Dia da saudade celebra memórias e afetos

 

No dia 30 de janeiro, é celebrado o Dia da Saudade, uma data dedicada a recordar e honrar a memória de entes queridos e as experiências que moldaram a vida.

Neste dia, a saudade é abordada como um sentimento multifacetado, capaz de envolver mentes e corações de maneiras diversas. Ele se manifesta por meio da ausência de amigos distantes, da lembrança de animais de estimação, dos momentos vividos no passado ou até mesmo daqueles que já não compartilham mais a vida neste plano.

A psicologia propõe uma abordagem singular à saudade, vendo-a como uma oportunidade que o amor proporciona. Em meio à ausência, compreender a importância do processo de luto torna-se fundamental para a reconstrução dos vínculos e a superação do sofrimento.

A psicóloga especialista em luto Simône Lira, do Cemitério, Funerária e Crematório Morada da Paz, destaca que a saudade, embora acompanhe a dor da perda, é um sentimento importante e reconfortante, representando uma conexão eterna com aqueles que foram amados em vida.

“É natural sentir saudade, e este é um componente vital do processo emocional. A dor pode ser grande, mas a saudade, de certa forma, conecta o indivíduo às boas lembranças e ao afeto compartilhado”, destaca Simône Lira.

Além disso, uma pesquisa da Universidade de Southampton revelou que a saudade desempenha um papel crucial como resposta imunológica psicológica. Esse sentimento emerge em períodos de dificuldades, funcionando como um mecanismo de defesa psicológico.

Para superar a saudade, a psicóloga Simône Lira compartilha três abordagens valiosas:Honrar e celebrar a memória: organizar rituais ou atividades que honrem a memória da pessoa querida pode proporcionar conforto e uma sensação de conexão.

Encontrar significado na perda: refletir sobre o significado da perda e buscar maneiras de encontrar propósito e crescimento pessoal pode ajudar na jornada de superação.

Buscar apoio: compartilhar sentimentos com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental pode auxiliar no processo de luto e proporcionar apoio emocional. Nesse ponto, o Morada da Paz apresenta uma alternativa conhecida como o Chá da Saudade, que oferece acolhimento, escuta e orientações para as pessoas vivenciarem o processo de luto da melhor maneira.

No Dia da Saudade, são recordados não apenas as ausências, mas também os laços que foram perdurados nos corações de quem ficou. Nesse quesito, a reflexão sobre o passado pode contribuir para um presente pleno e uma perspectiva de futuro com significado.

Chá da SaudadeO Morada da Paz, uma empresa do Grupo Morada com atuação nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, tem oferecido aos seus clientes paraibanos o serviço Chá da Saudade, que tem o objetivo de ajudar os enlutados a compartilhar as experiências, dores e superações, refletir e redescobrir a importância da vida. A iniciativa busca acolher, escutar e orientar as pessoas a vivenciar o processo de luto da melhor maneira possível e é realizado pela Psicologia do Luto do Morada da Paz de forma gratuita aos clientes.

Segundo Simône Lira, o encontro é um espaço de apoio e escuta, onde as pessoas podem compartilhar suas vidas, sua perda e saudade.Para participar é preciso fazer a inscrição no site do Morada da Paz. Em seguida, é realizada uma triagem pelas psicólogas especialistas em luto da empresa, para verificar se o mais recomendado é que o cliente participe dos encontros ou seja encaminhado para uma psicoterapia. O enlutado participa conforme a sua necessidade, não existindo a obrigatoriedade de ir.

Simône Lira explica que é através do acolhimento e amparo dos profissionais, que o projeto permite que o enlutado não se sinta sozinho em sua dor. “O feedback que recebemos dos clientes é que eles nos têm como referência, segurança e uma rede de apoio. A iniciativa do Morada da Paz com o Chá da Saudade ajuda as pessoas a construírem um sentido para a dor que estão sentindo, por isso é tão importante termos esse espaço de escuta e acolhimento para eles”, ressalta a psicóloga.

Para mais informações, basta acessar: www.moradadapaz.com.br/cha-da-saudade.