28 de fevereiro de 2024

Coluna Versátil News

Michelle Rincon estreia programa “Saúde e Cia” na TV Tropical


Neste sábado, dia 02 de março, a TV Tropical | Record apresenta o novo programa  da sua grade, “Saúde e Cia”, liderado pela telejornalista Michelle Rincon e produzido pela Praia Filmes. Com quase três décadas de experiência em comunicação, Michelle retorna à emissora onde iniciou sua carreira em 1995/1997 para trazer conteúdo relevante e de impacto.

“Saúde e Cia” é um programa composto por  entrevistas, reportagens  e dicas essenciais para o bem-estar. A ideia é ocupar na TV  uma lacuna editorial no segmento de promoção da qualidade de vida. Com quadros  como “Nutri Responde”, “Terapias Especiais”, “Inovação em Saúde”, “Em Movimento” e “Fala, Doutor”, o programa promete ser uma fonte valiosa de informações para uma vida mais equilibrada e longeva.

A estreia neste sábado, às 14:30, traz exemplos e estudos que apontam a importância do exercício físico para a mente e o corpo. Com insights valiosos compartilhados por especialistas renomados,
“Saúde e Cia” está pronto para se tornar um marco na programação, promovendo conhecimento e inspirando mudanças positivas.

TV Tropical | Record – Inspirando uma vida mais saudável e equilibrada.

Coluna Versátil News

Casos graves de dengue têm alta; idosos são os mais afetados

Créditos: Agência Brasil


A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, alertou para o alto número de casos graves de dengue no país – sobretudo entre idosos com algum tipo de comorbidade. A declaração foi dada nesta quarta-feira (28) durante reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

“Esse é nosso pior pico dos últimos anos”, disse Ethel. “Precisamos pensar em uma entrada diferenciada para esses idosos no sistema de saúde. Uma porta de entrada para diagnóstico inicial e, para os pacientes que já estão com dengue e apresentaram piora no quadro, outro tipo de atendimento. Eles não podem competir com todos os outros para serem avaliados”, disse. São mais de 7,7 mil casos considerados grave e com sinais de alarme, conforme dados do ministério.

De acordo com a secretária, apesar do aumento de casos graves, o país registra menor letalidade provocada pela dengue. Os principais sorotipos que circulam no Brasil neste momento, segundo ela, são o 1 e o 2, mas há registros do tipo 3 e do 4. No ano passado, o principal sorotipo em circulação era o 2.

Durante a reunião, em Brasília, a secretária lembrou que, em 2023, o pico da dengue foi registrado entre o final de março e o início de abril. Em 2024, dados da pasta mostram que os primeiros dois meses já ultrapassaram o total de casos registrados durante o pico do ano anterior.

O painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde registra, desde 1º de janeiro, 991 mil casos prováveis de dengue e 195 mortes confirmadas. Há ainda 674 mortes em investigação. O índice de incidência, atualmente, é de 488 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Dia D
No próximo sábado (2), o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, vai realizar o Dia D de combate à doença. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, serão realizadas ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença, como eliminar os criadouros do mosquito transmissor.

Agência Brasil

Coluna Versátil News

Vivas da primeira-dama do colunismo social Hilneth Correia!

Todo dia é dia de festejar a queridíssima Hilneth Correia, a primeira-dama do colunismo social e uma amiga da qual tenho um grande apreço, e que comemorou mais um ano de vida nesta quarta-feira (28). Torço sempre por suas conquistas e espero que tenha muitos anos de vida e saúde para podermos brindar a vida juntos. O dia especial desta valiosa dama da sociedade potiguar, admirada e amada por sua família, amigos e apoiadores de seu trabalho, está sendo muito celebrado.

Coluna Versátil News

Data conscientiza mundo sobre esforços repetitivos e distúrbios relacionados ao trabalho

 

Especialistas comentam sobre as LER/DORT e como preveni-las corretamente dentro e fora do ambiente corporativo

 

Nesta quarta-feira (28), o mundo voltará sua atenção para o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Esta data destaca a importância da prevenção e conscientização sobre os riscos dessas condições que afetam milhões de trabalhadores em diferentes setores.

 

As LER/DORT representam um conjunto de doenças que afetam músculos, tendões, ligamentos, nervos e articulações, resultantes de movimentos repetitivos, posturas inadequadas e esforços excessivos no ambiente de trabalho. Com o avanço da tecnologia e a predominância de atividades laborais que exigem o uso constante de dispositivos eletrônicos, a incidência dessas condições tem aumentado significativamente.

 

Segundo o fisioterapeuta e professor da área, Murilo Ribeiro, as LER/DORT representam um problema de saúde pública que requer atenção constante. O especialista é docente da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima.

 

“É fundamental conscientizar os trabalhadores sobre a importância da ergonomia no ambiente de trabalho, promovendo a adaptação correta dos postos de trabalho, como ajustes precisos na altura do monitor e da cadeira, por exemplo, pausas para descanso e a prática de exercícios físicos que fortaleçam a musculatura e previnam essas lesões,” destaca.

 

Por outro lado, Ribeiro enfatiza a responsabilidade dos empregadores em criar condições propícias para o desempenho das atividades profissionais, minimizando os riscos de desenvolvimento dessas doenças. O professor ressalta ainda a necessidade de investimentos em políticas de saúde ocupacional e programas de prevenção.

 

“A abordagem preventiva é a chave para reduzir a incidência das LER/DORT. Campanhas educativas, treinamentos e a implementação de medidas ergonômicas são medidas essenciais para preservar a saúde de todos. A colaboração entre todos é essencial para criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. Afinal, a promoção da qualidade de vida no trabalho é um investimento valioso para a sociedade, frisa o docente.

 

Hábitos saudáveis

A contribuição de um profissional de educação física pode ser valiosa para a prevenção das LER/DORT. Esse especialista pode incorporar uma rotina de exercícios específicos no dia a dia para fortalecer os músculos.

 

“A prática regular de atividades físicas é uma peça fundamental na prevenção de lesões musculoesqueléticas. Exercícios que fortalecem a musculatura envolvida nas tarefas diárias, como os membros superiores, inferiores e o core, são essenciais para promover a estabilidade e resistência necessárias durante a jornada de trabalho”, explica o professor de Educação Física da UnP, Leandro Medeiros da Silva.

 

Silva também ressalta a importância de exercícios que envolvam o alongamento e fortalecimento da região cervical e lombar, áreas frequentemente afetadas pelas LER/DORT. “Incorporar rotinas simples de alongamento e fortalecimento pode melhorar a postura, reduzir a tensão muscular e prevenir dores crônicas relacionadas ao trabalho repetitivo,” opina.

 

Além disso, ele sugere a inclusão de pausas ativas ao longo do dia, com exercícios simples que podem ser realizados no próprio local de trabalho. “Movimentos como rotação de ombros, flexão e extensão de pulsos, e pequenas caminhadas podem estimular a circulação sanguínea e minimizar a sobrecarga nos músculos, contribuindo para a prevenção das LER/DORT”, pontua Leandro.

Coluna Versátil News

ADP anuncia novo gerente-geral Brasil & VP de Service Delivery Latam

ADP

 

Luiz Bernabé retorna ao Brasil assumindo novos desafios na ADP

A ADP, empresa global líder em soluções de gestão de capital humano, anunciou Luiz Bernabé como gerente geral Brasil e VP Service Delivery Latam na companhia. O executivo será responsável por toda a área operacional no País e a gestão da área Service Delivery para América Latina.

Bernabe esteve à frente da operação de Chile, Argentina e Peru nos últimos 3 anos, baseado em Santiago, no Chile.

Em seus mais de oito anos na ADP, passou por diferentes posições tais como diretor de Service Excellence and Business Transformation, gerente geral da Argentina e diretor senior de Marketing e Estratégia para América Latina.

Graduado em Administração de Empresas com MBA pela University of Chicago Booth School of Business, acumula uma sólida experiência anterior à ADP, principalmente no mercado financeiro.

“Retorno às operações da ADP no Brasil com o objetivo de continuar aumentando a oferta de serviços e produtos, consolidando o crescimento da companhia e levando aos clientes cada vez mais soluções em recursos humanos inovadoras, que garantam eficiência e acelerem a digitalização de processos das empresas”, explica o executivo.

Sobre a ADP (Nasdaq-ADP)A companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo potencial no trabalho. Os serviços e produtos da empresa para RH, talento, benefícios, folha de pagamento e compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas. Saiba mais em: https://www.adp.com.br e https://br.adp.com/sobre-a-adp/central-de-imprensa.aspx.

Rolar para cima