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Instagramável e delicioso, WeLov Bistrô inaugura no Natal Shopping

Natal Shopping

Restaurante já tem unidades em Maceió e Recife e aporta na capital potiguar com espaço de 607m² na zona Sul da cidade

Com pratos que unem o sabor da gastronomia com apresentações criativas e coloridas, o We Lov Bistrô está de portas no Natal Shopping. O restaurante inaugurou nesta terça-feira (16) e ocupa uma área de 607m² com capacidade para 120 pessoas, e cardápio que contempla da culinária contemporânea à confeitaria.

A marca já possui unidades em Recife e Maceió e promete conquistar quem busca experiências diferenciadas em um ambiente instagramável e acolhedor. “Aqui, o natalense pode esperar uma vivência gastronômica sensacional, nunca antes vista na cidade. Trazemos no nosso bistrô carros chefes como a nossa lasanha de camarão e o filé à parmegiana, a parte do café e o nosso diferencial, que é a nossa patisserie”, adianta o gerente executivo do restaurante, João Paulo Paulino.

O cardápio do bistrô contempla pratos principais com carnes vermelhas, frutos do mar, massas e saladas. Já o café traz salgados, sanduíches, itens da viennoiserie francesa como croissant, pain au chocolat e o NY Roll feitos com massa folhada; acompanhados de tortas, entremets, bolos, verrines e tarteletes que adoçam o paladar. Para finalizar, drinks alcoólicos, uma seleção de bebidas com cafés e refrescos acompanham uma seleção de sobremesas. 

Para Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping, a adição do WeLov Bistrô ao mix de lojas do empreendimento renova os ares e atrai os clientes que apreciam boas preparações. “Buscamos constantemente marcas que agreguem qualidade e identidade ao shopping, e o WeLov chega para fortalecer essa proposta e despertar novos motivos para o cliente nos visitar e permanecer”, acrescenta.

Além do menu, a decoração do restaurante é uma atração à parte. “Em toda a unidade a gente coloca um tema. O de Maceió é  um balão mágico, dentro do restaurante em Campina Grande é uma concha e aqui em Natal a gente trouxe um tom mais maduro, não só para o público infantil, que vai ser muito bem atendido na nossa brinquedoteca, mas para toda família aproveitar”, completa João Paulo.

SERVIÇO – Abertura do WeLov Bistrô
Onde: Piso L2, Natal Shopping
Funcionamento: das 10h às 22h, de domingo a domingo

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Energia que Transforma, projeto do SENAI-RN, vai levar capacitação gratuita a 300 jovens de Serra do Mel

Por meio da iniciativa, serão oferecidos cursos de Eletricista instalador predial e Eletricista instalador industrial no município, para pessoas com idades entre 16 e 18 anos

O projeto “Energia que Transforma”, do SENAI-RN, foi selecionado no 2° Edital de Projetos Incentivados 2025 – Leis de Incentivo Federal, da Transportadora Associada de Gás (TAG), e vai levar capacitação profissional gratuita, em 2026, a jovens de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte.

Por meio da iniciativa, serão oferecidos cursos de Eletricista instalador predial e Eletricista instalador industrial no município, com duração de 160 horas, cada – o equivalente a dois meses de estudos. 

O projeto vai beneficiar 300 pessoas, com idades entre 16 e 18 anos. A previsão é a formação de 12 turmas, com 25 alunos cada. 

De acordo com a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Amora Vieira, “o diferencial da iniciativa é a entrega da formação localmente, com a oferta, pela primeira vez, desses cursos no município”.

O processo seletivo será iniciado em março e o começo das atividades está programado para abril. O objetivo, segundo a proposta aprovada no edital, é desenvolver competências técnicas, socioemocionais e empreendedoras nos participantes, ampliando as perspectivas de inserção futura no mercado de trabalho.

Oportunidades

“O SENAI-RN tem trabalhado para ampliar a presença em locais de interesse da indústria, nas cidades do interior. É uma estratégia importante da nossa atuação, levar o conhecimento para campo, para que as pessoas possam acessar com mais facilidade as oportunidades em qualificação profissional de qualidade”, diz Amora Vieira.

“Com essa estratégia e com a atuação da TAG investindo na formação dessas pessoas localmente e de forma gratuita para os alunos, temos uma união de esforços para transformar vidas nas cidades elegíveis para essa iniciativa”, acrescenta.

As aulas serão presenciais, com conteúdos teóricos e práticos e vão abordar desde normas técnicas, até questões relacionadas à segurança, cidadania e ética profissional. 

Por meio do edital, serão destinados aproximadamente R$ 1,37 milhão como patrocínio da TAG às atividades do projeto. Os recursos são oriundos do Fundo para a Infância e Adolescência – FIA, autorizado pela Lei Federal 8.069/1990 e criado em 1991 pela Lei nº 8.242. O projeto terá duração de 18 meses. 

A quantia integra os R$ 57,85 milhões previstos no edital da empresa para apoio a iniciativas em diferentes áreas, provenientes de benefícios fiscais oferecidos por leis federais de incentivo. O objetivo, de acordo com informações divulgadas pela TAG, foi selecionar projetos que contribuam para o desenvolvimento cultural, ambiental, econômico e social, com foco na democratização e descentralização do investimento, nas áreas de influência das atividades da empresa.

O projeto “Energia que Transforma”, do SENAI, foi enquadrado na Lei de Incentivo aos Direitos da Criança e do Adolescente, que contempla iniciativas que contribuam para a inclusão social de crianças e adolescentes, que promovam a garantia do direito à vida e saúde, educação, liberdade e à convivência familiar e comunitária desse público.

Ao todo, 73 projetos foram aprovados no Brasil. O processo de avaliação contou com três fases, incluindo análise de documentos, avaliação qualitativa dos projetos e seleção pela Comissão Avaliadora, além de avaliação de due diligence ética realizada conforme critérios previstos em normativo interno da TAG.

SAIBA MAIS – Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente

O Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente – que será fonte de recursos para o projeto Energia que Transforma – financia ações voltadas a crianças e adolescentes em todo o país. Os recursos vêm, por exemplo, de deduções do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas (ou seja, de parte do imposto de renda de pessoas físicas ou jurídicas), de verbas do orçamento da União e contribuições nacionais e internacionais.

A gestão é feita pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), com cadastro junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Empresas podem destinar até 1% do Imposto de Renda devido aos Fundos da Infância e Adolescência ou ao Fundo do Idoso, em âmbito municipal, estadual ou nacional.

Fontes: Governo Federal | Conselho Federal de Contabilidade

SOBRE A TAG

A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás do país, com mais de 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de dez estados brasileiros. São cerca de 3.700 km na região costeira do Brasil – nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro –, e outros aproximados 800 km no Amazonas.

A Companhia tem como acionistas a ENGIE, com 50% de participação, importante player na transição energética global, com o propósito de acelerar a transição para uma economia neutra em carbono e que, no Brasil, é líder em energia 100% renovável, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Os demais 50% pertencem ao CDPQ, grupo de investimentos global com forte atuação no Brasil.

SOBRE O SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria, em Mossoró); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para formação profissional em hidrogênio verde, em parceria com a Alemanha.

A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&D) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG) e da FAETI (Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais).

Primeiro do Brasil a se tornar signatário do Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU), o SENAI do Rio Grande do Norte tem a atuação alinhada a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam, de forma geral, acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.

Em 2024, a instituição recebeu o “Selo ODS Educação”- um reconhecimento nacional público pela formação das primeiras mulheres especialistas do Rio Grande do Norte em operação e manutenção de parques eólicos. No mesmo ano, foi homenageada pelo Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, pela importância dada às atividades educacionais para proteção da camada de ozônio. Em 2025, seus Centros de Educação e Tecnologias em Natal e Mossoró tiveram 14 projetos selecionados para reconhecimento com o Selo ODS Educação.

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Carnatal 2025 potencial econômico e movimenta R$ 155 milhões, aponta Instituto Fecomércio RN

Pesquisa mostra crescimento expressivo do evento, alta aprovação do público e impacto positivo sobre Comércio, Serviços e Turismo na capital potiguar

O Carnatal 2025 confirmou sua força como um dos principais eventos do calendário econômico e cultural do Rio Grande do Norte. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio RN, a edição movimentou R$ 155 milhões na economia, registrando crescimento de quase 38% em relação ao ano anterior e reforçando o impacto positivo sobre comércio, serviços e turismo em Natal. A divulgação dos dados ocorreu na quinta-feira (18), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, para a diretoria da Clap Entretenimento, organizadora do evento, e imprensa.

A avaliação do público foi consistente: a nota média do evento ficou em patamar elevado de 9,14, e mais de 90% dos participantes disseram pretender voltar na próxima edição, mostrando a fidelidade que reforça a relevância da festa para o calendário turístico-local. A pesquisa envolveu 705 entrevistados entre frequentadores e 200 empresários, com nível de confiança de 95% e margem de erro próxima a 3 pontos.

Do lado do comércio, a percepção também foi de ganho e crescimento. Muitos estabelecimentos ampliaram investimentos para atender ao fluxo do evento: houve aumento médio de faturamento e crescimento no investimento por porte, com destaque para microempreendedores (MEI), que registraram ganhos relevantes no faturamento diário durante a micareta. Para empresários, a avaliação sobre o movimento foi majoritariamente positiva, uma vez que a maior parte considerou o período “bom” ou “muito bom” para negócios.

“O Carnatal se consolida, mais uma vez, como um grande impulsionador da economia local, movimentando o comércio, os serviços e fortalecendo o turismo em Natal. O que a nossa pesquisa mostra é que há um movimento em diversos segmentos, desde o informal, passando pelos microempreendedores, pequenas e grandes empresas. No turismo, por exemplo, tivemos a nossa rede hoteleira lotada para o evento”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Queiroz também destaca o movimento de solidariedade que envolveu o Carnatal. Durante os três dias do evento, foram arrecadadas 100 toneladas de alimentos, das quais 21,4 foram doadas para o Sesc Mesa Brasil. As doações somaram um número recorde e foram entregues a instituições filantrópicas cadastradas no programa, beneficiando quase 6 mil famílias.

O diretor do Carnatal e da Clap Entretenimento, Felinto Filho, comemorou os resultados apresentados pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), que indicam que a festa mais que dobrou sua movimentação econômica nos últimos dois anos. Ele também ressaltou as metas para a próxima edição do evento, de ampliar ainda mais a atração de visitantes e turistas para a capital potiguar, fortalecendo o impacto econômico e a projeção de Natal no cenário nacional.

“O Carnatal tinha como foco alcançar 42% no que diz respeito a participação de turistas nessa edição. Nós batemos esse número, fomos para 44,5%. Quanto mais nacionalizado for a percepção de marca, maior e mais vigoroso será o evento e, de igual forma, também será mais motivador para quem aqui reside, consome e gosta do Carnatal. Podemos destacar outros pontos como a regionalização do evento e a noção de pertencimento dos diversos setores da economia, que ficaram nítidos neste levantamento”, declara.

A pesquisa completa está disponível em fecomerciorn.com.br/pesquisas.

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Brasil ganha primeiro painel público de indicadores da saúde digital com parceria inédita entre Saúde Digital Brasil (SDB) e Serasa Experian

Saúde Digital Brasil - SDB

 

Número de atendimentos remotos cresceu 15 vezes, saltando de 200 mil em 2020 para mais de 3,1 milhões em 2025

O Brasil passa a ter, pela primeira vez, um retrato oficial e transparente do uso da telemedicina no país. A Saúde Digital Brasil (SDB) e a Serasa Experian lançam o Painel de Indicadores da Saúde Digital, a primeira base nacional com dados consolidados de atendimentos digitais entre 2020 e 2025.

De acordo com os primeiros resultados do painel, o número de atendimentos remotos saltou de 200 mil em 2020 para mais de 3,1 milhões em 2025, totalizando quase 8 milhões de consultas digitais realizadas no período. O painel também revela que 98% dos atendimentos aconteceram por vídeo, consolidando a telemedicina como uma prática segura, humana e acessível.

Além disso, os dados do novo indicador também revelaram que 72% das consultas são resolvidas e finalizadas no ambiente digital, fator que evidencia toda a eficácia da medicina à distância. Ainda nesse recorte, 36% dos atendimentos geram solicitações de exame aos pacientes, 26% são capazes de emitir atestados quando necessário, 15% prescrevem medicações controladas e apenas 6% terminam com encaminhamento para outra especialidade ou médico presencial.

“A criação desse painel é um marco histórico de maturidade e credibilidade para o mercado de saúde digital no país. Tem como objetivo fornecer dados inéditos do setor e o Brasil passa a ter acesso a uma fotografia clara, validada e segura sobre o comportamento e os resultados dos atendimentos médicos digitais, que vai munir iniciativas pública e privada com informações essenciais que podem dar embasamento para priorização de investimento, desenvolvimento e governança de projetos voltados à saúde, um setor que cresceu exponencialmente nos últimos cinco anos e para o qual informação de qualidade e tecnologia são fundamentais para sustentar esse crescimento”, afirma Carlos Pedrotti, presidente da Saúde Digital Brasil.

 Transparência inédita para o ecossistema da saúde

Desenvolvido pela Serasa Experian, o painel foi criado a partir do processamento e padronização técnica de bases de dados enviadas por empresas privadas que oferecem serviços de saúde digital, incluindo serviços prestados à saúde privada e pública via SUS. Todos os dados anonimizados foram validados pela datatech e tratados em ambiente seguro, sem coleta de informações sensíveis de pacientes, médicos ou instituições.

Para Valdemir Bertolo, CEO da Serasa Experian, a criação do painel inaugura uma nova etapa de governança e transparência no uso de dados no setor de saúde: “A digitalização da saúde se tornou um pilar fundamental para garantir acesso, eficiência e qualidade no cuidado, principalmente em contextos que necessitam do acesso rápido aos profissionais e da ampliação da oferta em regiões com menor capilaridade presencial. Como uma datatech, que atua com dados, tecnologia e inteligência analítica para otimizar a tomada de decisão, trabalhamos no desenvolvimento desse painel a fim de embasar análises do setor de saúde que podem indicar tendências de comportamento e usabilidade. Esse tipo de aplicação tecnológica, que transforma insights em movimentações relevantes dentro do segmento, é o que nos move no sentido da inovação, da democratização da saúde no Brasil e da construção de um futuro melhor para todos”.

A telemedicina segue em expansão por todo o Brasil, se consolidando como uma das principais ferramentas para ampliar o acesso e a continuidade do cuidado em saúde. O relatório idealizado pela SDB e desenvolvido pela Serasa Experian também revela dados demográficos sobre a ferramenta proporcionais à população de cada Estado frente ao número de habitantes.

Veja abaixo as TOP5 regiões que mais realizaram consultas digitais ao longo dos últimos anos:

Como o painel ajuda a transformar a saúde no Brasil

O Painel de Indicadores da Saúde Digital consolida diretrizes sobre ética, segurança da informação, interoperabilidade e humanização no cuidado digital. Ele permitirá compreender quem utiliza a telemedicina, em que regiões, quais especialidades são mais demandadas, o tempo de atendimento e os desfechos clínicos, criando um retrato robusto e tecnicamente validado do setor.

Ainda de acordo com o painel, algumas das especialidades médicas mais buscadas pelos brasileiros são a de Clínico geral, Clínica Médica (médico especializado em diagnósticos e medicações mais completas) e Psiquiatria. A Medicina da Família, a Ginecologia e a Pediatria, entre outros, também têm forte procura.

Confira no gráfico a seguir as 10 principais especialidades de consultas realizadas:

Evento de lançamento

O Painel de Indicadores da Saúde Digital será apresentado oficialmente ao mercado em um evento exclusivo no dia 3 de dezembro, na sede da Serasa Experian, em São Paulo, e que contará com a presença de autoridades do setor, representantes de empresas de tecnologia e saúde, além de lideranças governamentais e acadêmicas, em um debate sobre o futuro da telessaúde e a importância dos dados para políticas públicas baseadas em dados.

Metodologia

Os dados desta primeira edição abrangem o período de 2020 a 2025 e foram enviados em remessa única e anonimizada pelas empresas participantes, seguindo etapas de upload em plataforma segura pela Serasa Experian. A SDB não recebeu e nem manipulou as bases individualizadas. A Serasa Experian conduziu o processamento, a validação técnica e a padronização dos dados. Nenhum dado sensível foi coletado e não há identificação de empresas, pacientes ou profissionais.

Sobre a Saúde Digital Brasil

Criada em 2020, a Saúde Digital Brasil (SDB) é a entidade que representa o setor empresarial de saúde digital no país. Reúne empresas que desenvolvem tecnologias e prestam serviços em telessaúde, atuando para que a inovação no cuidado em saúde avance com segurança, ética, qualidade e inclusão, sempre orientada ao interesse público e à responsabilidade social.

A SDB conecta sociedade civil, governo e mercado em torno de um propósito comum: ampliar o acesso a uma saúde digital responsável e centrada no paciente, contribuindo para que a transformação digital da saúde seja sustentável e baseada em evidências.

Com legitimidade institucional e protagonismo técnico, a SDB fortalece o ecossistema por meio de promoção de boas práticas, grupos de trabalho ativos, produção de conhecimento de referência, articulação regulatória e iniciativas de impacto, como o Painel de Indicadores Setoriais, que dá visibilidade aos dados reais do setor, impulsiona boas práticas e apoia decisões mais efetivas na gestão da saúde no Brasil.

Guiada pelos valores de inovação, qualidade assistencial, colaboração, ética, segurança e privacidade, a SDB representa empresas que estão moldando o presente e o futuro da assistência em saúde no país.

Seu compromisso é promover uma saúde mais moderna, eficiente e humana, assegurando que a transformação digital beneficie toda a população brasileira.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

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UnP fortalece parceria com o Hospital Memorial para Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia

A Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, celebra um termo de aditamento com o Hospital Memorial São Francisco, em Natal, reforçando a parceria institucional no Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A novidade vai beneficiar egressos do curso de Medicina da UnP, integrante da Inspirali, Ecossistema que atua na gestão de 15 escolas médicas em diversas regiões do Brasil, e de outras instituições de ensino.

A UnP figura como instituição parceira, ao lado da Liga Contra o Câncer e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap RN). Com o novo termo, a Universidade Potiguar ampliará sua contribuição nas ações conjuntas voltadas ao ensino, à formação médica especializada e à qualificação profissional, seguindo as diretrizes que regem o Programa de Residência Médica no país.

“Ao unir esforços com instituições de referência, fortalecemos a integração ensino-serviço e ampliamos oportunidades de aprendizagem que impactam diretamente a qualidade da assistência à saúde no nosso estado”, pontua a reitora da UnP, Bárbara Azevedo.

A parceria fortalece o compromisso da universidade com a formação de especialistas e com a integração ensino-serviço, essencial para o desenvolvimento da saúde e da prática clínica qualificada. Dessa forma, a UnP contribui oferecendo seu know-how em biblioteca virtual, com acesso às principais bases indexadas voltadas à Medicina, potencializando o aprendizado e a formação de profissionais altamente qualificados.

“O programa de residência em ortopedia do HMSF reforça a capacidade técnica de nosso corpo clínico e a nossa vocação para a formação médica. A parceria com as outras instituições foram fundamentais para que conseguíssemos a aprovação pelo MEC”, revela o diretor médico do Hospital Memorial São Francisco, doutor Ivan Cardoso.

Contrapartida

Além disso, a UnP também assume uma contrapartida institucional voltada às melhorias estruturais e operacionais da unidade. A iniciativa reafirma o papel da universidade como parceira estratégica na consolidação de programas formativos que impactam diretamente a qualidade da assistência e o fortalecimento do sistema de saúde do Rio Grande do Norte.

“Essa parceria representa uma nova porta de entrada para os nossos egressos do curso de Medicina, que agora passam a contar com mais uma oportunidade de formação especializada em um serviço de excelência. A Residência em Ortopedia e Traumatologia fortalece o percurso formativo dos nossos profissionais e reafirma o compromisso da UnP com a oferta de caminhos sólidos para o desenvolvimento da carreira médica”, comemora a Líder de Práticas e Links Externos, Maísa Suares.

As inscrições para o Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia seguem abertas até 31 de dezembro. Mais informações no link:
forms.gle/kr7gtg1GxyAiGTpt7.

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Com evento inédito, Marina Itajaí reúne ‘ecossistema do mar’ em dezembro

O 1º Conexão Marina Itajaí, evento de seminovos, de 4 a 7 e de 11 a 14 de dezembro, terá barcos, serviços como escola náutica, despachante e test drives. O evento, com visitação gratuita, promete desmistificar a navegação e simplificar a vida de quem quer comprar, habilitar ou equipar a sua embarcação para a alta temporada.

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LINK PARA DOWNLOAD DE FOTOS:

https://drive.google.com/drive/folders/1YfNMPG3NBD0we1_sNGCz4gz_Umz7ZGeH?usp=sharing

Créditos: Divulgação.

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Dezembro, 2025 – Para quem sonha em navegar ou já tem uma embarcação e precisa prepará-la para o verão, o caminho ficou mais simples. Itajaí, no litoral catarinense, o principal polo náutico do Brasil, sediará em dezembro a primeira edição do Conexão Marina Itajaí, um evento que reunirá todo o “ecossistema do mar” em um só complexo. O evento acontecerá em dois finais de semana (de 4 a 7 e de 11 a 14 de dezembro), tem entrada gratuita, e vai oferecer uma experiência completa de lazer e serviços, mesmo para quem nunca subiu em um barco.

Do sonho à habilitação: O Conexão Marina Itajaí foi desenhado para eliminar a burocracia do universo náutico e trazer opções de alta qualidade para variados perfis. O visitante pode ir dos píeres a um restaurante internacional, enquanto resolve questões essenciais:

Para comprar: Expositores de peso estarão com lanchas seminovas de 25 a 60 pés expostas, abertas para visitação e com possibilidade de test drive em alguns modelos. Os amantes dos esportes náuticos também encontrarão jets, scooters aquáticas e modelos para a prática de wake surf e wakeboarding.

Para habilitar: A Bravo Zulu Escola Náutica estará presente para orientar sobre cursos de habilitação (Arrais e Motonauta) e a regularização de documentos junto à Marinha.

Para equipar e customizar: O evento reunirá empresas especializadas em equipamentos e motores como: Mastermarine, HSU/Yanmar, Prime/Volvo Penta;  design de interiores (Almare Design Náutico), e serviços de manutenção (Carioca Fibras, Anchor Serviços, JRG Corp e Multinox) para deixar o barco pronto para a temporada.

“Nosso objetivo com o Conexão Marina Itajaí é reunir todo o ecossistema náutico em um só lugar e, além disso, todas as empresas que apresentam seus produtos no evento já atuam aqui, mais uma referência e segurança na hora da compra. Isso facilita a jornada do visitante, que consegue comparar modelos, consultar especialistas, resolver documentação e planejar a próxima temporada em poucas horas,” afirma Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

A proposta do evento é transformar a visita técnica em um passeio em família. A Marina Itajaí complementa com sua estrutura, paisagens e gastronomia de alto padrão O público pode circular pelos píeres e, na mesma programação, almoçar ou jantar em restaurantes como o Zebuino Parrilla e Fogo e o Zephyr Seafood & Nikkei, que oferecem vistas privilegiadas para a baía.

SERVIÇO

O que: Conexão Marina Itajaí

Quando:  04 a 07 de dezembro e de 11 a 14 de dezembro (de quinta a domingo)

Onde: Marina Itajaí – Av. Carlos Ely Castro, 100 – Centro, Itajaí/SC

Horários: Quinta e domingo das 11h às 17h, sexta e sábado das 11h às 20h

Entrada: Gratuita.

Sobre a Marina Itajaí

Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Zebuino Parrilla e Fogo, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.

Mais informações: https://www.marinaitajai.com/

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Plástico recolhido em mutirão vira brinquedo de Natal para crianças de projetos sociais em Itajaí

A Marina Itajaí vai destinar cerca de 130 brinquedos educativos feitos com plástico reciclado às crianças atendidas pelo Parque Dom Bosco e pela Casa Biel, referências no atendimento social infantil em Itajaí. O material foi coletado no mutirão Baía Limpa, que reuniu mais de 100 voluntários durante a 6ª Semana Lixo Zero, em iniciativa contínua de conscientização em parceria com a ONG Eco Local.

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LINK PARA DOWNLOAD DE FOTOS

https://drive.google.com/drive/folders/1TemV0c1sxg-2do9VouARGo5Vxv8VQq9T?usp=sharing

Créditos: Descrito nos arquivos.

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Dezembro, 2025 – A Marina Itajaí vai encerrar o ano com uma ação que integra solidariedade e cuidado com o meio ambiente. Cerca de 130 brinquedos de Natal produzidos com plástico reutilizado serão destinados às crianças atendidas pelo Parque Dom Bosco, obra social que há mais de 60 anos atende crianças e adolescentes no contraturno escolar, e pela Casa Biel, instituição que acolhe crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e suas famílias, em Itajaí. O material usado na fabricação dos brinquedos, incluindo 1,3 quilo de tampinhas de garrafa PET, é fruto do mutirão de limpeza “Baía Limpa”, realizado em outubro no entorno da marina e em áreas próximas ao rio Itajaí-Açu. A transformação dos resíduos em brinquedos é feita em parceria com a ONG Eco Local, que há três anos desenvolve ações conjuntas com o complexo náutico.

A iniciativa mobilizou mais de 100 colaboradores, parceiros e voluntários na coleta de resíduos plásticos descartados de forma irregular na região da Marina Itajaí, em ação que integrou a 6ª Semana Lixo Zero de Itajaí. Após triagem, o material foi enviado para reciclagem e transformado em brinquedos educativos, como carrinhos e baldinhos. Para o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira, o grande diferencial do projeto é transformar resíduo em benefício direto para a comunidade:

“Quando tiramos plástico do rio e devolvemos esse material para a sociedade em forma de brinquedos, criamos um ciclo positivo. Reduzimos o impacto ambiental, estimulamos a conscientização e, ao mesmo tempo, levamos alegria para crianças da região, afirma o diretor da Marina Itajaí. Segundo ele, envolver entidades sociais da cidade é uma forma de aproximar ainda mais o complexo náutico da comunidade.

O projeto terá continuidade nos próximos anos, com novos mutirões de limpeza e desdobramentos em educação ambiental, inspirando outras organizações a adotar práticas mais conscientes e responsáveis.

Sobre a Marina Itajaí

Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Zebuino Parrilla e Fogo, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.

Mais informações: https://www.marinaitajai.com/

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Vai viajar para os EUA? Confira 6 perguntas da imigração que vale a pena treinar em inglês

Para muitos brasileiros, a entrevista de imigração nos Estados Unidos é um dos pontos de maior tensão da viagem, sobretudo pelo receio de não entender o agente ou travar na hora de falar inglês. Normalmente, a conversa é uma checagem direta sobre o motivo da viagem, tempo de estadia, hospedagem, ocupação e recursos financeiros. Especialista explica como treinar respostas simples e objetivas em inglês pode reduzir o nervosismo e tornar a passagem pela imigração mais segura.

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Dezembro, 2025 – A entrevista de imigração nos Estados Unidos não é uma prova de vocabulário sofisticado, e sim uma checagem rápida de informações básicas: motivo da viagem, tempo de permanência, onde o viajante vai se hospedar e como pretende se sustentar durante o período no país. Em geral, as perguntas feitas pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), seguem um roteiro parecido, com frases simples e diretas.

“O agente precisa entender quem é você, por que entrou no país e se sua situação está de acordo com o visto. Quando o passageiro conhece o tipo de pergunta que costuma aparecer e ensaia respostas objetivas em inglês, a conversa fica mais natural e o nervosismo diminui”, afirma Reginaldo Kaeneêne, CEO e fundador da KNN Idiomas. Segundo ele, o treino prévio ajuda o viajante a focar no conteúdo, e não apenas na tradução mental de cada palavra.

Confira seis perguntas frequentes na imigração dos EUA, com exemplos de resposta e dicas de vocabulário para responder com mais segurança, segundo o especialista.

  1. “What is the purpose of your trip?” – Qual é o motivo da sua viagem?

É, quase sempre, a primeira pergunta. O agente quer saber se a viagem é de turismo, negócios, estudo ou visita a familiares.

Sugestões de resposta:

  • “I’m here for tourism.” (Estou aqui a turismo.)
  • “I’m here on vacation with my family.” (Estou de férias com a minha família.)
  • “I’m here for a business conference.” (Vim para uma conferência de negócios.)

Dica: use palavras claras, sem explicações longas. Termos como tourism, vacation, business trip, conference, family visit resolvem a maioria dos casos.

  1. “How long will you stay in the United States?” – Por quanto tempo você vai ficar nos Estados Unidos?

Aqui, o agente confere se o tempo de estadia combina com o tipo de visto e com a passagem de volta.

Sugestões de resposta:

  • “I will stay for ten days.” (Vou ficar dez dias.)
  • “I will stay for two weeks.” (Vou ficar duas semanas.)
  • “I will stay for one month.” (Vou ficar um mês.)

Leve anotado o período exato da viagem e treine números, dias e meses em inglês para responder com firmeza.

  1. “Where will you be staying?” – Onde você vai se hospedar?

O agente verifica se o viajante tem hospedagem definida. Pode ser hotel, casa de amigos ou aluguel de temporada.

Sugestões de resposta:

  • “I’ll be staying at a hotel in Orlando.” (Vou ficar em um hotel em Orlando.)
  • “I’ll be staying at an Airbnb in Miami.” (Vou ficar em um Airbnb em Miami.)
  • “I’ll be staying at my cousin’s house in New York.” (Vou ficar na casa do meu primo em Nova York.)

Dica prática: tenha o endereço em papel ou no celular e, se possível, saiba pronunciar o nome da cidade. Caso não entenda a pergunta, você pode mostrar a confirmação da reserva.

  1. “Do you have a return ticket?” – Você tem passagem de volta?

A pergunta verifica se o visitante planeja sair do país dentro do prazo permitido.

Sugestões de resposta:

  • “Yes, my return flight is on January tenth.” (Sim, meu voo de volta é em 10 de janeiro.)
  • “Yes, I’m returning to Brazil on the thirtieth.” (Sim, volto ao Brasil no dia 30.)

Deixe a data gravada em inglês e, se o agente pedir, mostre o bilhete no celular.

  1. “What do you do for a living?” – O que você faz profissionalmente?

Nesse momento, o agente checa o vínculo do viajante com o país de origem: emprego, negócio próprio, estudos.

Sugestões de resposta:

  • “I’m a teacher.” (Sou professor.)
  • “I’m a student.” (Sou estudante.)
  • “I run my own business.” (Tenho meu próprio negócio.)
  1. “How much money are you carrying?” – Quanto dinheiro você está trazendo?

A pergunta pode incluir não só dinheiro em espécie, mas também cartões de crédito e pré-pagos.

Sugestões de resposta:

  • “I have about one thousand dollars in cash and a credit card.” (Tenho cerca de mil dólares em espécie e um cartão de crédito.)
  • “I have a travel card and some cash.” (Tenho um cartão de viagem e um pouco de dinheiro.)

Não é necessário informar valores exatos, mas a resposta precisa ser compatível com o tempo de estadia e o tipo de viagem.

“Em uma viagem internacional, falar inglês deixa de ser um diferencial e passa a ser condição básica de autonomia. Não é decorar frases prontas, é entender o que está sendo perguntado e ter segurança para responder. Quando o viajante consegue se comunicar em situações como a imigração, transporte ou imprevistos do dia a dia, toda a experiência muda de patamar, porque ele ganha independência e tranquilidade para resolver o que for preciso”, afirma Reginaldo Knn.

Sobre a KNN Idiomas

Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.

Mais informações: www.knnidiomas.com.br

Coluna Versátil News

Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio registra 462 atendimentos gratuitos em 2025

Estácio

 

Direito de Família concentra a maior parte das demandas analisadas pelos estudantes com supervisão dos docentes; novas vagas abrem em março de 2026

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio em Natal encerrou o ano letivo de 2025 com um novo balanço de atendimentos gratuitos realizados pela equipe formada por alunos do curso de Direito e professores orientadores. De fevereiro a novembro, foram contabilizados 462 atendimentos, envolvendo 711 pessoas beneficiadas pelo serviço.

De acordo com o coordenador do NPJ, João Victor Alencar, a maior parte das demandas recebidas no período esteve relacionada ao Direito de Família, especialmente questões envolvendo pensão alimentícia, guarda, regulamentação de visitas e ações de divórcio. “Os atendimentos reforçam o papel do Núcleo como espaço formativo e de cidadania. A comunidade encontra orientação jurídica qualificada e os nossos alunos vivenciam, na prática, desafios e responsabilidades da advocacia”, afirma.

Os atendimentos contam com a supervisão direta de docentes e advogados orientadores, garantindo segurança jurídica aos assistidos e proporcionando aos estudantes contato com diferentes situações reais. A estrutura do NPJ inclui salas individuais de atendimento, espaço de triagem, sala de conciliação e ambientes destinados às simulações de audiência, que auxiliam na formação profissional dos acadêmicos.

Novas vagas a partir de 2026

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio em Natal, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, abre novas vagas para cadastro de assistidos a partir de março de 2026, com calendário divulgado pela instituição.

Para participar da triagem, o interessado deve residir em Natal e comprovar renda mensal de até dois salários-mínimos.

SERVIÇO
O quê: Atendimentos gratuitos do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Natal
Onde: Estácio Natal – Av. Almirante Alexandrino de Alencar, 708, Natal/RN
Quando: Inscrições abertas a partir de março de 2025
Contato: (84) 99689-3573 (WhatsApp) | npj.alexandrino@estacio.br

Coluna Versátil News

Lista de Ano Novo 2026: cuidar da saúde, aprender inglês e organizar as finanças estão no topo

No Réveillon muitos brasileiros aproveitam o simbolismo do recomeço para revisar prioridades e definir metas que possam ser cultivadas ao longo de 2026. A lista costuma incluir objetivos ligados ao bem-estar físico, ao equilíbrio financeiro, ao desenvolvimento profissional e ao aprendizado de novas habilidades.

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Dezembro, 2025 – Todo fim de ano carrega o mesmo ritual: olhar para trás, fazer balanços e projetar o que se deseja mudar. As promessas de Ano Novo já fazem parte da cultura brasileira e revelam desejos reais de transformação na saúde, na vida financeira, na carreira e no desenvolvimento pessoal. A chegada de janeiro costuma representar uma chance simbólica de recomeço e, para muitos, é o momento de organizar metas e estabelecer planos ao longo dos meses seguintes.

Entre os principais desejos de Ano Novo estão cuidar melhor da saúde, manter uma rotina de exercícios, colocar as finanças em ordem e iniciar o estudo de um novo idioma, em especial aprender inglês. Muitos desejam destravar a conversação, entender filmes e séries sem legenda ou conquistar certificações que ampliem as chances na carreira.

“No início do ano, sempre percebemos um aumento expressivo na procura por cursos de inglês. Muitas pessoas começam a tirar do papel o desejo de aprender um novo idioma, movidas por esse sentimento de recomeço que o réveillon desperta. Janeiro simboliza novas oportunidades, e o aprendizado de inglês costuma aparecer como uma das metas mais estratégicas, porque abre portas reais na carreira, amplia a autonomia em viagens e fortalece a confiança nas relações do dia a dia. Quando o aluno entende que fluência não é apenas um diferencial, mas uma ferramenta para transformar projetos em conquistas, ele começa o ano com outro nível de motivação”, afirma Reginaldo Kaeneêne, CEO e fundador da KNN Idiomas.

Confira as metas mais comuns na lista de Ano Novo

  • Cuidar mais da saúde

Inclui desde começar a praticar exercícios, melhorar a alimentação, fazer check-ups, ajustar o sono e reduzir hábitos prejudiciais. É a meta tradicional que reflete o desejo por mais qualidade de vida.

  • Organizar a vida financeira

Planejar gastos, pagar dívidas, montar uma reserva de emergência ou guardar dinheiro para projetos específicos. Ferramentas de controle e educação financeira tendem a ganhar força nesse período.

  • Aprender um novo idioma

Entre os objetivos mais citados estão: fazer um curso de inglês, destravar a conversação, ganhar fluência para reuniões de trabalho, melhorar o currículo ou aproveitar melhor filmes, séries e músicas.

  • Crescer profissionalmente

Buscar promoção, mudar de emprego, fazer cursos na área, investir em networking ou desenvolver novas competências. A busca por atualização acompanha o ritmo acelerado do mercado de trabalho.

  • Viajar mais

Muitos brasileiros colocam “viajar” no topo da lista. A meta inclui desde conhecer novos países até explorar destinos nacionais. “Para quem sonha com viagens internacionais, aprender inglês costuma ser um passo estratégico, porque facilita os deslocamentos, amplia a autonomia e enriquece todas as experiências culturais”, afirma Reginaldo Knn.

Sobre a KNN Idiomas

Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.
Mais informações: www.knnidiomas.com.br

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