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Punch Live assina estande da Giorno na Beauty Fair 2025

Empresa especializada em projetos de live marketing já atua com a Total Química, detentora da marca Giorno, há três anos

A Punch Live foi a empresa responsável pela criação e pela montagem do estande da Giorno na Beauty Fair 2025, oferecendo uma experiência sensorial que traduz a essência da marca com elegância e acolhimento. Pertencente à Total Química, a Giorno lançou durante a feira sua nova linha masculina para barbearia e uma linha de perfumaria com fragrâncias árabes.

“O projeto do estande ficou lindo, foi todo pensado para trazer sensações de refinamento e aconchego e inclui como elemento central uma tenda que remete à temática árabe”, conta André Vaz, diretor da Punch. O espaço possui ainda diversos elementos em madeira, uma referência às fragrâncias árabes lançadas, que apresentam notas amadeiradas e perfumação e fixação intensas.

“Vale destacar que o que a gente mostra no projeto 3D é o que a gente entrega em forma de estande. Aqui na Punch nós nos destacamos pela fidelidade entre o projeto proposto e o resultado final entregue”, comenta Vaz.

A Punch e a Total Química já sustentam uma parceira de três anos, abrangendo tanto trabalhos para a própria Giorno quanto para a linha pet da companhia e para a linha de limpeza Sanol. “Todo projeto que desenvolvemos tem uma importância enorme, mas quando se trata de um cliente com um histórico tão rico, é sempre um desafio ainda maior encantar, mantendo a qualidade e ao mesmo tempo evoluindo em todos os aspectos, desde a proposta até a entrega”, finaliza o diretor da Punch.

A Beauty Fair, maior feira de beleza das Américas, celebrou sua 20ª edição neste ano, reunindo mais de 2 mil marcas com cerca de 500 expositores. O evento deve atrair mais de 200 mil visitantes, gerando um volume de negócios superior a R$ 800 milhões.

Sobre a Punch Live

A Punch Live é uma empresa especializada em criar e produzir projetos de live marketing, com mais de 20 anos de experiência no mercado. Sua equipe multidisciplinar, composta por arquitetos, publicitários, produtores e cenotécnicos, desenvolve soluções criativas e estratégicas para aproximar marcas de pessoas e gerar resultados impactantes. A empresa se destaca por sua capacidade de transformar ideias em experiências memoráveis, combinando design, storytelling e execução impecável.

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 Proadi-SUS: Projeto mapeia cardiopatias congênitas para transformar saúde materno-infantil no Brasil

 

Hospital Moinhos de Vento e Ministério da Saúde lideram ação em todas as capitais para reduzir mortalidade infantil na busca pela igualdade de acesso ao diagnóstico

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Equipe de consultores do Hospital Moinhos de Vento visitam o Hospital Bárbara Heliodora, em Rio Branco/AC, para diagnóstico situacional das cardiopatias congênitas na região. (Crédito: Divulgação Hospital Moinhos de Vento)

Brasil, 09 de setembro de 2025. As cardiopatias congênitas atingem um a cada 100 recém-nascidos vivos no Brasil, configurando-se como a terceira maior causa de mortalidade neonatal. No entanto, o diagnóstico precoce e a assistência adequada podem mudar esse cenário. É com esse propósito que nasce o projeto “Diagnóstico Precoce das Cardiopatia Congênita”, uma iniciativa do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em colaboração com o Ministério da Saúde. O objetivo é mapear, fortalecer e ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento dessas condições em todo o país. Com execução prevista até dezembro de 2026, a iniciativa representa a primeira ação nacional coordenada para enfrentar um problema que afeta 29 mil bebês brasileiros por ano.
Essa condição, que atinge o coração ainda em formação, durante as primeiras oito semanas de gestação, é responsável por 6% dos óbitos antes do primeiro ano de vida e 30% das mortes no período neonatal quando se apresentam na forma mais grave. “O diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas é essencial para a prevenção de complicações graves e melhora significativa do prognóstico. Identificar ainda durante a gestação permite intervenções e possibilita o planejamento do parto em centros especializados”, explica Jaqueline Radin, líder operacional de projetos Proadi-SUS pelo Hospital Moinhos de Vento.
Atualmente em execução, o projeto atua em três frentes estratégicas para transformar este cenário: o primeiro eixo realiza um diagnóstico situacional inédito da Rede de Atenção à Saúde (RAS) em todos os estados brasileiros, para conhecer o cenário atual das cardiopatias congênitas no Brasil nos três níveis de atenção. Através de ferramentas específicas desenvolvidas pela equipe e aplicadas em 81 centros distribuídos pelas capitais brasileiras, o mapeamento identifica vazios assistenciais e fragilidades nos processos de cuidado. “Na construção das ferramentas tentamos pensar nas pluralidades do Brasil como um todo, para contemplar todas as regiões do país. Na região Norte do Brasil, por exemplo, o transporte de pacientes também é realizado por ambulância fluviais, as ‘ambulanchas’ “, destaca Jaqueline, evidenciando as particularidades regionais consideradas.
O diferencial da iniciativa está na abordagem preventiva e na perspectiva econômica do cuidado em saúde. O diagnóstico precoce, realizado durante o pré-natal, permite acompanhamento especializado durante toda a gestação, possibilita cirurgias intrauterinas quando necessário e garante que o parto ocorra em maternidades de alto risco equipadas para atender emergências cardiológicas neonatais. “Se prevenir antes é possível reduzir complicações e custos, além de garantir melhor qualidade de vida”, pondera a responsável, destacando o impacto financeiro positivo da prevenção para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Consultores do Hospital Moinhos de Vento com os profissionais da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina/PI. (Crédito: Divulgação Hospital Moinhos de Vento)

A partir de novembro, quando os resultados do diagnóstico situacional forem apresentados ao Ministério da Saúde, o projeto avançará para o eixo de elaboração de estratégias de enfrentamento em conjunto com as regiões do país. O terceiro passo contempla as ações educacionais por meio da capacitação de profissionais através de cursos EAD gratuitos – o primeiro está previsto para ser lançado em outubro, com expectativa de mais de mil participantes –, oficinas presenciais, teleconsultorias com especialistas e desenvolvimento de materiais educativos.
Com uma equipe de 15 profissionais apoiada pelo Ministério da Saúde e rede colaborativa, “o projeto representa um marco na busca pela universalidade e igualdade de acesso ao diagnóstico e tratamento das cardiopatias congênitas, condições que, quando identificadas precocemente, têm prognóstico significativamente melhor e menor impacto socioeconômico para as famílias brasileiras”, conclui Admilson Reis da Silva, superintendente de Responsabilidade Social e Gestão de Riscos do Hospital Moinhos de Vento.


Sobre o Hospital Moinhos de Vento

Com o propósito de Cuidar das Pessoas, integrando assistência, pesquisa e educação, o Hospital Moinhos de Vento, fundado em 1927, foi o segundo hospital do país acreditado pela Joint Commission International (JCI), sendo reacreditado pela oitava vez consecutiva em 2023. Possui um dos parques robóticos multiplataforma mais diversificados da América Latina. É referência nacional em práticas sustentáveis no setor hospitalar, sendo a primeira instituição do Brasil a construir, em seu complexo, uma Central de Transformação de Resíduos. É um dos sete de referência do Brasil segundo o Ministério da Saúde e o único fora do eixo-SP a integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Melhor hospital da Região Sul e quarto melhor hospital do País, de acordo com a revista Newsweek, e melhor empresa do País no segmento Saúde no Anuário Época Negócios. Recentemente, o Hospital Moinhos de Vento conquistou mais dois importantes reconhecimentos na América Latina: foi eleito pela Latam Business Conference o terceiro melhor do continente e o segundo melhor do Brasil no Top Ranking Latam Best Hospitals. Em outro ranking, elaborado pela Intellat, Moinhos foi o segundo melhor da América Latina em telemedicina e experiência do paciente. Saiba mais no nosso site e nos siga no LinkedIn e Instagram.

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Por que muitas empresas não colhem os benefícios da automação mesmo após implementá-la?

Automationedge

 

Por Fernando Baldin, Country Manager LATAM da AutomationEdge

A automação, especialmente em tempos de inteligência artificial (IA) e hiperautomação, deixou de ser promessa e se tornou prioridade. No entanto, após investirem em projetos de automação, muitas empresas não conseguem extrair os benefícios prometidos, como redução de custos operacionais, aumento de eficiência e escalabilidade. O que explica essa situação?

A resposta está longe de ser trivial, mas começa por uma constatação simples, automatizar não é apenas implementar tecnologia, é transformar processos.

Estudos recentes da Bain & Company, empresa de consultoria, revelam que 44% dos projetos de automação não entregam as economias esperadas, e apenas 12% atingem todos os objetivos definidos. O principal motivo não está na tecnologia em si, mas na execução falha e na falta de alinhamento estratégico. Muitas empresas iniciam suas jornadas com expectativas infladas, mas sem uma base sólida de governança, priorização e indicadores claros de sucesso. Além disso, ignoram a necessidade de uma transformação cultural profunda. Sem isso, os robôs operam, mas os resultados não aparecem ou pior, geram efeitos colaterais negativos.

A falsa sensação de maturidade digital

Muitas organizações se iludem ao pensar que a aquisição de uma plataforma de automação, por si só, representa um avanço significativo na transformação digital. O problema é que frequentemente o que se automatiza são processos engessados, mal desenhados e pouco compreendidos. A tecnologia apenas acelera o caos quando aplicada a fluxos ineficientes.

É comum encontrarmos empresas que automatizam tarefas manuais sem revisar os processos por trás dessas tarefas. São criados “robôs” para operar em ambientes desorganizados, perpetuando ineficiências. Isso explica por que a automação em vez de gerar alívio operacional, muitas vezes resulta em frustração, retrabalho e baixo retorno sobre investimentos (ROI).

Ausência de governança e estratégia

Outro ponto crítico é a ausência de governança clara. Sem uma estratégia centralizada, indicadores definidos, critérios de priorização e de sucesso bem estabelecidos, os projetos de automação se tornam iniciativas isoladas, descoordenadas e pouco sustentáveis.

Automação exige uma jornada contínua, que vai da identificação de oportunidades até a medição do impacto. É preciso definir quem é responsável por cada etapa, como os processos serão mantidos atualizados, qual o roadmap de evolução e como será garantida a qualidade das automações ao longo do tempo.

Além disso, sem uma liderança comprometida com a mudança cultural, os ganhos da automação tendem a ser superficiais. Os líderes precisam entender que automação não é apenas uma conquista da TI, mas, sim, uma alavanca de transformação de negócio.

Falta de capacitação e envolvimento das áreas

Outro equívoco recorrente é centralizar o projeto exclusivamente nas mãos da TI, sem o envolvimento das áreas de negócio. A automação é mais eficaz quando há sinergia entre tecnologia e operação, e isso só acontece quando os times entendem o valor do que está sendo feito e se sentem parte do processo.

A ausência de capacitação também mina os resultados. Robôs quebram, interfaces mudam e outros problemas surgem. Se não houver profissionais preparados para manter e evoluir os fluxos, a automação se torna frágil e em vez de escalar, estagna.

Empresas que internalizam o conhecimento sobre automação e criam estruturas de suporte, como centros de excelência ou squads multidisciplinares, colhem resultados muito mais robustos e sustentáveis.

Falta de visão em longo prazo

Muitas empresas tratam a automação como projeto pontual, com foco em reduzir funcionários ou tempo de execução de tarefas. Essa visão limitada subaproveita o potencial transformador da automação.

Quando bem aplicada, a automação não apenas substitui atividades humanas repetitivas, mas amplifica a capacidade das equipes, melhora a qualidade dos dados, aumenta a rastreabilidade e prepara o terreno para uma cultura orientada por dados.

É preciso mudar a pergunta de “quanto posso economizar com este processo automatizado?” para “como este processo pode ser reinventado com o apoio da automação?”. A diferença de impacto entre as duas abordagens é gigantesca.

Se muitas empresas não colhem os frutos da automação, é porque continuam tratando ela como um fim em si mesma, e não como meio para transformar a forma como operam, tomam decisões e geram valor. Aqueles que compreendem isso não apenas implementam robôs, constroem vantagem competitiva.

Fernando Baldin é formado em Relações Públicas, com Pós-graduação em Administração de empresas, há mais de 20 anos com Service Desk e Serviços de TI.

Sobre a AutomationEdge

A AutomationEdge é fornecedora de soluções de Hyperautomação, Robotic Process Automation e IT Automation. Seu RPA inteligente, altamente avançado, reúne todos os recursos essenciais necessários para automação empresarial, como inteligência artificial, machine learning, chatbot, ETL, integrações de API prontas e automação de TI.

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Acompanhe hoje às 11h a live de divulgação dos resultados da nova Pesquisa CNT de Opinião

Sistema Transporte

 

Levantamento traz avaliação do governo e a percepção da população sobre o desfecho do julgamento de Jair Bolsonaro

A Confederação Nacional do Transporte divulgará, nesta segunda-feira (8), às 16h (horário de Brasília), em live no seu canal no YouTube, os resultados da 165ª rodada da Pesquisa CNT de Opinião. O levantamento – realizado de 3 a 6 de setembro de 2025 – trará a avaliação do governo e do presidente Lula, além de projeções eleitorais para 2026.

A pesquisa, feita em parceria com o Instituto MDA, também abordará temas que estão no centro do debate público, como o julgamento de Jair Bolsonaro, alterações no imposto de renda, descontos indevidos do INSS, relação Brasil-EUA e crime organizado.

Também apresentará as expectativas da população para os próximos seis meses em áreas como emprego, renda, educação, saúde, segurança e inflação.

PROGRAME-SE

Pesquisa CNT de Opinião

Quando: 8 de setembro de 2025 (segunda-feira), às 16 horas (horário de Brasília)

Onde: canal da CNT no Youtube

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 Governo do Brasil garantirá botijão gratuito a 15,5 milhões de famílias

 

Estimativa é que 65 milhões de botijões de gás sejam distribuídos por ano. Investimento em 2025 será de R$ 3,57 bilhões e para 2026, de R$ 5,1 bilhões

O Governo do Brasil lançou, nesta quinta-feira (4.09), o Programa Gás do Povo, que garante gratuidade no botijão de gás de cozinha para as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. A iniciativa vai ampliar para 50 milhões de pessoas, aproximadamente 15,5 milhões de residências, o acesso ao benefício, o triplo do Auxílio Gás.
A estimativa é que 65 milhões de botijões de gás sejam distribuídos gratuitamente, por ano, para as famílias inscritas no Cadastro Único. O investimento do Governo do Brasil para 2025 é de R$ 3,57 bilhões, já previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA), enquanto a estimativa para o próximo ano é de R$ 5,1 bilhões.
O acesso ao gás de cozinha promove justiça social, promove a saúde e amplia a segurança alimentar da população de baixa renda. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a importância da ação, uma das maiores de acesso ao cozimento limpo do mundo, durante o lançamento do Gás do Povo, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (4.09).
“Todo mundo tem que ter direito a comer e, para isso, precisa ter direito ao alimento e depois ao gás para cozinhar. É por isso que estamos tentando mostrar que o que falta nesse país não é dinheiro, é tratar o povo com o respeito e a decência que o povo brasileiro precisa”, enfatizou o presidente Lula.
O benefício contemplará as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para quem recebe o Bolsa Família. Quem recebe o Auxílio Gás continuará recebendo o valor do benefício enquanto a migração estiver em andamento.
Desenhado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e operacionalizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo começa a ser pago em novembro de 2025. Presente na cerimônia de lançamento, o ministro Wellington Dias projetou a implementação total do programa. “Até o mês de março do próximo ano, queremos alcançar as mais de 15 milhões de famílias beneficiadas com o Gás do Povo.”
Após a mudança do Auxílio Gás para o novo programa, o beneficiário poderá ir até o ponto de revenda mais próximo de sua residência, apresentar o vale eletrônico disponibilizado por meio do aplicativo Gás do Povo, operacionalizado pelo MDS, e retirar o botijão de gás.
Além do acesso pelo aplicativo, a retirada do botijão também poderá ser feita com o cartão do próprio programa, por meio de vale impresso a ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas, ou com o cartão do Bolsa Família.
A entrega do botijão não será mais bimestral e a quantidade de vales será disponibilizada de acordo com o número de integrantes da família:

  • Famílias com 2 integrantes: Receberão até 3 botijões por ano. Validade de 4 meses, cada vale;
  • Famílias com 3 integrantes: Receberão até 4 botijões por ano. Validade de 3 meses, cada vale;
  • Famílias com 4 ou mais integrantes: Receberão até 6 botijões por ano. Validade de 4 meses, cada vale.

Revenda

A adesão dos pontos de revenda varejista de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha, será voluntária por meio do credenciamento ao programa no sistema da Caixa. Todos os distribuidores e pontos de revenda que aderirem ao Gás do Povo serão devidamente identificados com a logomarca do programa, identidade visual padronizada, incluindo os pontos de venda, botijões, veículos e materiais de comunicação.
O crédito do Gás do Povo será disponibilizado diretamente às famílias e transferido automaticamente às revendas credenciadas após a compra do botijão. O valor do benefício será definido a partir de um preço de referência por estado, calculado pelo MME e pelo Ministério da Fazenda, com base nos preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP).
O programa prevê ainda mecanismos para reduzir desigualdades regionais, assegurando que distribuidores com mais de 10% de participação no estado devem garantir o benefício em municípios que não possuem revendas credenciadas no programa. Caso não haja nenhuma revenda no município (dentro ou fora do programa), o beneficiário deve ir até o município mais próximo para retirar o gás.
Regiões

O Nordeste concentra o maior número de famílias contempladas. A estimativa é de que mais de 7,1 milhões de lares sejam atendidos. Na sequência aparecem Sudeste (4,4 milhões), Norte (2,1 milhões), Sul (1,1 milhão) e Centro-Oeste (889 mil).
Estados

Entre as Unidades da Federação, oito estados terão mais de um milhão de famílias beneficiadas. São elas: Pará (1,11 milhão); Maranhão (1,01 milhão); Ceará (1,13 milhão); Pernambuco (1,14 milhão); Bahia (1,84 milhão); Rio de Janeiro (1,12 milhão); Minas Gerais (1,20 milhão); e São Paulo (1,87 milhão).
Saúde

Além de aliviar o orçamento familiar, o Gás do Povo terá impacto direto na saúde pública e na segurança alimentar. Estima-se que 2,3 bilhões de pessoas no mundo ainda não tenham acesso a tecnologias limpas de cozimento, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA).
No Brasil, cerca de 12 milhões de domicílios ainda utilizam lenha e gás de forma combinada para cozinhar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre esses, aproximadamente 5 milhões são famílias de baixa renda — um universo de cerca de 15 milhões de pessoas que ainda recorrem à lenha, sobretudo devido ao impacto do botijão no orçamento familiar.
Essa prática aumenta em até três vezes o risco de infecções respiratórias em crianças e contribui para doenças pulmonares crônicas, principalmente em mulheres.
Com o novo programa, será possível reduzir a dependência do fogão à lenha e, consequentemente, diminuir internações no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionadas à exposição à fumaça tóxica.
O Gás do Povo também reforça o compromisso do Brasil com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 7), que prevê acesso universal a tecnologias limpas de cocção. A iniciativa está alinhada à liderança brasileira no debate sobre transição energética justa, no âmbito do G20 e dos BRICS.

Assessoria de Comunicação – MDS

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Divulgada a lista dos indicados ao maior prêmio dos Quadrinhos no Brasil

Vencedores do 37º Troféu HQMIX serão conhecidos até o final de novembro, e a entrega dos troféus será em dezembro

Foram quatro meses de análise profunda pelo júri de especialistas da área dos quadrinhos sobre as mais de 1.500 inscrições, neste ano, para a seleção dos indicados ao 37º Troféu HQMIX. São 28 categorias, com cerca de dez indicações para cada. Além dessas, ainda há outras categorias, que são escolhas de outras Comissões Julgadoras e de premiação, como os trabalhos de TCC, Doutorado e Mestrado para a área acadêmica, e Projeto Gráfico, Relevância Internacional, Grande Mestre, Projeto Editorial e as necessárias homenagens.

Agora, a lista dos indicados entra para a votação do júri nacional, que conta com mais de duas mil pessoas que trabalham na área de produção e pesquisa de quadrinhos, e terão o período do dia 10 até 25 de setembro para eleger os vencedores de cada categoria.

“É um deleite e um martírio ser presidente do júri do Troféu HQMIX, pois a cada edição podemos vislumbrar mais diversidade, contemporaneidade e temáticas de todas as regiões do Brasil, inclusive, o Norte se inscreveu em peso! Sendo assim, a Comissão Julgadora não pode deixar de prestigiar esta paisagem deslumbrante, selecionando mais de 10 obras na maioria das categorias”, comenta a presidente do júri e copresidente do HQMIX, Daniela Baptista.

A divulgação dos vencedores ocorrerá até o final de novembro, e a entrega dos troféus será em dezembro. A data e local da cerimônia do 37º Troféu HQMIX será divulgada até o final de setembro.

O HQMIX é um parâmetro para as análises de mercado pelos editores e autores, porque, nos últimos 36 anos, conta a evolução da linguagem mais longeva da comunicação humana, que começou com os desenhos rupestres nas cavernas.

O Brasil é um dos países onde mais se publica quadrinhos, e assim como o futebol e o samba é quase uma unanimidade entre a população. Aproximadamente 88% das pessoas já leram pelo menos uma vez alguma revista em quadrinhos. E essa cultura passa de geração em geração nos últimos 156 anos, desde que Angelo Agostini publicou na Revista Vida Fluminense seu personagem “Nhô Quim”.

O Troféu demonstra que a produção de quadrinhos no Brasil continua forte e promissora. Desenhistas brasileiros estão sendo cada vez mais premiados, inclusive fora do Brasil, pela qualidade e força de suas histórias. Portanto, o Troféu HQMIX cumpre a função de promover, exaltar e fortalecer o mercado de quadrinhos no Brasil.

A Comissão Julgadora da fase de indicados é composta por: Anne Quiangala (pesquisadora na área de quadrinhos); Nara Bretas Lage (pesquisadora e jornalista especializada na área de quadrinhos); Thiago de Barros Carneiro (profissional de Comunicação, criador e produtor de conteúdo do AfroNerd); Natania Aparecida da Silva Nogueira (Dra. em História e pesquisadora); José Alberto Lovetro (jornalista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil – ACB); e Daniela Baptista (presidente da comissão de júri).

Abaixo, segue a lista dos indicados ao 37° Troféu HQMIX, que também pode ser acessada pelo site HQMIX:

WEB TIRA

·         AS TIRINHAS DE HELÔ D’ANGELO (https://www.instagram.com/helodangeloarte/)
·         BATATINHA FANTASMA (https://www.instagram.com/batatinhafantasma/)
·         CARTUMANTE (https://www.instagram.com/cartumante/)
·         CECILIA MARINS (https://www.instagram.com/ceciliatangerina/)
·         CERRADO EM QUADRINHOS (https://www.instagram.com/cerrado.em.quadrinhos.oficial/)
·         COLETIVO EDUCARTUM (https://www.instagram.com/coletivoeducartum)
·         CUSCUZ SURPRESA (https://www.helodangelo.com.br/post/cuscuz-surpresa-2024)
·         HELOIZE RODRIGUES MIRANDA (https://www.instagram.com/heloilustra_/)
·         JOÃOZIM (http://www.instagram.com/joaozim_hq)
·         SOFIA E OTTO (https://www.instagram.com/sofiaeotto)
·         TIRINHAS DA CAROL ITO (https://www.instagram.com/carolito.hq/)

 

WEB QUADRINHOS

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·         CUSCUZ SURPRESA (https://www.helodangelo.com.br/post/cuscuz-surpresa-2024)
·         DANDARA: A FILHA DO FOGO (https://tapas.io/series/Dandara-A-filha-do-fogo/info)
·         HOMEM-GRILO (http://homemgrilo.com/)
·         MANIFESTO DE UMA LÉSBICA DE 20 ANOS (https://tapas.io/series/manifestodeumalesbica/info)
·         MEMORIA EM QUADRINHOS (https://www.facebook.com/groups/1128898421422748)
·         MEMÓRIAS DA INTIFADA (https://www.revistabadaro.com.br/memorias-da-intifada/)
·         PILLOW TALKS (https://tapas.io/series/pillowtalks-PTBR/info)
·         PLANETA EM COLAPSO – REPORTAGEM EM QUADRINHOS SOBRE A ENCHENTE NO RIO GRANDE DO SUL (https://sumauma.com/category/reportagem-em-quadrinhos/)
·         RIOS DE JUNHO: PERFORMANCES E GOVERNAMENTALIDADE NAS RUAS DE 2013
·         SONHANDO COM CORAGEM (https://seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/article/view/74608/40289)
·         UM QUADRINHO PRA FALAR DE VULVODÍNIA (https://www.instagram.com/p/DBZ3oxsp1nv/?img_index=1)

 

 

PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE SERIADA

·         ALMANAQUE KITEMBO 2K24 – QUADRINHOS AFROFUTURISTAS
·         ASAS DA VINGANÇA
·         CARA-UNICÓRNIO – VOL. 01 EDIÇÃO ESPECIAL
·         ESPERA
·         MONSTROS NÃO DIZEM ADEUS
·         NÃO SE ASSUSTE, ISSO É COISA DE MULHER!
·         NÓS QUATRO
·         O JARDIM DAS FADAS SELVAGENS
·         O RETRATO INACABADO DE MADAME BARDIN – VOL. 01
·         ORIXÁS – GRIÔ
·         PURGATÓRIO: A COZINHA FICA AQUI (PARTE 1)

 

 

PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE ED. ÚNICA

·         A MENINA QUE VOMITAVA MONSTROS
·         BELMONTE – O CAVALEIRO DA TRISTE FIGURA
·         CAMPO DE VAGA-LUMES
·         CAPA DE CULPA
·         CINZAS DA MEMÓRIA
·         CIRANDA DA SOLIDÃO – EDIÇÃO DELUXE
·         MAIS UMA HISTÓRIA PARA O VELHO SMITH
·         MANGA E SAL
·         NÃO SOU ORLANDO
·         O FEMINISMO QUE EU COMPREI
·         ONDE HABITA O MEDO
·         SENDO MULHER ERRADO
·         SIMONE

 

PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE DE GRUPO

·         A VIAGEM DE MAÍRA
·         ALMANAQUE KITEMBO 2K24 – QUADRINHOS AFROFUTURISTA
·         AQUELE DA CAPA AZUL
·         CAFÉ ESPACIAL #22: TERROR
·         ETERNO
·         MELHORES DO MUNDO – A ÚLTIMA HQ DO MDM É VERDADE MERMO
·         NÃO SE ASSUSTE, ISSO É COISA DE MULHER!
·         NO ANDAR DE BAIXO
·         ORIXÁS – GRIÔ
·         QUADRINHOS À MARGEM: NARRATIVAS INTERIORANAS SOBRE IDENTIDADE E PERTENCIMENTO
·         QUADRINHOS SONOROS VOL. 01

 

PUBLICAÇÃO MIX

·         ALMANAQUE KITEMBO 2K24 – QUADRINHOS AFROFUTURISTAS
·         ARREDA
·         COLEÇÃO MSP 50
·         CRÔNICAS DA AUGUSTA
·         GIBI DE MENININHA – DAMAS DA NOITE
·         JÚLIO LANCELLOTTI #ACOLHE
·         MULHER VIDA LIBERDADE
·         NÃO SE ASSUSTE, ISSO É COISA DE MULHER!
·         O OUTRO LADO DO MUCURUÇÁ
·         QUADRINHOS SONOROS VOL.01
·         SAMBA – MÚSICA POPULAR EM QUADRINHOS
·         VOZES DA MARVEL: ORGULHO VOL. 03

 

EDIÇÃO ESPECIAL ESTRANGEIRA

 

·         CÉLESTE E PROUST
·         DARK SPACES – WILDFIRE
·         DC SEM PALAVRAS
·         DIÁRIO DE OAXACA
·         É SOLITÁRIO NO CENTRO DA TERRA
·         MEU AMIGO KIM JONG-UM
·         MINHA COISA FAVORITA É MONSTRO – LIVRO 2
·         MULHER VIDA LIBERDADE
·         O ETERNAUTA (EDIÇÃO DEFINITIVA)
·         ODILE E OS CROCODILOS
·         PAGAR A TERRA
·         ROAMING

 

EDIÇÃO ESPECIAL NACIONAL

·         AS SEREIAS DE HAARLEM
·         BEM-VINDA DE VOLTA
·         CARIMBÊ
·         DO CONTRA: HERANÇA (GRAPHIC MSP)
·         JÚLIO LANCELLOTTI #ACOLHE
·         LAERTE TOTAL GIGANTE VOL. 01
·         MARINA: EXPRESSÃO (GRAPHIC MSP)
·         MUZINGA
·         NÃO SOU ORLANDO
·         PIGMENTO
·         QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?
·         SAMBA – MÚSICA POPULAR EM QUADRINHOS

 

PUBLICAÇÃO DE AVENTURA/TERROR/FANTASIA

 

·         A MENINA QUE VOMITAVA MONSTROS
·         CINZAS DA MEMÓRIA
·         CONDADO MALDITO VOL. 08: GUERRA DAS BRUXAS
·         CONTOS NEGROS
·         CRÔNICAS DO HORROR – O DEVORADOR DE ALMAS
·         EM CANTOS DA MATA
·         GIBI DE MENININHA – DAMAS DA NOITE
·         KILILANA SONG
·         NÃO SE ASSUSTE, ISSO É COISA DE MULHER!
·         NO ANDAR DE BAIXO
·         ONDE HABITA O MEDO
·         QUADRINHOS SONOROS VOL.1

 

ADAPTAÇÃO PARA OS QUADRINHOS

·         A ESTRADA
·         A REVOLUÇÃO DOS BICHOS EM QUADRINHOS
·         FRANKENSTEIN
·         HQ QUARTO DE DESPEJO
·         MORTE E VIDA SEVERINA
·         NAO SOU ORLANDO
·         NOITE DE ALMIRANTE E OUTROS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
·         POCAHONTAS
·         SAMBA – MÚSICA POPULAR EM QUADRINHOS
·         SENHOR DAS MOSCAS
·         TEEN ORIXÁS, O ACARAJÉ LENDÁRIO
·         VIDAS SECAS EM HQ

 

PUBLICAÇÃO DE CLÁSSICO

·         A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER E OUTRAS HISTÓRIAS
·         ASTRO BOY BIG VOL. 01
·         CAVALEIROS DO ZODÍACO SAINT SEIYA FINAL EDITION VOL. 01
·         CEBOLINHA 1974 – BIBLIOTECA MAURICIO DE SOUSA
·         CIRANDA DA SOLIDÃO – EDIÇÃO DELUXE
·         COLEÇÃO CREPAX: DRÁCULA, FRANKENSTEIN E OUTRAS HISTÓRIAS
·         COLEÇÃO MSP 50
·         MAGALI 1989 – BIBLIOTECA MAURICIO DE SOUSA
·         MORTADELO E SALAMINHO – O SULFATO ATÔMICO
·         O ETERNAUTA (EDIÇÃO DEFINITIVA)
·         SANGUE E TERROR
·         USAGI YOJIMBO VOL. 05

PUBLICAÇÃO INFANTIL

·         A VIAGEM DE MAÍRA
·         DO CONTRA: HERANÇA (GRAPHIC MSP)
·         MARAMUNHÃ – NA DA TERRA DO WARANÁ
·         MENINAS
·         MILA E MILIO EM ORQUES E CREPIOCAS
·         MONSTROS NÃO DIZEM ADEUS
·         NINGUÉM TRABALHA MAIS DO QUE AS OPERÁRIAS
·         SANTUÁRIO DOS DINOSSAUROS
·         SONHO DE HERÓI
·         TEEN ORIXÁS, O ACARAJÉ LENDÁRIO
·         ZURI

 

PUBLICAÇÃO JUVENIL

·         A MENINA QUE VOMITAVA MONSTROS
·         ACHADOS & PERDIDOS
·         LADRAS
·         LAMA
·         MARINA: EXPRESSÃO (GRAPHIC MSP)
·         ONDE HABITA O MEDO
·         ORIXÁS – GRIÔ
·         PIGMENTO
·         QUANDO NASCE A AUTO-ESTIMA?
·         SÓ COM A GENTE: UMA VIAGEM EM QUADRINHOS AO DESERTO DO ATACAMA
·         TODA CRESPA
·         ZURI

 

PUBLICAÇÃO DE HUMOR

·         A BALADA PARA PASSEAR
·         CERRADO EM QUADRINHOS
·         CUSCUZ SURPRESA
·         DC SEM PALAVRAS
·         ESQUISITONA
·         LADRAS
·         LINHA DO TREM – MAS, DOUTOR
·         NÓS QUATRO
·         SÓ AS MELHORES
·         SÓ COM A GENTE: UMA VIAGEM EM QUADRINHOS AO DESERTO DO ATACAMA
·         TIRINHAS PARA LER ENQUANTO ENROLA NA FIRMA
·         VELHOS MILLENNIALS

 

LIVRO TEÓRICO

·         ARQUIVO OTA: UM MERGULHO NA MENTE MAIS MALUCA DA HQ BRASILEIRA
·         BRANQUITUDE, REPRESENTAÇÕES E PRIVILÉGIOS: ESTUDO SOBRE AS

IDENTIDADES BRANCAS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

·         HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: AS TIRAS DE

ARMANDINHO E UM ESTUDO DOS COMENTÁRIOS DOS LEITORES NO FACEBOOK

·         HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E INTERDISCIPLINARIDADE
·         HUMOR GRÁFICO NA ALFABETIZAÇÃO VISUAL
·         IMAGENS NEGRAS NOS QUADRINHOS
·         JAPÃO – O IMPÉRIO DA CULTURA POP
·         O QUE AS FAMÍLIAS PRECISAM SABER SOBRE CULTURA POP ASIÁTICA: MANGÁS,

ANIMES, DRAMAS E JCK POP

·         OS DONOS DA RUA – REPRESENTATIVIDADE RACIAL E AS TRANSFORMAÇÕES DO

PROTAGONISMO NEGRO NO UNIVERSO TURMA DA MÔNICA – EDIÇÃO AMPLIADA

AMAZON

·         QUADRINHOS, COMUNICAÇÃO & ENTREMEIOS – DIÁLOGOS POSSÍVEIS (PARTE 1)
·         SUPERGAYS

 

PUBLICAÇÃO EM MINISSÉRIE

·         ALACK SINNER
·         BITCH PLANET – PLANETA DAS VAGABUNDAS
·         BORBOLETA ASSASSINA
·         CÁLCULO RENAL – AS 13 ALMAS DO JOELMA
·         FIRE!
·         SAVANTS OF SOUNDS
·         SERIGY – O HERÓI DOS EXCLUÍDOS
·         TOOLS CHALLENGE VOL. 02
·         TWINKLE: A JORNADA DAS ESTRELAS GÊMEAS

 

PUBLICAÇÃO DE TIRA

·         APRENDIZ DE BRUXA
·         BATATA THE GATO – CARMIM
·         C DE CORAÇÃO
·         CERRADO EM QUADRINHOS
·         CUSCUZ SURPRESA
·         DEFEITO DA FABRICA
·         INFINITO VOL. 01
·         LAERTE TOTAL GIGANTE
·         NA MIRA DA LENA VOL. 11 – MARGÔ
·         SÓ AS MELHORES
·         TIRINHAS PARA LER ENQUANTO ENROLA NA FIRMA

 

MANGÁ E PRODUÇÕES CORRELATAS

·         AMARELO SELETIVO
·         ASTRO BOY BIG VOL. 01
·         BRUNO TEM UM NAMORADO
·         DARUMA: PERSEVERANÇA
·         IKKYU: FOGO (火) – VOL. 03
·         JIRAIYA – O NOVO IMPÉRIO DOS NINJAS
·         O CÉU PARA CONQUISTAR
·         PÚRPURA
·         ROMARIA
·         ·SAILOR MOON ETERNAL EDITION VOL. 01
·         SIMONE
·         YOJIMBOT

 

EDITORA DO ANO

·         BRASA EDITORA
·         COMIX ZONE
·         EDITORA CONRAD
·         EDITORA DRACO
·         EDITORA JBC
·         EDITORA VENETA
·         NEMO
·         PIPOCA & NANQUIM
·         QUADRINHOS NA CIA
·         RISCO EDITORA
·         ·ZAPATA EDIÇÕES

 

NOVO TALENTO DESENHISTA

·         BENITTA (MANGA E SAL)
·         CECILIA MARINS (PASSARINHO)
·         CORA RONRON (MALDIÇÃO!!! VOL.02)
·         CUCAS (LAMA)
·         DÉBORA SANTOS (VIDAS SECAS)
·         DOUGLAS DOCELINO DA CONCEIÇÃO (SIMONE)
·         MAGÔ POOL (BICHO SELVAGEM)
·         OBERAS (CAMPO DE VAGA-LUMES)
·         RAYANNE CARDOSO (MARAMUNHÃ – NA TERRA DO WARANÁ)
·         ROBSON MOURA (CONTOS NEGROS)
·         SASYK (PILLOW TALKS)

 

NOVO TALENTO ROTEIRISTA

 

·         BENITTA (MANGA E SAL)
·         JAILSON SOARES e RAFAEL MOURA (CAMPO DE VAGA-LUMES)
·         KAEL VITORELO (FILOSOFIA DO MAMILO)
·         LAURA HAN JIN e YASMIM DI GIOVANNI (INFINITOS DIAS RESTANTE)
·         LUIZA LEMOS (EROTIKA OCCULTUM)
·         MAGÔ POOL (BICHO SELVAGEM)
·         MONGE HAN (DARUMA: PERSEVERANÇA)
·         NÁDIA FREIRE (BRADO RETUMBANTE)
·         PRIS GALLICCHIO (COLORINDO A DOR)
·         THAIS SILVA FONSECA (ONDE HABITA O MEDO)
·         WAGNER DIESEL (ODILO)

 

DESENHISTA NACIONAL

·         ALCIMAR FRAZÃO (A FILHA DO HOMEM)
·         ALINE ZOUVI (PIGMENTO)
·         BIANCA MÓL (ZURI)
·         BIANCA PINHEIRO (O MENINO DE OURO & A CAIXA DE ALCEBIAS)
·         BRAZILIANO (VALONGO)
·         GERMANA VIANA (GIBI DE MENININHA – DAMAS DA NOITE)
·         GUSTAVO DUARTE (DC SEM PALAVRAS)
·         JEFFERSON COSTA (QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?)
·         PRETA ILUSTRA (HQ QUARTO DE DESPEJO)
·         TALLES RODRIGUES (MAYARA & ANNABELLE – CONFLITOS INTERNOS)
·         THIAGO SOUTO (O TEATRO FANTASMA)
·         VERÔNICA BERTA (MARINA – EXPRESSÃO)

 

ROTEIRISTA NACIONAL

·         ALEX MIR (ORIXÁS – GRIÔ)
·         ALINE ZOUVI (PIGMENTO)
·         FELIPE CASTILHO (CORINGA: O MUNDO)
·         FELIPE PAN (AS SEREIAS DE HAARLEM)
·         FERRÉZ (CARIMBÊ)
·         HELENA CUNHA (NÃO SOU ORLANDO)
·         ORLANDELI (MAIS UMA HISTÓRIA PARA O VELHO SMITH)
·         REGIANE BRAZ (QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?)
·         TRISCILA OLIVEIRA (HQ QUARTO DE DESPEJO)
·         VERÔNICA BERTA (MARINA – EXPRESSÃO)
·         WANDER ANTUNES (O SILÊNCIO E A TEMPESTADE)

 

COLORISTA NACIONAL

·         AMANDA MIRANDA (BRABA – ANTOLOGIA BRASILEIRA DE QUADRINHOS)
·         DIOGO MENDES (RINGUE)
·         FRED RUBIM (LE CHEVALIER E A VOLTA AO MUNDO EM 80 HORAS)
·         GERMANA VIANA (ORIXÁS – GRIÔ)
·         JANIS IERULLO (CAPA DE CULPA)
·         JEFFERSON COSTA (QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?)
·         MARIANE GUSMÃO (CORINGA: O MUNDO)
·         PIERO BAGNARIOL (LUZIA E OS POVOS DO BRASIL)
·         PRIS GALLICCHIO (COLORINDO A DOR)
·         THAIS LEAL (MONSTROS NÃO DIZEM ADEUS)
·         VERÔNICA BERTA (MARINA – EXPRESSÃO)
·         WANDER ANTUNES (O SILÊNCIO E A TEMPESTADE)

 

 

ARTE FINALISTA NACIONAL

·         AL STEFANO (EM CANTOS DA MATA)
·         AMANDA FREITAS (THE FLOWER POT – O COMEÇO)
·         AMANDA MIRANDA (BRABA – ANTOLOGIA BRASILEIRA DE QUADRINHOS)
·         ANDRÉ CALIMAN (ERA UMA VEZ NO CONTESTADO)
·         GUILHERME PETRECA (SUPERPUNK)
·         HELY DE BRITO e EMANUELLY ARAUJO (HQ QUARTO DE DESPEJO)
·         HIRO KAWAHARA (YOWIYA)
·         JEFFERSON COSTA (QUANDO NASCE A AUTOESTIMA?)
·         MARCELO COSTA (CAPITÃO FEIO – MEMÓRIAS)
·         MARIO CAU (RESIDIUUM – TALES OF CORAL #01)
·         WANDER ANTUNES (O SILÊNCIO E A TEMPESTADE)

      PRODUÇÃO PARA OUTRAS LINGUAGENS

 

 

·         ALÉM DOS QUADROS: MEMÓRIA DOS QUADRINHOS DE SANTO ANDRÉ
·         ESPETÁCULO TEATRAL CABEÇA OCA NO MUNDO DE CORA CORALINA
·         GOETUBE – AUGUSTO PAIM ENTREVISTA SEIS NOMES IMPORTANTES DA CENA DE

QUADRINHOS DE LÍNGUA ALEMÃ

·         MARCO E SEUS AMIGOS
·         OGIVA – O MUNDO NÃO É MAIS NOSSO
·         TRAÇOS DO AMANHÃ

 

EVENTO

·         12ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS DE BELO HORIZONTE – FIQ BH
·         1º ENCONTRO INTERNACIONAL DA ASPAS (EIASPAS)
·         40 ANOS DE RÊ BORDOSA – A FESTA DA PORRALOCA
·         51º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA
·         6ª CDQ CON: FEIRA DE QUADRINHOS
·         EDUCA HQ
·         POC CON 2024
·         SEMANA DO QUADRINHO NACIONAL DE MANAUS
·         SESC GEEK LITERACON
·         TOP! TOP! CONVENÇÃO PARAIBANA DE QUADRINHOS – 7ª EDIÇÃO
·         VIRADA NERD E O DIA DO QUADRINHO GRÁTIS

 

EXPOSIÇÃO

·         51º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA
·         EXPOSIÇÃO “QUADRINHOS SONOROS VOL.1”
·         EXPOSIÇÃO “SABOR DAS CORES” – OBRAS E PREPAROS ARTÍSTICOS DE CAROL ROSSETTI
·         EXPOSIÇÃO HERÓIS DC
·         EXPOSIÇÃO NEGREIROS
·         NOS BRAÇOS DO VIOLEIRO
·         RECONSTRUIR SOBRE O QUE APAGAM – OS ESPAÇOS REIMAGINADOS DE ANA KOEHLER E ALVES – EXPOSIÇÃO INTEGRANTE DA 12ª EDIÇÃO DO FIQ BH
·         SANGUE, SUOR E NANQUIM

Sobre o Troféu HQMIX:

 

Criado em 1989 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.

A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação.

Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro e padrinho nesta jornada, assim como o apoio do Sesc São Paulo. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o Troféu HQMIX.

Coluna Versátil News

Mário de Andrade: seus relatos da jornada amazônica em ‘O turista aprendiz’ revelam uma pessoa à frente de seu tempo

Maior clássico brasileiro da literatura de viagem ganha nova edição pela Tinta-da-China Brasil, com 14 fotografias tiradas pelo autor e apresentação de Flora Thomson-De Veaux

Praia do Chapéu Virado Belém, maio 1927
Fundo Mário de Andrade/Acervo IEB-USP/MA-F-0175

Imagens em alta neste link:  https://flic.kr/s/aHBqjBKKwa

 Nestes ‘apontamentos de viagem’, como dizia meu avô Leite Morais, às vezes eu paro hesitando em contar certas coisas, com medo que não me acreditem (Mário de Andrade, 1927)

Mário de Andrade morreu aos 52 anos em 1945. Para os parâmetros do século XXI, muito cedo. Seu legado, no entanto, é digno de uma dinastia. Romances, poemas, ativismo cultural, implementação de políticas públicas culturais, um acervo de mais de 30 mil obras, e uma pesquisa etnográfica colhida em dezenas de viagens pelo Brasil.

Foi uma dessas viagens, para a região Amazônica, que Mário transformou, a princípio sem grandes pretensões, no maior clássico brasileiro de literatura de viagem: O turista aprendiz.

Em O turista aprendizMário de Andrade relata a viagem que fez pela Amazônia em 1927 na comitiva da amiga e mecenas Olívia Guedes Penteado. A prosa leve, ora reflexiva, ora irônica, sugere um escritor entregue à experiência e à realização do sonho de conhecer o Brasil.

Publicado pela primeira vez em 1970, o livro foi relançado pela Tinta-da-China Brasil, em edição que recupera o manuscrito original de 1943, revisto pelo autor, e é acompanhado de 14 fotos tiradas com sua “codaque” ao longo da viagem e um mapa detalhado do trajeto percorrido.

A nova edição, organizada e apresentada por Flora Thomson-DeVeaux, diretora de pesquisa da Rádio Novelo e tradutora do livro para o inglês, conta com capa dura e design assinado pela artista portuguesa Vera Tavares.

O olhar de aprendiz sobre a Amazônia

Há uma espécie de sensação ficada de insuficiência, de sarapintação, que me estraga todo o europeu cinzento e bem-arranjadinho que ainda tenho dentro de mim. (Mário de Andrade, 1927)

A viagem aconteceu cinco anos depois da Semana de Arte de 22. Mário de Andrade embarcou no Rio de Janeiro rumo a Belém do Pará. A bordo de um vaticano — embarcação a vapor típica da região, que fazia paradas periódicas para abastecimento de lenha — navegou pelos rios Amazonas, Solimões e Madeira, até as fronteiras do Peru e da Bolívia. Se hoje a Amazônia ainda oferece desafios de acesso aos visitantes, em 1927 uma viagem dessas era uma epopeia.

Os contratempos que todo mundo experimenta quando viaja não faltaram. Ele constata que levou itens errados na mala e para dar conta do calor, decide mandar fazer novas roupas em Belém, de linho branco. O escritor se besunta de repelente para evitar as picadas de uma grande fauna de mosquitos: “é um desespero […] Pela primeira vez, não resisto e me emporcalho da tal pomada inglesa”.

Sem pretensões de uma pesquisa etnográfica rigorosa, como faria na sua viagem ao Nordeste no ano seguinte, o autor concentrou em menos de 200 páginas um impressionante manancial de informações sobre um Brasil até então completamente desconhecido. Mário aproveita para conversar com a população ribeirinha, provar frutas como graviola e guaraná, peixes e pratos típicos como salada de abacate, banhar-se nas praias, remar barquinhos e encalhar num banco de areia, cantar ao luar, beber uísque com água de coco. Ele não poupa a si mesmo, e nem suas companheiras de viagem, em comentários divertidos com seu olhar de “aprendiz”.

Uma viagem que inspira gerações

Nos orgulhamos de ser o único (grande?) país civilizado tropical… Isso é o nosso defeito, a nossa impotência. Devíamos pensar, sentir como indianos, chins, gente do Benin, de Java… Talvez então pudéssemos criar cultura e civilização próprias. Pelo menos seríamos mais nós, tenho certeza (Mário de Andrade, 1927).

Nos registros do diário de viagem, revela-se a personalidade e o senso de humor de Mário. O tom íntimo por vezes lembra a correspondência do escritor, que ao lado desses diários de viagem tem ganhado destaque nas últimas décadas, não apenas pela importância documental, mas por seu alto valor literário.

Consagrado como um clássico da literatura de viagem no Brasil, O turista aprendiz é um dos livros mais referenciados de Mário de Andrade. Ele vem frequentando cabeceiras de diversas pessoas através de décadas, e influenciando artistas para além das letras. O título dá nome ao documentário da fotógrafa Maureen Bisilliat, em 1979; a uma coleção de roupas do estilista Ronaldo Fraga em 2010; e ao longa-metragem de ficção de Murilo Salles, exibido na 48ª Mostra de Cinema de São Paulo. Também serviu de base para a construção do samba-enredo da escola de Samba Mocidade Alegre em 2024 — ano em que a agremiação se consagrou campeã do Carnaval paulista.

O entusiasmo do escritor com o país e a diversidade de suas culturas e paisagens nos dão fôlego para encarar os dilemas culturais, políticos e sociais que o Brasil vive hoje. Como destaca Flora Thomson-DeVeaux em sua apresentação, O turista aprendiz não é apenas um documento literário, mas também um testemunho da aposta de Mário de Andrade na cultura como uma chave para enfrentar os impasses do Brasil.

A leitura de O turista aprendiz ganha nova relevância no cenário contemporâneo, em que a Amazônia está no centro das discussões sobre mudanças climáticas, desmatamento e sustentabilidade. Um clássico.

Ficha Técnica
O turista aprendiz
Mário de Andrade
ISBN: 9786584835306
Formato: 14 x 19,5 x 2,3
Número de páginas: 224 páginas
Preço: R$ 129,90

Sobre Flora Thomson-DeVeaux

É escritora, tradutora e pesquisadora. Traduziu para o inglês Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O turista aprendiz, de Mário de Andrade. É diretora de pesquisa da Rádio Novelo.

Sobre a Tinta-da-China Brasil
É uma editora de livros independente, sediada em São Paulo, gerida desde 2022 pela Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos. Sua missão é a difusão da cultura do livro.

https://www.tintadachina.com.br/
https://www.instagram.com/tintadachinabrasil/

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