Caiçara do Norte vai ganhar primeiro parque eólico do município

O secretário Jaime Calado e o coordenador de desenvolvimento energético Hugo Fonseca participaram no dia 28 de janeiro de uma reunião com a governadora Fátima Bezerra e diretores executivos da empresa Total Eren, membro importante de um grupo petrolífero francês e que atualmente vem apostando em projetos na área de energia renovável. A SEDEC, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Energético (CODER), está criando um comitê de monitoramento do setor no intuito de garantir um ambiente favorável para investimentos em energia renovável no estado.

O grupo já possui dois projetos de energia solar no Brasil: um na Bahia, já em operação, e outro em São Paulo, ainda em fase de construção. A empresa acabou de efetuar o seu primeiro investimento no Rio Grande do Norte e o senador Jean Paul Prates trabalhou ativamente na interlocução com o Governo do Estado.

O Projeto Terra Santa será instalado no município de Caiçara do Norte, única cidade da região do Mato Grande que ainda não possuía empreendimentos eólicos. Ainda em fase de licenciamento, a previsão é de que o parque eólico esteja em pleno funcionamento até 2020. Atualmente, o Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do país, com mais de 140 parques em operação.