Parnamirim: Saúde e Assistência realizam abertura do Agosto Lilás

 ASCOM – Ana Amaral

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) e os órgãos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizaram nesta terça-feira (6) na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Parnamirim, a abertura do “Agosto Lilás”, mês que simboliza o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.  

Durante o evento, foi realizada uma roda de conversa informativa com representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova Parnamirim, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), que discutiram sobre os recursos que a rede dispõe, os tipos de violência contra a mulher, o empoderamento feminino, medidas de fortalecimento à vítima e a importância da integração de todos os profissionais na assistência às vítimas.  

A ocasião também contou com a participação da Secretária de Saúde, Elisabete Carrasco, a vereadora Kátia Pires e da apresentadora Anne Marjorie, que contribuiu com um depoimento de vivência pessoal acerca do assunto abordado na roda de conversa. 

De acordo com a Assistente Social e representante do CREAS, Andréa Farias, o trabalho realizado durante o mês de agosto é contínuo. “O mês de agosto é um dos que mais trabalhamos em um projeto nosso, que é o ‘Mulheres Unidas pela Paz’, onde levamos palestras em relação à violência doméstica e tentamos mostrar que a mulher pode ser empoderada, que nada justifica a violência. Ressaltamos a importância de unir forças para sair desse círculo de violência”, disse.